
PPG EM EDUCAÇÃO : [872] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A tipografia da montanha do sol: imigração, imprensa e educação de letões em Varpa-SP (1925–1941)
A colônia de Varpa, fundada em 1922 na Alta Paulista, foi formada principalmente por imigrantes letões de tradição protestante batista, motivados por razões socioeconômicas e religiosas. Para preservar o vínculo cultural e a instrução, foi criada uma tipografia, que produziu impressos em idioma letão. Esta investigação analisou o processo de apropriação da cultura brasileira, a manutenção de aspectos culturais da pátria materna e a desprovincialização ocorrida com os imigrantes letões e com a...
“A juventude brasileira” em foco: sujeitos e representações na revista Vida Juvenil (1949-1959)
A tese tem como escopo observar aspectos constitutivos associados à juventude, no Brasil, em meados do século XX. Para tanto, tomou-se como objeto e fonte a revista Vida Juvenil, que circulou de 1949 a 1959, em território nacional. A revista foi editada pela Sociedade Gráfica Vida Doméstica, sediada no Rio de Janeiro, Distrito Federal à época, e responsável por outros impressos periódicos: Vida Doméstica (1920-1962); Vida Infantil (1947-1960); e Coletânea (1951-1960). Vida Juvenil consistiu e...
Inventário das políticas públicas de educação de jovens e adultos em Angra do Reis 1989-2000
O presente trabalho busca compreender, a partir da cartografia como instrumento de coleta e interpretação de dados, princípios, concepções e propostas desenvolvidas como políticas públicas voltadas ao atendimento da educação de jovens e adultos no município de Angra dos Reis, no período de 1989-2000. Adota-se a abordagem do ciclo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994) como referencial para o estudo e análise da formulação de políticas sociais e educacionais, por se tratar de materi...
Entre lampejos e sobrevivências: uma docência em educação infantil nas/com as audiovisualidades
Esta é uma pesquisa que nos leva numa viagem entre memórias. Memórias que acionei junto com professoras que, em formas outras, produzem seus saberes e subjetividades, compondo uma memória coletiva de um período tão tenebroso de nossas vidas, a pandemia do Covid-19. Para realizar essa tese, me propus a problematizar a docência em educação infantil com um grupo de professoras que atuaram, junto comigo, numa creche pública do município do Rio de Janeiro e, que lançamos mão da produção de vídeos ...
Bordar e guardar: o imaginário feminino na Coleção Nina Sargaço
Analisar a Coleção Nina Sargaço, constituída por trabalhos manuais, em especial, bordados, explorando sua importância no processo de educação das mulheres no ambiente doméstico e escolar, a partir das primeiras décadas do século XX, é o horizonte deste texto. Compreendida como um saber-fazer milenar que revela o imaginário feminino, expressões artísticas e modos de ser, a arte de bordar vem se transformando ao longo dos anos, o que convida a interpretar alguns dos itens que integram a respect...
A pesquisa contemporânea em alfabetização: problemas de pesquisa, materiais empíricos e perspectivas teóricas
A pesquisa apresentada nesta dissertação está inserida em um contexto de investigações que buscam fazer um panorama dos aspectos teórico-metodológicos (Cardoso, 1976) de pesquisas sobre a pesquisa em educação. Outros panoramas foram realizados ao longo da história da pesquisa em educação e entende-se a necessidade de dar continuidade. No entanto, diferentemente da ideia de um estudo sobre o estado do conhecimento do campo, a pesquisa se propôs fazer um mapa das pesquisas contemporâneas sobre ...
O ciberhomeschooling como forma de atendimento pedagógico domiciliar na cibercultura
Apresento neste trabalho uma investigação sobre o ciberhomeschooling como uma forma de Atendimento Pedagógico Domiciliar, especialmente no contexto da cibercultura. A pesquisa busca compreender como os desdobramentos ciberculturais da atualidade influenciam e modificam a educação domiciliar, explorando os desafios e oportunidades proporcionados pelas tecnologias digitais em rede. Partindo desse dilema, busco verificar o que leva as famílias à prática do homeschooling, observando se a pandem...
Posições e ações de um grupo de pesquisa no campo da Educação Infantil – Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão
Essa tese teve como problema de pesquisa compreender a produção científica e acadêmica do NEI:PE com suas contribuições e os desafios no cenário das políticas públicas de educação infantil. Teve como objetivo geral a compreensão de um grupo diante de suas ações acadêmicas e científicas, entendendo a posição e as funções do NEI:PE no campo da educação: correlacionando as pesquisas – teses e dissertações – defendidas pelos pesquisadores do NEI:PE, no período 2005-2023; considerando o cenário da...
Ensinar e aprender na cultura digital: novos caminhos de produção de sentidos por meio de redes sociais
Os processos contemporâneos de ensinar e aprender, bem como a relação professor/aluno, estão ganhando novos contornos a partir das práticas ciberculturais. Especificamente, as apropriações e os usos das redes sociais da internet por professores e estudantes, nos seus diferentes formatos, vêm alterando os limites de espaço e tempo da sala de aula e produzindo novas formas de relacionamento entre esses atores sociais. Esta dissertação tem como objetivo central investigar de que maneira as relaç...
Disputas por significação no processo de plataformização da educação: articulações discursivas em torno da docência
Esta dissertação investiga os sentidos da Plataformização da Educação (PdE) com ênfase na docência, especialmente no desenvolvimento de competências digitais que foram intensificadas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Problematiza como as demandas aglutinadas na Plataformização da Educação centralizam as competências digitais, que passaram a assumir um papel central no discurso da formação de professores, especialmente após o período de isolamento social...
