
PPG DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CAP UERJ : [58] Visualizar estatísticas
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A educação matemática crítica na formação inicial do professor de matemática: narrativas de conscientização
A presente dissertação aborda as principais preocupações do movimento da Educação Matemática Crítica no que se refere às questões da Justiça Social que visa promover a formação de futuros professores de matemática através de uma proposta pedagógica. Fundamentados nos principais autores da Educação Crítica e da Educação Matemática Crítica, buscou-se conscientizar esses futuros professores quanto ao problema da justiça social e a importância do papel da Matemática na leitura e escrita da realid...
Autismo e estratégias para o ensino da matemática: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar quais foram as estratégias didáticas para o ensino da matemática de uma estudante com Transtorno do Espectro do Austimo (TEA) de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, durante o ensino remoto emergencial, adotado por uma turma de uma instituição de ensino durante o distanciamento social, causado pela Pandemia de COVID-19, a partir do ano de 2020. O cenário da pesquisa foi uma instituição pública, localizada no município do Rio de Janeiro, t...
Vila Cruzeiro, escolas e movimentos sociais: múltiplas narrativas sobre o território, a vizinhança e a história local
Esta pesquisa reflete sobre a valorização do território da favela Vila Cruzeiro/RJ e as interseções de raça, classe, gênero e idade tecidas no território urbano, a partir da perspectiva da Educação Pública em escolas situadas em favela. Propõe a interculturalidade como ferramenta de valorização das produções populares e das ações coletivas que educam e transformam nos territórios de favela. Demarca o território da Vila Cruzeiro como objeto de pesquisa e traça um percurso investigativo pelos b...
"Você nunca vai saber o que é ter o cabelo para o alto": o que dizem as professoras sobre os racismos vividos
A presente pesquisa analisa as narrativas de quatro professoras negras, aqui chamadas de caminhantes, acerca dos racismos que perpassaram seus corpos em diferentes momentos nas fases de desenvolvimento humano: infância, adolescência e adulta. Assim, através da pesquisa qualitativa e exploratória, o objetivo era analisar as subjetividades discursivas das caminhantes. Através da pesquisa autobiográfica, a trajetória acadêmica da pesquisadora, bem como suas memórias na instituição escolar, a fim...
Projetos de Inclusão Social por meio da música: a percepção dos seus atores
O presente estudo tem como propósito constatar os motivos dos participantes para ingressar, permanecer e evadir de Projetos de Inclusão Social por meio da música (PIS música), identificar se a participação em projeto extracurricular de educação musical contribui na formação escolar dos participantes, verificar se as metodologias de ensino e aprendizagem da música utilizadas no ambiente extraescolar colaboram para adoção de hábitos de estudo para aprendizagem de disciplinas escolares, averigua...
Aprender na e com a natureza: o trabalho de campo como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem
De que forma uma cidade pode contribuir com a promoção da educação de seus moradores? Esta foi a pergunta que norteou a presente pesquisa, que teve como objetivo desenvolver material didático voltado para o trabalho de campo em dois parques ecológicos localizados no município de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Nossa hipótese foi a de que alguns espaços públicos das cidades podem servir como espaços de aprendizagens, capazes de servir como ponte entre a teoria da sala de aula e ...
Fotografia e educação ambiental: aprendizagem e formação no Ensino Fundamental II
Diante das discussões políticas e educacionais em torno do Meio Ambiente (MA) e sua conservação, a importância da discussão sobre possíveis impactos ambientais para a população coloca em evidência a emergência da Educação Ambiental (EA) na escola e a disseminação desse conhecimento na sociedade. Para Degasperi & Bonotto (2017) a EA deve articular conhecimento, com valores éticos e estéticos, além da participação política, encontrando na sala de aula um ambiente propício para a construção de c...
A formação de professores e a aprendizagem com significado: propostas lúdicas no ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental
Neste trabalho, apresento os resultados de uma Pesquisa de Design Educacional (PDE) com a intenção de produzir um site educacional para formação de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Busco, assim, apoiá-los na criação de situações didáticas envolvendo o ensino dos conteúdos “Números” e “Operações” da área de conhecimento Matemática, tendo como eixo do processo de ensino as situações lúdicas de aprendizagem. Tive por intenção, com o site educacional, produzir conteúdo de estudo...
O uso de vídeos na aula de língua inglesa: experiências e contribuições para a aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município do Rio de Janeiro
O ensino de Língua Inglesa vem se expandindo de maneira irregular para os anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede particular e na rede pública do Rio de Janeiro. Entretanto, sua obrigatoriedade ocorre apenas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (BRASIL, LDB 9394/96, art. 26, §5º). Apesar da grande demanda, a falta de políticas públicas que regulamentem o ensino do idioma faz com que este deixe de participar do Programa Nacional do Livro Didático. Além disso, ainda há muitos desafios ...
A ciência que vem da imaginação! Ciências e Artes - Ensino interdisciplinar
Essa Dissertação apresenta uma proposta de pesquisa que tem por objetivo discutir como a interdisciplinaridade entre Ciências e Artes pode contribuir e estimular um ensino mais crítico e investigativo no Ensino Fundamental. O domínio da leitura e da escrita é considerado de suma importância para a aprendizagem dos saberes e desta forma, muitas vezes, o ensino de Ciências apresenta-se reduzido ao uso de livros didáticos e lousa. Principalmente, nos anos iniciais, os alunos apresentam curiosida...
