
PPG EM ARTES : [276] Visualizar estatísticas
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El mundo del trabajo te saluda.
Esta tese, construída por um artista visual, observa a ideia de bifurcação a partir dos seguintes conceitos: relação trabalho manual e intelectual; artista e artífice; simetrias e hierarquias; saber formal e saber informal. São questões de estrutura social de que se originam reflexões de como corpos letrados ou não ocupam determinados lugares sociais. Destaca-se, como uma espécie de estudo de caso, como campo de observação, a construção de uma casa familiar que, com o decorrer da pesquisa e d...
A perda de si como método no processo criativo fotográfico contemporâneo.
Proponho investigar a experiência da perda de si enquanto método no processo criativo contemporâneo, mais especificamente nos procedimentos que envolvem a fotografia. Parte-se, assim, da hipótese de que a intencionalidade de colocar-se em experiências de risco e produzir um deslocamento (físico e epistêmico) pode ser utilizada como método no processo criativo. Focaremos na tese em dois eixos: a) a perda de si na relação com a natureza, enquanto experiência que perturba o corpo e desconstrói a...
Ensaiando o abismo sob a ponte
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre escrita e imagem diante da morte e do morrer, partindo das experiências pessoais de seu autor com a morte de sua mãe dentro de uma cultura judaico-cristã. As simestrias e assimetrias acerca das produções narrativas e plásticas da morte e da sobrevivência diante da mesma são investigadas a partir da História da Arte e do mito do nascimento, crucificação e renascimento de Jesus e do luto de Maria, mãe de Jesus. O ensaio, gênero textua...
O Marinheiro: imagem, som e escrita - memorial de experiências em cena e desdobramentos artísticos.
A partir do poema dramático O Marinheiro, de Fernando Pessoa, escrito em 1913 e publicado em 1915, a dissertação desenvolve, em um primeiro momento, uma análise literária da peça e uma reflexão sobre a aproximação entre o teatro estático e o teatro simbolista. Em seguida, a pesquisa debruça-se sobre a encenação de O Marinheiro pelo grupo Mirateatro! Espaço de Estudos e Criação Cênica, montagem feita por alunos da graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UERJ, orientada e dirigida p...
Salgueiro faz o diabo a quatro na Sapucaí: confluências entre Dante, Doré, Renato Lage e Márcia Lage nas representações da imagem demoníaca em A divina comédia do Carnaval.
Por meio das referências visuais que compõem as figuras do diabo no desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro em 2017, com o enredo A Divina Comédia do Carnaval, este estudo busca expressar as camadas de interpretação da figura demoníaca por parte do escritor italiano Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, do artista francês Gustave Doré, principal ilustrador desta obra literária, e dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage, artistas responsáveis pela criação do desfile. A parti...
Narrativas e olhares sobre culturas indígenas nas aulas de artes visuais.
A vigência de um imaginário social que representa o legado artístico indígena de maneira anacrônica, além da persistente estereotipação e invisibilização das manifestações culturais dos povos originários, dentro e fora das instituições básicas de ensino na contemporaneidade, testemunham que, cada vez mais, o debate e a problematização do currículo dessas instituições precisam ser realizados, de modo a possibilitar a construção de uma educação mais justa e pluriétnica. Com base na observação d...
Reflexões sobre precariedade e colonialidade: poéticas revisionistas na arte contemporânea brasileira.
A proposta da pesquisa consiste em tecer conexões possíveis entre arte e precariedade no cenário contemporâneo brasileiro, em especial a partir de poéticas que buscam revisar questões acerca dos processos históricos do país, como a colonialidade e o racismo, apontando a atualidade destas problemáticas. Para tanto, buscou-se conceituar a precariedade em diálogo com a noção de devir-negro do mundo, de Achille Mbembe, e da ideia de vulnerabilidade, de Judith Butler. No que tange à arte, percorre...
Poro’roka: travessia aquático-pedagógica
O presente trabalho discute o corpo e a relação de vínculo com o mundo, por meio das forças imaginantes das águas. As simbologias aquosas integram um imaginário onírico para pensar as práticas de arte e docência e os aspectos de fluidez do corpo, como um ato de retorno ao feminino. Os vínculos ancestrais, a memória, a ciclicidade e os fluxos compõem a prática de vida e experiência corpórea. As proposições entre corpo e objeto compreendem os processos de indiscernibilidade do corpo e devir, co...
Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
A dissertação parte do contexto do ensino de artes no Brasil e da expressividade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para desenvolver uma relação com uma educação emocional transversal aplicada à visualidade inerente ao ensino de pessoas surdas. A pesquisa se debruça sobre trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes surdos em aulas de artes ministradas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e reflete, amparada pelo movimento De’VIA, sobre os signos e símbolos de resistên...
Cinema inanimado: os objetos no cinema
Esta tese aborda três assuntos relacionados a filmagem de objetos inanimados no cinema. No primeiro capítulo, estudamos o problema da ausência de movimento no cinema. Diante de certas perspectivas históricas e teóricas, a imobilidade pode representar uma contravenção a definição do cinema como arte do movimento. Nesse sentido, os objetos imóveis exprimem um dos termos dessa transgressão, de modo que debatemos as passagens entre imobilidade e movimento no cinema e, em particular, a filmagem de...
