PPG EM EDUCAÇÃO : [837] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Música na EJA: um estudo sobre os sentidos das práticas pedagógicas e musicais no contexto da educação de jovens e adultos
A música, como componente curricular na área de Artes, oferece diversas oportunidades para a implementação de estratégias pedagógicas voltadas ao acolhimento e à motivação, embora essas não sejam suas finalidades principais conforme a LDBEN e a BNCC. Apesar de a música não ser disciplina isolada no currículo, seus potenciais benefícios, discutidos na literatura acadêmica, podem ser explorados de maneira coordenada para favorecer práticas pedagógicas mais integradoras e interdisciplinares. Est...
E se esse parque fosse nosso? Crianças e participação em um parque urbano na zona norte carioca
As constantes mudanças sociais e a ampliação do reconhecimento, ao longo dos anos, por vias legais, das crianças como sujeitos de direitos e atores sociais, pressupõem maior atuação e transformação das infâncias na sociedade, além de nos levar a refletir sobre seus interesses e suas ações nos espaços públicos das cidades. A pesquisa é fundamentada no campo dos Estudos da Infância, principalmente na Sociologia da Infância e na Geografia da Infância, tem por objetivo compreender como as criança...
Pés descalços: sujeitos interditados ao direito à educação
A presente pesquisa propôs, como objetivo geral, provocar reflexões acerca de visões plurais sobre sujeitos, a partir da relação existente entre a interdição do direito à educação e possíveis memórias acionadas que revelaram sentimentos de culpa, de dor e de sofrimento de que foram acometidos pela vivência dessa interdição. Para isso, foram utilizados, na pesquisa, relatórios de campo referentes à pesquisa-mãe; entrevistas realizadas com sujeitos não escolarizados feitas pelos pesquisadores d...
Percursos de integração de solicitantes de refúgio na cidade do Rio de Janeiro: a construção da cidadania refúgio
A pesquisa que se segue teve como objetivo compreender como são traçadas as experiências de integração de solicitantes de refúgio na cidade do Rio de Janeiro. Especificamente, objetivou analisar as distintas relações que esses atores estabelecem com instituições públicas e privadas envolvidas em seu acolhimento. O percurso teórico baseou-se no conceito de cidadania, compreendido como um conjunto de práticas de acesso a direitos e de participação na comunidade política. A cidadania na modernid...
A construção curricular em Duque de Caxias/RJ: o (des)caminhar da participação docente
O presente trabalho tem como objetivo discutir os sentidos de participação docente no processo de reestruturação curricular vivenciado em Duque de Caxias, em suas três fases (2019-2023). Essa dinâmica foi impulsionada por uma demanda do Ministério da Educação, que em 2017 instituiu a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e orientou que os municípios reformulassem seus currículos, de acordo com o documento. Duque de Caxias, então, propôs um movimento de retomada das discussões curriculares com...
Considerações acerca do programa de espaço infantil noturno (lei do espaço coruja): reflexos na educação infantil carioca
Nesta dissertação, tem-se como objeto o Programa de Espaço Infantil Noturno, também conhecido como “espaço coruja”, especificamente o do município do Rio de Janeiro, de autoria da vereadora Marielle Franco (in memoriam) e do vereador Tarcísio Motta, pensada e debatida junto à sociedade civil, à universidade, sindicatos e professores da rede pública carioca de ensino, que prevê o uso de creches e outras estruturas infantis da rede municipal para receber crianças de seis meses a cinco anos e on...
Cartografias do livramento: o que pode um professor de filosofia na escola da prisão?
Esta pesquisa realiza um mapeamento cartográfico filosófico seguindo a rota da pergunta: o que pode um professor de filosofia na escola da prisão? Em um primeiro momento, apresenta-se o que se levou no bolso como uma bússola para a realização da pesquisa: o manual do cartógrafo - que contém um impulso (habitar os entres dos territórios), um critério (pensaminhar os caminhos), um princípio (experienciar os acontecimentos), uma regra (cartografar o imprevisível) e uma preocupação (intensificar ...
Defendamos, na criança, a geração de amanhã: o patronato de menores abandonados, assistência e educação à infância no Rio de Janeiro na década de 1910
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de implantação/consolidação do Patronato de Menores Abandonados do Rio de Janeiro, evidenciando as ações de assistência e proteção empreendidas pela instituição em prol da infância pobre e abandonada ao longo da década de 1910. Criado na cidade do Rio de Janeiro em 1908, o Patronato de Menores foi concebido por iniciativa de filantropos envolvidos com a causa da infância como instituição privada de caráter assistencial, inicialmente mantida p...
Vozes autistas: processos de inclusão/exclusão escolar
A inclusão escolar de pessoas autistas ainda se configura como um desafio significativo em muitos contextos. Frente a isso, o conceito de inclusão em Educação busca minimizar as pressões excludentes objetivando promover a participação, a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os indivíduos. Intencionando contribuir para a Educação na perspectiva inclusiva, o presente estudo teve por objetivo principal investigar e analisar os processos potencialmente inclusivos/excludentes no contexto da E...
A biblioteca escolar do Externato do Colégio Pedro II: sujeitos, práticas de leitura e acervo (1927-1934)
Trata da conformação da biblioteca escolar do Externato do Colégio Pedro II entre os anos de 1927 e 1934. Objetiva compreender como a biblioteca escolar se conforma como espaço e acervo, além da função do bibliotecário e das práticas dos leitores no âmbito do Externato do Colégio Pedro II entre 1927 e 1934. Consiste em uma pesquisa histórica, documental e qualitativa que tem como campo empírico de análise as fontes documentais armazenadas, preservadas e disponibilizadas no Núcleo de Documenta...
