Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24076
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de podcasts no ensino aprendizagem de biologia: um estudo com alunos de ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The use of podcasts in teaching biology learning: a study with high school students |
Autor: | Nunes, Artur Emílio ![]() |
Primeiro orientador: | Lacerda, Fátima Kzam Damaceno de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Márcia Taborda Correa |
Segundo membro da banca: | Freitas, André Felippe Nunes |
Resumo: | A Web 2.0 e suas ferramentas permeiam todas as áreas da sociedade. É uma rede de colaboração, participação, social e flexível, constituída por uma série de ferramentas cheias de potenciais educacionais. Os docentes do século XX, “imigrantes digitais”, buscam realizar o processo de ensino aprendizagem com alunos do século XXI, uma geração de “nativos digitais”, ainda como se estivessem no século XIX. No ensino de biologia, professores encontram diversas dificuldades em ministrar conteúdos básicos. Porém, há muitas formas de lançarmos mão da tecnologia para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, uma delas é utilizar podcasts: uma tecnologia simples, e ao mesmo tempo poderosa, com capacidades pedagógicas enormes, especialmente quanto a sua flexibilidade/mobilidade, que pode ser utilizada como complemento ao ensino presencial. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar o uso dessa ferramenta tecnológica na disciplina de Biologia no ensino médio. Para tal, foram produzidos podcasts com os estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de uma escola pública localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, avaliados os resultados de sua utilização e elaborado um tutorial que ficará disponível para outros professores. Os instrumentos de coleta de dados e avaliação foram questionários sobre a vivência em tecnologia digital e os conteúdos da disciplina ministrados através dos podcasts. Os resultados obtidos mostram uma boa adesão dos estudantes quanto à proposta de elaboração, produção e utilização de podcasts educacionais no processo de ensino de ciências biológicas. Consideramos que a produção de podcasts por estudantes pode ser utilizado em diferentes níveis de ensino e com diferentes conteúdos.Também acreditamos que o professor possa, dessa forma, conduzir propostas pedagógicas que levem a uma aprendizagem significativa por meio de recursos didáticos digitais, como os podcasts, indo além da incorporação de novas técnicas e do desenvolvimento de habilidades, permitir a participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento. Com isso, contribuímos com o estudo sobre as tecnologias de informação e seu papel como um recurso complementar da aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, bem como o impacto do uso de podcast e de dispositivos móveis na aprendizagem da disciplina biologia. |
Abstract: | Web 2.0 and its tools permeate all areas of society. It is a network of collaboration, participation, social and flexible, consisting of a series of tools full of educational potentials. 20th century teachers, “digital immigrants”, seek to carry out the teaching-learning process with 21st century students, a generation of “digital natives”, even as if they were in the 19th century. In the teaching of biology, teachers encounter several difficulties in teaching basic content. However, there are many ways to use technology to assist in the teaching and learning process, one of which is to use podcasts: a simple and at the same time powerful technology, with enormous pedagogical capacities, especially regarding its flexibility / mobility, which can be used as a complement to classroom teaching. Thus, the general objective of this research was to investigate the use of this technological tool in the discipline of Biology in high school. To this end, podcasts were produced with students from the 1st and 2nd years of high school at a public school located in the south zone of the city of Rio de Janeiro, the results of their use were evaluated and a tutorial was created that will be available to other teachers. The instruments of data collection and evaluation were questionnaires about the experience in digital technology and the contents of the discipline taught through podcasts. The results obtained show the students' adherence to the proposal for the elaboration, production and use of educational podcasts in the biological sciences teaching process. We believe that the production of podcasts by students can be used at different levels of teaching and with different contents. We also believe that the teacher can, in this way, lead pedagogical proposals that lead to meaningful learning through digital teaching resources, such as podcasts. , going beyond the incorporation of new techniques and the development of skills, to allow the active participation of students in the construction of their knowledge. With this, we contribute to the study of information technologies and their role as a complementary resource for learning, inside and outside the classroom, as well as the impact of the use of podcast and mobile devices in the learning of the biology discipline. |
Palavras-chave: | Podcasts no ensino formal Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino de Biologia Metodologia ativa Podcasts in formal education Information and Communication Technologies Biology teaching Active methodology Biologia – Estudo e ensino Mídia digital Tecnologia educacional Biologia – Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | NUNES, Artur Emílio. O uso de podcasts no ensino aprendizagem de biologia: um estudo com alunos de ensino médio. 2020. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24076 |
Data de defesa: | 27-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Artur Emilio Nunes - 2020 - Completa.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Artur Emilio Nunes - 2025.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Artur Emilio Nunes - 2025.pdf | 212,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.