
PPG EM ARTES : [354] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Coproduzir em português: apoio ao cinema luso- brasileiro no âmbito do Programa IBERMEDIA
Esta tese examina as coproduções cinematográficas luso-brasileiras cofinanciadas pelo Programa IBERMEDIA entre 1998 e 2021. A partir da questão “quais relações de investimento e retorno envolvem as coproduções entre Brasil e Portugal com apoio do Programa IBERMEDIA?” buscamos compreender a evolução das relações cinematográficas entre os dois países, considerando o impacto das coproduções na expansão do cinema nacional e na institucionalização de políticas públicas. Propomos o conceito de “esp...
Em caso de incêndio: sonho com o Museu Nacional
In memoriam do Museu Nacional/UFRJ, esta tese apresenta uma coleção de fragmentos de textos dispostos a devanear em torno do fogo que reduziu às cinzas milhares de itens e memórias de muitos outros. Em caso de incêndio, “tudo se passa num sonho de acordado”. À guisa de uma encenação teatral, esta pesquisa propõe um roteiro baseado na ideia de que a função primária do sonho é a realização de um desejo inconsciente e, portanto, um desejo que não se mostra claramente, mas sempre de maneira ambíg...
Parangotíteres, da epifania à tese: o processo teórico e prático de criação e ação de um Títere
A presente pesquisa realiza estudos, processos artísticos, e pormenoriza as ramificações teóricas intrínsecas pertencentes aos Parangotíteres, brinquedo/obra criado pela autora da investigação. A metodologia aplicada compreende o levantamento e a análise das confluências do títere com a arte contemporânea, através da obra parangolé do artista Hélio Oiticica, assim como as convergências com a cultura popular carnavalesca carioca por meio da bandeira/pavilhão empunhada por porta-bandeiras das e...
Corpos em trânsito sobre trilhos: experiências estéticas no fluxo da cidade e seus atravessamentos
Esta dissertação de mestrado situa o corpo em sua dimensão política e social sob a perspectiva da arte. A partir de uma escrevivência (Evaristo, 2007, 2017, 2019), proponho-me investigar e promover reflexões que dialoguem com pensamentos, vivências e enfrentamentos, a fim de entender como essas conexões podem acessar subjetividades por meio de experiências estéticas cuja produção não está descolada dos processos históricos, políticos, territoriais e afetivos. Para tanto, analisarei a relação ...
Experiências em projetos artístico-culturais na saúde mental: loucura, vida, liberdade e cidadania
Esta pesquisa discute a relevância dos projetos de arte-cultura na saúde mental, como instrumento potencializador de subjetividades, autonomia e liberdade, com consequente auxílio na reinserção social e na reconquista da cidade por pessoas que passam ou passaram por tratamentos psiquiátricos. Lança um olhar sobre a arte para além do seu inegável potencial terapêutico e de entretenimento, no sentido de entender a arte-cultura como forma de expressão e estratégia de produção de vida, de subjeti...
A medida do que resta
A dissertação elabora o luto sob uma perspectiva individual das experiências de nascimento e morte. Através da análise de obras de arte e literatura produzidas sobre o tema, destaca o espaço do enlutado e sugere que os vestígios de memória da relação perdida são ativadores de temporalidades que podem criar um espaço de deslocamento para alocar o que resta da relação. Reflete sobre o encontro entre os tempos da memória, da tecnologia do fazer cerâmico, o tempo da matéria e o tempo do processo ...
A mesma velha coisa numa carroça nova em folha
Esta tese de doutorado investiga a interseção entre prática artística, autoria e formas narrativas no contexto das plataformas digitais contemporâneas. Adota uma estrutura fragmentária, alinhando-se a métodos artísticos baseados na apropriação, montagem e na tensão entre opacidade e visibilidade. A partir da prática artística pessoal e de insights teóricos, explora a dissolução da autoria e o potencial colaborativo da apropriação como processo criativo. A escolha da linha do tempo do Facebook...
Avenida Central Rio Branco: escombros e progresso em seu DNA
A constante necessidade da modernização e do avanço para o futuro, muitas vezes nos confunde e não nos permite ver claramente a quantidade de destruição necessária deixada para trás. Com a justificativa do progresso, expulsamos, desestruturamos e arrasamos o já estabelecido. Foi assim na abertura da Avenida Central e, anos depois, em sua verticalização, e segue sendo nas recentes intervenções urbanas. O texto busca correlacionar e articular as intervenções urbanas no tecido do centro da cidad...
Gratichão: poéticas tectônicas de enviramento
Rebaixando a arquitetura, enquanto ordem fixa, para o campo da experiência, este trabalho se engaja em construções inconclusas de terraços de experimentação, de deformação de ambientalidades de crise. No seu cerne estão uma série de passeios investigativos pela minha arte fundiária, que opera no chão, vasto, informe e ruidoso, como o universo. A minha escrita é arriscada e experimental, e os seus caminhos são atravessados por obras de arte ou projeções artísticas. Foram criados canteiros...
O capital visual: redes sociais, imagem e subjetividade no capitalismo contemporâneo
As redes sociais baseadas em interfaces visuais contribuíram para incorporar extensivamente em nossa cultura e cotidiano as práticas de registro, produção, edição e compartilhamento de imagens. No entanto, a partilha das imagens através dessas plataformas se dá num ambiente de crescente comparação e disputa por atenção e gratificação, mecanismo que propicia a formação de um campo de aquisição e acumulação de capital. À luz do método de Marx e das formas do capital descritas por Pierre Bourdie...
