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PPG EM ENSINO DE BIOLOGIA (PROFBIO) : [65] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Abordando educação sexual e sexualidade utilizando metodologias ativas em uma sequência didática
A sexualidade pode ser compreendida como um fator imprescindível no desenvolvimento do sujeito, relacionado não apenas ao prazer e às especificidades biológicas, mas também à qualidade de vida, à saúde física e mental. Neste âmbito, a educação sexual nas escolas de forma pedagógica se faz primordial, especialmente para os adolescentes, faixa etária mais vulnerável à gravidez na adolescência, às IST e a outras questões socioculturais relacionadas ao tema. O presente estudo teve como objetivo a...
Sequência de ensino investigativo sobre educação sexual: abordagens dialógicas e lúdicas para uma formação emancipatória
Na realidade das escolas brasileiras, a educação sexual muitas vezes é negligenciada, ficando restrita às aulas de Ciências e Biologia e, por vezes, cerceada pela própria instituição de ensino. A ampliação dos espaços de debate sobre os diversos temas relacionados à sexualidade humana é fundamental para a formação integral dos estudantes. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo promover a construção de conhecimentos sobre as principais temáticas que permeiam a educação sexual a parti...
O ensino de bioquímica com enfoque em proteínas: criação de um mangá como recurso pedagógico facilitador no processo de ensino e aprendizagem
É evidente que os métodos convencionais de ensino não proporcionam, por si só, uma construção completa do conhecimento. Portanto, estabelecer condições para uma abordagem educacional lúdica, na qual o aluno é considerado como um ser integral, deveria ser uma prioridade e um objetivo compartilhado por todos os professores e educadores, independentemente do nível de ensino. Muitas vezes, os estudantes acabam memorizando termos em vez de compreendê-los. Este estudo foi conduzido com turmas de ed...
Sequência didática investigativa para ensino de Biologia sobre consumo de plantas alimentícias não convencionais (Panc) e a imposição sistemática e hegemônica de consumo de baixa diversidade de alimentos
O Brasil apresenta grande número de espécies vegetais que poderiam ser usadas como alimento. No entanto, a maioria das espécies vegetais consumidas aqui são exóticas. Parte do conhecimento sobre o uso de espécies nativas ou naturalizadas na alimentação vem sendo perdido, conhecimento este que poderia contribuir para uma produção agrícola com maior sustentabilidade social e ambiental em uma perspectiva agroecológica. A partir de uma abordagem de Educação Ambiental Crítica, associada à metodol...
Investigando os sistemas endócrino e nervoso utilizando uma abordagem lúdica
O ensino sobre os sistemas de regulação do corpo humano ainda ministrado dentro do contexto conteudista tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas e na reprodução literal de conceitos descritos em livros didáticos, não proporciona uma aprendizagem significativa aos estudantes. Tal fato colabora para a falta de interesse, falta de protagonismo do aluno e falta de entendimento sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, por meio de ensino investigativo, uma sequência ...
Uma sequência didática para caracterização da qualidade ambiental de riachos como ferramenta para o ensino investigativo de Biologia
A preocupação com o estado de degradação dos recursos hídricos tem revelado a necessidade de se estabelecer métodos de avaliação da qualidade ambiental. Nesse contexto, uma ferramenta possível de ser utilizada de forma complementar no monitoramento dos recursos hídricos além das análises químicas e biológicas, são os Protocolos de Avaliação Rápida de Rios (PAR). Estes têm a proposta de avaliar de forma visual os parâmetros que determinam a qualidade dos condicionantes físicos dos rios. Desde ...
Desenvolvimento e aplicação de um jogo eletrônico como estratégia facilitadora de aprendizagem dos conteúdos de genética molecular
O ensino de Biologia traz conteúdos abstratos e de difícil compreensão, o que muitas vezes gera frustração e falta de interesse tornando ainda mais difícil os processos de aprendizagem. É fato que a utilização de ferramentas didáticas lúdicas, mais relacionadas à realidade do estudante e que façam do educando protagonista do processo de aprendizagem é fator importante para a melhor compreensão e apreensão dos conteúdos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo proporcionar aos estu...
