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PPG EM COMUNICAÇÃO : [311] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Comensalidades em trânsito: os sentidos atribuídos à comida de (na) rua a partir dos escravos de ganho até os entregadores de aplicativo
A pesquisa analisa a presença da comida de rua no centro do Rio de Janeiro desde o tempo do Império por meio de escravos de ganho, depois por ambulantes comercializando produtos até o exponencial crescimento de entregadores de aplicativo com a pandemia de Covid-19. Esses corpos em movimento resistem às reformas impostas pelo Poder Público, buscam brechas (DE CERTEAU, 1994), ocupam e criam espaços de comensalidade e sociabilidade na metrópole funcional (SIMMEL,1973) voltada para fluxos do capi...
Ouvindo música na era do streaming: materialidades das plataformas digitais e sua presença na vida dos ouvintes contemporâneos
Esta dissertação busca trazer uma percepção sobre a maneira como os indivíduos escutam música nos dias de hoje, a partir do contexto de “plataformização da cultura” (SANTINI, 2020), em que os serviços de streaming, ao mesmo tempo que apresentam um canal praticamente ilimitado de músicas, se fazem presentes na experiência de ouvir música – a partir dos algoritmos de recomendação, playlists e demais propriedades materiais que apresentam. A intenção deste trabalho, assim, é ter uma perspectiva s...
Desertos de notícias no estado do Rio de Janeiro: o caso de Mangaratiba
A proposta desta pesquisa foi apurar a existência de possível “deserto” de notícias em município localizado na Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Mangaratiba, um dos três municípios da Costa Verde do estado ao lado de Angra dos Reis e Parati, foi escolhido como espaço de observação. Mangaratiba está na faixa de cidades pequenas com até 50 mil habitantes e, pela proximidade com a metrópole, despertou interesse pela pesquisa do tema. O principal objetivo da pesquisa foi identific...
Eles dançam na noite: narrativas de masculinidade no corpo
O corpo, enquanto matéria viva disciplinada resultante de um processo civilizador, carrega significados possíveis de serem lidos por outros agentes sociais; tornando-se meio de comunicação da cultura na qual está inserido. Neste trabalho investigamos como gogoboys articulam elementos do imaginário sobre a masculinidade hegemônica traduzindo-os em performances corporais apresentadas em boates da cidade do Rio de Janeiro. Entender como a masculinidade se apresenta na relação de troca de signifi...
A Arte da Mulher na cidade e a Mulher da Cidade na Arte
Essa dissertação investiga como se dá a reinvindicação da cidade pelas mulheres por meio da arte. Ela passa por mulheres que utilizam os muros como forma de se apresentar e de se apropriar do espaço urbano, e também analisa algumas artistas que utilizam as telas para representar as mulheres na cidade, em seu cotidiano. Utilizamos metodologias multidisciplinares, como pesquisa bibliográfica, entrevistas com artistas, cartografia e a corpografia. Permeando o trabalho, também vemos como o Instag...
Criatividade nos jogos de RPG de mesa: um estudo sobre processos criativos no jogar de D&D, FATE e Storytelling
RPG de mesa são jogos colaborativos em que os jogadores criam uma narrativa e interpretam personagens. O objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades de emergência de criatividade durante os jogos de RPG. A pesquisa busca entender de que maneira criatividade e colaboração emergem no jogar, assim como se essa atividade alcança a invenção conforme conceito de Kastrup. A base teórica são os conceitos de criatividade (JOHNSON, 2010; REGIS, 2008; FLUSSER, sd.), invenção (KASTRUP, 2007), ...
Esquecer em Vilém Flusser: memória e esquecimento na pós-história tecnoimagética
A presente dissertação tem como objetivo analisar os modos de esquecer na contemporaneidade a partir de como estão organizadas as dinâmicas comunicacionais, evocando um teórico da Comunicação que possui escritos sobre o tema da memória relacionado com o presente midiático: Vilém Flusser. Embora o filósofo tcheco-brasileiro tenha proferido uma série de reflexões acerca da religião, linguagem, cultura, etc., é na memória que nosso propósito se estabelece: nele, é possível compreender que o pens...
Você precisa ver isso! Fake news e indignaçāo moral na campanha eleitoral de 2022
A tese estuda a conexão entre fake news e indignação moral a partir do contexto político, analisando como bolsonaristas e lulopetistas utilizam discursivamente fake news para chamar atenção a violações ou supostas violações de normas morais e acentuar identificação política durante as eleições majoritárias de 2022. A pesquisa parte da pergunta: como se constroem estruturas discursivas em torno de fake news voltadas a amplificar as discussões políticas, e, sobretudo, como são usadas como estra...
“Welcome to the Cavalhada Arena”: uma experiência de festa entre festeiros, cidadãos e ativistas comunicativos no Pantanal Mato-Grossense
O presente estudo aborda as festas como um fenômeno mais complexo num cenário contemporâneo que abrange o desenvolvimento local de muitas cidades brasileiras a partir de maiores investimentos em turismo e melhor gestão da imagem territorial (SANCHES, 2010). Sobretudo quando se relaciona o movimento (fluxo) de festeiros com condições mais diversificadas de sociabilidade (socialidade), de cidadania e de ativismo (político, estético, comunicativo). Diferente das abordagens convencionais nas Ciên...
Dos medos às midiatizações: corpos, afetos e imaginários em narrativas de mulheres com câncer
O presente estudo tem como objetivo investigar como a produção de narrativas midiatizadas de mulheres, sobre a experiência do câncer, contribui para a produção de um imaginário mítico, trágico e heroico da doença, no qual a mulher é frequentemente representada como guerreira. Procuramos compreender de que forma a midiatização de narrativas de câncer afeta a vida e o sentimento de si de mulheres e como elas se sentem em relação à imagem de "guerreiras". No percurso da pesquisa, analisamos as n...
