PPG EM EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO : [387] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
História, memória e militância: a Paróquia do Pilar e a Associação de Amigos de Jardim Primavera na luta por direito a educação nos anos 1970 e 1980
A presente dissertação verificou as lutas por direitos e melhores condições de vida constituídas pelos movimentos sociais urbanos no bairro de Jardim Primavera na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante as décadas de 1970 e 1980. Verificamos que existiu uma relação intrínseca com a Igreja Católica, por meio da Teologia da Libertação. Para que o trabalho fosse realizado, conduzimos levantamentos em torno de pesquisas que discutissem sobre ...
Fundamentos e concepções da Educação Infantil em Nova Iguaçu-RJ: determinantes internacionais e nacionais
Este estudo visa compreender os fundamentos e concepções das políticas públicas para a Educação Infantil em Nova Iguaçu-RJ, relacionando-as com as diretrizes da UNESCO e UNICEF. Os objetivos específicos incluem a sistematização de um referencial teórico e metodológico para análise dessas políticas, a compreensão das políticas educacionais no Brasil desde 1988 em diálogo com as orientações internacionais, e a análise crítica das políticas educacionais em Nova Iguaçu à luz da pedagogia históric...
A educação, a fome e as periferias: a trajetória de Dom Mauro Morelli em Duque de Caxias/RJ (1981-2005)
Esta dissertação tem como objetivo analisar a trajetória de vida em sociedade de Dom Mauro Morelli em seu compromisso ético-político com a educação e com as camadas populares do Município de Duque de Caxias. Compreender a sua formação em filosofia aliada à reflexão teológica, ao engajamento à inclusão social e resgate das periferias na Baixada Fluminense, percebendo o seu protagonismo nas ações relativas à educação e ao combate à fome, em especial, à desnutrição infantil, nas proposições que...
O cinema como pedagogia de criação: a experiência do projeto Olho Vivo no campo da educação não formal
Esta pesquisa busca analisar através da experiência do Projeto Olho Vivo com a produção dos filmes “Preto, Favelado. Escravo, Fujão.” e “Mobilidade e Resistência: São Gonçalo também quer pedalar" a potência de uso da linguagem cinematográfica enquanto prática de educação emancipatória e estímulo à participação sociopolítica. Simultaneamente, ao realizar essa análise, se constitui uma investigação do caráter pedagógico da proposição formativa em cinema e audiovisual desenvolvida pelo projeto j...
Metodologias participativas inovadoras na cibercultura: experiências na formação continuada de professores
A emergência das tecnologias digitais em rede provoca mudanças radicais nos processos de produção, comunicação, sociabilidade e aprendizagem, entre outros, modificando modos de pensar, ser e agir no mundo. Nesse contexto, surge a necessidade de a escola se reinventar, a partir de práticas que estejam consonantes com os tempos atuais. Sendo assim, o presente estudo, realizado com professores da “Rede de Conhecimento Educacional – RCE”, uma rede privada de educação básica, localizada na zona no...
E. M. COSTA E SILVA: se esta escola fosse minha, que nome eu te daria?
A pesquisa E.M. Costa e Silva: se a escola fosse minha que nome daria?” é desenvolvida na Escola Municipal Presidente Costa e Silva – Rede Municipal de Duque de Caxias - Rio de Janeiro e busca investigar e pensar coletivamente outros possíveis nomes para nossa escola. Defendemos que ato de nomear é um ato político e que as narrativas produzem e enquadram a memória de um determinado lugar. Assim, buscamos compreender o que estudantes e profissionais da educação pensam e quais as suas rel...
Trajetórias da Educação Popular nas periferias: o pensamento social de Frei David e a formação do Pré-Vestibular para Negros e Carentes na Baixada Fluminense (1980-2000)
Esta dissertação analisa a trajetória e a construção do pensamento social e educacional de Frei David, por meio de seu ativismo e militância política, debatendo aspectos inerentes a sua produção intelectual. Com isso, observamos a maneira como o personagem se forja enquanto liderança política popular, através de sua inserção em movimentos políticos populares entre os anos de 1980 e 2000, focando principalmente na atuação no Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) – coletivo que marcou a ...
Favela do Esqueleto: infâncias e trajetórias educacionais
A presente pesquisa propõe uma análise das infâncias e trajetórias educacionais das crianças da extinta Favela do Esqueleto, bem como dos impactos da remoção nestas trajetórias. Percorremos a história da Favela do Esqueleto, que existiu na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1934 e 1965, considerando sua formação, desenvolvimento e crescimento populacional, até a desapropriação do seu território e remoção dos seus moradores. Trabalhando com fontes que privilegiam a perspectiva “de dentr...
A importância das literaturas africanas de língua portuguesa na construção da identidade de estudantes negros no Brasil
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como objetivo trazer a reflexão sobre a importância do estudo da Literatura africana de língua portuguesa na sala de aula com o propósito de contribuir na construção da identidade de alunas e alunos negros no Brasil. Parte-se do entendimento que a implementação da Lei 10.639/03 no ensino básico, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, como força da lei, contribui para a difusão do estudo das Literaturas africanas ...
Entre sonhos, realidades e possibilidades: a trajetória de estudantes negros que passaram pelo Preparatório Comunitário Paulo Freire
A Baixada Fluminense do Rio de Janeiro é marcada por muitos estigmas e especialmente o da violência, desleixo público e berço das cidades-dormitório. Contudo, os projetos e personagens que seguem lutando por melhorias concretas nestes territórios nos ensinam a inverter o olhar e enxergar os sinais de vida e esperança que brotam do chão flagelado dos municípios da Baixada Fluminense. Buscando, portanto, acolher a pluralidade, colocamo-nos à seguinte pergunta: como imaginar que seja possível o ...