Relação escola e museu no ensino de Biologia: Guia de visitação ao Museu de Ciências da Terra (RJ)
A educação não-formal pode estar relacionada a atividades em museus e, no caso de Museus de Ciências, pode oportunizar aos alunos a percepção de que o conhecimento científico está na sociedade. Além disso, as visitas a esses espaços não-escolares podem contribuir para que os alunos construam seu conhecimento a partir das vivências que esses espaços possibilitam, apresentando de forma mais acessível os conhecimentos científicos. O Museu de Ciências da Terra (MCTer) está localizado no bairro da...
Sequência didática investigativa sobre a qualidade da água de três pontos da enseada da Praia do Siqueira (Laguna de Araruama - RJ) como estratégia para o ensino de Biologia: uma proposta de aula dinâmica
O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa voltada à avaliação da água de três pontos da enseada da praia do Siqueira (Laguna de Araruama – RJ) em Cabo Frio, como estratégia temática para promover o protagonismo dos estudantes do Ensino Médio em seu processo de aprendizagem. A Sequência Didática Investigativa foi desenvolvida a partir de uma problematização para que os alunos criassem hipóteses e realizassem uma pesquisa orientada. Na sequência, foram...
Educação ambiental crítica e artes visuais na escola pública: uma proposta reflexiva e emancipatória
Apesar do histórico de lutas em torno das questões do meio ambiente, a humanidade hoje vive uma degradação ambiental tão exacerbada que dizemos que enfrentamos uma crise socioambiental, pois ela atinge diversos âmbitos da vida. A parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social é a que sofre mais as consequências dessa crise, como é o caso dos alunos participantes desse projeto. O enfrentamento dessa crise passa pela educação formal que abarca a maior parte da popula...
Sequência didática: interatividade com tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o aprendizado dos conceitos de antígeno e anticorpo por meio do ensino dos grupos sanguíneos ABO e Rh
As aulas sobre os grupos sanguíneos humanos, especialmente sobre o sistema ABO e o fator Rh, apresentam oportunidade para se abranger os conceitos básicos de antígeno e anticorpo em uma iniciativa na compreensão geral dessa relação perpassando a unidade didática de circulação sanguínea para outros temas da imunologia e saúde, importantes da formação cidadã. Essa pesquisa, de cunho qualitativo de discussão teórica, teve como objetivo Elaborar uma Sequência Didática com uso das Tecnologias Digi...
Investigação da fauna urbana do município de Armação dos Búzios com alunos do Ensino Médio: um folder para identificação
A ciência desempenha um papel importante no desenvolvimento da sociedade. As ciências, incluindo a biologia, são essenciais para a coletividade, capacitando as pessoas a posicionarem-se diante das situações da vida cotidiana e a compreender seu papel na sociedade. O processo investigativo nesse sentido, compreende algo fundamental na formação dos alunos, possibilitando aos estudantes refletirem seus conhecimentos de forma coletiva e ativa, como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem...
Produção de uma cartilha com alunos do ensino médio: uma estratégia para contribuir com a promoção de saúde através do método de pesquisa-ação
Segundo a Organização mundial de Saúde (OMS) o conceito de saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Já o conceito de “alfabetização em saúde” define a capacidade do indivíduo para o acesso, interpretação, avaliação e aplicação de conhecimento para prevenir doenças e promover seu próprio bem-estar. Em um contexto escolar, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC aborda a saúde como componente curricular, estando presente em diversas áre...