Blogar por quê? Por que blogar?
O objetivo do presente estudo é responder à pergunta: o que leva alguém a escrever sobre a própria vida íntima e dar publicidade a isso em blogs? Antes de fazer a análise que leva à resposta para essa pergunta, como subsídio para o estudo, foi preciso definir o que é um blog e especificar o que seria, dentro dessa categoria, um blog de escritos pessoais, neste trabalho denominado como blog confessional. Também foi feito um panorama de outras formas de narrativa de si encontradas na história d...
A construção do discurso autorizado e performance de influenciadores de futebol: um estudo de caso no canal “flazoeiro” na copa libertadores de 2019
No atual cenário da vida contemporânea, imerso à criação ininterrupta de canais, com rápida difusão de notícias nas redes sociais, cresce o número de influenciadores digitais, que miram nichos específicos e usam da paixão pelos esportes, em especial o futebol, para estimular o agrupamento e o sentimento de pertencimento e identificação. Esse agrupamento também é capaz de formar uma consciência coletiva de reconhecimento de si próprio no papel do influenciador, através das mais diferentes repr...
E quando não somos todos campeões? narração de derrotas de atletas olímpicos brasileiros no SporTV
A história do esporte é contada, na maioria das vezes, sob o ponto de vista dos vencedores. Nas grandes competições internacionais, como os Jogos Olímpicos, as conquistas dos atletas ajudam a formar o conceito que as nações fazem de si mesmas, e os veículos de comunicação têm participação importante nesse processo. Mas e as derrotas, como são narradas? Este trabalho se propõe a investigar, através de pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo de transmissões ao vivo de uma emissora de TV fec...
Diálogo e conflitos: a comunicação com pescadores artesanais em um projeto de educação ambiental na Baía de Guanabara
A comunicação realizada nas duas primeiras fases do Projeto de Educação Ambiental da Baía de Guanabara (PEA-BG) é objeto do estudo de caso proposto nesta pesquisa. O objetivo geral é compreender os desafios da comunicação com as comunidades de pesca artesanal inseridas nesta condicionante do licenciamento de empreendimentos que impactam suas vidas. Verificar a percepção dessas comunidades sobre o Projeto e identificar processos de transformação social que possam ter ocorrido estão entre os ob...
Mulheres em cozinhas profissionais: imaginário e conflitos de gênero no filme Os sabores do Palácio
O objetivo dessa dissertação é compreender as tensões entre o imaginário criado em torno da mulher como detentora dos saberes ligados à cozinha e a realidade das cozinhas profissionais repletas de homens, a partir do filme Os sabores do Palácio (Les saveurs du Palais, França, 2012), dirigido por Christian Vincent. Partindo das teorias de Castoriadis e Durand sobre o imaginário, conjugando com os conceitos de dominação masculina de Bourdieu e violência insidiosa de Claudine Haroche, desenvolve...
A amarelinha é de quem? narrativas midiáticas para o “dessequestro” da camisa da seleção brasileira de futebol
Na última década, o Brasil viveu momentos políticos conturbados que, juntos, colocaram a política nacional sob o comando da extrema-direita. O bolsonarismo, em meio ao seu processo de ascensão, sequestrou os símbolos nacionais, especialmente a camisa amarela da seleção brasileira de futebol masculino, o que fez parte da população rejeitar a Canarinho, momento definido por Simoni Guedes e Marcio Almeida (2019) como o segundo sequestro. Esta dissertação propõe-se a analisar a narrativa empreend...
Comunicação governamental em tempos de crise: um estudo das narrativas da Prefeitura do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de covid-19
Diante do quadro de desastre imposto pela pandemia de covid-19, autoridades públicas locais e estrangeiras foram confrontadas com desafios diversos, mas, sobretudo, com a iminência de colapso de seus sistemas hospitalares, com o potencial cenário de aumento de vítimas fatais nas distintas áreas de seus países. Neste contexto global, o Rio de Janeiro, que recentemente passara por uma notável reforma urbana para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, enfrentava um cenário...
Marketing e diversidade: uma análise dos argumentos para o engajamento das marcas nas lutas identitárias na contemporaneidade
Diversidade passou a ser um dos principais elementos norteadores das narrativas publicitárias na contemporaneidade, tanto no Brasil como no mundo. Negros, indígenas, idosos, pessoas com deficiências físicas, corpos obesos, mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+ e outras identidades, historicamente excluídas e marginalizadas, ganharam visibilidade ou passaram a ocupar novas posições de sujeito na comunicação das marcas. Passamos, assim, a testemunhar a pauta da política identitária sendo inc...
Corpo feminino e subjetividades: as narrativas transmidiáticas de influenciadoras digitais e a performance de si no Instagram
A dissertação estuda a dimensão simbólica do corpo feminino e suas representações, a partir da construção de narrativas de influenciadoras brasileiras. A relação do consumidor com as influenciadoras sugere a criação de laços sociais através da interação e da difusão de narrativas do eu no universo online. O objetivo é conhecer os novos atores sociais que permeiam a comunicação e que são responsáveis pela produção de novas formas de subjetividades, consumo e representação social do eu feminino...
Distopias clássicas, protocolos de leitura e produção de sentido no Skoob
Esta pesquisa busca refletir acerca das leituras de três obras de distopias clássicas do século XX: “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, “1984”, de George Orwell, e “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury. Levando em consideração o contexto histórico em que esses livros foram escritos e as particularidades do gênero distópico, tem-se como objetivo entender de que maneira essas obras são lidas na atualidade. Com essa finalidade, toma-se como objeto de estudo as resenhas publicadas no Skoob, red...
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