Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24094
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Teatro e saberes em cena: o que há no fazer teatral no chão de uma escola pública de Ensino Médio? |
Título(s) alternativo(s): | Theater and knowledge on the scene: what about theatrical performance on the floor of a public school of Ensino Médio? |
Autor: | Busquet, Líbia da Silva Soares ![]() |
Primeiro orientador: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego |
Resumo: | Esta dissertação problematizou ensaios, encontros e desencontros durante a pesquisa-intervenção realizada com a oficina de teatro do CEWO, no ano de 2018. Cartografa o fazer teatral, sua matéria viva, ao acompanhar os processos experienciados nos dez encontros da oficina de teatro na referida escola. A escrita do texto dissertativo acontece por meio de termos técnicos teatrais utilizados em peças, tais como ato, cena, prólogo, epílogo. Com este cenário conceitual, prático, artístico e cartográfico, este último, como proposto por Gilles Deleuze e Felix Guattari, explora relações entre teatro e educação, em diferentes tempos e práticas, apresentando essa arte como linguagem artística ligada à vida. Para tanto, as análises e intervenções destacam aspectos que aproximam o trabalho teatral desenvolvido em uma escola de ensino médio ao cuidado de si de Michel Foucault; de uma educação e teatro libertadores defendidos por Paulo Freire e Augusto Boal; da construção do personagem por Constantin Stanislavski e das diversas formas e modos de se sentir e vivenciar o fazer teatral, nos textos de Viola Spolin, Olga Reverbel, Flávio Desgranges e Ingrid Koudela, entre outros autores cujas obras conversam com o proposto pela autora. Há, inclusive, autores que ajudam a refinar o repertório teórico metodológico da pesquisa-intervenção, tais como: Andréia Oliveira, Indira Richter, Laura Barros e Virgínia Kastrup, Jéssica Prudente e Jaqueline Tittoni, sempre perspectivando o entre, de Rosimeri Dias, nas ações problematizadas, para dar a ver e falar o fazer teatral e sua processualidade no chão de uma escola básica de ensino médio. |
Abstract: | This dissertation problematized rehearsals, encounters and mismatches during the intervention research conducted with the CEWO theater workshop in 2018. It charts the theatrical making, its living matter, following the processes experienced in the ten meetings of the theater workshop in that school. . The writing of the dissertation text happens through theatrical technical terms used in plays, such as act, scene, prologue, epilogue. With this conceptual, practical, artistic and cartographic scenario, the latter, as proposed by Gilles Deleuze and Felix Guattari, explores relationships between theater and education in different times and practices, presenting this art as an artistic language linked to life. Therefore, analyzes and interventions highlight aspects that bring the theatrical work developed in a high school closer to Michel Foucault's self-care; of a liberating education and theater defended by Paulo Freire and Augusto Boal; Constantin Stanislavskis construction of the character and the various forms and ways of feeling and experiencing theatrical performance, in the texts of Viola Spolin, Olga Reverbel, Flávio Desgranges and Ingrid Koudela, among other authors whose works talk with the author's proposal. There are even authors who help refine the methodological theoretical repertoire of intervention research, such as: Andréia Oliveira, Indira Richter, Laura Barros and Virginia Kastrup, Jessica Prudente and Jaqueline Tittoni, always envisaging Rosimeri Dias's entre in actions. problematized, to show and speak the theatrical performance and its procedurality on the floor of a primary school. |
Palavras-chave: | Teatro na educação Subjetividade Educação Subjectivity production. Theatrical making Education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | BUSQUET, Líbia da Silva Soares. Teatro e saberes em cena: o que há no fazer teatral no chão de uma escola pública de Ensino Médio?. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24094 |
Data de defesa: | 9-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Líbia da Silva Soares Busquet - 2020 - Completa.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Líbia da Silva Soares Busquet - 2024.pdf | 302,44 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Líbia da Silva Soares Busquet - 2025.pdf | 266,75 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.