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Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações de professoras pela revista A Escola Primária: ação percuciente da mestra deve ser a luz para o cérebro e exemplo para o coração (1916-1924)
Título(s) alternativo(s): The representations of teachers by the magazine A Escola Primária: the percussive action of the teacher must be a light for the brain and an example for the heart (1916-1924)
Autor: Oliveira, Fernanda Cabral de 
Primeiro orientador: Rangel, Sônia de Oliveira Camara
Primeiro membro da banca: Freitas, Ana Maria Golçalves Bueno de
Segundo membro da banca: Farias, Mônica Ferreira de
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar as representações de professoras pela revista A Escola Primária entre os anos de 1916 a 1924. A revista, sobre a direção dos inspetores escolares do Distrito Federal, era destinada às professoras primárias públicas e circulou mensalmente entre os anos de 1916 a 1938, com cerca de 234 números publicados, dos quais trabalhamos com 28 números. O objetivo do impresso era orientar o professorado primário bem como moldar as práticas escolares e divulgar o trabalho realizado na inspetoria escolar. A Escola Primária foi utilizada como fonte e objeto de pesquisa e o recorte temporal proposto que compreende o ano de criação da revista e o ano da última publicação da coluna das Cartas Serranas, escritas pela professora Maria Amélia Daltro Santos, mas assinada pelo pseudônimo Maria Stella, que apresentou textos em grande parte das edições da revista. A partir de suas cartas, foi possível investigar suas concepções do campo pedagógico, o seu olhar crítico em relação a educação e seu engajamento junto as professoras primárias. A metodologia para a execução desta pesquisa documental partiu do estudo bibliográfico sobre o tema e a leitura integral das fontes primárias da revista, em que selecionando os textos pertinentes ao tema pesquisado. Em seguida, selecionamos examinamos textos que demostrasse como funcionava a rede de professoras e educadores do Rio de Janeiro. No exame da fonte observou-se a relação da revista as concepções educacionais ao escolanovistas, o cárter formativo do professorado primário e a rede de sociabilidade entre inspetores escolares, colaboradores da revista e professoras. Localizamos, inicialmente, o lugar e o sentido da produção de uma impressa pedagógica no contexto educacional e seus idealizadores. Em um segundo momento, examinamos a estrutura da revista e os seus objetivos. Em seguida, analisamos as estratégias de circulação e o ciclo de vida da revista para finalmente identificar as representações de professoras. Como aporte teórico-metodológico utilizamos Camara (2011), Chartier (2002), Certeau (2002) dentre outros.
Abstract: The objective of this work is to analyze the representations of teachers by the magazine A Escola Primária between the years 1916 to 1924. to 1938, with about 234 issues published, of which we worked with 28 issues. The purpose of the print was to guide primary teachers as well as shape school practices and publicize the work carried out in the school inspectorate. The Primary School was used as a source and object of research and the proposed time frame that comprises the year of creation of the magazine and the year of the last publication of the Cartas Serranas column, written by teacher Maria Amélia Daltro Santos, but signed by the pseudonym Maria Stella , which presented texts in most editions of the magazine. From her letters, it was possible to investigate her conceptions of the pedagogical field, her critical look at education and her engagement with primary teachers. The methodology for the execution of this documental research started from the bibliographic study on the subject and the integral reading of the primary sources of the magazine, in which selecting the texts pertinent to the researched theme. Then, we selected and examined texts that demonstrated how the network of teachers and educators in Rio de Janeiro worked. In the examination of the source, it was observed the relationship of the magazine to the educational conceptions to Escolanovistas, the formative character of primary teachers and the sociability network between school inspectors, magazine collaborators and teachers. Initially, we located the place and the meaning of the production of a pedagogical press in the educational context and its creators. In a second moment, we examined the structure of the journal and its objectives. Then, we analyze the circulation strategies and the magazine's life cycle to finally identify the representations of teachers. As a theoretical-methodological contribution we used Camara (2011), Chartier (2002), Certeau (2002) among others.
Palavras-chave: Educação - História
Professores de ensino primário - Formação
Imprensa pedagógica
history of education
The Primary School
Pedagogical press
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: OLIVEIRA, Fernanda Cabral de. As representações de professoras pela revista A Escola Primária: ação percuciente da mestra deve ser a luz para o cérebro e exemplo para o coração (1916-1924). 2022.134 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24092
Data de defesa: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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