Técnicas de sobrevivência: práticas de arte colaborativa em agroecologia
Esta pesquisa objetivou discutir as práticas de agroecologia no ambiente acadêmico de forma artística e experimental exploradas no coletivo. Uma ocupação dentro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro que deu origem a um grupo multidisciplinar em prol de uma potencialidade de resistência política e sobrevivência contra a fome. Fronteiras entre espaço urbano e rural, destacando a afirmação do caráter coletivo e colaborativo, onde o processo de caráter experimental questiona vertentes do ci...
Práticas para ver o invisível: arte e experiência urbana
Esta pesquisa parte da análise de situações nas quais a experiência urbana é intermediada por uma experiência artística. Tais situações são lidas aqui como curto-circuitos de desestabilização que denunciam a diminuição da experiência urbana enquanto prática cotidiana - à medida em que conseguem, de diferentes formas, romper com a lógica capitalista de produção de subjetividade. Uma das hipóteses é de que isso acontece porque esse tipo de arte ajuda a desvelar operações que no geral são invisí...
Subverter programas: processos disruptivos no ensino de Artes Visuais
O estudo realizado para esta tese tem por princípio a formulação de questões de ordem metodológica, teórica e estética envolvendo o campo tecnológico digital na formação e ensino de Artes Visuais. Tendo em vista a experiência da arte embebida na tecnologia digital, apresento por hipótese a distância do professor de artes visuais em relação ao artista contemporâneo, fato observado no vínculo aos processos de pesquisa, pensamento e criação artística que se divulgam nos trabalhos em congressos e...
Fixar memórias: o bordado como tentativa de frear o tempo
Esse dissertação é uma reflexão sobre o meu processo de trabalho, costurando relações entre três pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos: Captura cotidiana, Livrolinholinha e Proteção para tempos sombrios. O texto desdobra-se a partir de questões sobre o bordado, o fio e a linha; o tempo do bordado, o tempo expandido e as tentativas de desaceleração; a relação das plantas com o tempo, com as pessoas e com suas crenças; os lugares de troca e encontro; a memória do tempo presente; as histó...
Ausência transbordada: desvelamentos do presente
Esta pesquisa testemunha a busca por sentido de uma neta de ex-preso político, a chamada terceira geração de diretamente afetados pela ditadura militar. Analisa produções artísticas à luz e à sombra de memórias e experiências traumáticas tanto do século passado (sobretudo as ditaduras militares da América Latina) quanto do início do século XXI. A dissertação se constitui como tentativa de escrita de si, reunindo práticas fotográficas e modalidades textuais diversas, transbordando ...
Mulheres negras na fotografia contemporânea [Ana Lira e Valda Nogueira]
Na história recente do Brasil, os avanços em termos de crescimento econômico, ampliação da escolaridade, redução da pobreza, resultantes de políticas sociais associadas à adoção de ações afirmativas, especialmente no campo da educação, produziram evidente melhoria nas condições de vida da população afro-brasileira. Contudo, as novas oportunidades que se abriram foram insuficientes para provocar uma significativa redução nas desigualdades raciais e de gênero. O racismo e o sexismo se combinam ...
Fotografia como ato artístico-performático: operações plurais
Acompanhando os processos utilizados em meus trabalhos artísticos em práticas fotográficas, esta tese, intitulada FOTOGRAFIA COMO ATO ARTÍSTICO- PERFORMÁTICO: OPERAÇÕES PLURAIS, avalia a reflexão acerca da possibilidade de que sejam lidas como performances artísticas todas as imagens fotográficas que almejem serem obras da arte contemporânea, além da pertinência desse exercício no âmbito do sensível. Para isso procuro fomentar o entendimento da fotografia em suas peculiares relações com o tem...
A Zona Oeste afetiva e singular: o cinema relacional como imaginação radical e imagem técnica
Com base nas experiências de produção de audiovisual no Rio de Janeiro nas últimas décadas, início do século XXI, investiga-se o cinema na Zona Oeste como cenário e circuito de produção de bens/serviços culturais e artísticos, um cinema relacional, como propositivas contemporâneas. Localizam-se signos, sistemas de significações e processos com o cinema como dispositivo e circuito de percepções sensíveis, sensoriais e sutis que ampliam o campo entre vida, cinema e arte contemporânea. Ressaltam...
Corporeidades em liberdade incondicional: de uma perspectiva batailleana à anticolonial
A presente pesquisa trata de diversos artistas e intelectuais que trabalham com questões éticas, políticas, mas, sobretudo artísticas nas artes visuais contemporâneas. É dado amplo destaque à artistas brasileiros com breves interlocuções internacionais. O cerne da pesquisa se debruça sobre a liberdade de expressão artística em sua polifonia, e por se tratar de uma tesquisa teórico-prática são relacionadas ações artísticas desenvolvidas pelo pesquisador em relação com os artistas e teóricos ab...
Exprimíveis, sensações e expressividades nos quadrinhos do fim do mundo
O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre os quadrinhos do fim do mundo sob a ótica da filosofia do acontecimento. Levando em conta o exprimível que ronda os quadrinhos na superfície, sua instauração material como obra de arte de massa e seus pontos de expressividade, como conceber a expressão nos quadrinhos, considerando o balão, o personagem e a narrativa? Apesar da aparente tranquilidade e inocência relacionada tradicionalmente às histórias em quadrinhos, existe um universo obsc...
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