
PPG EM ARTES : [301] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Reviravoltas Circenses: Os múltiplos sentidos dos truques circenses sob o prisma dos gestos dançados entre percursos geracionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha
A presente pesquisa tem como objetivo perceber, refletir e reconhecer os saberes que envolvem as práticas circenses sob o prisma geracional, trilhado no percurso de diversas gerações formadas pela Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha – ENCLO. Para tal, escolheu-se questionar sobre quais expressividades os corpos circenses tratam que são mais do que os “truques” que executam, de modo a tentar tocar nos valores simbólicos contidos nos processos de aprendizado, realização e compartilhamento de...
Ouvir de corpo inteiro: Uma leitura performativa de Água Viva de Clarice Lispector
Este percurso-pesquisa propõe uma leitura musical do Água Viva (1980) de Clarice Lispector, um livro, segundo a própria autora, escrito à maneira do free jazz, por improvisação. Trago minha trajetória de artista, na importância da narrativa de si, até chegar na leitura e escrita como performance. Analiso, através de sua biografia, a vida musical de Clarice para chegar à ficção em Água Viva. Meu objetivo através da arte da performance fundida a performance musical - por meio de sessões/eventos...
VOCES MAGICAE. Enigma e desocultamento
A discussão da presente dissertação direciona-se a uma produção artística atual desenvolvida a partir da possibilidade de revelar um mundo ocultado. Com o objetivo de abrir fissuras nas noções de verdade estabelecidas, tem como pano de fundo um evento enigmático e paranormal de uma carta psicografada por uma mulher analfabeta, nascida na década de 1930, no interior do estado do Rio de Janeiro, Brasil
Amuamas e Mimoso: corpo e relato em experiência
O que move esta pesquisa são as experiências das ações estético-artísticas das videoperformances Amuamas e Mimoso, realizadas no estado do Pará. Ao longo da tese, tais experiências surgem como um estudo de caso a partir dos relatos dos seus processos criativos e realizações. Autores como Georges Didi-Huberman, Eduardo Viveiros de Castro, Silvia Federici e Jacques Rancière auxiliam a pensar sobre: o corpo, a experiência estética, o feminino, o feminismo, o trauma, a relação entre Natureza e Cu...
Sobre fluxos: a experiência deslocada de grupos invisibilizados intermediada pelo hip-hop e outras tecnologias
O trabalho em questão diz respeito a reflexões e a uma produção artística no campo dos fluxos, em um sentido amplo. Neste texto, procura-se averiguar a experiência de deslocamento de diversos indivíduos oriundos de áreas periféricas da cidade do Rio de Janeiro e intermediada pela música de matriz africana. É feito um apanhado teórico acerca das expressões marginais criminalizadas pela opinião pública no Brasil e sobre a formação das primeiras favelas sob a ótica do Direito À Cidade. Ao longo ...
Corpo-tecelão: Urdume aberto às tramas experimentais
O objetivo desta dissertação é apresentar a pesquisa, os desenvolvimentos e as experiências do Corpo-tecelão e seu vocabulário inventado, para ficcionar a tearlogia, ciência ficcional de quem trama a si. 1. Fazer reflexotramas. 2. Investigar as camadas do tecido, as provocações e atravessamentos que acontecem na mente denominados de tecitarmentos. 3. O tramarbolismo dentro de nós, que se fixam. 4. Se repetem e se renovam nas molecucituras. 5. Das torções se constituem a espessura dos enerfios...
Ações performativas: a arte como tática poética no e com o cotidiano da cidade
A presente dissertação propõe uma inter-relação entre o campo da palhaçaria no contexto hospitalar e ações performativas no contexto urbano. Por meio de uma pesquisa prático- teórica busca-se investigar aspectos artísticos composicionais a partir da concepção de “tática”, desenvolvida por Michel de Certeau, em diálogo com o conceito de “programa performativo”, elaborado por Eleonora Fabião. Nessa tessitura, investiga-se as possibilidades das ações operarem como táticas poéticas no e com o cot...
O estranho familiar na obra de Victor Arruda
A partir da experiência do estranho-familiar freudiano (FREUD, 1996a) diante de um quadro do artista contemporâneo Victor Arruda, surgiu o desejo de pesquisar e aprofundar sua obra, que nos relata a importância da psicanálise no processo de elaboração da arte. O objetivo desta tese é, portanto, analisar a obra de Victor Arruda, a fim de refletir sobre seu processo de elaboração artístico diante da dor de existir, identificando como a arte mudou sua vida frente à aceitação de sua orientação se...
Da avenida para as galerias: Carnaval de Escolas de Samba e suas exposições no circuito artístico contemporâneo carioca
A pesquisa trata da inserção da visualidade de desfiles das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro em espaços institucionais de arte. A partir de três exposições ocorridas entre os anos de 1980 a 2021, a saber: Fernando Pinto e Mocidade de Padre Miguel em 1983 na Galeria César Aché, Rosa Magalhães e Acadêmicos do Salgueiro em 1990 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Leandro Vieira e a Estação Primeira de Mangueira no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2021, pretende-se...
Ateliê Nômade: Experiências de transitar nos limites
Esse texto, como primeiro impulso, pretendia-se ser um registro escrito de experiências vividas em uma ação performática realizada a partir de um ateliê de cerâmica não convencional, o Ateliê Nômade. A instalação momentânea de um espaço de arte em locais não convencionais, que possibilitaria o encontro com outras formas de existir no mundo. Entretanto o percurso investigativo proposto coincidiu com um dos piores momentos da atualidade: Uma grave crise de saúde global, dentro de um país govern...
