PPG DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CAP UERJ : [122] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI): proposta de um recurso educacional digital
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso educacional que ofereça suporte operacional aos profissionais da educação na elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), sendo esse um plano de personalização para o ensino de estudantes público da educação especial (MASCARO, 2021). Buscou-se criar um software, denominado AppPEI, capaz de provocar reflexões sobre esse processo de forma a empoderar tais profissionais, com vistas a promover a acessibilidade curricular para o alun...
Formação e autoformação docente na educação básica: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Resende/RJ
A presente pesquisa tem por objetivo investigar a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental do município de Resende, de modo a identificar aspectos que influenciam a evolução desses profissionais no tocante à continuidade da formação, bem como as atualizações permanentes que impactem em transformações nas suas práticas pedagógicas. O estudo baseia-se na hipótese de que: a defasagem na formação continuada docente dos profissionais da rede municipal de ensino de Resende...
Com açúcar e com afeto: práticas dialógicas na educação de jovens e adultos
O ponto central desse trabalho é propor uma ação pedagógica na docência baseada no diálogo e na afetividade. A Educação de Jovens e Adultos – EJA é o grande campo e o Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA, da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro é o cenário em que a pesquisa acontece. Entendendo a dialogicidade e a afetividade como elementos fundamentais para uma ação pedagógica bem-sucedida ao enfrentar a evasão escolar na modalidade, a pesquisa foi verificara oco...
Inclusão social e ballet clássico: um estudo de caso sobre a percepção dos atores sociais de um clube escolar no município do Rio de Janeiro
O presente estudo de caso teve como objetivo verificar na percepção dos atores sociais de um Clube Escolar no município do Rio de Janeiro, que se utiliza do esporte e da arte como meio de inclusão social, os motivos para ingresso, permanência e evasão dos alunos da Oficina de Ballet Clássico. Para proceder a investigação foi utilizado a triangulação dos dados encontrados na revisão bibliográfica, com os dados colhidos em campo através da análise documental e dos questionários semiestruturados...
Educação financeira escolar: desafios e potencialidades nos anos iniciais
Este trabalho tem como proposta de estudo dialogar com a Educação Financeira no campo da Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Educação Básica. Tendo como base a vivência da autora como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no PEJA (SME/Rio, desde 2004) quanto no ciclo de alfabetização de crianças (SME/Duque de Caxias, desde o ano de 2007), vislumbra-se a importância da Educação Financeira no cotidiano dos alunos do terceiro ano do ciclo de alfabetização, ...
Divisão por frações: compreensão profunda da matemática fundamental de futuros professores de matemática
O ensino de frações é um tema bastante complexo na Educação Básica, situa-se numa fase de transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, nos quais a rotina e contexto escolar são diferentes. À medida em que o ensino de frações avança demanda bases sólidas para se desenvolver. A chegada da divisão por frações, uma operação que engloba os números fracionários e a divisão, muitas vezes, se torna um grande desafio não apenas para alunos, mas também para os professores. Esta pesq...
Efeitos de um programa de formação docente sobre funções executivas em crianças com transtorno do espectro autista
O aumento no número de matrículas de estudantes Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares de ensino tem gerado grande preocupação por parte dos(as) professores(as). Pessoas com TEA podem apresentar dificuldade em manter a atenção nas atividades, realizar tarefas em sequência, e modificar as estratégias para resolução de atividades sempre que necessário. No campo da neurociência cognitiva essas habilidades são chamadas de funções executivas, habilidades cognitivas que são base...
Ensino de arte e museus: diálogos entre práticas decoloniais
Atualmente, o processo educacional ocorre nos mais diferentes espaços, dentre outros nos patrimônios culturais das cidades, como nos museus do Rio de Janeiro, em especial, o Museu Nacional de Belas Artes/MNBA; o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/MAM; e o Museu de Arte do Rio/MAR. O objetivo principal deste estudo é compreender como as práticas educativas no ensino de Arte na educação básica – como em uma escola no bairro de Ramos, Zona Norte carioca, - relacionam-se com as narrativas im...
Alimentos e TikTok: uma proposta de aprendizagem significativa e interdisciplinar para o ensino de ciências da natureza e matemática
Estudos relacionados ao Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza mostram que os estudantes apresentam dificuldades nestas disciplinas não somente com relação aos conteúdos curriculares, mas também com a conexão entre estas disciplinas e suas aplicabilidades no cotidiano. Sendo assim, esta Dissertação apresenta uma pesquisa voltada para o ensino do tema Alimentos para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Tal pesquisa envolve metodologias interdisciplinares e investigativas para incentiva...
Livro interdisciplinar interativo: perspectivas docentes
Este trabalho situa-se no campo de estudos sobre Processo de Ensino e Aprendizagem. Teve por objetivo elaborar um produto voltado para o primeiro segmento da Educação Básica: Livro Interdisciplinar Interativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e colaborativa, de caráter formativo, pois visa contribuir para a formação de professores, pois os mesmos contribuíram para a elaboração do produto deste trabalho mediante a questionário, roda de conversa, e no processo final, com questionário para v...
Quando a escola visita o museu e quando o museu visita a escola: educação na perspectiva do Patrimônio Cultural
Esta dissertação investiga a relação estabelecida entre escola e museu, suas particularidades e potencialidades em relação às atividades pedagógicas sob a perspectiva do patrimônio cultural. Busca-se contribuir, por um lado, para a desconstrução do modelo pedagógico tradicional e conservador, dando lugar a uma educação libertadora. Por outro lado, cabe promover diálogo com os setores educativos dos museus, alguns deles inacessíveis, outros abertos a parcerias efetivas com os docentes. Como me...
