
PPG EM EDUCAÇÃO : [746] Visualizar estatísticas
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À base de experiências: a BNCC para a Educação Infantil e a organização curricular em campos de experiências
O presente estudo tem como objetivo central problematizar a organização curricular na Educação Infantil em campos de experiência instituída pela BNCC (BRASIL, 2017). A formulação da política curricular se constitui em meio a diferentes disputas pela significação de um projeto para a infância, sua formação e aprendizagens. Os marcos legais que antecedem a BNCC já evidenciavam algumas das características difundidas na atual política curricular como, por exemplo, uma formação básica, orientada a...
Viajar, observar e propor: Bertha Lutz na circulação de modelos internacionais de Economia Doméstica Agrícola (1922-1937)
Estudo sobre a trajetória de viagens de Bertha Lutz em torno da apropriação de modelos de Economia Doméstica Agrícola na educação rural nos Estados Unidos e Bélgica e seus desdobramentos entre os anos de 1922 até 1937. Esta pesquisa, a partir dessas duas viagens feitas por essa importante intelectual, cientista, museóloga e feminista, buscou compreender a maneira pela qual ela articulou discursos e ações para criar projetos dessa modalidade educacional, vista por uma série de movimentos femin...
Pelas mãos das Ekedis e Makotas: o poder matriarcal nos processos educacionais nos candomblés
O presente trabalho investiga como as Ekedis e Makotas, cargo exclusivamente feminino dos candomblés de Ketu e Angola, respectivamente, se relacionam com suas comunidades de terreiros, como elas se inserem nas estruturas hierárquicas e tradicionais destas comunidades e como essa relação nos ajuda a refletir sobre o feminino em sociedade, podendo ainda nos auxiliar na reflexão crítica sobre educação. As razões pelas quais se propõe essa investigação encontram eco na construção de uma proposta ...
Por um devir quilombo na escola pública: resistir com infâncias na filosofia
A filosofia na educação, através do Nefi/Uerj, chegou à periferia e encontrou não uma escola das teorias, mas uma escola concreta, em sua materialidade pulsante, com as vidas que lá habitam, com os modos de existência que lá se desenham, suas vivências, práticas, valores, crenças e histórias, vozes. A aproximação de diferentes mundos provocou deslocamentos, desafios e muitas perguntas que exigiram a abertura a aportes teóricos ainda não estudados e suas implicações em nossos processos de form...
O brincar, a educação e as crianças Calon do acampamento cigano de Quissamã, RJ: uma fotoetnografia de brincadeiras e de aprendizagens
Esta tese pesquisa brincadeiras e cotidianos das crianças Calon residentes no acampamento cigano Mathias, no município de Quissamã, no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é, além de apresentar e descrever o dia-a-dia brincante daquelas crianças, discutir a possibilidade de aprender com seu mundo, o que ocasiona tanto um acionamento, pela memória, de nossas próprias infâncias quanto uma ressignificação das imagens dominantes acerca dos povos romani, as quais configuram estereótipos que reduze...
Música, filosofia e educação: interlocuções com a vida na escola pública
O propósito desta tese é pensar interlocuções entre música, filosofia e educação na escola pública no exercício de compreender um modo de fazer música, a partir da prática coral do Colégio Pedro II - campus Engenho Novo II. Esta pesquisa parte da necessidade de fazer fugir uma tradição escolar que cumpre finalidades de uma política dominante e de afirmar outros modos de fazer e de ser escola. Escola como vida. Parte das atividades do Núcleo de Estudos de Infâncias e Filosofias – NEFI, são tra...
Sorrisos infantis na luta pela terra: a participação das crianças na vida política da sociedade
A participação das crianças nas diferentes esferas da sociedade levanta questões a respeito de sua condição enquanto sujeitos políticos. A infância inserida em um contexto de lutas apresenta pistas significativas a respeito da vida política que as crianças desenvolvem, atuando junto a seu grupo de pertencimento social na busca pela transformação da realidade. A pesquisa realizada junto às crianças que fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permite observar não só a ...
Avaliação institucional na educação infantil: refletindo o percurso, repensando a trajetória, tecendo possibilidades na formação docente
O presente trabalho intenciona reinterar a importância do processo de avaliação institucional, na perspectiva da formação docente, a partir do meu próprio percurso formativo, oportunizando diálogos no cotidiano da Educação Infantil de forma mais identitária. Além disso, propõe o debate acerca dos processos de avaliação numa “costura” entre teoria e prática, indissocializando-a do trabalho pedagógico. O conjunto desta pesquisa se ancora em referenciais teórico-metodológicos dos estudos nos/dos...
Crianças por trás das câmeras: infâncias em produção
O objetivo deste trabalho é colocar em discussão as concepções de infâncias e o lugar que as crianças ocupam na produção audiovisual realizada em contexto educativo, a partir da análise de 15 vídeos realizados com meninos e meninas de até 13 anos, em escolas da cidade do Rio de Janeiro, e exibidos em 2018 e 2019, pela TV Escola na série “Curta Mostra Geração”. A metodologia utilizada foi análise fílmica na perspectiva bakhtiniana, na qual osujeito “deixa sua assinatura em seus discursos”, e ...
A pedagogia da festa: memórias dos CIEP Maria Joaquina de Oliveira e CIEP Brigadeiro Sérgio Carvalho
Pensar a educação requer pensar a sociedade e suas relações de classe e poder. O educador não deve cair na ingenuidade da neutralidade do seu fazer. Deve-se perguntar que aluno se quer formar e que sociedade se quer construir. Este é o ponto de partida para se jogar um feixe de luz em um dos maiores projetos de educação popular realizado no Brasil: o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). O objetivo geral desta tese é interpretar histórias das práticas pedagógicas entre professores(as) ...
