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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação às margens: as representações sociais de escola entre explicadoras de comunidades ribeirinhas da Baía de Guanabara – RJ
Título(s) alternativo(s): Education on the margins: social representations of school among explainers from riverside communities in Guanabara Bay - RJ
Autor: Ferreira, Raquel Ribeiro Costa da Cunha 
Primeiro orientador: Ferreira, Arthur Vianna
Primeiro membro da banca: Leite, Vânia Finholdt Ângelo
Segundo membro da banca: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Terceiro membro da banca: Santana, Leonor M
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar como as representações sociais sobre escola elaboradas por explicadoras orientam suas práticas socioeducativas realizadas junto às comunidades pesqueiras localizadas em Itaoca e Piedade, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Podemos definir as explicadoras como profissionais que praticam o exercício docente, de forma remunerada, em suas próprias casas, junto a comunidades carentes ou bairros periféricos da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A fim de contribuir com as discussões iniciais da pesquisa, elaboramos as seguintes perguntas norteadoras: Quais são as representações sociais sobre escola partilhadas por explicadoras atuantes nos bairros de Itaoca e de Piedade? Estas representações refletem em suas práticas socio-pedagógicas? A pesquisa apresentou como fundamentação teórico-metodológica a Pedagogia Social, que nos possibilitou articular estas representações de escola às vivências e às relações interpessoais das explicadoras, e a Teoria das Representações Sociais, que nos auxiliou na compreensão das crenças, das informações e dos conhecimentos, considerando a relação de interdependência de aspectos individuais e sociais do grupo estudado nesta pesquisa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, o questionário sociodemográfico, a análise de cenário e a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise retórico-filosófica do discurso. Participaram da pesquisa 7 explicadoras, sendo 4 de Itaoca, São Gonçalo, e 3 de Piedade, Magé. Constatamos que a objetivação das representações sociais de escola se apresenta como uma contradição, em que a escola é concebida como um lugar de proximidade (socialização, afeto e acolhimento), de experiências positivas e de transformação, mas, ao mesmo tempo, como um local distante (culturalmente, socialmente e psicologicamente), de experiências negativas (traumas, frustrações) e de limitação (padronização e métodos rígidos). As explicadoras ancoram suas crenças na ideia de que a escola precisa ser traduzida para os educandos e que seu ofício, reconhecido pela comunidade, as possibilitam realizar esta tradução que, apesar de atender a uma demanda escolar, não se limita tão somente ao ensino do conteúdo da escola e nem visa reproduzir os métodos escolares. Ao contrário, elas veem suas práticas socioeducativas como diferenciadas e aliam seu fazer a aspectos sociais e de vida em comunidade. Ao analisarmos a frequência em que os discursos foram sendo repetidos e discutidos pelas explicadoras, foi possível identificar o núcleo figurativo das representações sociais, qual seja, o deslocamento do sentido de escola no que tange ao seu papel formativo e curricular, o reduzindo ao aspecto socializador. O contorno deste núcleo figurativo pode ser representado pelo oxímoro “Amor e Ódio”. No campo da Pedagogia Social, com base na Pedagogia da Hospitalidade, identificamos que a relação estabelecida entre as explicadoras e os educandos perpassa por uma compreensão da diversidade, de que um aluno é diferente do outro e de que existem saberes próprios da comunidade que devem ser considerados no processo de ensino-aprendizagem. Assim, essa negociação das diferenças por meio da alteridade permite a construção de laços sociais que são reconhecidos pela própria comunidade ao destacar a importância do trabalho realizado pelas explicadoras.
Abstract: The present study aimed to investigate how social representations about school developed by explainers guide their socio-educational practices carried out in fishing communities located in Itaoca and Piedade, metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. We can define explainers as professionals who practice teaching, on a paid basis, in their own homes, in needy communities or peripheral neighborhoods in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. In order to contribute to the initial discussions of the research, we developed the following guiding questions: What are the social representations about school shared by explainers working in the neighborhoods of Itaoca and Piedade? Do these representations reflect on your socio-pedagogical practices? The research presented Social Pedagogy as a theoretical-methodological basis, which allowed us to articulate these school´s representations with the experiences and interpersonal relationships of the explainers, and the Theory of Social Representations, which helped us in understanding beliefs, information and knowledge, considering the interdependent relationship between individual and social aspects of the group studied in this research. The following data collection instruments were used: document analysis, sociodemographic questionnaire, scenario analysis and semi-structured interview. The data was analyzed using rhetorical-philosophical discourse analysis. 7 female tutors participated in the research, 4 from Itaoca, São Gonçalo, and 3 from Piedade, Magé. We found that the objectification of social representations of the school presents itself as a contradiction, in which the school is conceived as a place of proximity (socialization, affection and reception), of positive experiences and transformation, but, at the same time, as a place distance (culturally, socially and psychologically), from negative experiences (traumas, frustrations) and limitations (standardization and rigid methods). The explainers anchor their beliefs in the idea that the school needs to be translated for the students and that their craft, recognized by the community, makes it possible to carry out this translation which, despite meeting a school demand, is not limited solely to teaching the content of the school and does not even aim to reproduce school methods. On the contrary, they see their socio-educational practices as differentiated and combine their work with social aspects and community life. By analyzing the frequency with which the speeches were repeated and discussed by the explainers, it was possible to identify the figurative core of social representations, that is, the displacement of the meaning of school in terms of its formative and curricular role, reducing it to the socializing aspect. The outline of this figurative core can be represented by the oxymoron “Love and Hate”. In the field of Social Pedagogy, based on the Pedagogy of Hospitality, we identified that the relationship established between the explainers and the students permeates an understanding of diversity, that one student is different from the other and that there is knowledge specific to the community that must be considered in the teaching-learning process. Thus, this negotiation of differences through otherness allows the construction of social bonds that are recognized by the community itself by highlighting the importance of the work carried out by the explainers.
Palavras-chave: Comunidades tradicionais
Educação não escolar
Explicadoras
Pedagogia social
Teoria das representações sociais
Traditional communities
Non-school education
Explainers
Social pedagogy
Theory of social representations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FERREIRA, Raquel Ribeiro Costa da Cunha. Educação às margens: as representações sociais de escola entre explicadoras de comunidades ribeirinhas da Baía de Guanabara - RJ. 2025. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24060
Data de defesa: 24-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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