PPG EM EDUCAÇÃO : [796] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Pedagogia da hipermobilidade: formação, movimento, conexões e comunidades integradas por uma educação-mundo
O estudo desenvolvido no doutoramento em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro possui como objetivo compreender, em contexto de pesquisa-formação na cibercultura, como docentes criam práticas pedagógicas na relação cidade-escola-ciberespaço, possibilitando o desenvolvimento de uma pedagogia da hipermobilidade. O contexto da pesquisa ocorre no Instituto Federal do Rio de Janeiro, nos cursos Formação de Docentes para a Educação online e Formação Docente para a Comunicação, Cultur...
O Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí: política pública de direito à educação
A educação de jovens e adultos (EJA) é, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, modalidade da educação básica. O Parecer CEB/CNE n. 11/2000 estabelece que a EJA, como modalidade, tem três funções: qualificadora, equalizadora e reparadora. No que compete à função reparadora, a EJA realiza a restauração do direito à educação e o reconhecimento da igualdade ontológica de todo ser humano, desvelando desigualdades que transformam bens sociais e direitos em privilégios...
Gênero e currículo pós 2016: a política e o político
Esta pesquisa propõe uma articulação entre os campos do currículo e do gênero tendo como recorte o período pós 2016 no contexto nacional. Para isso, busquei aproximações com a perspectiva pós-estruturalista notadamente a partir da Teoria do Discurso (TD) de Chantal Mouffe e Ernesto Laclau, em especial, com as categorias de hegemonia, política e político. Há também um investimento na categoria de performatividade de gênero, a partir de Judith Butler. O objetivo central foi investigar, a partir...
Produção textual: caminhos do ensino bilíngue para o estudante surdo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de um aluno surdo profundo acerca do seu processo de letramento no que concerne à aprendizagem e ao emprego social do texto escrito. No trabalho, a pesquisa teórico-conceitual atua em diálogo com a narrativa (auto)biográfica e, nesse sentido, busca-se: i) caracterizar a natureza visual do sujeito surdo e sua relação com a cultura surda e os processos de comunicação através da escrita alfabética; ii) caracterizar a cultura surda e sua relaçã...
Novo Ensino Médio: significações dessa política pelos atores escolares
A presente pesquisa tem o propósito de trazer algumas significações dos atores escolares acerca do Novo Ensino Médio, no estado do Rio de Janeiro. No que se refere ao referencial teórico-estratégico, ancora-se na teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para investigar a política curricular acima referida. Foram utilizadas as categorias: discurso, hegemonia, significante vazio e antagonismo. Para isso, tive como referências as apropriações que as seguintes autoras do campo do cur...
A Rosa do Povo 2020-2021: um tempo entre parênteses
Esta pesquisa apresenta um convite à aproximação entre dois “períodos de exceção” que ocorrem em épocas diferentes da história. Refiro-me ao pós-Segunda Guerra Mundial, durante o qual o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu seu livro "A Rosa do Povo", e o período da pandemia de COVID-19, que afetou o mundo recentemente. A expressão "um tempo entre parênteses" sugere que 2020-2021 foi como um intervalo singular na rotina habitual da escola, marcada por mudanças significativas em suas opera...
Aliada ou Vilã? O papel da Comunicação Alternativa e Ampliada no desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA
A presente pesquisa buscou verificar os impactos no desenvolvimento da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam necessidades complexas de comunicação, quando orientadas a utilizar a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), especificamente pelo Programa PECS-Adaptado. Ainda, fomentar a importância do fonoaudiólogo na parceria com a escola para a elaboração de estratégias de inclusão do educando com TEA, articulando os saberes da saúde e da educação, bem c...
Entre corpos, criações e narrativas: um estudo sobre o encontro da dança com crianças na educação infantil
O campo de investigação desta pesquisa surge do interesse desta pesquisadora-professora-artista em elaborar um espetáculo cênico para crianças. A Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ) foi o território da infância onde se buscou o convívio com um grupo de crianças pela linguagem da dança como fonte e alimento do processo criativo para elaboração de “Vagalumeando”. Desta experiência veio o interesse em continuar no espaço para pensar a linguagem da dança na educação infantil, valorizan...
Tentativas de controle da docência nas políticas em curso: uma análise sobre as articulações discursivas em torno da Base Nacional Comum Curricular
Ao longo das últimas décadas é possível observar que as políticas curriculares têm sido (re)formuladas através de processos de negociação complexos (DIAS et al, 2012), que tentam hegemonizar interesses educacionais colocados em pauta por diferentes grupos que compõem as redes de governanças globais (MACEDO, 2019). Essas redes têm se mostrado cada vez mais dispostas a oferecer (rápidas) soluções para os “problemas” educacionais, reafirmando suas atuações ativas nas produções curriculares. É ne...
As políticas curriculares para a primeira infância: discutindo possíveis negociações em Secretarias da Educação da Baixada Fluminense a partir do advento da BNCC
Este estudo tem como objetivo analisar as possíveis negociações/articulações em Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense a partir do advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), problematizando como se dá a produção curricular das diferentes redes municipais nesse contexto. Esta pesquisa terá a Baixada Fluminense como lócus de investigação: quatro secretarias de Educação de municípios que se localizam ao norte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Estudar essa região...
