Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24090
Tipo do documento: Dissertação
Título: Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): The defense of historical knowledge: History truth status and Brazilian civil-military dictatorship teaching in Basic Education
Autor: Vargas, Rafael Barros 
Primeiro orientador: Soares, Larissa Costard
Primeiro membro da banca: Silva, Daniel Pinha
Segundo membro da banca: Melo, Demian Bezerra de
Resumo: A dissertação que aqui se apresenta é resultado de um incômodo pessoal com discursos que descredibilizam a História como conhecimento científico. Para defender o conhecimento histórico, ela caminha na direção de debater o método científico, a primazia da evidência e os procedimentos rigorosos de construção do saber epistemológico. Ao mesmo tempo, busca-se a construção de tal defesa em uma aliança com a educação para os Direitos Humanos e para a defesa da Democracia. Alcançar esse objetivo, tão ou mais importante do que o primeiro, passa pela análise de um período histórico nefasto da História brasileira: a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Ao longo do texto, se faz um debate em torno do revisionismo, do negacionismo e do elogio à ditadura, apresentando propostas para que, no exercício docente da Educação Básica, os professores de História se coloquem como promotores de uma defesa do saber científico que, entre outras coisas, se torna arma fundamental para combater a mentira, a violência, o preconceito e a manutenção da hegemonia.
Abstract: This dissertation is the result of a personal discomfort with speeches that discredit History as a science. To defend historical knowledge, it debates the scientific method, the primacy of evidence and rigorous procedures for building epistemological knowledge. At the same time, the construction of such a defense walks along with an education that works to preserve Human Rights and Democracy. Achieving this goal, maybe even more important than the first, involves analyzing a disastrous historical period in Brazilian History: the Military Dictatorship (1964-1985). Throughout this text, there is a debate around revisionism, denialism and praise for the dictatorship, presenting proposals so that, in the teaching practice of Basic Education, History teachers position themselves as defenders of scientific knowledge that, among other things, becomes a central weapon to combat lies, violence, prejudice and the maintenance of hegemony.
Palavras-chave: História – Estudo e ensino
Ditadura
Cotidiano escolar
History teaching
Dictatorship
School daily life and historical knowledge
Human Rights
Direitos Humanos
Historical learning
Aprendizagem Histórica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: VARGAS, Rafael Barros. Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24090
Data de defesa: 25-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.