
PPG DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CAP UERJ : [131] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Movimentos itinerantes em marcha: justiça social e matemáticas menores na educação de jovens e adultos
A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa de Mestrado Profissional vinculada ao Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) surge do desejo, enquanto pesquisadora, de contar outras histórias em meu percurso como educadora. São histórias reais, que retratam as memórias de sujeitos excluídos do direito à educação no ensino regular, os quais buscam na escola um espaço de dignificação da vida. Essas histórias estão repletas de saberes e experiências singulares, sobreviv...
Educação financeira: a construção de uma planilha como estratégia para o desenvolvimento da autonomia e bem-estar financeiros
Esta dissertação tem como tema o desenvolvimento da Educação Financeira através do processo de construção de uma planilha financeira, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Abdias Nascimento, localizada em Nova Iguaçu - Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Esse estudo adotou uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, visando explorar o conhecimento dos alunos participantes sobre o tema Educação Financeira, avaliando ainda de que maneira a construção cole...
Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER): análise de contexto, dados e evidências na educação carioca
O estudo em questão investiga a instituição da Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER) em 2021, incorporada à estrutura da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O autor, um docente do ciclo inicial de ensino que também desempenhou funções na GERER, propõe uma análise da experiência dessa gerência no período compreendido entre 2021 e 2023. A pesquisa se fundamenta na trajetória do autor e no contexto institucional da rede municipal de ensino, com o intuito de conduzir uma ava...
“A gente‟ era feliz e não sabia... é possível sair da zona de conforto de maneira abrupta e ainda dar lugar a um novo processo de construção didática?
A presente pesquisa procurou investigar os efeitos da pandemia no mundo educacional, estudando diversos aspectos, principalmente a questão profissional – professor mediador – e o processo de ensino-aprendizagem como um todo. O estudo ocorreu a partir de entrevistas com professores atuantes em escolas públicas e privadas, na Educação Básica no município do Rio de Janeiro, em turmas do quarto ao sexto ano. O estudo traz uma reflexão do contexto educacional prépandêmico, para abordar, comparativ...
Saberes docentes e a tecnologia na BNC formação continuada
No cenário educacional contemporâneo, no qual as tecnologias apresentam potencialidades e possibilidades para o fazer pedagógico, se faz necessário oportunizar formação continuada para professores que visem o uso da tecnologia em uma perspectiva crítica. Com a pandemia do Covid-19, evidenciou-se a necessidade de trazer para os processos de formação continuada a tecnologia em uma perspectiva crítica, envolvendo não só aspectos técnicos como pedagógicos. A BNC-Formação Continuada, aprovada em 2...
O silêncio da filosofia: de 1961 à BNCC
O ensino de Filosofia no Brasil passou por diversas mudanças ao longo dos últimos tempos. Com primeira LDB 4.024/61 e a promessa do ensino profissionalizante, uma mão de obra mais qualificada e a garantia de vagas no mercado de trabalho levou o ensino da Filosofia para segundo plano, uma vez que até então, o ensino secundarista era visto como propedêutico à formação superior, deixando de ser obrigatória, e por fim, em 1971, com a lei 5.692, foi completamente excluída do currículo. A Filosofia...
Caminhos lúdicos narrados: uma experiência colaborativa na formação de professores de matemática
Esta pesquisa como objetivo refletir sobre as influências de experiências potencialmente lúdicas e o processo colaborativo de elaboração de jogos pedagógicos para a formação inicial do professor de Matemática. Utilizou-se a metodologia de pesquisa narrativa, centrada na compreensão das experiências vividas pelos sujeitos. Uma oficina de ludicidade e criação de jogos foi conduzida com cinco licenciandos de Estágio Supervisionado em Matemática II, disciplina do sétimo período do curso de licenc...
Os jogos e a resolução de problemas como estratégias na/para construção de conhecimentos: incentivando (auto)insubordinações criativas de estudantes
O texto a seguir apresenta uma investigação sobre a utilização de jogos e atividades lúdicas, sob a perspectiva da resolução de problemas e incentivando ações de (auto)Insubordinação Criativa, como recursos viabilizadores na/para construção de conhecimentos de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II (Campus Engenho Novo I). O estudo apresenta como metodologia a pesquisa-ação, sob cunho qualitativo. A investigação está relacionada à linha de pesquisa “Matemáticas outras...
Bullying na escola: construção e validação de um questionário sobre a percepção dos professores.
Com a popularização do termo e o reforço da mídia, o bullying passou a ser entendido sob uma abordagem que o caracteriza como epidemia, sendo tratado por especialistas como um problema de saúde pública. Além dessa perspectiva, tem-se a criminalização do fenômeno, amparado pela Lei Federal nº 13.185/2015, e por outras, como a Lei nº 5.824, de 2010, sancionada no Estado do Rio de Janeiro, que obriga escolas a acionarem o Conselho Tutelar e a polícia nos casos de bullying. Em ambas as ações, imp...
Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI): proposta de um recurso educacional digital
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso educacional que ofereça suporte operacional aos profissionais da educação na elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), sendo esse um plano de personalização para o ensino de estudantes público da educação especial (MASCARO, 2021). Buscou-se criar um software, denominado AppPEI, capaz de provocar reflexões sobre esse processo de forma a empoderar tais profissionais, com vistas a promover a acessibilidade curricular para o alun...
