
PPG EM ENSINO DE BIOLOGIA (PROFBIO) : [18] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Biologia Celular no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática com o uso das Tecnologias de Informação e da Comunicação
A interação entre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem é fundamental para uma aprendizagem significativa e de qualidade. Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) exercem um papel de destaque nas relações sociais, principalmente quando a parcela da população em questão são os nativos digitais. Diante da importância das relações interpessoais na educação e do papel das tecnologias digitais para o estabelecimento e fortalecimento dessas relações, o presente p...
Feiras de Ciências como instrumento de disseminação da metodologia científica: elaboração de roteiro para Feiras de Ciências
Feiras de Ciências estão no cotidiano das escolas brasileiras desde a década de 1960, e já mudaram bastante ao longo destas décadas. Este trabalho teve como objetivo principal a confecção de um roteiro para auxiliar os professores de uma determinada escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro na elaboração de feiras de ciências. Para a realização do roteiro foi feito um levantamento da concepção dos professores sobre o tema em questão. O levantamento foi efetuado através de um que...
A produção e aplicação de um jogo de tabuleiro para o ensino de Biologia: contextualizando o corpo humano sob o efeito de substâncias alcóolicas
O ensino de Biologia na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) faz parte do conjunto de disciplinas das Ciências da Natureza e, como tal, um dos conteúdos de grande relevância e interesse dos alunos é o reconhecimento da estruturação e funcionamento do corpo humano. Pensando em aproximar o conteúdo “anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano” à vivência dos alunos e promover a união entre jogos educacionais e ludicidade, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro. A partir da temá...
Desvendando o universo microscópico com a utilização de microscópios artesanais em salas de aula
O conhecimento a respeito do universo microscópico permeia a realidade de todas as classes sociais e profissões, pois envolve questões básicas de cidadania como higiene, meio ambiente, produção de alimentos, prevenção e cura de doenças, e biotecnologia. Assim, é necessário o desenvolvimento de estratégias e metodologias que auxiliem o professor a ter sucesso na construção do conhecimento sobre o universo microscópico no geral com seus alunos. A utilização de microscópios ópticos compostos em ...
O uso de realidade aumentada no desenvolvimento de um material didático para ensino de métodos contraceptivos no ensino médio
O Sistema Único de Saúde oferece oito opções de métodos contraceptivos. Esses métodos costumam ser apresentados nas aulas de Biologia associados à fisiologia dos aparelhos reprodutores, mas, infelizmente, existe uma dificuldade na apropriação do conteúdo e utilização no cotidiano. Dados do Ministério da Saúde de 2015 apontam uma queda no número de adolescentes grávidas no Brasil, mas o número de meninas abaixo dos 19 anos que participa da estatística de nascimentos no país permanece alto, dei...
As ferramentas do Google como auxílio na avaliação da aprendizagem no Ensino de Biologia
Este trabalho relata a construção um material didático voltado para professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro cujo objetivo é apresentar propostas alternativas para a avaliação escolar da disciplina de Biologia utilizando, para isto, ferramentas de informação e comunicação (TIC) fornecidas pelo Google. Tendo como referencial teórico Cipriano Luckesi, o material estimula também uma reflexão sobre a importância de se modificar o paradigma atual de avaliação – atualmente sob um viés...
Fermentação e respiração celular em jogo: o lúdico como estratégia motivadora na mediação de significados
A aprendizagem dos temas fermentação e respiração celular são fundamentais para a compreensão do organismo vivo como um todo, entretanto o estudo dos processos bioquímicos tem despertado pouco interesse dos estudantes, sendo por vezes encarados como conceitos difíceis. Essas dificuldades no ensino atual revelam novas exigências da sociedade contemporânea e a necessidade de revisão das práticas pedagógicas aplicadas. Por outro lado, pesquisas têm revelado que a introdução de ferramentas lúdica...
Produção e utilização de peças audiovisuais sobre fermentação no ensino de Biologia
O estudo da fermentação aproxima o conhecimento escolar do cotidiano do aluno, tornando-se um tema favorável para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a participação do aluno de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente projeto teve por objetivo criar um cenário e estratégias para um ensino contextualizado sobre fermentação à luz da Biologia, tornando o aluno um agente participativo na construção de elementos audiovisuais que f...
O ensino de Biologia celular através da realidade aumentada (RA) em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro
O estudo das células é de extrema importância para o entendimento dos demais conteúdos em Biologia, constituindo um dos conceitos estruturantes desse eixo de aprendizado. Entretanto, a maioria dos estudantes que chega ao ensino médio apresenta dificuldades para reconhecê-las e associá-las aos fenômenos fisiológicos do organismo. A inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, como o uso da realidade aumentada (RA), é um desafio mas pode contribuir para minimizar tais dificuldades e melho...
