Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24066
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise espaço-temporal da Transolímpica e os impactos ambientais em sua zona de influência no município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Spatio-temporal analysis of Transolímpica and the environmental impacts in its zone of influence in the city of Rio de Janeiro
Autor: Gomes, Anna Karolina da Silva
Primeiro orientador: Costa, Vivian Castilho da
Primeiro membro da banca: Costa, Nadja Maria Castilho da
Segundo membro da banca: Silva, Michele Souza da
Resumo: Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro foi palco dos Jogos Olímpicos. Para a realização deste evento, o poder público definiu diversos locais para as competições, bem como a criação de novas vias para facilitar o deslocamento do público e dos atletas entre esses espaços. Com a concentração das instalações olímpicas na Zona Oeste da cidade, uma nova via expressa foi construída nessa área. A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar os impactos ambientais causados pela Transolímpica em sua zona de influência direta, utilizando técnicas de geoprocessamento como análise de uso e cobertura do solo e a criação de modelos a partir do software IDRISI, foram coletados e analisados dados públicos e oficiais da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro dos anos de 2013 e 2019 para compreender se a construção de uma nova via teve impactos ambientais, principalmente nas áreas verdes da zona de influência direta além da verificação do avanço da urbanização após a construção da via expressa. Os resultados revelam que há alterações nas classes de áreas urbanizadas em detrimento das classes de vegetação, fornecendo percepções importantes sobre os impactos ambientais causados pela construção da via expressa. Os dados confirmaram os impactos ambientais na região como a perda de aproximadamente 20% vegetação e o aumento de aproximadamente 60% das áreas residenciais, indicando a necessidade de medidas a serem tomadas pelo poder público para equilibrar desenvolvimento urbano e conservação das áreas protegidas. Este estudo contribui para a Geografia e para a cidade em si pois fornece resultados sobre a dinâmica do uso do solo e discute as mudanças mais relevantes após o período de implantação da via, oferecendo uma perspectiva aprofundada sobre os impactos ambientais causados pelo corredor Transolímpica nos bairros e nas unidades de conservação ao seu redor (zona de influência).
Abstract: In 2016, the city of Rio de Janeiro hosted the Olympic Games. To hold this event, the government defined several locations for the competitions, as well as the creation of new routes to facilitate the movement of the public and athletes between these spaces. With the concentration of Olympic facilities in the West Zone of the city, a new expressway was built in that area. The general objective of this research is to investigate the environmental impacts caused by Transolímpica in its zone of direct influence, using geoprocessing techniques such as land cover analysis and the creation of models using the IDRISI software. Public data from the City Hall of Rio de Janeiro, from the years of 2013 to 2019 were collected and analyzed to understand whether the construction of a new road had environmental impacts, mainly in the green areas of the zone of direct influence, in addition to verifying the progress of urbanization after the construction of the road expressed. The results reveal that there are changes in the classes of urbanized areas to the detriment of the vegetation classes, providing important insights into the environmental impacts caused by the construction of the expressway. The data confirmed the environmental impacts in the region, such as the loss of approximately 20% vegetation and the increase of approximately 60% residential areas, indicating the need for measures to be taken by public authorities to balance urban development and conservation of protected areas. This study contributes to Geography and to the city itself as it provides results on the dynamics of land use and discusses the most relevant changes after the road's implementation period, offering an in-depth perspective on the environmental impacts caused by the Transolímpica corridor in the neighborhoods. and in the conservation units around it (zone of influence).
Palavras-chave: Uso e cobertura do solo
Geoprocessamento
Transformações socioambientais
Land use land cover
Geoprocessing
Environmental impacts
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::TEORIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: GOMES, Anna Karolina da Silva. Análise espaço-temporal da Transolímpica e os impactos ambientais em sua zona de influência no município do Rio de Janeiro. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24066
Data de defesa: 8-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Anna Karolina da Silva Gomes - 2024 - Completa.pdfDissertação - Anna Karolina da Silva Gomes - 2024 - Completa2,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
CRN - Anna Karolina da Silva Gomes - 2025.pdfCRN - Anna Karolina da Silva Gomes - 2025411,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo - Anna Karolina da Silva Gomes - 2025.pdfTermo - Anna Karolina da Silva Gomes - 20251,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.