Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24065
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do Drácula ao Batman: uma sequência didática sobre morcegos como ferramenta de educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | From Dracula to Batman: a didactic sequence about bats as a tool for environmental education |
Autor: | Lopes, Raphael Silvares ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Lúcio Paulo do Amaral Crivano |
Primeiro coorientador: | Vasconcellos, Anderson Vilasboa de |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Amanda Cruz |
Segundo membro da banca: | Freitas, Renata Gomes de Abreu |
Resumo: | Dentre os temas que podem ser discutidos no âmbito da Educação Ambiental (EA) destaca-se a conservação de morcegos, especialmente em razão do amplo nicho alimentar desses animais e das relações que estabelecem com outros seres. Esses animais, únicos mamíferos com capacidade real de voo, apresentam grande relevância para a dinâmica dos ecossistemas, atuando como disseminadores de sementes, polinizadores e controladores de pragas. Essa importância, no entanto, ainda não é capaz de protegê-los do desconhecimento da população, que acaba por temê-los e associá-los a vampiros, ao azar e a disseminação de doenças, sofrendo assim de grande pressão antropogênica. O presente trabalho teve como objetivo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dispõe sobre a estrutura curricular da educação básica no país, prevê a EA como sendo um meio para alcançar uma sociedade sustentável e reduzir os impactos da ação humana sobre os ecossistemas. Todavia, seu emprego em ambiente escolar permanece sendo realizado de forma isolada, sem favorecer a interdisciplinaridade prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ao longo deste trabalho foi produzido um roteiro de aplicação para uma sequência didática que busca facilitar aos professores de ensino médio o acesso a uma nova proposta de abordagem sobre morcegos e educação ambiental. A sequência didática foi avaliada por um grupo de professores de ensino médio da rede pública e privada e apontada pelos resultados com o potencial de cumprir seus objetivos em sua aplicação efetiva para os alunos. |
Abstract: | Among the topics that can be discussed within the scope of Environmental Education (EE), the conservation of bats can be highlighted, especially due to the wide food niche of these animals and the relationships they establish with other beings. These animals, the only mammals with real flight capacity, are highly relevant to the dynamics of ecosystems, acting as seed disseminators, pollinators, and pest controllers. This importance, however, is still not able to protect them from the ignorance of the population, which ends up fearing them and associating them with vampires, bad luck, and the spread of diseases, thus suffering from great anthropogenic pressure. The present work had an objective. The National Curricular Common Base (BNCC), which provides for the curricular structure of basic education in the country, envisages EE as a means to achieve a sustainable society and reduce the impacts of human activity on ecosystems. However, its use in a school environment continues to be carried out in an isolated way, without favoring the interdisciplinarity foreseen in the National Curriculum Parameters (PCN). Throughout this work, an application script was produced for a didactic sequence that seeks to facilitate high school teachers' access to a new proposal for an approach to bats and environmental education. The didactic sequence was evaluated by a group of high school teachers from the public and private networks and indicated by the results the potential to fulfill its objectives in its effective application to the students. |
Palavras-chave: | Quirópteros Meio ambiente Ensino Biologia – Métodos de ensino Conservação Chiropterans Environment Teaching Biology Conservation Educação ambiental Morcego – Conservação biológica Biologia (Ensino médio) |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | LOPES, Raphael Silvares. Do Drácula ao Batman: uma sequência didática sobre morcegos como ferramenta de educação ambiental. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24065 |
Data de defesa: | 30-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Raphael Silvares Lopes - 2022 - Completa.pdf | 10,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Raphael Silvares Lopes - 2025.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Raphael Silvares Lopes - 2025.pdf | 212,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.