O sistema digestório em molduras: uma estratégia para a educação básica
Embora muitas escolas públicas apresentem situação precária e não possuam laboratório de Ciências e/ou material didático, métodos simples e alternativos podem ser explorados para contextualizar e enriquecer os conteúdos apresentados nas aulas. A utilização exclusiva de quadro branco e livro não é, atualmente, uma boa escolha para despertar o interesse e participação dos alunos. Desta maneira, para que a aprendizagem seja de fato significativa é necessário apresentar diferentes alternativas de...
Modelos didáticos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem do sistema cardiovascular dos vertebrados
Muitos educadores se queixam da falta de interesse e dificuldade de aprendizagem dos estudantes, bem como da escassez de recursos didáticos diferenciados. Para contornar esses desafios, é necessário que o professor lance mão de diferentes ferramentas, que contribuam para tornar as aulas mais dinâmicas, motivadoras e capazes de despertar o interesse do seu aluno, favorecendo, assim, a aprendizagem significativa. Dentre as diferentes estratégias a serem adotadas, o uso de modelos didáticos cons...
Abordagem das temáticas sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual no ensino de Biologia: quando a análise bibliográfica em genética e evolução se encontra com a prática pedagógica
Comumente acredita-se que o meio acadêmico, por ser um dos pilares na produção do conhecimento científico, encontra-se sempre em consonância com o que está sendo apresentado aos discentes na educação básica. Porém, muitas vezes, há uma grande lacuna entre essas produções, sendo necessário preenchê-la com reforços que garantam uma melhor e mais correlata mediação didática. Partindo desse princípio, o presente trabalho tem por objetivo observar se os conceitos de sexo, gênero, identidade de gên...
Uso de um aplicativo digital sobre as aves da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (RJ) como recurso para o ensino de Ecologia
Os problemas causados pela pressão antrópica, que promove constante degradação da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, vêm causando danos imensuráveis a esse patrimônio natural e ameaçando muitas espécies de aves de importante valor ecológico. Com o objetivo de trazer à luz a relevância dessa Unidade de Conservação e de sua avifauna, promovendo um meio alternativo para o ensino de conceitos ecológicos nas aulas de biologia, foi criado um aplicativo digital para acesso por alunos e p...
O uso da tecnologia do QR Code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados
Esta dissertação tem como objetivo a produção de uma sequência didática com a utilização da tecnologia do QR Code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados. A sequência didática, disponibilizada em uma página da Web, levará o discente a atividades de pesquisa, reflexão e formulação de conceitos de forma a proporcionar um enfoque investigativo no estudo deste grupo zoológico. A ideia dessa dissertação surgiu da necessidade de se produzir um ...
Desenvolvimento de modelos tridimensionais e de uma sequência didática para o ensino de sistema cardiovascular para alunos com deficiência visual
Comparando os dados do IBGE e do INEP nos anos de 2010 e 2017 é possível observar que o número de indivíduos com deficiência visual matriculados no ensino regular, especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos) é baixo, não existindo aumento ao longo do tempo. Uma das possíveis causas é ausência de recursos que permitem incluir os indivíduos no processo formativo, assim como uma inadequação do próprio currículo. Levando-se em consideração esses fatos, o tema sistema cardiovascular foi es...
Desenvolvimento de aplicativo para identificação de artrópodes como recurso na aprendizagem de taxonomia a estudantes do ensino médio
Os celulares estão presentes no cotidiano das pessoas, e consequentemente nas escolas. Sendo assim, ele pode ser um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo construir e desenvolver um aplicativo para smartphones em conjunto com estudantes do Ensino Médio para auxiliar na identificação de artrópodes. Dado o grau de complexidade dos termos técnicos utilizados em taxonomia, os conceitos podem não ficar muito claros para os estudantes, dificultando a...
O Museu do Amanhã no ensino da Biologia: uma proposta de guia de visitação
Diferentes estratégias podem ser empregadas na tentativa de instigar os estudantes no ensino da Biologia. Nesse sentido, os museus podem dar uma grande contribuição, uma vez que possuem o potencial de estimular a curiosidade dos discentes. Sendo assim, esta pesquisa teve o objetivo de propor um guia de visitação ao Museu do Amanhã que auxilie os professores de Biologia a realizarem visitas, com os alunos, de modo que as exposições permanentes sejam relacionadas a esta disciplina. Os dados lev...
Uma sequência didática sobre sistema reprodutor, construída para uma abordagem investigativa no ensino médio
O número crescente de jovens com infecções sexualmente transmissíveis e gravidez precoce tem aumentado. Nas escolas da rede pública, esse fato tem como consequência, o abandono da escola. Nota-se o grande interesse dos alunos do ensino médio pela temática corpo humano, sistema reprodutor humano e os temas correlatos. No entanto, o tempo disponibilizado para aulas de biologia e a abordagem tradicional não permitem atender às indagações dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi cons...
- 18 UERJ
- 18 Dissertação