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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24093
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Identidades juvenis na sala de aula: dialogicidade e experiência nos modos de escolarização |
Título(s) alternativo(s): | Youth identities in the classroom: dialogue and experience in schooling modes |
Autor: | Nogueira, Silvia da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Fontoura, Helena Amaral da |
Primeiro membro da banca: | Henriques, Eda de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Pierro, Gianine Maria de Souza |
Terceiro membro da banca: | Sangenis, Luis Fernando Conde |
Resumo: | Esta pesquisa investiga os modos de escolarização dos educandos em defasagem idadesérie, na segunda etapa do ensino fundamental, em uma escola pública da periferia de Macaé, RJ. O objetivo principal foi recolher as narrativas feitas por estes educandos a respeito de seu processo de escolarização, propondo, a partir da metáfora da mesa, a reflexão sobre o tempo e o modo de permanência deste educando dentro da escola de educação básica. Utiliza a metodologia da pesquisa narrativa, do relato autobiográfico, registrando as histórias de vida em vídeo. Entende-se que as causas apontadas pelos órgãos de controle da educação pública para a defasagem como o abandono, a evasão e a repetência são categorias frias, no sentido que apagam os sujeitos que vivem a situação de fracasso e têm suas próprias nomeações, sentidos, justificativas para o próprio modo irregular de escolarização. Os conceitos de experiência e dialogicidade atravessam as análises, fazendo emergir as identidades juvenis delineadas pelas narrativas dos próprios educandos informantes. |
Abstract: | This research investigates the ways of schooling of students in the age-series gap, in the second stage of elementary education, in a public school in the outskirts of Macaé, RJ. The main objective was to collect the narratives made by these students regarding their schooling process, proposing, from the table metaphor, the reflection on the time and the way of this student staying in the basic education school. It uses the methodology of the narrative research, the autobiographical account, recording the life stories on video. It is understood that the causes pointed by the organs of control of the public education to the delay like abandonment, evasion and the repetition are cold categories in the sense that erase the subjects who live the situation of failure and have their own appointments, senses, justifications For the very irregular way of schooling. The concepts of experience and dialogicity go through the analyzes, making the juvenile identities outlined by the narratives of the informants themselves emerge. |
Palavras-chave: | Educação Juventude Experiência Defasagem idade-série Education Youth Experience Dimming |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | NOGUEIRA, Silvia da Silva. Identidades juvenis na sala de aula: dialogicidade e experiência nos modos de escolarização. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24093 |
Data de defesa: | 10-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Silvia da Silva Nogueira - 2017 - Completa.pdf | 626,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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