Formação e autoformação docente na educação básica: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Resende/RJ
A presente pesquisa tem por objetivo investigar a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental do município de Resende, de modo a identificar aspectos que influenciam a evolução desses profissionais no tocante à continuidade da formação, bem como as atualizações permanentes que impactem em transformações nas suas práticas pedagógicas. O estudo baseia-se na hipótese de que: a defasagem na formação continuada docente dos profissionais da rede municipal de ensino de Resende...
Com açúcar e com afeto: práticas dialógicas na educação de jovens e adultos
O ponto central desse trabalho é propor uma ação pedagógica na docência baseada no diálogo e na afetividade. A Educação de Jovens e Adultos – EJA é o grande campo e o Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA, da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro é o cenário em que a pesquisa acontece. Entendendo a dialogicidade e a afetividade como elementos fundamentais para uma ação pedagógica bem-sucedida ao enfrentar a evasão escolar na modalidade, a pesquisa foi verificara oco...
Inclusão social e ballet clássico: um estudo de caso sobre a percepção dos atores sociais de um clube escolar no município do Rio de Janeiro
O presente estudo de caso teve como objetivo verificar na percepção dos atores sociais de um Clube Escolar no município do Rio de Janeiro, que se utiliza do esporte e da arte como meio de inclusão social, os motivos para ingresso, permanência e evasão dos alunos da Oficina de Ballet Clássico. Para proceder a investigação foi utilizado a triangulação dos dados encontrados na revisão bibliográfica, com os dados colhidos em campo através da análise documental e dos questionários semiestruturados...
Educação financeira escolar: desafios e potencialidades nos anos iniciais
Este trabalho tem como proposta de estudo dialogar com a Educação Financeira no campo da Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Educação Básica. Tendo como base a vivência da autora como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no PEJA (SME/Rio, desde 2004) quanto no ciclo de alfabetização de crianças (SME/Duque de Caxias, desde o ano de 2007), vislumbra-se a importância da Educação Financeira no cotidiano dos alunos do terceiro ano do ciclo de alfabetização, ...
Divisão por frações: compreensão profunda da matemática fundamental de futuros professores de matemática
O ensino de frações é um tema bastante complexo na Educação Básica, situa-se numa fase de transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, nos quais a rotina e contexto escolar são diferentes. À medida em que o ensino de frações avança demanda bases sólidas para se desenvolver. A chegada da divisão por frações, uma operação que engloba os números fracionários e a divisão, muitas vezes, se torna um grande desafio não apenas para alunos, mas também para os professores. Esta pesq...
Efeitos de um programa de formação docente sobre funções executivas em crianças com transtorno do espectro autista
O aumento no número de matrículas de estudantes Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes regulares de ensino tem gerado grande preocupação por parte dos(as) professores(as). Pessoas com TEA podem apresentar dificuldade em manter a atenção nas atividades, realizar tarefas em sequência, e modificar as estratégias para resolução de atividades sempre que necessário. No campo da neurociência cognitiva essas habilidades são chamadas de funções executivas, habilidades cognitivas que são base...
Ensino de arte e museus: diálogos entre práticas decoloniais
Atualmente, o processo educacional ocorre nos mais diferentes espaços, dentre outros nos patrimônios culturais das cidades, como nos museus do Rio de Janeiro, em especial, o Museu Nacional de Belas Artes/MNBA; o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/MAM; e o Museu de Arte do Rio/MAR. O objetivo principal deste estudo é compreender como as práticas educativas no ensino de Arte na educação básica – como em uma escola no bairro de Ramos, Zona Norte carioca, - relacionam-se com as narrativas im...
Alimentos e TikTok: uma proposta de aprendizagem significativa e interdisciplinar para o ensino de ciências da natureza e matemática
Estudos relacionados ao Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza mostram que os estudantes apresentam dificuldades nestas disciplinas não somente com relação aos conteúdos curriculares, mas também com a conexão entre estas disciplinas e suas aplicabilidades no cotidiano. Sendo assim, esta Dissertação apresenta uma pesquisa voltada para o ensino do tema Alimentos para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Tal pesquisa envolve metodologias interdisciplinares e investigativas para incentiva...
Livro interdisciplinar interativo: perspectivas docentes
Este trabalho situa-se no campo de estudos sobre Processo de Ensino e Aprendizagem. Teve por objetivo elaborar um produto voltado para o primeiro segmento da Educação Básica: Livro Interdisciplinar Interativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e colaborativa, de caráter formativo, pois visa contribuir para a formação de professores, pois os mesmos contribuíram para a elaboração do produto deste trabalho mediante a questionário, roda de conversa, e no processo final, com questionário para v...
Quando a escola visita o museu e quando o museu visita a escola: educação na perspectiva do Patrimônio Cultural
Esta dissertação investiga a relação estabelecida entre escola e museu, suas particularidades e potencialidades em relação às atividades pedagógicas sob a perspectiva do patrimônio cultural. Busca-se contribuir, por um lado, para a desconstrução do modelo pedagógico tradicional e conservador, dando lugar a uma educação libertadora. Por outro lado, cabe promover diálogo com os setores educativos dos museus, alguns deles inacessíveis, outros abertos a parcerias efetivas com os docentes. Como me...
- 131 UERJ
- 129 Dissertação
- 2 Tese
- 24 2019
- 131 application/pdf
- 131 Acesso Aberto