
PPG EM EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO : [405] Visualizar estatísticas
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Cartografias do corpo: Sexualização e normal(t)izações na formação de Professora(e)s de Educação Física
Fazer pesquisas de caráter pós estruturalista na educação é um ato político e de resistência. Pesquisar sobre gênero e sexualidade em uma sociedade em que as normas são pautadas no binarismo, em que as instituições decidem quem pode viver e como pode viver, é um ato de (re)existência. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as práticas formativas que visam discutir e refletir sobre corpo, gênero e sexualidades existentes no espaço de formação do professor de Educação Física para refleti...
Judicialização e Ativismo Judicial: uma análise dos conflitos escolares
Muitos são os temas importantes ligados à educação que merecem ser investigados, sendo certo que o campo de estudo desses assuntos tem uma amplitude notória, gerando, inclusive, imprecisões nos pesquisadores de como fazer os recortes necessários. Com isso, objetiva-se promover um recorte considerável do tema, desejando que o resultado desta pesquisa possa contribuir para a atuação docente, em seus diferentes segmentos, seja no tocante à reflexão sobre algumas práticas pedagógicas, seja conc...
O trabalho docente no Colégio Pedro II em tempos de mutação tecnológica
Esta pesquisa aborda o trabalho docente no Colégio Pedro II a partir da entrada das novas ferramentas tecnológicas, buscando identificar como os professores da referida instituição estão percebendo e vivenciando as mudanças no cenário do trabalho e como representam suas produções diante de uma realidade em que o conhecimento é gerado também a partir da coletividade e da colaboração das massas através das redes de conectividade. Considero o trabalho docente como de natureza intelectual, mas de...
Tentativas de escuta das infâncias em territórios ditos periféricos: narrativa com crianças nas múltiplas vias de experiência
A presente pesquisa tem como finalidade abordar uma pedagogia da escuta através da investigação que busca/tenta viver experiências com as crianças nos cotidianos de creche em território de favela. O estudo procura criar uma relação de escuta ativa na comunicação interpessoal e como ela pode ser experimentada na escola, explorando as teorias e conceitos relacionados à escuta, bem como as abordagens pedagógicas que enfatizam a importância desta na aprendizagem através de práticas brincantes, e ...
Processos de ocupação e produção de “margens” na Baixada Fluminense: um estudo de caso sobre os bairros da Chatuba e Nova Aurora
O objetivo desta dissertação é analisar o processo de ocupação de dois bairros da Baixada Fluminense, buscando entender de que forma o Estado, a partir de sua atuação ou de sua ausência, foi capaz de fomentar a “margem” nesses territórios. A metodologia utilizada para atingir esse objetivo foi, num primeiro momento, a construção de uma etnografia retrospectiva da região (Cunha, 2005) desse processo de ocupação. A partir de trabalho de campo de caráter etnográfico, baseado na observação partic...
O Projeto Preparatório Para o Ensino Médio na Maré, RJ: um estudo das experiências territoriais nos processos educacionais dos estudantes do CEASM
Este trabalho analisa o Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio (PREP) do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), com ênfase nas experiências territoriais educacionais dos adolescentes que compõem seu público-alvo. Diante da heterogeneidade que caracteriza o conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, abordamos as relações entre o local de origem dos estudantes, suas experiências no bairro e as vivências no espaço pedagógico do PREP-CEASM. A pesquisa foi...
Maré de fronteiras: a(s) perspectiva(s) de estudantes de uma escola pública municipal sobre o bairro Maré, Rio de Janeiro
A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal na Maré, que divide três contextos distintos: de um lado estão as comunidades Praia de Ramos e Roquete Pinto (dominadas pela milícia), de outro, Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda e outras (dominadas pelo tráfico), e em frente a Avenida Brasil uma ocupação chamada de “Tijolinho". Assim, o trabalho reflete sobre as influências desses diferentes contextos territoriais no conjunto de relações sociais construídas no cotidiano escolar, levand...
A escolarização de alunos com deficiências múltiplas matriculados no Ensino Fundamental I: reflexões sobre a atuação das políticas de educação inclusiva
Esta dissertação tem como objetivo investigar como as políticas de Educação Especial atuadas uma escola de Ensino Fundamental I da rede pública de um município na Baixada Fluminense/RJ afetam as relações de ensino e os processos de escolarização de um aluno com deficiência múltipla. A pesquisa está pautada nos pressupostos da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano (Vigotski, 1997; 2000; 2018; 2021) e, cientes das diferenças epistemológicas, em diálogo com os estudos sobre polític...
Violência Escolar: a prática do bullying na perspectiva dos estudantes de uma escola pública em contexto de periferia urbana no município do Rio de Janeiro
A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a violência no âmbito escolar, suas causas e consequências na percepção dos estudantes da Educação Básica de uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal, localizada no bairro da Vila Kennedy, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se, de uma investigação qualitativa por meio da observação no campo (ambiente escolar). O caminho metodológico escolhido consiste na escuta dos estudantes, que são os principais atores envolvidos ...
"SÓ PASSEI A ME ACHAR BONITA ATRAVÉS DO PROJETO": as confluências do Africanidades nas trajetórias de vida dos estudantes do CIEP 201
Essa dissertação tem como objetivo investigar os impactos do projeto Africanidades nas trajetórias de vida dos estudantes do CIEP 201, situado no segundo distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Foi realizada uma intensa descrição analítica do CIEP 201, do Projeto Africanidades que desenvolve atividades pedagógicas em consonância com a Lei 10.639/03 por quase duas décadas, bem como os depoimentos e as trajetórias de estudantes e egressos da instituição que passaram, ficaram e retor...