Artes visuais no ensino fundamental: a obra de Athos Bulcão como processo criativo
A pesquisa vem contribuir com propostas metodológicas para o ensino de Arte (em espaços formais e não formais) na Educação Básica. O objetivo principal é pesquisar atividades de criação artística para estudantes do Ensino Fundamental de modo que a Arte na escola contribua para a dinamização dos programas curriculares. Com o estudo acerca da recorrência das atividades artístico-pedagógicas nos livros didáticos, propomos ampliar estratégias metodológicas a partir da obra do artista visual brasi...
A inserção da astronomia no ensino fundamental: uma proposta para a alfabetização científica, na perspectiva dos multiletramentos com vistas à aprendizagem significativa.
A articulação entre o mundo real e os conhecimentos trabalhados na escola são fundamentais para os processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, pensar uma proposta eficaz de Alfabetização Científica pressupõe uma reflexão sobre o mundo em que vivemos, as relações que estabelecemos com ele e as formas de disseminação desse conhecimento. O objetivo deste estudo foi investigar, sob a concepção da Aprendizagem Significativa, as contribuições de uma sequência didática para o processo de Alfab...
Educação para a redução de riscos de desastres: o uso do conceito de paisagem para o estudo do tema em escolas do 2° Distrito de Petrópolis/RJ
A relação predatória com que a sociedade vem lidando com o ambiente tem provocado, sobretudo nas últimas décadas, desastres dos mais diversos tipos resultantes de construções e interferências sociais que perpassam a história do Brasil e, em especial, de Petrópolis/RJ, município em que será realizada a pesquisa. O cotidiano escolar, enquanto parte integrante da sociedade, também fortemente afetado pela ocorrência destes fenômenos, pode ser o espaço privilegiado para prevenção e redução de desa...
Aprendizagem de jovens e adultos: sentidos produzidos pelas perspectivas discentes e docentes
Este trabalho tem como objetivo pesquisar os sentidos da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) através das narrativas de discentes e docentes, de que forma ocorre a mediação do educador e se os recursos utilizados potencializam o processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade de ensino. A pesquisa se justifica porque estudos recentes apontam que o Brasil ainda encontra entraves no enfrentamento do analfabetismo. Como escopo teórico, nos ancoramos principalmente em Paulo Freire ...
“Professor, o que vamos jogar hoje?” O pensamento espacial por intermédio de uma sequência didática gamificada
Diante da existência de diversos instrumentos disponíveis para apoiar o docente na prática pedagógica, destacam-se os jogos eletrônicos de entretenimento e os jogos analógicos de tabuleiros. São atividades que costumam atrair o interesse dos jovens. Em vista disso, o presente trabalho objetiva demonstrar a possibilidade de promover o pensamento espacial por meio da relação dos agentes produtores do espaço urbano e os jogos de simulação de cidade, como o Simcity Buildit e jogos analógicos de t...
Um olhar dos estudantes sobre as aulas de educação física no Programa de Educação de Jovens e Adultos: expectativa x realidade
A presente pesquisa aborda as expectativas, percepções e memórias dos estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em relação às atividades realizadas pela disciplina Educação Física em seu curso. Tendo como objetivo geral compreender essas percepções com a finalidade de divulgação junto aos docentes de forma a propor uma reflexão sobre a relação entre ensinar e aprender. Como objetivos específicos, busca conhecer e analisar as percep...
Fotografia e aprendizagem no 6º ano experimental na perspectiva transdisciplinar
Esta pesquisa tem como tema a relação entre a produção e a leitura do texto fotográfico com os processos de ensino e aprendizagem. O estudo buscou responder às seguintes questões: como alunos do 6º ano experimental em uma escola pública aprendem a partir da produção e análise de fotografias? De que maneira a fotografia pode contribuir para uma abordagem transdisciplinar da aprendizagem? A fundamentação teórica se estruturou em torno das noções de: (I) aprendizagem mediada por imagem (VYGOTSKY...
As meninas negras na literatura infantil sob a perspectiva de olhares plurais: o que dizem esses olhares?
Esta Pesquisa investiga meninas negras que figuram como personagens na Literatura Infantil, analisando trajetórias, representações, discursos, protagonismos e visibilidades contidos nos acervos dos livros indicados pelo Portal Geledés e pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE, do ano de 2014, Categoria 3, do Ensino Fundamental. O recorte de gênero se dá por serem as meninas negras as maiores vítimas de um racismo estrutural. O texto desenvolve-se também atravessado pela história de...
Por eles mesmos: o que as autobiografias dos sujeitos chamados autistas revelam acerca de suas experiências escolares?
O autismo, tantas vezes enigmático, admirável, imediatamente incompreensível - desperta curiosidades, encantos e angústias. Em meio a tudo isso, o ambiente escolar apresenta muitas dificuldades diante dessa singularidade e, em movimento crescente, parece buscar esclarecimentos sobre ela. O objetivo desta pesquisa é caracterizar, através das obras autobiográficas, a relação que os sujeitos diagnosticados com autismo estabelecem com a escola. Além disso, analisar a potência das autobiografias e...
- 122 UERJ
- 120 Dissertação
- 2 Tese
- 24 2019
- 122 application/pdf
- 122 Acesso Aberto