Instrução primária no Rio de Janeiro: projetos e desafios no pós-Independência (1824-1834)
A pesquisa tem como foco a análise dos projetos e desafios da organização da instrução primária ou elementar no período pós-Independência (1824 – 1834), período marcado por profunda transformação nos projetos voltados para o ensino de primeiras letras, relacionando com as políticas públicas da época, com ênfase no estudo dos debates em torno das concepções e iniciativas das chamadas escolas de primeiras letras. O problema de pesquisa consiste no exame da organização dos projetos e ações públi...
Teoria sobre a fruição funkeira: uma análise denegrida do funk carioca
"Teoria sobre a fruição funkeira: uma análise denegrida do funk carioca" é uma pesquisa no fundamento do Atlântico negro entre África, Estados Unidos, com o foco central no Brasil, por dentro da música funk carioca como cultura afro-brasileira (NASCIMENTO, 2016; MOURA, 2019). Durante os diferentes processos de Globalização (SANTOS, 2006; SANTOS, 2006), em um método interdisciplinar com história, antropologia, sociologia e etnomusicologia (ARAÚJO, 2013; WISNIK, 2017; BECKER, 2008), a fruição f...
Diário de uma autoficção acadêmica na pandemia: notas sobre o ensino remoto emergencial
Este trabalho busca investigar por meio de uma dissertação em formato de diário (HESS, 2009) autoficcional, as transformações nas práticas pedagógicas e nas relações ´doscentesdiscentes´ no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia. Utilizando (Certeau, 1994) a narrativa fabulada (Deleuze; Gatarri, 1995) a pesquisa se baseia na criação de uma personagem conceitual, Maria, que serve como intercessora entre a autora e o leitor. Maria incorpora aspectos biográficos e ficcionais, assim c...
Política Nacional de Alfabetização: discursos de evidências científicas nas políticas curriculares de formação continuada de professores alfabetizadores
This thesis aims to understand the discourses enunciated and the processes of political articulations developed by the National Literacy Policy (PNA), in the production of meanings for the field of literacy and for the curricular policies of continuing teacher education based on the signifier scientific evidence. I highlight scientific evidence as the central signifier of this research. I argue that the discourses of the PNA have mobilized meanings of quality and effectiveness based on the si...
Caminhar como modo de vida: da pesquisa à skholé
Pensar o caminhar como um modo de afirmar uma vida, em diálogo com diferentes concepções: eis em que consiste este trabalho. Não se trata, portanto, de traçar uma história do caminhar, ou ainda de analisar conceitualmente e conclusivamente uma bibliografia definitiva sobre o tema. Também, não tem por objetivo reduzir o caminhar a um único conceito. Pôr-se a caminho na vida, assim como na pesquisa educacional talvez tenha relação com andar por um caminho de perguntas, de curiosidade, mais que ...
“Eu acho que você não vai aprender nada aqui!” As 40 horas de Angicos Re-inventadas em 40 horas de Alfabetização Filosófica em Pau dos Ferros (RN)
O objetivo desta tese é rememorar e reinventar a experiência de Angicos (RN) a partir de uma alfabetização filosófica realizada em Pau dos Ferros (RN) em junho de 2022. Emergiram deste estudo muitas perguntas, entre as quais destacamos: o que é ainda é possível aprender com o curso de alfabetização em 40 horas de Angicos de 1963? O que é possível pensar a partir da experiência de Angicos? O que é uma alfabetização filosófica? O que a alfabetização filosófica pode oferecer para a formação de p...
Cursando BNCC: caminhos da formação docente frente às políticas curriculares no Brasil (2014-2020)
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo discorrer sobre as políticas de currículo para a formação de professores no Brasil no período de 2014 a 2020, com destaque para as ações do Movimento pela Base nesse processo. Para isso, mobilizam-se autores como Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, Stephen Ball, Alice Lopes e Elizabeth Macedo, que dialogam com os seguintes objetivos: investigar os textos políticos relacionados às políticas de currículo e docência; identificar a atuação do Movimento p...
Como as escolas atuam no reforço escolar? Significações da/para a política curricular de Niterói
Esta tese tem como objetivo investigar significações para ações nomeadas de “reforço escolar”, compreendidas neste estudo como demanda discursivamente articulada e hegemonizada em diferentes contextos de produção da política curricular na Rede Municipal de Educação de Niterói. O interesse por essa temática surge como desdobramento das investigações iniciadas no Mestrado, que tiveram como lócus privilegiado o acompanhamento do Projeto de Reforço Escolar para os anos iniciais do Ensino Fundamen...
(Re)existir nos espaçostempos cotidianos: práticas docentes no contexto da pandemia da covid-19 nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Saquarema
Esta dissertação busca interrogar como se deu a produção curricular articulada aos saberes produzidos nas práticas docentes no contexto do trabalho realizado entre os anos de 2020 e 2021 em uma escola da rede municipal de ensino de Saquarema/RJ. Como objetivo geral, visa compreender os saberes docentes e os currículos produzidos no contexto da pandemia da covid-19 em tal escola, pensando os processos de existência cotidiana como atos de resistência, (re)existir (Garcia, 2019) nos espaçostempo...
Base Nacional Comum Curricular: enfrentamento ou manutenção do fracasso escolar?
The challenges in the field of literacy, related to the processes of teaching and learning reading and writing, still persist, even with the universalization of access to school and the development of public literacy policies. In this context, the general objective of this dissertation is to analyze whether the National Common Curricular Base - BNCC (Brazil, 2018), with regard to literacy, contributes to the maintenance or confrontation of school failure. This objective is divided into the fo...
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