PPG EM ENSINO DE BIOLOGIA (PROFBIO) : [53] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
“O Jogo das Perebas”: estratégia para o ensino-aprendizagem das patologias virais no Ensino Médio
O ensino de virologia, devido à natureza microscópica desses seres, pode ser monótono, desestimulante, descritivo e abstrato. Os vírus só podem ser observados ao microscópio eletrônico, o que é impossível no contexto escolar. Dessa forma, são necessárias abordagens didáticas que visem facilitar o ensino aprendizagem desse tema. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática cuja culminância foi a utilização de um jogo didático desenvolvido especificamente para este fim...
Desenvolvimento de uma sequência didática de construção de árvores filogenéticas no ensino médio empregando modelos tridimensionais
Os conteúdos de filogenética no Ensino Médio não são trabalhados de forma explícita na disciplina de Biologia. Isso de deve a inúmeros fatores, como a própria organização dos conteúdos no livros didáticos, que trazem as diferentes áreas do conhecimento na biologia de forma compartimentada e sem demonstrar relações entre si, como também a dificuldade que os próprios docentes possuem em dominar esses conceitos, como analisar e interpretar uma árvore filogenética corretamente. O uso de modelos t...
Sequência didática investigativa para o ensino de imunologia utilizando fake news: uma abordagem para o ensino remoto
A imunologia tem sido, ao longo de anos, considerada uma disciplina de dificuldade ímpar, apesar de imprescindível para decisões individuais e coletivas no que tange a saúde da sociedade como um todo. Considerando que a escola é uma importante esfera na formação do indivíduo, cabe a esse espaço e ao processo educacional, a formação de cidadãos conscientes de seu poder de escolha em meio a um “mar de fake news”, envolvendo as diversas esferas sociais em especial à saúde. O presente trabalho, a...
Justiça socioambiental e o direito ao rio limpo: uma sequência didática investigativa para ensino médio
Este trabalho apresenta uma pesquisa em educação ambiental crítica, destacando a justiça socioambiental, realizada em um colégio estadual do Rio de Janeiro, que se localiza próximo ao bairro de Ampliação, no município de Tanguá-RJ, com alunos do ensino médio. Ações educativas no âmbito do ensino de biologia e meio ambiente podem colaborar para que os estudantes e a população em geral passem a dispor de ferramentas para lutar por igualdade social e ambiental, cobrando de governantes uma postur...
Biodiversidade em ação: ensino de ecologia através de um jogo didático de cartas no ensino médio
A herança tradicionalista na educação se faz muito presente no ensino de Biologia, e isso contribui para um afastamento dos estudantes, especialmente quando se deparam com o componente descritivo da disciplina. O uso de um componente lúdico pode ajudar a aumentar o interesse dos alunos, especialmente se estiverem envolvidos de forma colaborativa desde a sua construção. O presente trabalho tem como finalidade a produção colaborativa e aplicação de um jogo didático de cartas em turmas do 3º ano...
Aprendizado e bem-estar numa aula-passeio: Guia de Campo para a Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ)
O ensino por investigação parte de uma situação-problema, que visa despertar o interesse do aluno por determinada questão, fazendo com que o mesmo seja protagonista no processo de aprendizagem. Muitas possibilidades emergem deste cenário, dentre elas o uso de espaços não formais de ensino – locais institucionalizados ou não, externos à escola – onde o estudante pode ter contato com o objeto de estudo, fora da sala de aula e mais próximo de sua realidade. Célestin Freinet (1896-1966), pedagogo...
Elaboração de sequência didática sobre educação sexual à luz da abordagem investigativa: autocuidado e promoção da saúde no ensino médio
Considerando os aspectos formativos na construção da identidade dos estudantes, prioritariamente na adolescência, percebe-se o papel fundamental dos atores sociais – escola, família, estudantes – na sensibilização para o cuidado do próprio corpo e sexualidade. Na presente dissertação objetivou-se a elaboração de uma sequência didática investigativa (SDI) para alunos do Ensino Médio, com a finalidade de trabalhar conceitos em educação sexual à luz da abordagem investigativa. Foi realizada a an...
Clube de biomimética na escola: construindo soluções para problemas cotidianos inspiradas na natureza
O maior desafio de todo docente é manter em sala de aula alunos interessados, motivados em suas cadeiras. Neste trabalho aplicamos a metodologia construtivista do Aprendizado por Resolução de Problemas (ARP), nas aulas de Biologia, para alunos do Ensino Médio Integral, buscando estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos. Aguilar et al. (2016), afirmam que a abordagem por meio do ARP no ensino de Biologia promove nos alunos habilidades cognitivas e sociais, fundamentais para um...
Desenvolvimento de um material didático inclusivo e uma sequência didática sobre virologia, com uso de modelagem e impressão 3D, para alunos do Ensino Médio
Os alunos com dificuldade de aprendizado ou com deficiência intelectual têm baixo poder de concentração e pouca capacidade de representações mentais. Representações concretas, como as utilizadas em matemática, podem ajudar na assimilação de conteúdos muito abstratos, facilitando a aprendizagem da informação por esses alunos. O objetivo do presente estudo é criar um conjunto de modelos didáticos tridimensionais e uma sequência didática que permita facilitar o ensino do tema virologia. Por se t...
Adolescente e saúde: uma sequência didática sobre a importância da prevenção com estudantes do Ensino Médio
A adolescência é uma fase do ciclo de vida na qual o indivíduo sofre inúmeras mudanças físicas, cognitivas e emocionais que impactam diretamente a sua autoestima. Também nessa fase acontece o desenvolvimento da identidade e da autonomia, construídos a partir de sentimentos e tomadas de decisões que envolvem, além do adolescente, sua família, seus pares e outras pessoas do seu convívio, ou seja, através das relações sociais o adolescente vai aprender a fazer escolhas para a sua vida. Considera...