Ensino humanístico de Geografia em escola pública municipal: o conceito de lugar e o lugar na sala de aula
Esta pesquisa se insere no campo do Ensino de Geografia, baseando-se em proposta pedagógica e humanística, considerando também aspectos avaliativos. Através do Ensino de Geografia, o estudo dá ênfase ao olhar dos estudantes sobre a escola e sobre as relações que nela se estabelecem, para que seja possível ressignificar a sala de aula com ações colaborativas e, igualmente, favorecer a adaptação a esse lugar, respeitando as limitações individuais e incluindo os educandos como participantes e co...
Autorias indígenas nos livros didáticos do PNLD: culturas, ausências e desafios
O presente trabalho investiga a participação ou influência de autorias indígenas nos materiais didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) como um desdobramento da Lei nº 11.645/08 que se refere à valorização da cultura e da história de diferentes populações indígenas e insere a perspectiva da diferença nos currículos educacionais. Com base em uma concepção pós-estruturalista concernente ao papel da linguagem e do discurso nas disputas por hegemonia e...
Professor, que currículo é esse? Percepções sobre autonomia, saberes e formação docente no ensino fundamental
Este estudo aborda os saberes, a formação e a autonomia docente na produção curricular em escolas da rede municipal de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. A fundamentação teórica da pesquisa se apoia em estudiosos do currículo: Sacristán (2017), Arroyo (2013), Goodson (1996, 2018), Apple (2008, 2013), Young (2014), Lopes e Macedo (2011) e Silva (2019); em autores que discutem a autonomia docente, como: Contreras (2012), Freire (2018, 2005) e Albino (2018); e estudiosos da formação e sabe...
Jogos de alfabetização, práticas analógicas e potencialidades digitais: uma perspectiva inclusiva
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a utilização de jogos educativos como meio de estratégia pedagógica para alfabetização de alunos das séries iniciais do ensino fundamental, incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem, em uma perspectiva inclusiva, levando em consideração a diversidade escolar (BRASIL, [2020a]; UNESCO, 1998a); visa também a contribuir para a aprendizagem de estudantes com dificuldades de aprendizagem de origem biopsicossocial. Foram analisados recursos peda...
Estratégias e recursos de mediação pedagógica para um estudante com deficiência intelectual no primeiro ciclo do Ensino Fundamental
O debate sobre elementos, como recursos e estratégias, para a escolarização de estudantes com Deficiência Intelectulal é uma importante pauta para evidenciar aspectos que provejam reflexões sobre as práticas de ensino para estes estudantes. Essa dissertação analisou a configuração das estratégias e recursos didáticos para o ensino de um estudante com Deficiência Intelectual, dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública de Educação Básica. A pesquisa de abordagem qualitativa ...
Orientação espacial de alunos do primeiro segmento do ensino fundamental praticantes de xadrez
Há evidências na literatura que indicam que a prática do xadrez pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de diferentes áreas do ensino como a matemática, a história, geografia, português e artes. No entanto, ainda há uma escassez de informações que apontem as possíveis contribuições para o desempenho motor de crianças. Por ser um jogo/esporte que apresenta em sua estrutura peças com movimentos específicos, frente a um adversário, acredita-se que a sua prática possa contribuir para o ...
Identidades na prática pedagógica em Educação de Jovens e Adultos: o que dizem os professores?
O presente estudo consiste em investigar o tema da identidade ou identidades na Educação de Jovens e Adultos a partir da perspectiva de educadores da EJA. O objetivo do trabalho é conhecer e refletir sobre o que os docentes pensam sobre as relações entre o tema identidades, a sua presença efetiva em trabalhos pedagógicos nas salas de aula e a importância que os educadores conferem a este tipo de trabalho. A Pesquis apresenta como fundamentação teórica o pensamento de Paulo Freire em diferente...
Material pop-up como proposta de experiência com a visualização espacial
Esse trabalho se utiliza do potencial lúdico dos cartões pop-up para propor a exploração da tridimensionalidade e a experimentação com a visualização espacial. Motivada por demandas pedagógicas identificadas em aulas de Desenho do 6º ano, por frequentes registros de dificuldades apresentadas em etapas posteriores de ensino e pelo desejo, inerente à disciplina, de oportunizar o desenvolvimento de tal capacidade, este estudo buscou alternativas. Encontrou na produção de vídeos que apresentam e ...
Os NEABI's como espaços de problematização e aprendizagem dos processos históricos e culturais dos povos africanos e afro-brasileiros: vivências na educação básica
As lutas dos movimentos sociais, em especial dos movimentos negros, colocados aqui no plural por serem representados em diferentes frentes, culminaram entre outras ações e especificamente no campo educacional, na criação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) ou Núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI’s) que tempos depois, se constituíram como experiências também na educação básica. O presente trabalho traz reflexões e inferências sobre os NEABI’s surgidos inicialmente ...
O cabelo crespo como fio condutor do processo de pertencimento étnico-racial de meninas negras no ambiente escolar
A presente pesquisa investiga as relações estabelecidas entre o cabelo crespo e o processo de pertencimento étnico-racial e de ensino-aprendizagem de meninas negras no ambiente escolar. Esta análise se dá a partir do estudo do racismo, da representatividade, dos valores culturais e a oralidade dos corpos negros. A pesquisa tem como metodologia a aplicação de um questionário exploratório de natureza narrativa e autobiográfica, buscando correlacionar as teorias estudadas com os fatos vivenciado...
- 58 UERJ
- 58 Dissertação
- 24 2019