Pode a educação não ser corporal? Escritas no/do/com o corpo sobre memórias, saberes, educação e processos identitários
O presente trabalho busca pensar o corpo como lócus de memória, produção e circulação dos conhecimentos que se expressam em práticas culturais presentes nos cotidianos, dentro e fora da escola. Tendo como foco as identidades/narrativas afro-brasileiras, abordamos as suas corporeidades como estratégias epistemológicas que tencionam o binarismo corpo-mente com o objetivo de repensar os modelos de educação que excluem outras formas de saber, além de propor o reconhecimento e a valorização das gr...
De ponto a ponto: Bordando as concepções de uma Pedagogia feita a mãos
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf no Brasil desde sua chegada em São Paulo em 1956 até os dias atuais, na tentativa de compreender o contexto social e histórico à época em que a primeira Escola Waldorf se instalou no Brasil e como se deu o seu desenvolvimento. Será realizado um levantamento da vida de Rudolf Steiner através de sua biografia e da Antroposofia e suas abordagens. O objetivo do trabalho é compreender o porquê da Pedagogia Waldor...
Representações, práticas e usos do espaço urbano por estudantes de uma escola pública na Baixada Fluminense: a experiência do CIEP 397 Paulo Pontes, em São João de Meriti (RJ)
Esta pesquisa teve como propósito investigar e analisar as experiências urbanas de jovens estudantes de uma escola pública em São João de Meriti, Baixada Fluminense. Por suas características históricas e geográficas, ao longo das décadas foram construídas representações entorno deste espaço. Ainda, a produção do espaço urbano neste contexto foi marcada pela fragmentação espacial produzindo zonas periféricas deficientes em infraestrutura urbana e demais serviços. Considerando a função educador...
Os modos de registrar nos Diários de Classe os processos de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Esta pesquisa trata da questão do registro no contexto escolar, entendido tanto como instrumento de avaliação quanto como parte da documentação oficial da escola, tomando como foco os Diários de Classe. Tem como objetivos identificar e analisar o modo como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental registram, nos Diários de Classe, as aprendizagens dos estudantes identificados com baixo desempenho. O referencial teórico utilizado enfatiza, dentre outras, as contribuições de autor...
Corpos Plurais na Educação Física: Conversas com Professora(e)s sobre Gênero e Sexualidades
Essa dissertação se encontra dentro da abordagem das teorias pós-críticas e pós-estruturais, se colocando contra os essencialismos e binarismos enraizados na sociedade e, principalmente, ainda muito presentes nas aulas de Educação Física escolar, entendendo que pesquisar é um ato político. Esta pesquisa tem como foco a pluralidade das corporeidades presentes no espaço escolar. Assim, o objetivo é investigar as percepções de professoras/es de Educação Física que atuam no Ensino Básico, sobre o...
Sentidos das masculinidades em vídeos do canal do YouTube Porta dos Fundos
Este trabalho de mestrado tem como objetivo investigar a construção de códigos e sentidos das masculinidades presentes em vídeos do canal do YouTube Porta dos Fundos. Os principais conceitos que fundamentam o estudo são: cibercultura, a heteronormatividade e as masculinidades pensadas por meio da performatividade de gênero. A cartografia online balizada em aportes pós-estruturalistas foi a metodologia adotada para acompanhar o fluxo informacional criado/postado em um dos maiores canais do You...
A construção da Universidade e suas implicações sócio-históricas: um olhar para a formação docente do Ensino Superior no Brasil
A Universidade tem sido, sobretudo na atualidade, alvo de reflexões, discussões e transformações que impactam, direta e/ou indiretamente na formação do docente universitário. Revela-se, neste cenário, um discurso de se manter um modelo mais tradicional de universidade, no sentido de preservá-la como locus de produção e conservação de conhecimento. Concomitante, revela-se também um discurso para sua reformulação, tendo em vista as demandas mais imediatas da sociedade e, consequentemente, do me...
Vetores no Ensino Básico: proposta de intervenção em aula e novas perspectivas na visão de licenciandos em matemática
Num contexto inserido dentro de debates do Ensino de Matemática, ao qual são reais as dificuldades identificadas que muitos alunos possuem em compreender as matemáticas da escola, do dia a dia e as matemáticas abstratas, e identificando fortes evidências de que a utilização de vetores pode contribuir no Ensino, através do seu contexto histórico e sua versatilidade de aplicação em diversas áreas da matemática e de outras ciências, o presente trabalho tem como eixo as seguintes questões: “...
História, memória e militância: a Paróquia do Pilar e a Associação de Amigos de Jardim Primavera na luta por direito a educação nos anos 1970 e 1980
A presente dissertação verificou as lutas por direitos e melhores condições de vida constituídas pelos movimentos sociais urbanos no bairro de Jardim Primavera na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante as décadas de 1970 e 1980. Verificamos que existiu uma relação intrínseca com a Igreja Católica, por meio da Teologia da Libertação. Para que o trabalho fosse realizado, conduzimos levantamentos em torno de pesquisas que discutissem sobre ...
Fundamentos e concepções da Educação Infantil em Nova Iguaçu-RJ: determinantes internacionais e nacionais
Este estudo visa compreender os fundamentos e concepções das políticas públicas para a Educação Infantil em Nova Iguaçu-RJ, relacionando-as com as diretrizes da UNESCO e UNICEF. Os objetivos específicos incluem a sistematização de um referencial teórico e metodológico para análise dessas políticas, a compreensão das políticas educacionais no Brasil desde 1988 em diálogo com as orientações internacionais, e a análise crítica das políticas educacionais em Nova Iguaçu à luz da pedagogia históric...
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