Sequência didática investigativa sobre educação nutricional e aproveitamento integral dos alimentos
O combate ao desperdício de alimentos deve ser considerado no enfrentamento à fome e à redução de resíduos. Nesse sentido, a ingestão de vegetais em sua totalidade diminuiria a produção de resíduos orgânicos e aumentaria o consumo de nutrientes e fibras na dieta, contribuindo para uma alimentação sustentável. Ainda que o consumo de partes não convencionais dos vegetais não seja um costume na culinária brasileira, entendemos que a escola deve abordar novos conceitos sobre alimentação saudável ...
PolimeRace: um jogo didático para tratar assuntos de genética com alunos do Ensino Médio de Biologia através do ensino investigativo
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019 confirmaram as diferenças dentro do Estado do Rio de Janeiro, onde a educação básica foi somente avaliada com base nos conhecimentos de português e matemática, e ignorou-se o peso da educação científica para o desenvolvimento do país e a formação do cidadão. Perante essa situação, é necessário reduzir a disparidade e afastamento entre o conhecimento escolar, o conhecimento comum e o saber científico, ao ponto de melh...
Proposta de uma sequência didática com estratégias para a promoção da saúde no Ensino Médio
A saúde é reconhecida como um dos direito humano mais importante para o desenvolvimento pessoal, econômico e social, por ser um recurso essencial para alcançar melhor qualidade de vida e por englobar questões individuais e sociais. Porém, ela ainda é vista por muitos como ausência de doenças, apenas. Nessa perspectiva, a promoção da saúde tem uma difícil missão de colaborar com a compreensão da sua ampla dimensão e de ser direcionada para enfrentar complexos problemas sociais, com ações para ...
Atividade lúdica como prática pedagógica investigativa para o ensino dos grupos vegetais no Ensino Médio
Partindo da necessidade de tornar as aulas de Botânica mais dinâmicas e atraentes, além de despertar o interesse e atenção dos alunos para os vegetais que estão presentes no seu cotidiano, este trabalho apresenta uma proposta de ensino investigativo através da construção de um jogo de tabuleiro, tipo trilha, visando o ensino dos grupos vegetais no âmbito da disciplina de Biologia, no Ensino Médio. Após uma sondagem preliminar de conhecimentos, o professor deve apresentar e caracterizar os gru...
Doenças infecciosas e parasitárias: o ensino de Biologia através de um jogo didático
Jogos didáticos são ferramentas importantes que vêm sendo utilizadas cada vez mais no campo da educação, pois eles auxiliam na apropriação de novos conhecimentos e colaboram com as interações entre os educadores e os alunos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo principal elaborar um jogo didático de tabuleiro abordando o tema doenças infecciosas e parasitárias em humanos e aplicá-lo no turno da noite, em duas turmas de ensino técnico em Análises Clínicas e uma de 2º ano do Ensino Méd...
Uma sequência didática sobre sistema reprodutor, construída para uma abordagem investigativa no ensino médio
O número crescente de jovens com infecções sexualmente transmissíveis e gravidez precoce tem aumentado. Nas escolas da rede pública, esse fato tem como consequência, o abandono da escola. Nota-se o grande interesse dos alunos do ensino médio pela temática corpo humano, sistema reprodutor humano e os temas correlatos. No entanto, o tempo disponibilizado para aulas de biologia e a abordagem tradicional não permitem atender às indagações dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi cons...
O uso da tecnologia do QR Code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados
Esta dissertação tem como objetivo a produção de uma sequência didática com a utilização da tecnologia do QR Code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados. A sequência didática, disponibilizada em uma página da Web, levará o discente a atividades de pesquisa, reflexão e formulação de conceitos de forma a proporcionar um enfoque investigativo no estudo deste grupo zoológico. A ideia dessa dissertação surgiu da necessidade de se produzir um recu...
Elaboração e avaliação de um jogo didático como proposta de ensino sobre as infecções sexualmente transmissíveis
Ensinar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Ensino Médio é um grande desafio, não apenas para professores, em produzir recursos que propicia nos alunos, uma reflexão dos próprios riscos e a adesão de práticas mais seguras, como, para os alunos que segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada em 2015 pelo IBGE, esses adoslescente são também atingidos pelas ISTs e precisam receber informações que possibilitem boas reflexões sobre o tema. O objetivo deste t...
Utilizando jogos clássicos adaptados como recurso docente no ensino de genética
Há uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de genética no ensino médio, tanto na elucidação dos conceitos pelos professores, onde diversos motivos são evidenciados, quanto para a compreensão destes pelos alunos por exigir um alto nível de abstração, falta de contextualização e significado no cotidiano. Neste trabalho, como alternativa de intervenção enquanto instrumento facilitador para apreensão dos temas relacionados a genética, quatro jogos foram desenvolvidos...
Justiça ambiental e direito à cidade: o acesso a formações naturais da cidade como recurso para aprendizagem de biologia/meio ambiente através de um roteiro de visita de campo na perspectiva da Educação Ambiental Crítica
Ao pensarmos em trabalhar com educação ambiental crítica em uma escola, principalmente em uma escola pública, é fundamental identificar os diferentes conflitos socioambientais que afetam direto ou indiretamente os estudantes no entorno da escola e de suas moradias. Nessa perspectiva, a questão do não acesso e do direito à cidade desses jovens a diversos locais, são importantes fatores a serem considerados, pois a privação do acesso tem consequências negativas para o desenvolvimento desses ind...
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- 53 Dissertação