Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24099
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Estar ali é uma forma de resistência”: as representações sociais de professores sobre alunos de um pré-vestibular social no Complexo do Salgueiro-SG
Título(s) alternativo(s): “Being there is a form of resistance”: teachers’ social representations of students in a social preparatory course in Complexo do Salgueiro-SG
Autor: Fernandes, Alan Navarro 
Primeiro orientador: Ferreira, Arthur Vianna
Primeiro membro da banca: Lino, Lucília Augusta
Segundo membro da banca: Pereira, Antônio
Terceiro membro da banca: Araújo, Margareth Martins de
Quarto membro da banca: Vasconcelos, André Tinoco de
Resumo: Esta dissertação propõe um estudo sobre as representações sociais de aluno entre educadores de um pré-vestibular social no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo–RJ, e como essas representações influenciam as dinâmicas sociopedagógicas do projeto. Os objetivos deste estudo foram: relacionar o pré-vestibular social enquanto um espaço não escolar que articula saberes da Pedagogia Social; identificar se as representações compartilhadas pelos educadores são sociais ou não; e analisar de que maneira essas representações orientam as dinâmicas sociais dos sujeitos envolvidos no ambiente socioeducacional. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como ferramentas metodológicas diários de campo com base fenomenológica, inspirados por Husserl, Depraz e Ferreira, além de entrevistas semiestruturadas com os educadores do projeto. Os dados obtidos foram analisados à luz da retórica-filosófica do discurso, conforme as contribuições de Aristóteles e Olivier Reboul. As bases teóricas que sustentam este estudo são referentes aos três aspectos que o permeiam: no campo da Pedagogia Social, destacam-se Paulo Freire, Xesús Jares, Isabel Baptista e Arthur Ferreira; na Teoria das Representações Sociais, Serge Moscovici e Willem Doise; e, nas discussões sobre os pré-vestibulares de cunho social, Renato Santos e André Vasconcellos. Os principais resultados revelaram que as representações sociais de aluno no contexto daquele pré-vestibular giram em torno de um núcleo figurativo de “resistência”. Este núcleo se desdobra em quatro imagens — favelado, sonhador, guerreiro e transformador — que moldam as dinâmicas sociais na relação professor-aluno. Dessa forma, conclui-se a existência de representações sociais organizadas a partir deste núcleo, as quais são influenciadas de maneira significativa pelo território onde o pré-vestibular social está situado, pela vivência de cada professor em particular e pela relação dos professores com os alunos. A Pedagogia Social foi identificada como um campo que pode orientar as práticas em relação aos conteúdos de ordem social presentes neste contexto sociopedagógico. Além disso, notou-se que as práticas pedagógicas a partir dos conteúdos de ordem social ocorrem isoladamente entre os professores, baseando-se, principalmente, em percepções individuais, não sendo algo articulado por todo o grupo social coordenadamente.
Abstract: This dissertation proposes a study on the social representations of the student among educators of a social preparatory course in the Complexo do Salgueiro, in São Gonçalo, RJ, and how these representations influence the sociopedagogical dynamics of the project. The objectives of this study were: to relate the social preparatory course as a non-school space that articulates knowledge of Social Pedagogy; to identify whether the representations shared by the educators are social or not; and to analyze how these representations guide the social dynamics of the subjects involved in the socioeducational environment. The research developed a qualitative approach, using as methodological tools field diaries with a phenomenological basis, inspired by Husserl, Depraz and Ferreira, in addition to semi-structured interviews with the educators of the project. The data obtained were analyzed in the light of the rhetoric-philosophical discourse, according to the contributions of Aristotle and Olivier Reboul. The theoretical bases that support this study refer to three aspects that permeate it: in the field of Social Pedagogy, Paulo Freire, Xésus Jares, Isabel Baptista and Arthur Ferreira stand out; in the Theory of Social Representations, Serge Moscovici and Willem Doise; and, in the discussions on social preparatory courses, Renato Santos and André Vasconcellos. The main results revealed that the social representations of student in the context of that preparatory course revolved around a figurative core of “resistance”. This core unfolds into four images — slum dweller, dreamer, warrior, and transformer — that shape the social dynamics in the teacher-student relationship. Thus, it is concluded that there are social representations organized from this nucleus, which are significantly influenced by the territory in which the social preparatory course is located, by the experience of each individual and by the relationship between teachers and students. Social Pedagogy was identified as a field that can guide practices in relation to the social content present in this socio-pedagogical context. Moreover, it has been observed that pedagogical practices addressing socially oriented content occur in isolation among teachers, relying primarily on individual perceptions rather than being coordinated or collectively articulated by the entire social group.
Palavras-chave: Complexo do Salgueiro
Pedagogia social
Pré-vestibular social
Representações sociais
Complexo do Salgueiro
Social pedagogy
Social preparatory course
Social representations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FERNANDES, Alan Navarro. “Estar ali é uma forma de resistência”: as representações sociais de professores sobre alunos de um pré-vestibular social no Complexo do Salgueiro - SG. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24099
Data de defesa: 21-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.