Grade: um estudo audiovisual sobre a privação de liberdade
Este trabalho é sobre a pena de prisão enquanto principal solução de modelo punitivo. É também sobre a possibilidade de efetivação da arte enquanto meio de elaborar sobre o espaço do cárcere e contribuir para essa discussão. Trata ainda sobre como o documentário pode se efetivar como uma criação conjunta. Por fim, é sobre o processo de realização do filme Grade, que busca abordar o cárcere de maneira abolicionista
(Me) Notas: relato de uma experiência entre performatividade e biodrama
A pesquisa apresenta uma reflexão a respeito da experiência cênica (Me) notas, um projeto artístico desenvolvido na cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. No projeto, articulo uma escrita cênica que relaciona a linguagem teatral e a performance, entendendo suas aproximações e diferenciações e o diálogo com o teatro pós-dramático e o biodrama. A dramaturgia perpassa pelo dia a dia dos participantes, absorvendo medos, desejos e...
Imaginação mimética: estratégias de mimese e camuflagem na produção de arte contemporânea
Este trabalho se dedica à retomada e à atualização da mimese enquanto estratégia de produção e reflexão artística contemporânea. A partir de uma perspectiva imaginativa e polissêmica, a pesquisa busca evidenciar os fenômenos miméticos e de camuflagem que constituem diversas obras artísticas ao longo do tempo e da cultura. Assim como coloca nossas reflexões e o conceito tradicional de mimese em crise, elaborando criticamente suas possíveis epistemologias contemporâneas na figura discursiva do ...
Projetos de escuta
Este trabalho apresenta os processos de pesquisa teórica e produção visual elaborados a partir de minha experiência artística com os Projetos de escuta ao longo dos últimos dez anos. A dissertação divide-se em quatro capítulos e consiste em uma apresentação de todos os projetos já realizados – apresentados de forma entrelaçada às questões relativas ao desejo, fator que impulsionou a escuta das reflexões sobre lugar de fala, trazidas por Georges Bataille e Djamila Ribeiro. A pesquisa apresenta...
Modos de escuta: o corpo como câmera, ou a experiência, o jogo e a coisa
Esta pesquisa se deu durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid 19, e pressupunha pensar a errância, o acaso e o jogo com a cidade, como pontos de partida para escrita. Para além do “fechamento” da cidade e a impossibilidade de praticar a errância e os encontros com outros corpos, em situações mediadas pelo acaso, o corpo da autora, durante o período da escrita, abriu quadros de doenças autoimunes raras que a colocaram diante de outras interdições e estranhamentos. Seu corpo passou a...
Paissagens: reconstrução da paisagem através de fragmentos fotográficos
Neste estudo, o autor se propõe a investigar as relações estéticas e conceituais envolvidas em seu trabalho fotográfico intitulado Paissagens. O título tem origem nas palavras paisagem e passagem e é explicado através de uma alegoria com o movimento do carrossel dos parques de diversões. A pesquisa teve início com a construção de um dispositivo pinhole, projetado e utilizado para a produção de uma série de paisagens formadas por fragmentos fotográficos, fundindo lugares e tempos diferentes em...
As Artes Visuais como interseção das linguagens: uma experiência transdisciplinar no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo – Colégio Pedro II.
A presente pesquisa tem a pretensão de analisar as vivências artístico-pedagógicas desenvolvidas por mim, enquanto professora e coordenadora da disciplina Artes Visuais, no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR / CPII), entre os anos de 2014 e 2016, período o qual este ainda era Unidade de Educação Infantil Realengo (UEIR) e buscava alcançar sua autonomia burocrática e constituir sua identidade pedagógica. Nessa, objetiva-se identificar se as metodologi...
Motins de teatro e dança em Petrolina-PE: (r)existências, pelejas e poéticas nas margens
A presente pesquisa se propõe a discutir e atritar as estruturas colonizadoras de hierarquização e precarização que historicamente invisibilizam e sufocam a produção de teatro e de dança gerada em Petrolina-PE, Brasil. Nessa pesquisa, a fim de evitar hierarquias, os grupos, coletivos e companhias ganham a denominação de motins e estão aqui circunscritas algumas estratégias de (r)existência, pelejas e poéticas realizadas por agentes culturais assentados nesse território. Por meio de mapeamento...
A arte (ainda) “fraca” e a mediação como projeto político
A partir do estudo das relações que se estabelecem entre públicos e obras de arte, especialmente aquelas produzidas na contemporaneidade, e buscando compreender a complexidade de tais relações, bem como o papel desempenhado pelas instituições por sua perspectiva de possíveis locais de aprendizagem, este trabalho se propõe a introduzir a mediação cultural como protagonista da aproximação entre arte e públicos , passível de promover uma visão mais crítica da condição da própria arte e das socie...
A Bárbara: o corpo bandeira da mulher revolucionária e as práticas feministas nas artes
Esta dissertação parte da imagem do corpo bandeira (GOMES; SORJ, 2014), para instaurar um estudo panorâmico acerca de performances feministas em contexto acadêmico no Brasil. A compreensão da performance como plataforma de reivindicações de mulheres constrói justamente o suporte para o campo empírico desta pesquisa, que abarca justamente o desenvolvimento de uma performance autoral, a partir da experiência com os procedimentos da Mitodologia em Arte (LYRA, 2015). Previamente intitulada de A B...
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