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PPG EM EDUCAÇÃO : [818] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O ensino de lógica para as séries iniciais nos impressos do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro (1975-1979)
Esta dissertação tem como objetivo identificar os saberes a e para ensinar Lógica por meio das categorias sequência, significado, graduação, exercícios e problemas nas publicações do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro (LC) de 1975 a 1979, fase da primeira gestão do LC e foco desta pesquisa, com ênfase nas ideias de Zoltan Dienes (1916-2014) que orientaram o ensino de Lógica nessas obras. A metodologia incorpora elementos teóricos de diversos autores, como Certeau (1982), Hofstetter, ...
Formação continuada para profissionais da educação na pandemia: transição educacional de pessoas com deficiência intelectual para o mundo do trabalho
A presente pesquisa tem por objetivo central analisar a formação continuada de profissionais da educação sob a ótica da transição para a vida independente no que tange a inserção laboral de jovens e adultos com deficiência intelectual. Essa pesquisa apresenta a particularidade de ter sido realizada no início da pandemia da Covid-19. Para isso, foi implementado um curso de formação continuada para 29 profissionais da educação da Secretaria da Pessoa com deficiência e Tecnologia -SMPD, do munic...
Do circo escolar à escola de circo: caminhos pedagógicos e cenários políticos na história da implantação da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha
A presente pesquisa tem como objetivo conhecer e contribuir para a escrita da história da criação da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha(ENCLO), bem como investigar o processo de ensino-aprendizagem da arte circense praticado dentro das famílias de circo, anterior à criação da escola, e ainda, analisar como essa “pedagogia” foi aplicada na implantação da ENCLO, uma vez que os professores convidados para compor o corpo docente, eram na maioria, oriundos de famílias tradicionais circenses. P...
Educação Domiciliar (homeschooling) no âmbito jurídico e pedagógico brasileiro: inconstitucionalidade, ilegalidade e ineficácia
A presente pesquisa tem por objetivo de estudo a exposição e elucidação dos aspectos históricos, jurídicos e pedagógicos que fazem do educação domiciliar uma prática inconstitucional, ilegal e ineficaz à luz da realidade jurídica e docente de nosso país. Para tanto, far-se-á uma exposição do conceito de educação na casa, partindo de suas origens históricas, chegando-se aos debates contemporâneos acerca da inconstitucionalidade, da ilegalidade e da ineficácia desta modalidade de ensino. O prob...
Imigrantes venezuelanos na condição de sujeitos escolares em Boa Vista: a narrativa de ser estrangeiro
Com o intenso fluxo migratório de venezuelanos, desde 2015, quase 1 milhão de estrangeiros oriundos do país vizinho entraram no Brasil e, desse total, 510.499 decidiram ficar no território brasileiro, conforme dados do governo federal (Brasil, 2023). Além do deslocamento geográfico, as crianças e adolescentes que acompanharam suas famílias, migraram para as escolas brasileiras e vivenciaram o processo de integração à nova realidade escolar, discrepante da experiência herdada no país de origem...
Pensadores Cariocas como encruzilhada entre a filosofia e a periferia: autonarrativas de um educador poético
Esta pesquisa é fruto da análise crítica e auto reflexiva sobre a realização do Projeto Pensadores Cariocas, que consiste em oficinas lúdicas de filosofia para estudantes da rede pública do Rio de Janeiro. Parte da ação na realidade e busca unir teoria e prática para uma educação libertadora e libertária. Propomos uma abordagem qualitativa e uma descrição autonarrativa. Constrói-se uma narrativa que localiza o autor como observador e produtor-ativador do objeto de pesquisa. Com o conceito de ...
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens: marcas e memórias na cidade do Rio de Janeiro
A presente pesquisa tem como tema central compreender como a presença da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, localizada na rua da Uruguaiana, 77, no Rio de Janeiro, é percebida pelos sujeitos que a frequentam e circulam em seu entorno no tempo presente. Ela marca a cidade do Rio de alguma forma? Para isso, este objetivo se desdobra também em identificar quais representações são constituídas a seu respeito e envoltas por quais memórias. Além disso, pensar as práti...
Avanços e limites da proposta de formação de professores em tecnologias digitais na Rede Municipal de Educação de Niterói
A presente pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre a formação de professores em tecnologias digitais na Rede Municipal de Educação de Niterói, uma política pública de educação, identificando os avanços e limites da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, setor pertencente à Superintendência de Desenvolvimento de Ensino da Fundação Municipal de Educação de Niterói, responsável pela formação de professores para atuar com as tecnologias digitais em suas práticas em sala de aula. Ten...
Ocupações de escolas como acontecimento: uma democracia por vir
Neste trabalho, discorremos, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e da Desconstrução de Jacques Derrida, sobre as ocupações de escolas no ano de 2016. Em um primeiro momento, discutimos o entendimento das ocupações como acontecimento ou pro-grama. Nesse movimento de tentar trazer as ocupações para o nosso texto, para o nosso contar, deparamo-nos com a im-possibilidade de dizer o acontecimento ocupação tal qual ele se deu. Entretanto, em um movimento paradoxal, entendemos a necess...
O Instituto Nacional de Cinema Educativo e a democracia racial: narrativas fílmicas e a desconstrução do mito
Este estudo sustenta a tese de que o cinema produzido pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), foi instrumentalizado pelo Estado para disseminar uma ideia de nação fundamentada no mito da democracia racial, contribuindo, por meio de suas produções, para a consolidação de uma identidade brasileira marcada pelo racismo e pela cordialidade. Através de um instituto próprio, foram desenvolvidos filmes com uma perspectiva alinhada aos ideais nacionais. A partir da análise fílmica foi pos...
