PPG EM ARTES : [340] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Pedreira! Por uma poética negra do corpo motriz nas artes da cena
Por meio de uma escrita memorial e performativa em primeira pessoa, esta tese busca refletir sobre poéticas cênicas negras nas linguagens do teatro e dança. Para tanto, construo uma jornada de pesquisa e criação intitulada Pedreira!, que engloba, inicialmente, a discussão de perspectivas historiográficas sobre a presença e ausência negra na cena, levantando o meu contexto de formação artística no Estado de Pernambuco. Em seguida, avanço acerca de conceitos que tocam essa jornada, tal como a a...
A galinha d’Angola nasce: corpOralidade e agência poétnica e estétnico-espiritual de uma artista
O estudo elabora categorias filosóficas para o conceito Artes da Presença, a partir da pluriversalidade dos saberes africanos e africanodiaspóricos, traçando uma perspectiva de ancestralidade cênica desde as aparições rituais das máscaras até as práticas de terreiro, compreendendo como isto irradia em experiências cênico-rituais e espetáculos criados pela autora, apontando os mistérios da criação e da recepção e da retroalimentação artística e suas afluências em uma proposição de artes cênica...
Urdidura Flutuante: experiência em trama nos processos de criação em arte e educação
Esta pesquisa busca o estudo sobre os fazeres têxteis em produções artísticas, tendo como fio disparador o trabalho autoral “Urdidura Flutuante”, que se trata de um ateliê itinerante em forma de performance educativa realizada em espaços urbanos. O trabalho, experienciado entre os campos da arte e da educação, desde 2017 até os dias atuais, surge a partir da confecção de uma rede de pesca laranja, aqui entendida como “Objeto Afetivo”, termo desenvolvido nesta pesquisa para os objetos que surg...
Campo Aberto: improvisação e composição em tempos pandêmicos
A pandemia do Covid-19 suscitou distintas situações políticas, econômicas, sociais e culturais. No campo da dança, o isolamento social nos impulsionou a criar outros modos de ser e estar na dança, a casa tornou-se também um espaço cênico. Nesse período surgiu o Campo Aberto, um espaço virtual para ajuntamento de pessoas, experimentação da dança, produção afetiva/artística, uma ação de celebração que foi se tornando artística e concomitantemente política. Essa experiência semanal tomou caracte...
Discos rígidos: uma proposta audiovisual para uma experiência intersubjetiva no tempo
A partir de uma experiência artística que se insere em um tempo de crise (política e sanitária), a presente dissertação perpassa um conjunto de reflexões acerca dos percursos de um ato de contra-efetuação que se ergue frente ao horizonte de incertezas que emergiu durante o período pandêmico. Isso, por sua vez, ocorreu em meio aos cercos de uma situação de isolamento social, momento em que foi montada uma base transitória no interior de um pequeno apartamento localizado em Senador Camará, bair...
Teatro de Artaud e mitologia yorubá: influxos Artaudianos como prática cênico-pedagógica
Sob o signo de uma escrita performática de f(r)icção (Lyra, 2020), o presente trabalho apre- senta-nos um desdobramento da pesquisa de mestrado em artes (Rolin, 2019), com vertical adensamento nos Influxos Artaudianos, metodologia autoral no topos das artes da cena, com fundamento em dois eixos que se sustentam e se retroalimentam, quais sejam: os escritos me- tafóricos e o teatro de contágio de Antonin Artaud (2006; 1995; 1985) e a Mitologia Yorubá, a partir das sabenças do terreiro Ilê Asè ...
A máquina racializante: corpo, imagem e visualidade na arte contemporânea latino-americana
Esta pesquisa propõe uma investigação em torno de obras artísticas contemporâneas produzi-das na América Latina que, tendo como eixo fundamental a relação entre corpo, imagem e visualidade, suscitam questões acerca dos processos de racialização. Para esse propósito, bus-camos tecer uma análise crítica de um conjunto de poéticas latino-americanas desenvolvidas desde a década de 1990 até o presente que buscam tensionar os enunciados racializantes que caracterizam a representação de corpos não b...
O que o corpo move enquanto para? escuta, performance e regeneração
Esta dissertação propõe uma investigação sobre a dança do tempo a partir do trabalho de escuta e criação artística do solo performativo A Ilha do Farol com o artista João Vicente, diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica no final de 2020. Estabelecendo contato com a postura radical do performer de levar à cena sua relação com a ELA e em diálogo com Ana Achcar, Leda Maria Martins e Valère Novarina, proponho o conceito de corpo-palavra para lidar com as potencialidades do seu gesto na ce...
“Passagens – Centro”: lugares intersticiais de um Rio de Janeiro submerso
A série fotográfica “Passagens” é uma pesquisa artística em processo. A série trabalha com as ideias de inserção e continuidade entre imagens, bem como as noções de sobreposição e entrelaçamento de diferentes tempos e espaços. Suas imagens são montadas a partir de um acervo constituído por fotos apropriadas e fotos captadas pela artista. Para criar cada conjunto que formará uma condensação da série é necessário: 1- pesquisar a história do lugar com o qual o trabalho deseja se conectar; 2- ele...
Didática bruta – por uma arte socialmente implicada
Esta pesquisa pretende discutir os conceitos e as práticas daquilo que chamo de “Arte Socialmente Implicada” através da apresentação e análise dos trabalhos artísticos que venho desenvolvendo ao longo dos últimos dez anos durante minhas aulas em escolas públicas municipais do Ensino Fundamental I, no Bairro de Bangu, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Partindo dos conceitos e práticas da “Arte Socialmente Engajada” teorizados por Pablo Helguera em seu livro “Education for a Socially Enga...
