Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24931
Tipo do documento: Dissertação
Título: Oficina clínica afrobrasileira: uma proposta de escuta em psicanálise
Título(s) alternativo(s): Taller clínico afrobrasilño:una propuesta de escucha en psicoanálises
Autor: Oliveira, Regina José de 
Primeiro orientador: Fernandes, Francisco Leonel de Figueiredo
Primeiro coorientador: Elia, Luciano da Fonseca
Primeiro membro da banca: Dunley, Glaucia Peixoto
Segundo membro da banca: Pinto, Rosemary Fiães
Resumo: O desejo de realizar esta pesquisa surgiu a partir do exercício clínico da psicanálise na Baixada Fluminense no atendimento a estudantes cotistas que acessaram a universidade por meio de cotas raciais destinadas à reserva de vagas para pessoas negras. Tais estudantes apresentavam sintomas depressivos, ideações suicidas e o uso de drogas e medicamentos psiquiátricos de forma prejudicial. Através da escuta, foi possível verificar o lugar que o racismo ocupava na produção desses sintomas. O presente trabalho aponta como a universidade pode atuar como um agente na produção e reprodução do racismo estruturante e estruturador da sociedade brasileira. Com base no uso de uma abordagem etnográfica, essa dissertação apresenta um dispositivo clínico no formato de oficina, orientado pela psicanálise, por meio do qual a universidade poderá oferecer atendimento e cuidado a estudantes cotistas negros e não negros. Em anexo apresentamos o programa CLINISUS – clínica psicanalítica institucional para urgências subjetivas, uma proposta de cuidado em saúde mental feita por proponentes deste Programa de Mestrado.
Abstract: El deseo de realizar esta investigación surgió del ejercicio clínico del psicoanálisis en la Baixada Fluminense al atender a estudiantes cupistas que accedían a la universidad através de cuotas raciales destinadas a reservar plazas para personas de raza negra.Estos estudiantes presentaban síntomas depresivos, ideación suicida y uso nocivo de drogas y medicamentos psiquiátricos. A través de la escucha fue posible verificar el lugar que ocupó el racismo en la producción de síntomas.Este trabajo señala cómo la universidad puede actuar como agente en la producción y reproducción del racismo estructurante y estructurante de la sociedad brasileña y, a través de un enfoque etnográfico, presenta un dispositivo clínico en formato de taller, guiado por el psicoanálisis a través del cual la universidad puede ofrecer servicio y atención a los estudiantes negros y no negros con cuotas. Adjunto presentamos el programa CLINISUS - clínica psicoanalítica institucional para urgencias subjetivas – una propuesta de atención em salud mental realizada por proponentes de este Programa de Maestría.
Palavras-chave: Racismo
Cotas
Oficina clínica
Psicanálise
Psicanálise e Políticas Públicas
Racismo
Cuotas
Taller clínico
Psicoanálisis
Psicoanálisis y políticas públicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise e Políticas Públicas
Citação: OLIVEIRA, Regina José de. Oficina clínica afrobrasileira: uma proposta de escuta em psicanálise. 2025. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas) - Faculdade de Ciência Biológicas e Saúde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24931
Data de defesa: 16-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.