Paisagens humanas
Esta dissertação pretende discutir minha poética artística e como meus trabalhos são pensados, motivados por marés de memórias e afetos. A dissertação é dividida em três capítulos, cada um tratando de uma linguagem que considero importante na minha produção artística e explorando como elas se cruzam. Início escrevendo sobre o desenho. Parto da ideia de que tudo o que faço é desenho; portanto, todo gesto realizado por mim é um desdobramento do desenhar, inclusive escrever. Nesta primeira parte...
Ecdise: aproximação de mulher não-indígena e mulheres indígenas na criação em performance
Ecdise é o nome dado ao processo de troca de alguns animais, dentre eles a cobra. Também é a palavra que a pesquisadora utiliza como guia de investigação em teatro/performance e mitologia. Nesta pesquisa, a troca de pele aparece, concomitantemente, enquanto metáfora de transformação da pesquisadora ao entrar em contato com alguns exemplos de epistemologias decoloniais e ao realizar uma revisão bibliográfica/análise acerca de cinco pesquisas que colocam em articulação cosmologias indígenas e a...
Branquitude e artes visuais: um pacto burguês, sudestino e masculino
O presente trabalho discorre sobre um sistema de beneficiamento da branquitude nas artes visuais, partícipe do racismo estrutural, a partir da invisibilidade racial estendendo a análise para questões de classe e território. Para tanto, apresenta e discute dados e estatísticas de pesquisas que informam a pertença racial de artistas legitimados pela História da Arte e do público frequentador dos espaços de artes visuais. Além disso, investiga a raça dos dirigentes dos centros culturais e outros...
Contra-ataque à necropolítica: práticas artísticas anticapitalistas
A tese explora a experiência artística urbana no Rio de Janeiro, destacando a relação entre arte, política e espaço urbano. O autor utiliza a colagem de azulejos e a performance com cartazes políticos como formas autorais de questionamento do sistema capitalista. São discutidas questões como sistema de arte, marginalidade e ocupação artística da cidade
Pedreira! Por uma poética negra do corpo motriz nas artes da cena
Por meio de uma escrita memorial e performativa em primeira pessoa, esta tese busca refletir sobre poéticas cênicas negras nas linguagens do teatro e dança. Para tanto, construo uma jornada de pesquisa e criação intitulada Pedreira!, que engloba, inicialmente, a discussão de perspectivas historiográficas sobre a presença e ausência negra na cena, levantando o meu contexto de formação artística no Estado de Pernambuco. Em seguida, avanço acerca de conceitos que tocam essa jornada, tal como a a...
A galinha d’Angola nasce: corpOralidade e agência poétnica e estétnico-espiritual de uma artista
O estudo elabora categorias filosóficas para o conceito Artes da Presença, a partir da pluriversalidade dos saberes africanos e africanodiaspóricos, traçando uma perspectiva de ancestralidade cênica desde as aparições rituais das máscaras até as práticas de terreiro, compreendendo como isto irradia em experiências cênico-rituais e espetáculos criados pela autora, apontando os mistérios da criação e da recepção e da retroalimentação artística e suas afluências em uma proposição de artes cênica...
Urdidura Flutuante: experiência em trama nos processos de criação em arte e educação
Esta pesquisa busca o estudo sobre os fazeres têxteis em produções artísticas, tendo como fio disparador o trabalho autoral “Urdidura Flutuante”, que se trata de um ateliê itinerante em forma de performance educativa realizada em espaços urbanos. O trabalho, experienciado entre os campos da arte e da educação, desde 2017 até os dias atuais, surge a partir da confecção de uma rede de pesca laranja, aqui entendida como “Objeto Afetivo”, termo desenvolvido nesta pesquisa para os objetos que surg...
Campo Aberto: improvisação e composição em tempos pandêmicos
A pandemia do Covid-19 suscitou distintas situações políticas, econômicas, sociais e culturais. No campo da dança, o isolamento social nos impulsionou a criar outros modos de ser e estar na dança, a casa tornou-se também um espaço cênico. Nesse período surgiu o Campo Aberto, um espaço virtual para ajuntamento de pessoas, experimentação da dança, produção afetiva/artística, uma ação de celebração que foi se tornando artística e concomitantemente política. Essa experiência semanal tomou caracte...
Discos rígidos: uma proposta audiovisual para uma experiência intersubjetiva no tempo
A partir de uma experiência artística que se insere em um tempo de crise (política e sanitária), a presente dissertação perpassa um conjunto de reflexões acerca dos percursos de um ato de contra-efetuação que se ergue frente ao horizonte de incertezas que emergiu durante o período pandêmico. Isso, por sua vez, ocorreu em meio aos cercos de uma situação de isolamento social, momento em que foi montada uma base transitória no interior de um pequeno apartamento localizado em Senador Camará, bair...
Teatro de Artaud e mitologia yorubá: influxos Artaudianos como prática cênico-pedagógica
Sob o signo de uma escrita performática de f(r)icção (Lyra, 2020), o presente trabalho apre- senta-nos um desdobramento da pesquisa de mestrado em artes (Rolin, 2019), com vertical adensamento nos Influxos Artaudianos, metodologia autoral no topos das artes da cena, com fundamento em dois eixos que se sustentam e se retroalimentam, quais sejam: os escritos me- tafóricos e o teatro de contágio de Antonin Artaud (2006; 1995; 1985) e a Mitologia Yorubá, a partir das sabenças do terreiro Ilê Asè ...
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