Contribuições do profissional de apoio escolar ao aluno com necessidades complexas de comunicação: uma revisão integrativa
As contribuições do profissional de apoio escolar a estudantes com necessidades complexas de comunicação no contexto brasileiro constituem-se o objeto deste estudo. O objetivo principal da presente Revisão Integrativa da Literatura é descrever o que os estudos apontam sobre a atuação do profissional de apoio escolar junto a estudantes com necessidades educacionais de comunicação no contexto do sistema educacional brasileiro entre 2015 e 2022. Para isso, realizamos a busca por artigos científi...
Construindo caminhos para comunicar: o uso do dispositivo gerador de fala para crianças com autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que pode aparecer nos primeiros anos de vida da criança. Sua apresentação pode variar em níveis de suporte e se manifestar de diversas formas compondo assim distintos quadros clínicos. Pessoas com TEA podem apresentar alterações relacionadas ao déficit ou ausência de linguagem e comunicação social e padrões de comportamentos repetitivos e/ou estereotipados. Essa investigação considerou a comunicação como um processo...
A intelectual Maria Eugenia Celso com a penna e a palavra em prol dos direitos das mulheres (1920-1952)
Esta tese situa-se no campo dos estudos em História da Educação e privilegia o período compreendido entre 1920 e 1952, com vistas a destacar a atuação da escritora Maria Eugenia Celso em prol dos direitos femininos. Estabelece diálogo com estudos sobre a história das mulheres no Brasil e no ocidente e com a questão de gênero. Para dar tratamento a esse propósito, utilizam-se como fontes a obra literária da escritora, os textos da imprensa, os textos extraídos dos arquivos da Federação Brasile...
Desalmado: ideologia e antifascismo
Esta tese trata-se de parte da história-social do Metal, que tem como base profunda as contribuições da população negra e “não-branca” e suas raízes operárias ao longo do processo histórico da modernidade ocidental. Trata-se, concretamente, também de relacionar a crítica contra a economia (neo)liberal-burguesa, junto à crítica da ideologia, pela crítica marxista, quanto numa espécie de reabilitação conceitual e prática do conceito de ideologia e consciência (dupla, de raça-classe), trazendo a...
Professor pode inventar qualquer história? Hospitalidade e currículo em história
Essa tese pode ser entendida como uma tentativa de disseminar ideias de currículo como invenção contextual radical. Esse entendimento, longe de focar na irrealizabilidade do currículo, pode ser pensado como um chamado para tentarmos pensá-lo através de um vazio normativo, como uma tentativa de pensar sobre a abertura para a ação e a abertura da ação, sobre um currículo que se faz contextualmente. Um fazer pensado como invenção, como tentativa de desenrolar entendimentos sobre a relacionalidad...
Mulheres egressas do sistema prisional: da escola na prisão à universidade
Através de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a educação em espaços de privação de liberdade, complementada por entrevistas com mulheres egressas do sistema prisional e que frequentaram escolas enquanto cumpriram pena restritiva de liberdade, foi possível identificar a complexidade da educação de jovens e adultos nas prisões. A primeira prisão no Brasil Império, inaugurada com base no Código Penal de 1830, colocava em prática o direito à educação e acesso à biblioteca aos presos no...
“Preta, o que há em ti?”: estudo sobre a permanência de professoras negras nos espaços institucionais de educação superior e suas estratégias de resistências
O presente trabalho discute o racismo institucional em instituições educacionais de nível superior, através da cartografia efetuada pela análise de entrevistas realizadas com mulheres negras, que atuam como docentes na graduação e/ou pós-graduação em cursos das ciências humanas em universidades públicas. A partir de uma tentativa de cartografar processos de dor e resistência no trabalho, a pesquisa tentou localizar no espaço institucional acadêmico de poder-saber as estratégias acionadas por ...
O pensamento de Manoel Bomfim para a educação: uma crítica aos males de origem ao progresso da nação brasileira (1905-1931)
Manoel Bomfim (1868-1932) foi um intelectual que se destacou em múltiplas frentes de atuação como médico, deputado federal, professor na Escola Normal, Diretor do Pedagogium (1896-1919), membro da Liga Brasileira de Higiene Mental (1924) e da Associação Brasileira de Educação (1924). Autor de uma produção escrita constituída por livros, artigos e discursos tipografados acerca de temáticas associadas a formação da nação e a educação brasileira. Nesta pesquisa investiga-se o seu pensamento dire...
O ensino de ciências pela percepção de pessoas com deficiência intelectual
A fim de contribuir com práticas de ensino que consideram a diversidade existente na sala de aula, o objetivo da presente pesquisa foi analisar a percepção de pessoas com deficiência intelectual a respeito do ensino de ciências. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foi utilizado o método de História de Vida. Foram realizadas entrevistas remotas de caráter aberto, complementadas com algumas questões semiestruturadas a respeito das vivências dos sujeitos nas aulas de ciênci...
Pedagogias negras entre o ser, o fazer e o escrever
Partindo do pressuposto de que a descolonização intelectual é um pré-requisito para a criação de estratégias de descolonização política e de reconstrução cultural, esta tese procura investigar a práxis do que entendemos por pedagogias negras. Desenvolvidas por mulheres negras que compõem o movimento de favelas do Rio de Janeiro, essas pedagogias são entendidas como as aprendizagens proporcionadas nos espaços de atuação e formulação, entre vida cotidiana, luta pela sobrevivência e atuação no d...
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