Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24065
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do Drácula ao Batman: uma sequência didática sobre morcegos como ferramenta de educação ambiental
Título(s) alternativo(s): From Dracula to Batman: a didactic sequence about bats as a tool for environmental education
Autor: Lopes, Raphael Silvares 
Primeiro orientador: Machado, Lúcio Paulo do Amaral Crivano
Primeiro coorientador: Vasconcellos, Anderson Vilasboa de
Primeiro membro da banca: Mendes, Amanda Cruz
Segundo membro da banca: Freitas, Renata Gomes de Abreu
Resumo: Dentre os temas que podem ser discutidos no âmbito da Educação Ambiental (EA) destaca-se a conservação de morcegos, especialmente em razão do amplo nicho alimentar desses animais e das relações que estabelecem com outros seres. Esses animais, únicos mamíferos com capacidade real de voo, apresentam grande relevância para a dinâmica dos ecossistemas, atuando como disseminadores de sementes, polinizadores e controladores de pragas. Essa importância, no entanto, ainda não é capaz de protegê-los do desconhecimento da população, que acaba por temê-los e associá-los a vampiros, ao azar e a disseminação de doenças, sofrendo assim de grande pressão antropogênica. O presente trabalho teve como objetivo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dispõe sobre a estrutura curricular da educação básica no país, prevê a EA como sendo um meio para alcançar uma sociedade sustentável e reduzir os impactos da ação humana sobre os ecossistemas. Todavia, seu emprego em ambiente escolar permanece sendo realizado de forma isolada, sem favorecer a interdisciplinaridade prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ao longo deste trabalho foi produzido um roteiro de aplicação para uma sequência didática que busca facilitar aos professores de ensino médio o acesso a uma nova proposta de abordagem sobre morcegos e educação ambiental. A sequência didática foi avaliada por um grupo de professores de ensino médio da rede pública e privada e apontada pelos resultados com o potencial de cumprir seus objetivos em sua aplicação efetiva para os alunos.
Abstract: Among the topics that can be discussed within the scope of Environmental Education (EE), the conservation of bats can be highlighted, especially due to the wide food niche of these animals and the relationships they establish with other beings. These animals, the only mammals with real flight capacity, are highly relevant to the dynamics of ecosystems, acting as seed disseminators, pollinators, and pest controllers. This importance, however, is still not able to protect them from the ignorance of the population, which ends up fearing them and associating them with vampires, bad luck, and the spread of diseases, thus suffering from great anthropogenic pressure. The present work had an objective. The National Curricular Common Base (BNCC), which provides for the curricular structure of basic education in the country, envisages EE as a means to achieve a sustainable society and reduce the impacts of human activity on ecosystems. However, its use in a school environment continues to be carried out in an isolated way, without favoring the interdisciplinarity foreseen in the National Curriculum Parameters (PCN). Throughout this work, an application script was produced for a didactic sequence that seeks to facilitate high school teachers' access to a new proposal for an approach to bats and environmental education. The didactic sequence was evaluated by a group of high school teachers from the public and private networks and indicated by the results the potential to fulfill its objectives in its effective application to the students.
Palavras-chave: Quirópteros
Meio ambiente
Ensino
Biologia – Métodos de ensino
Conservação
Chiropterans
Environment
Teaching
Biology
Conservation
Educação ambiental
Morcego – Conservação biológica
Biologia (Ensino médio)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: LOPES, Raphael Silvares. Do Drácula ao Batman: uma sequência didática sobre morcegos como ferramenta de educação ambiental. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24065
Data de defesa: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.