Acesso, permanência e (re)existência: a invisibilizada presença de universitários indígenas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Esta dissertação buscou conhecer, analisar e problematizar o acesso e a permanência de universitários indígenas na UERJ. Ao longo dos últimos dez anos, buscamos informações sobre a presença desses estudantes na instituição e deparamo-nos com muitos desafios. O primeiro deles foi a dificuldade de acesso aos dados sobre estudantes cotistas indígenas na UERJ. Em seguida, precisamos ultrapassar vários obstáculos para conseguir localizá-los nos diferentes cursos onde estavam inscritos e convidá-lo...
Os modos de utilização das tecnologias pela SME-RJ no âmbito das ações voltadas para a alfabetização
A partir da COVID 19 entre os anos de 2020 e 2022, a prática educativa, especialmente no Brasil, se viu desafiada a encontrar modos de garantir aos alunos acesso às aprendizagens, e aos professores, orientações que viabilizassem essas aprendizagens (Cunha; Silva; Silva, 2020). Diante da necessidade de mudanças que atendessem à demanda da pandemia, os usos das ferramentas/recursos de comunicação/tecnológicas como recursos pedagógicos se mostraram promissores no campo da educação (Kenski, 2012)...
O direito à Literatura na periferia: o papel da biblioteca de Maria Chocolate
A Literatura não é um direito garantido a todos. Nas periferias, esse direito só é garantido, parcialmente, quando a própria comunidade se organiza para criar espaços de leitura, projetos ou bibliotecas comunitárias. Maria Chocolate é uma liderança comunitária do bairro de Saracuruna, na cidade de Duque de Caxias. Criou, em sua própria casa, uma biblioteca comunitária que atende seu território. Contudo, ter uma biblioteca comunitária não significa que as pessoas terão formação leitora e acess...
Programa Um Computador por Aluno (UCA): desafios de sua implementação em uma escola da Baixada Fluminense
Este trabalho investiga a implantação do programa Um Computador por Aluno (PROUCA) em uma escola de Mesquita – RJ, analisando os desafios da implantação deste programa governamental do ponto de vista dos gestores da escola, gestores da Secretaria de Educação e dos professores. Nesse diálogo surgem questões como formação continuada do professor, falta de infraestrutura, inadequação técnica, práticas pedagógicas, tecnofobia e o poder “didatizante” da escola. Aborda ainda a cultura escolar...
“Nenhuma mãe merece ver isso”: imagens e narrativas sobre a violência em páginas do Facebook
Em diferentes momentos da história às maneiras de produzir e reproduzir imagens relativas a dor e o sofrimento negro foram reatualizadas acompanhando a evolução dos recursos de registro de cada época. Essa movimentação, não relegada apenas a um território da diáspora negra é responsável por forjar e legitimar imaginários de presente e futuro em que se é possível prover a naturalização da forte violência e desumanização contra corpos negros. Mais do que a exposição “livre” de imagens desta nat...
Se essa rua fosse minha: as brincadeiras de rua e as potencialidades da articulação entre a educação formal, não formal e informal na formação da cultura política
Esta pesquisa investiga os processos educativos relativos à educação não formal e formação da cultura política de um projeto social desenvolvido na Baixada Fluminense que atua com brincadeiras de rua no espaço público da cidade. O percurso metodológico traçado foi a observação de campo e a realização de uma roda de conversa com seus participantes juntamente com a análise de documentos e materiais relacionados ao projeto produzido em meio virtual. O embasamento teórico foi construído a p...
Imakaquitane Warao /A travessia Warao: o processo de acolhimento de indígenas venezuelanos refugiados em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro
Este trabalho tem como objetivo registrar e refletir sobre o processo de acolhimento e atendimento a um grupo de indígenas Warao que se encontram em situação de refúgio no Município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro entre o ano de 2020 e 2023. Realizamos a pesquisa em diferentes etapas, a saber: revisão de literatura; visitas de campo com observações e conversas com as famílias Warao acolhidas no município; além de observação participativa nos encontros realizadas pel...
Mãe Regina Bamboxê: a mão do feitiço que ensina
Essa dissertação tem como objetivo investigar a diversidade de Mãe Regina Bamboxê, conhecida não só como uma educadora, mas também como uma feiticeira. Interpretamos a palavra "feiticeira" não apenas como alguém que pratica magia, mas simbolicamente, como alguém com capacidade de cativar e modificar por meio do saber e da sabedoria. Durante este estudo, analisaremos a influência de Mãe Regina como educadora, seu papel nas diferentes comunidades em que passou e sua capacidade de compartilhar c...
A escola, os jovens e o bairro: uma análise das experiências de socialização dos estudantes do Colégio Estadual Professor Josué de Castro no bairro de Vila Kosmos, Rio de Janeiro
A pesquisa analisa como se constrói a relação entre os estudantes do Colégio Estadual Professor Josué de Castro e o bairro de Vila Kosmos, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A partir de sua dupla atuação como professora e pesquisadora, a autora criou o Laboratório de Iniciação Científica em Sociologia (LABICS), a fim de realizar uma etnografia colaborativa, contando com o protagonismo de um grupo de cinco estudantes do ensino médio no colégio, realizando oficinas e entrevistas pa...
Escolas rurais de Teresópolis: um estudo sobre o fenômeno da urbanização do campo e as práticas pedagógicas
Esta pesquisa investigou as concepções e práticas pedagógicas, tendo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação do Campo e a urbanização dos espaços rurais. A pesquisa se realizou em Teresópolis-RJ, que possui em sua Rede Municipal três escolas rurais em funcionamento com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. O referencial teórico está, primariamente, embasado em autores que discutem historicamente as políticas públicas de educação para o campo, entre ...
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