“O Jogo das Perebas”: estratégia para o ensino-aprendizagem das patologias virais no Ensino Médio
O ensino de virologia, devido à natureza microscópica desses seres, pode ser monótono, desestimulante, descritivo e abstrato. Os vírus só podem ser observados ao microscópio eletrônico, o que é impossível no contexto escolar. Dessa forma, são necessárias abordagens didáticas que visem facilitar o ensino aprendizagem desse tema. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática cuja culminância foi a utilização de um jogo didático desenvolvido especificamente para este fim...
Desenvolvimento de uma sequência didática de construção de árvores filogenéticas no ensino médio empregando modelos tridimensionais
Os conteúdos de filogenética no Ensino Médio não são trabalhados de forma explícita na disciplina de Biologia. Isso de deve a inúmeros fatores, como a própria organização dos conteúdos no livros didáticos, que trazem as diferentes áreas do conhecimento na biologia de forma compartimentada e sem demonstrar relações entre si, como também a dificuldade que os próprios docentes possuem em dominar esses conceitos, como analisar e interpretar uma árvore filogenética corretamente. O uso de modelos t...
Sequência didática investigativa para o ensino de imunologia utilizando fake news: uma abordagem para o ensino remoto
A imunologia tem sido, ao longo de anos, considerada uma disciplina de dificuldade ímpar, apesar de imprescindível para decisões individuais e coletivas no que tange a saúde da sociedade como um todo. Considerando que a escola é uma importante esfera na formação do indivíduo, cabe a esse espaço e ao processo educacional, a formação de cidadãos conscientes de seu poder de escolha em meio a um “mar de fake news”, envolvendo as diversas esferas sociais em especial à saúde. O presente trabalho, a...
Justiça socioambiental e o direito ao rio limpo: uma sequência didática investigativa para ensino médio
Este trabalho apresenta uma pesquisa em educação ambiental crítica, destacando a justiça socioambiental, realizada em um colégio estadual do Rio de Janeiro, que se localiza próximo ao bairro de Ampliação, no município de Tanguá-RJ, com alunos do ensino médio. Ações educativas no âmbito do ensino de biologia e meio ambiente podem colaborar para que os estudantes e a população em geral passem a dispor de ferramentas para lutar por igualdade social e ambiental, cobrando de governantes uma postur...
Biodiversidade em ação: ensino de ecologia através de um jogo didático de cartas no ensino médio
A herança tradicionalista na educação se faz muito presente no ensino de Biologia, e isso contribui para um afastamento dos estudantes, especialmente quando se deparam com o componente descritivo da disciplina. O uso de um componente lúdico pode ajudar a aumentar o interesse dos alunos, especialmente se estiverem envolvidos de forma colaborativa desde a sua construção. O presente trabalho tem como finalidade a produção colaborativa e aplicação de um jogo didático de cartas em turmas do 3º ano...
Aprendizado e bem-estar numa aula-passeio: Guia de Campo para a Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ)
O ensino por investigação parte de uma situação-problema, que visa despertar o interesse do aluno por determinada questão, fazendo com que o mesmo seja protagonista no processo de aprendizagem. Muitas possibilidades emergem deste cenário, dentre elas o uso de espaços não formais de ensino – locais institucionalizados ou não, externos à escola – onde o estudante pode ter contato com o objeto de estudo, fora da sala de aula e mais próximo de sua realidade. Célestin Freinet (1896-1966), pedagogo...
Elaboração de sequência didática sobre educação sexual à luz da abordagem investigativa: autocuidado e promoção da saúde no ensino médio
Considerando os aspectos formativos na construção da identidade dos estudantes, prioritariamente na adolescência, percebe-se o papel fundamental dos atores sociais – escola, família, estudantes – na sensibilização para o cuidado do próprio corpo e sexualidade. Na presente dissertação objetivou-se a elaboração de uma sequência didática investigativa (SDI) para alunos do Ensino Médio, com a finalidade de trabalhar conceitos em educação sexual à luz da abordagem investigativa. Foi realizada a an...
- 65 UERJ
- 65 Dissertação
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