
PPG DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CAP UERJ : [114] Visualizar estatísticas
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Alimentos e TikTok: uma proposta de aprendizagem significativa e interdisciplinar para o ensino de ciências da natureza e matemática
Estudos relacionados ao Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza mostram que os estudantes apresentam dificuldades nestas disciplinas não somente com relação aos conteúdos curriculares, mas também com a conexão entre estas disciplinas e suas aplicabilidades no cotidiano. Sendo assim, esta Dissertação apresenta uma pesquisa voltada para o ensino do tema Alimentos para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Tal pesquisa envolve metodologias interdisciplinares e investigativas para incentiva...
Livro interdisciplinar interativo: perspectivas docentes
Este trabalho situa-se no campo de estudos sobre Processo de Ensino e Aprendizagem. Teve por objetivo elaborar um produto voltado para o primeiro segmento da Educação Básica: Livro Interdisciplinar Interativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e colaborativa, de caráter formativo, pois visa contribuir para a formação de professores, pois os mesmos contribuíram para a elaboração do produto deste trabalho mediante a questionário, roda de conversa, e no processo final, com questionário para v...
Quando a escola visita o museu e quando o museu visita a escola: educação na perspectiva do Patrimônio Cultural
Esta dissertação investiga a relação estabelecida entre escola e museu, suas particularidades e potencialidades em relação às atividades pedagógicas sob a perspectiva do patrimônio cultural. Busca-se contribuir, por um lado, para a desconstrução do modelo pedagógico tradicional e conservador, dando lugar a uma educação libertadora. Por outro lado, cabe promover diálogo com os setores educativos dos museus, alguns deles inacessíveis, outros abertos a parcerias efetivas com os docentes. Como me...
Artes visuais no ensino fundamental: a obra de Athos Bulcão como processo criativo
A pesquisa vem contribuir com propostas metodológicas para o ensino de Arte (em espaços formais e não formais) na Educação Básica. O objetivo principal é pesquisar atividades de criação artística para estudantes do Ensino Fundamental de modo que a Arte na escola contribua para a dinamização dos programas curriculares. Com o estudo acerca da recorrência das atividades artístico-pedagógicas nos livros didáticos, propomos ampliar estratégias metodológicas a partir da obra do artista visual brasi...
A inserção da astronomia no ensino fundamental: uma proposta para a alfabetização científica, na perspectiva dos multiletramentos com vistas à aprendizagem significativa.
A articulação entre o mundo real e os conhecimentos trabalhados na escola são fundamentais para os processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, pensar uma proposta eficaz de Alfabetização Científica pressupõe uma reflexão sobre o mundo em que vivemos, as relações que estabelecemos com ele e as formas de disseminação desse conhecimento. O objetivo deste estudo foi investigar, sob a concepção da Aprendizagem Significativa, as contribuições de uma sequência didática para o processo de Alfab...
Educação para a redução de riscos de desastres: o uso do conceito de paisagem para o estudo do tema em escolas do 2° Distrito de Petrópolis/RJ
A relação predatória com que a sociedade vem lidando com o ambiente tem provocado, sobretudo nas últimas décadas, desastres dos mais diversos tipos resultantes de construções e interferências sociais que perpassam a história do Brasil e, em especial, de Petrópolis/RJ, município em que será realizada a pesquisa. O cotidiano escolar, enquanto parte integrante da sociedade, também fortemente afetado pela ocorrência destes fenômenos, pode ser o espaço privilegiado para prevenção e redução de desa...
Aprendizagem de jovens e adultos: sentidos produzidos pelas perspectivas discentes e docentes
Este trabalho tem como objetivo pesquisar os sentidos da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) através das narrativas de discentes e docentes, de que forma ocorre a mediação do educador e se os recursos utilizados potencializam o processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade de ensino. A pesquisa se justifica porque estudos recentes apontam que o Brasil ainda encontra entraves no enfrentamento do analfabetismo. Como escopo teórico, nos ancoramos principalmente em Paulo Freire ...
“Professor, o que vamos jogar hoje?” O pensamento espacial por intermédio de uma sequência didática gamificada
Diante da existência de diversos instrumentos disponíveis para apoiar o docente na prática pedagógica, destacam-se os jogos eletrônicos de entretenimento e os jogos analógicos de tabuleiros. São atividades que costumam atrair o interesse dos jovens. Em vista disso, o presente trabalho objetiva demonstrar a possibilidade de promover o pensamento espacial por meio da relação dos agentes produtores do espaço urbano e os jogos de simulação de cidade, como o Simcity Buildit e jogos analógicos de t...
Um olhar dos estudantes sobre as aulas de educação física no Programa de Educação de Jovens e Adultos: expectativa x realidade
A presente pesquisa aborda as expectativas, percepções e memórias dos estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em relação às atividades realizadas pela disciplina Educação Física em seu curso. Tendo como objetivo geral compreender essas percepções com a finalidade de divulgação junto aos docentes de forma a propor uma reflexão sobre a relação entre ensinar e aprender. Como objetivos específicos, busca conhecer e analisar as percep...
Fotografia e aprendizagem no 6º ano experimental na perspectiva transdisciplinar
Esta pesquisa tem como tema a relação entre a produção e a leitura do texto fotográfico com os processos de ensino e aprendizagem. O estudo buscou responder às seguintes questões: como alunos do 6º ano experimental em uma escola pública aprendem a partir da produção e análise de fotografias? De que maneira a fotografia pode contribuir para uma abordagem transdisciplinar da aprendizagem? A fundamentação teórica se estruturou em torno das noções de: (I) aprendizagem mediada por imagem (VYGOTSKY...
