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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24090
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica |
Título(s) alternativo(s): | The defense of historical knowledge: History truth status and Brazilian civil-military dictatorship teaching in Basic Education |
Autor: | Vargas, Rafael Barros ![]() |
Primeiro orientador: | Soares, Larissa Costard |
Primeiro membro da banca: | Silva, Daniel Pinha |
Segundo membro da banca: | Melo, Demian Bezerra de |
Resumo: | A dissertação que aqui se apresenta é resultado de um incômodo pessoal com discursos que descredibilizam a História como conhecimento científico. Para defender o conhecimento histórico, ela caminha na direção de debater o método científico, a primazia da evidência e os procedimentos rigorosos de construção do saber epistemológico. Ao mesmo tempo, busca-se a construção de tal defesa em uma aliança com a educação para os Direitos Humanos e para a defesa da Democracia. Alcançar esse objetivo, tão ou mais importante do que o primeiro, passa pela análise de um período histórico nefasto da História brasileira: a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Ao longo do texto, se faz um debate em torno do revisionismo, do negacionismo e do elogio à ditadura, apresentando propostas para que, no exercício docente da Educação Básica, os professores de História se coloquem como promotores de uma defesa do saber científico que, entre outras coisas, se torna arma fundamental para combater a mentira, a violência, o preconceito e a manutenção da hegemonia. |
Abstract: | This dissertation is the result of a personal discomfort with speeches that discredit History as a science. To defend historical knowledge, it debates the scientific method, the primacy of evidence and rigorous procedures for building epistemological knowledge. At the same time, the construction of such a defense walks along with an education that works to preserve Human Rights and Democracy. Achieving this goal, maybe even more important than the first, involves analyzing a disastrous historical period in Brazilian History: the Military Dictatorship (1964-1985). Throughout this text, there is a debate around revisionism, denialism and praise for the dictatorship, presenting proposals so that, in the teaching practice of Basic Education, History teachers position themselves as defenders of scientific knowledge that, among other things, becomes a central weapon to combat lies, violence, prejudice and the maintenance of hegemony. |
Palavras-chave: | História – Estudo e ensino Ditadura Cotidiano escolar History teaching Dictatorship School daily life and historical knowledge Human Rights Direitos Humanos Historical learning Aprendizagem Histórica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | VARGAS, Rafael Barros. Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24090 |
Data de defesa: | 25-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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