Professor Ariano Suassuna: a escrita e a prática de um pensamento educacional para o “Brasil real”
Este trabalho configura-se como uma reflexão sobre a contribuição de Ariano Suassuna, poeta, dramaturgo, professor universitário, ensaísta, romancista e artista plástico, à Educação brasileira, desenvolvida no espaço político-social que Machado de Assis intitulava de “Brasil real”. Suassuna lecionou por mais de trinta anos na Universidade Federal de Pernambuco, nas cátedras de Estética, Filosofia da Arte, Teoria do Teatro, Literatura brasileira e História da Cultura brasileira, aplicando semp...
Eu quero saber mais, preciso saber mais, o Projeto Minerva está no ar: ensino supletivo de 1º Grau para além das ondas do rádio (1970-1979)
Criado durante o regime militar instaurado no Brasil (1964-1985), o Projeto Minerva (1970-1989) integrou o plano de governo, veiculando nacionalmente programação radiofônica com fins educativos e culturais. Assim, o objetivo da Tese foi o de analisar as concepções assumidas pelo Projeto Minerva durante o período de 1970 a 1979, em que os cursos preparatórios de 1º Grau foram elaborados e produzidos sob a coordenação pedagógica do Serviço de Radiodifusão Educativa (SRE), órgão subordinado ao M...
Sentidos de avaliação enunciados por docentes da educação de jovens e adultos em suas produções curriculares
O objetivo geral desta tese foi investigar os sentidos de avaliação pedagógica enunciados pelos docentes da EJA ao articularem essas práticas às suas produções curriculares. Considerando que a modalidade é um campo disputado politicamente, cujas formas de significá-la carregam sentidos de sujeito, mundo e sociedade que inspiram as produções curriculares dos docentes, assumo que suas avaliações se articulam a tais objetivos. Para entender esses movimentos, me aproprio das contribuições do pens...
Poéticas com os cotidianos: artes como criações curriculares, estética da vida, ética e política visual
Artes e poéticas cotidianas. Esta pesquisa, que se apresenta como uma conversa acerca das redes educativas, dos currículos e dos tantos ‘espaçostempos’ escolares, conta um pouco da minha trajetória como estudante, pesquisadora e professora de Artes da rede pública da cidade do Rio de Janeiro junto das imagens, este artefato ‘sensóriovisual’ que me acompanha desde a infância. Ao entender a potência dos encontros e das narrativas como metodologia de pesquisa com os cotidianos, esse texto se lig...
A produção curricular do professor alfabetizador: diálogos com o PNAIC
Esta dissertação tem como objeto de estudo a formação do professor alfabetizador, suas práticas e suas produções curriculares a partir da sua inserção no curso de formação oferecido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa/ PNAIC. Questiona-se: que sentidos de alfabetização foram disseminados no PNAIC? Como essa formação propõe sentidos para o currículo da sala de aula? O PNAIC é estudado a partir dessa perspectiva – como política que disputa sentidos para educação, currículo e a...
Entre currículo e percepções: o caminho do processo de reestruturação curricular de Duque de Caxias/RJ
Essa pesquisa relata o surgimento de uma política pública em Duque de Caxias/RJ, que entrou na pauta de discussões do município após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Expande as compreensões sobre mim mesma em uma perspectiva autobiográfica, do ponto de vista de quem experienciou dois papéis importantes no processo da construção da política de Reestruturação Curricular (o de redatora e o de orientadora pedagógica de uma escola da rede) em todas as etapas do trabalho dese...
Acessibilidade digital enquanto Direito Humano: diálogos sobre a usabilidade de dispositivos e de estratégias acessíveis com pessoas com deficiência
O presente estudo tem como objetivo analisar o papel e a usabilidade dos dispositivos de acessibilidade digital, elaborados para a 14a Reunião Regional da ANPEd Sudeste, como suporte às pessoas com deficiência. Este trabalho está orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural, que dentre outros aspectos, compreende que o sujeito se constitui no entrelaçamento da estrutura biológica com a dimensão histórico-cultural, considerando a relação dialética entre o suj...
Políticas de formação docente no Brasil: influências dos organismos multilaterais e movimentos de resistência
A pesquisa aborda as políticas de formação docente no Brasil e tem como um dos objetivos identificar as concepções de educação e de docência assim como as orientações para políticas educacionais dos organismos multilaterais através da leitura e análise dos documentos “Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Jacques Delors (Org.), 1997 (edição brasileira)”; “Professores são importantes - Atraindo, desenvolvendo e r...
Alfabetização de crianças com autismo e a comunicação aumentativa e alternativa: uma revisão sistemática da literatura
A alfabetização de crianças com autismo e necessidades complexas de comunicação constitui o objeto desta dissertação. Na presente pesquisa pretendi conhecer sobre o que a literatura científica tem abordado sobre os efeitos do uso dos sistemas de CAA no processo de alfabetização para crianças com autismo e necessidades complexas de comunicação (NCC), na faixa etária de seis a dez anos. A metodologia adotada foi uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e buscou fontes primárias no período de...
Como quem carrega água nas bochechas: participação e infância em uma escola pública de Educação Infantil
A pesquisa que aqui se apresenta nasce de questionamentos realizados ao longo de uma trajetória profissional e acadêmica sobre questões que permeiam o cotidiano de crianças e da escola. Sendo assim, essa investigação toma como temas crianças, participação e escola de educação infantil. Como principal problema, busca-se compreender o modo como um grupo de crianças entende sua participação no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II. Para análise e compreensão do ...
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