As meninas negras na literatura infantil sob a perspectiva de olhares plurais: o que dizem esses olhares?
Esta Pesquisa investiga meninas negras que figuram como personagens na Literatura Infantil, analisando trajetórias, representações, discursos, protagonismos e visibilidades contidos nos acervos dos livros indicados pelo Portal Geledés e pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE, do ano de 2014, Categoria 3, do Ensino Fundamental. O recorte de gênero se dá por serem as meninas negras as maiores vítimas de um racismo estrutural. O texto desenvolve-se também atravessado pela história de...
Por eles mesmos: o que as autobiografias dos sujeitos chamados autistas revelam acerca de suas experiências escolares?
O autismo, tantas vezes enigmático, admirável, imediatamente incompreensível - desperta curiosidades, encantos e angústias. Em meio a tudo isso, o ambiente escolar apresenta muitas dificuldades diante dessa singularidade e, em movimento crescente, parece buscar esclarecimentos sobre ela. O objetivo desta pesquisa é caracterizar, através das obras autobiográficas, a relação que os sujeitos diagnosticados com autismo estabelecem com a escola. Além disso, analisar a potência das autobiografias e...
A transformação em rede no ciberespaço: investigação das narrativas (auto)biográficas docentes digitais em diário virtual
A presente pesquisa analisou as narrativas (auto)biográficas docentes digitais que procedem de experiências do cotidiano em um diário virtual no ciberespaço, na rede social do Facebook, investigou como se constituem tais narrrativas e como se dão os processos transformativos profissionais docentes que perpassam pela auto, hetero e ecoformação nesse locus. Para isto, tomamos como alicerce teórico-metodológico as contribuições históricas acerca das temáticas da (auto)biografia e das narrativas ...
A botânica no ensino fundamental I: análise de livros didáticos e desenvolvimento de atividades visando à produção de um guia de práticas sobre o reino vegetal
O Ensino de Ciências é reconhecidamente importante para formação de cidadãos críticos, esse é constituído por áreas como a Zoologia, Genética e Botânica. O Ensino de Botânica acaba por ser negligenciado por ser visto como não atrativo, causando o que se denomina de Cegueira Botânica. Apesar de reconhecidamente importante o uso de modalidades práticas possui dificuldades no desenvolvimento. Tendo conhecimento estas questões e que poucos trabalhos são desenvolvidos com Ensino de Ciências nas sé...
Elaboração de recursos didáticos de baixo custo para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
A presente pesquisa aborda o trabalho de alfabetização em salas de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, mais precisamente, terceiro e quarto ano de escolaridade, em uma escola pública, na cidade de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, com alunos que apresentam Deficiência Intelectual (DI) ou estão em avaliação com esta hipótese diagnóstica. Em relação à metodologia, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa colaborativa, pois se constitui de uma prática conjunta entre a ...
Novas perspectivas para o ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o trabalho com os multiletramentos no 1° ano
Apesar da obrigatoriedade do ensino de Língua Inglesa a partir do 6° ano do Ensino Fundamental (BRASIL, LDB 9394/96, art. 26, §5°), atualmente o ensino do idioma tem se expandido de maneira irregular para os anos iniciais do Ensino Fundamental nas principais redes públicas do país. Embora haja uma grande demanda, pouco tem sido discutido e feito para adequar o ensino de Inglês aos 1° e 2° ciclos (TILIO; ROCHA, 2010), pois diante da falta de legitimidade, o ensino do idioma para esse segmento,...
O jogo da memória digital como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar
Com o avanço da tecnologia, a sociedade a cada dia modifica sua relação com o outro e com a educação não poderia ser diferente. A escola, no seu papel de produtora de conhecimento, precisa acompanhar esse desenvolvimento. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar o potencial da gamificação como ferramenta de aprendizagem colaborativa, num processo de desenvolvimento interdisciplinar. De modo particular, o estudo focalizou o desenvolvimento e a utilização do jogo da memória digita...
A introdução de jogos didáticos matemáticos no nono ano do ensino fundamental como resposta às dificuldades de aprendizagem
A proposta desse trabalho consiste em investigar se a inserção de atividades lúdicas, mais especificamente jogos didáticos, são capazes de minimizar as dificuldades de aprendizagem de determinados conteúdos abordados na disciplina de Matemática para o nono ano de escolaridade. Tanto a experiência docente como as pesquisas da área revelam que são diversos os fatores que podem acarretar as dificuldades mencionadas. Tais fatores vão desde a transição do primeiro para o segundo segmento do Ensino...
Formação docente para mediação pedagógica
Esta pesquisa se propõe a apresentar o Curso de Extensão: "Mediação pedagógica para acompanhamento de estudantes com autismo e deficiência intelectual na perspectiva do ensino colaborativo" oferecido pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, tendo como público alvo professores. Com a finalidade de descrever o processo de formação continuada de professores em mediação pedagógica no referido curso de extensão e papel do curso na formação dos cursistas; Registrar como o curso a...
A infância na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Amarela
Com a presente pesquisa, tivemos a intenção de conhecer e analisar o que dizem crianças da pré-escola e do primeiro ano a respeito da transição da educação infantil para o ensino fundamental. Tomamos como base uma concepção de infância e de criança: a primeira, como uma fase primordial para o desenvolvimento humano e a segunda, como ser histórico e social, capaz de produzir e criar cultura. Ao nosso ver, estas concepções superam a ideia de criança incompleta ou que ainda virá a ser alguém. Co...
- 114 UERJ
- 112 Dissertação
- 2 Tese
- 24 2019
- 114 application/pdf
- 114 Acesso Aberto