Batalha da Flores: uma festa e suas possibilidades educativas para a cidade do Rio de Janeiro
Esta tese de doutorado tem como objetivo investigar a Batalha da Flores, uma festa educativa promovida pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1903 e 1909, como parte das ações que integraram a reforma urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos na primeira década do século XX. Pelo método indiciário, analisam-se fontes documentais oriundas da imprensa da época, atos oficiais da Prefeitura e imagens, sobretudo fotografias produzidas por Augusto Malta como fotógrafo docu...
Comunicação alternativa na educação infantil: efeitos de um programa de formação docente
O censo escolar de 2022 indicou um aumento no número de crianças com TEA matriculadas nas classes regulares na Educação Infantil. Com este aumento surgem desafios, principalmente no que se refere à comunicação, pois é sabido que grande parte das crianças com risco de TEA possuem dificuldades ou atrasos para desenvolver a fala e a comunicação, prejudicando assim outros pontos do desenvolvimento. É preciso garantir a esses estudantes os direitos estabelecidos a eles, e aos professores, a formaç...
Temos ainda muito que lutar: presença, reivindicações e demandas das mulheres trabalhadoras nas páginas da imprensa da cidade do Rio de Janeiro (1889 – 1919)
O presente trabalho tem como objetivo central investigar, através das páginas da imprensa de grande circulação da cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1889 e 1919, a presença, as reivindicações e as demandas por parte das mulheres trabalhadoras. Pretende-se analisar de que maneira homens e mulheres que faziam parte dos mundos do trabalho utilizavam os impressos como meio de divulgação de pautas como a emancipação feminina, a equiparação salarial e a formação intelectual da classe trabal...
O desenvolvimento da representação espacial na educação do estudante cego congênito
A presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de contribuir com os processos educacionais que buscam viabilizar a percepção do espaço geográfico e a sua representação pelos alunos que nasceram cegos ou perderam a visão antes dos cinco anos de idade e estão incluídos em escolas de ensino regular - entretanto isso não inviabiliza o seu uso em escolas de ensino especial. Esses indivíduos necessitam de reformulações tanto nas estruturas fixas da escola, quanto no ensino, para que possam ...
O Departamento Nacional da Criança e a gestão de Olímpio Olinto de Oliveira, a “arte de cultivar a infância, a sementeira da pátria” (1940 a 1945)
Esta tese objetiva investigar o Departamento Nacional da Criança (DNCr), focalizando analisar as condições históricas de sua fundação e implantação nos anos de 1940 a 1945. A perspectiva é pensar o primeiro quinquênio da instituição, durante a administração e a gestão do médico Olímpio Olinto de Oliveira, a partir da promulgação do Decreto-Lei 2024 de 1940. Para tanto, considerar-se-á dois importantes aspectos: as ideias científicas em circulação sob o viés da puericultura, e, as ações assist...
Quantas Virginias cabem dentro de um fusca? uma enunciação f(r)iccio (a)nal autobiográfica com o universo da palhaçaria
O trabalho em questão nasce da perturbação (Santos, 2022) da autora, que performa e alucina entre as vozes de seus palhaços — Fru Fru Bergamota, Paco Paquito e Shanti-lee – suas próprias memórias e produções de infância, corpo, escola e o palhaço. Atravessada pela teoria pós-estrutural, entende que para poder ver o que não está dado, porém está no mundo, deve complicar a teoria, sujando-a, umidificando-a (Haddock-Lobo, 2011). Na primeira parte do trabalho, estranho a ideia do corpo, do palhaç...
A plataformização nas políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
O presente estudo tem por objeto as políticas de recomendação de tecnologias digitais adotadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME). Tem por delimitação temporal o período pandêmico (2020) até o ano de conclusão desta pesquisa (2024). Interessa como estas formulações promovem a incorporação de plataformas empresariais na Rede Municipal de Educação, que nesta cidade é administrada em sua totalidade pela SME, e contempla a educação infantil, e o ensino fundamental. Trab...
Rasgando a fantasia: Processos de subjetivação, fabulação e audiovisualização de corpos nas redes educativas das ‘práticasteorias’ pornocurriculares
O presente texto busca compreender os modos como são formados os sujeitos em processos de subjetivação, fabulação e audiovisualização de corpos nas redes educativas das ‘práticasteorias’ pornocurriculares, trazendo para a educação um debate com e sobre a pornografia que é comumente percebida como um “problema” ‘dentrofora’ das escolas, seja pela forma criminosa como as atravessa, seja por um discurso moral que a criminaliza. Partimos da ideia de que os processos de formação se dão nas múltipl...
Narrativas audiovisuais e redes de significações sobre gênero e sexualidades nos/com os cotidianos da formação docente
Pensar os processos de produção de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidades tecidas a partir de apropriações de narrativas audiovisuais e articulações teóricas em espaçostempos de formação continuada de docentes é a proposta central dessa tese, que foi desenvolvida como uma pesquisa-formação-intervenção, tendo como campo de estudo o grupo de professores e professoras de uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. A proposta foi inv...
O ensino de lógica para as séries iniciais nos impressos do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro (1975-1979)
Esta dissertação tem como objetivo identificar os saberes a e para ensinar Lógica por meio das categorias sequência, significado, graduação, exercícios e problemas nas publicações do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro (LC) de 1975 a 1979, fase da primeira gestão do LC e foco desta pesquisa, com ênfase nas ideias de Zoltan Dienes (1916-2014) que orientaram o ensino de Lógica nessas obras. A metodologia incorpora elementos teóricos de diversos autores, como Certeau (1982), Hofstetter, ...
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