Senhora das encruzilhadas: corpo, movimento e resistência em performances de Pombagiras
A presente tese tem como proposta discutir sobre as imagens de feminino corporificadas em performances de Pombagiras e possíveis associações com representações sociais de mulheres negras. Pensando os desdobramentos para além dos estereótipos, procura-se dar relevo aos sentidos construídos pelo corpo, gestos e danças das Pombagiras, reconhecendo a potência feminina que emerge dos terreiros. Para esta pesquisa, a mulher está para além de uma categoria ocidental e busca-se, nas epistemologias de...
Arte, docência e práticas desobedientes na educação infantil: propostas decoloniais com o livro Da minha janela de Otávio Júnior
Esta pesquisa de mestrado em artes insere-se na linha “Arte, sujeito, cidade” e surgiu da minha experiência como professor de crianças. O estudo tem como objetivo geral investigar a presença da arte no cotidiano da educação infantil como prática desobediente, cujo processo de ensino e aprendizagem é vivido por meio de propostas decoloniais junto ao livro infantil Da minha janela, de Otávio Júnior. Para tanto, parti dos seguintes questionamentos: a educação infantil, na periferia do município ...
A heurística do estranho
Uma hipótese: a matéria pictural em sua imanência, assim como um corpo humano anômalo, é desorganizadamente criativa. Uma questão: como manipular a matéria pictórica enquanto um corpo estranho? De modo mais objetivo, como transformar a matéria pictórica em carne? A pesquisa tratou de pensar o meu processo com a pintura. O principal conhecimento da pesquisa foi assimilar em carne pictórica os desvios do corpo humano. Na lida com a pintura abrem-se precedentes em relação à matéria, com todos os...
Medicamentos Poéticos para uma prescrição artística: dispositivos de práticas cotidianas
“Medicamentos Poéticos para uma prescrição artística: dispositivos de práticas cotidianas” aspira ser uma obra em desenvolvimento e uma prática relacional, realizada em colaboração mútua entre a artista e os participantes das ações propostas (Bourriaud, 2009). Esta pesquisa visa explorar a invenção do cotidiano (Certeau, 2014) por meio de expressões poéticas e narrativas pessoais (Anzaldúa, 2000), refletindo sobre as experiências vividas, tanto em comunidade quanto individualmente (Bondiá, 20...
[diálogos em ‘corpespaço’ nos viadutos das cidades]
A presente tese decorre da pesquisa de Doutorado em Artes, compreendendo três vídeo performances realizadas embaixo de viadutos e pontes de três capitais brasileiras. São elas: "si’ri", produzida em Aracaju/SE, "(A)braço", feita em Belo Horizonte/MG, e "Desejo Interrompido", no Rio de Janeiro/RJ, durante o período de 2019 a 2023. Estas performances exploram temáticas vinculadas aos corpos, ao espaço e à arte enquanto campo de estudo. O propósito é promover reflexões acerca das interações entr...
Construções teatrais em Duque de Caxias: das ausências às potências
A presente pesquisa toma por investigação a cena teatral em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O primeiro caminho traçado para esta pesquisa é o estabelecimento de um panorama histórico das práticas teatrais realizadas no referido município dos anos 1950 até os dias atuais, tendo-se por objetivo evidenciar a contribuição de coletivos pretos e periféricos para o fortalecimento da cena local. Com isso, questões relativas ao racismo estrutural, repugnante e triste fenômeno constituinte da cultura ...
Eu te vi na vernissage
Esta dissertação parte de reflexões sobre a construção de carreira de jovens artistas no contexto brasileiro contemporâneo, ao considerar as mudanças políticas e sociais ocorridas no país nos últimos anos. A partir do estudo sociológico acerca das ideologias que constituíram a profissão de artista e como a sua posição nas relações de poder no sistema de arte foi debatida pelas práticas de crítica institucional, é pensado como um conjunto de jovens artistas de baixa renda também elaboram, por ...
Cuisificação : antecipação da prática artística e a produção de pensamento da crítica de arte
Esta pesquisa de mestrado investiga a produção artística contemporânea brasileira que tem o cu como fonte artística e que me permite elaborar o termo cuisificação que é apresentado conceitualmente e depois é desdobrado na prática e crítica de arte. A prática artística cuisificada se apresenta através da ideia de antecipação em que se observa, principalmente, os contextos de onde as obras serão expostas, visto que a explicitude do cu ainda é um problema, mesmo no campo das artes visuais. Na se...
Sobre ruínas rituais: Os rituais contemporâneos e a virtualidade. Reflexões e desdobramentos
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a imposição da virtualidade nas sociedades, os métodos utilizados pelas corporações para chamar a atenção dos indivíduos, os subterfúgios para mante-los conectados e seu impacto direto na maneira como as pessoas se relacionam. Busco apresentar um panorama das tecnologias e os seus desdobramentos, o aprofundamento da virtualidade através da utilização das tecnologias de realidade virtual. Reflito sobre a obras de diversos artistas e sobre duas obr...
Arquivos afetivos: construções para possíveis ficções
Esta é uma investigação que se constrói com o objetivo de pensar os contornos teóricos da minha produção artística e as questões pertinentes à minha prática, em busca de uma escrita de artista, que pode ser entendida como o lugar de uma experiência subjetiva. Tem como objeto meus processos artísticos e o pensamento acerca da minha produção como artista-pesquisadora. Minha produção está relacionada à imagem, tendo como suporte a pintura e o desenho, e consiste no uso de arquivos históricos e p...
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