As propostas do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro e o uso de materiais concretos (1975-1985)
O objetivo deste trabalho é mapear as atividades para as séries iniciais do curso primário, envolvendo materiais concretos, nas publicações do Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro, elaboradas pela equipe da Secretaria Estadual de Educação no período da existência do Laboratório (1975-1985), a fim de caracterizar elementos dos saberes sistematizados com o uso de material concreto (todo e qualquer acessório didático que auxilie na aprendizagem). Para isso, foram analisados Diss...
Fisionomias das infâncias contemporâneas na cibercultura: crianças em vídeos virais
Como objetivo central, esta dissertação se propõe a pensar: quais as fisionomias das infâncias na cibercultura, especificamente em vídeos virais do YouTube? Desta forma, esta dissertação está organizada em 6 partes. Começando pela apresentação “As redes que me trouxeram até aqui”, sigo para o primeiro capítulo, “Acessando a cibercultura”, buscando problematizar e conceituar a cibercultura, as infâncias, o YouTube e os vídeos virais, fazendo surgir desse contexto fisionomias possíveis na conte...
O “negro” na produção curricular do Projeto Africanidades: deslizamentos
Este trabalho tem como objetivo analisar a produção curricular do Projeto Africanidades, no Ciep Carolina Maria de Jesus, na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Motivado pela Lei 10.639/2003, o Africanidades dialoga com o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro que tem representado elementos norteadores que produzem uma agência negra totalizada e homogênea. Tal propensão se articula em um movimento necropolítico, cuja tentativa é direcionada a fixar sentidos a priori, tanto par...
Panorama da pesquisa educacional brasileira contemporânea: teses defendidas nos programas avaliados com nota 7 (sete) pela CAPES, no triênio 2010-2012
Este trabalho de tese tem como objeto de pesquisa a produção discente dos programas de pós-graduação em educação avaliados com nota 7, pela Capes, na Avaliação Trienal 2013 (Triênio 2010-2012), especificamente as teses defendidas neste período. A investigação se norteou pela seguinte questão-problema: qual(is) tendência(s) teórico-metodológica(s) subjaz(em) na formação dos futuros doutores em educação? Procurou-se alcançar os objetivos de identificar em que concepções teórico-metodológicas se...
Aplicação do Proleca junto a um aluno com TEA no contexto escolar: estudo de caso
O desenvolvimento da leitura é considerado uma habilidade fundamental no ambiente escolar. A aquisição do ato de ler permite a construção de aprendizagens que envolvem habilidades funcionais, sociais e acadêmicas. Embora muitos estudantes com desenvolvimento típico adquiram essas habilidades com certa facilidade, crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA, frequentemente demonstram dificuldades na aprendizagem da compreensão da leitura oral. A literatura científica tem apontado que a prá...
Paróquia Sant’Ana de Itaúna: memória e educação no Complexo do Salgueiro
A presente Dissertação apresenta uma discussão sobre o surgimento da Paróquia Sant’Ana de Itaúna e do Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. O surgimento do Complexo se deu no período da Ditadura Civil-Militar, no qual o povo brasileiro passou por violência, tortura e morte. Com o apoio da Igreja Católica ao Regime, seus líderes entraram em desacordo, de modo que alguns, foram torturados e mortos por suas práticas de educação não escolar progressista. Ne...
Crianças e infâncias em ação no Espaço de Desenvolvimento Infantil no Município do Rio de Janeiro
Esta pesquisa surge do desejo de compreender as formas estéticas, éticas e políticas que crianças de 0 até 3 anos acionam nas relações e interações com seus pares e adultos em um Espaço de Desenvolvimento Infantil. A pesquisa foi realizada através de observação participante, com inspiração etnográfica e técnica de fotografias, no acompanhamento semanal de um grupo de crianças de 2 e 3 anos (Maternal 1), durante o primeiro semestre do ano de 2022, em um Espaço de Desenvolvimento Infantil da Zo...
O processo de implementação do Novo Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro
Esta pesquisa analisou as ações políticas conduzidas no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) em relação à adequação do ensino médio à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à reforma do ensino médio, no processo de implementação do Novo Ensino Médio (NEM). Especificamente, visou a (a) analisar os marcos legais e documentos que referenciam o NEM na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro e (b) investigar os sentidos da implementação do NEM causada...
Base Nacional Comum Curricular: discutindo sentidos de leitura e escrita na Educação Infantil
O presente trabalho tem como objetivo discutir os sentidos de leitura e escrita que perpassam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Da legitimação da Educação Infantil como etapa da Educação Básica na LDB de 1996 à instituição de um documento curricular como a BNCC, disputas são colocadas em evidência quando questiona-se quais seriam os conhecimentos a serem trabalhados nesta fase. O estudo se desenvolve em diálogo com referenciais pós-estruturais do Currículo (LOPES; MAC...
Estetização da teoria curricular
Muitas vezes, na história do pensamento curricular, o currículo é trabalhado como uma coisa sobre a qual é possível dizer uma verdade. Artigos e livros foram escritos falando sobre a verdade do currículo. Apresentar aquilo que supostamente ele é. Aquele que conhece o currículo deve levar luz e conduzir o outro para fora das trevas da ignorância. Para a fuga, é preciso seguir prescrições realizadas pelos messias, engendrando o controle da vida do outro por meio de práticas dos portadores da ve...
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