PPG EM EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO : [357] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Afroateliê:modos de narrar,de aprender e de inventar mundos com o terreiro e a escola
A pesquisa tem como horizonte problemático a importância e possibilidade inventiva e política de entrecruzar os saberes da umbanda com os saberes da escola. A presente pesquisa acontece a partir da escuta das narrativas das crias e crianças do terreiro. O objetivo é cartografar os modos de aprender na biointeratividade entre as crianças no terreiro e o cruzo com as crianças da escola. Aponta para o reconhecimento do terreiro como um lugar rico para a produção de novas sensibilidades a pa...
Formação inicial de professores sobre Early Algebra na Educação Infantil
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar como ocorre a compreensão dos futuros professores sobre a Early Algebra na educação Infantil por meio do estudo de padrões em sequências. Para sua sistematização foram definidos como objetivos específicos: (I) elaborar, conduzir e analisar uma oficina com os estudantes de licenciatura em Pedagogia da UERJ/FEBF; (II) identificar propostas de atividades envolvendo padrões em sequências por meio da brincadeira, da música e da literatura...
Práticas curriculares antirracistas na Educação Infantil: reflexões, tensões e possibilidades
O presente trabalho tratará acerca das práticas curriculares antirracistas na Educação Infantil, apresentando algumas reflexões, tensões e possibilidades. Sabemos que características físicas como cor da pele e/ou tipo de cabelo são elementos excludentes, e as crianças afrodescendentes e indígenas sofrem com essa exclusão desde o nascimento. Inúmeras pesquisas sinalizam que ainda são poucos os ambientes escolares que oportunizam práticas pedagógicas, problematizando os elementos curricul...
Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura
Esta dissertação de mestrado, chamada Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura, tem como objetivo compreender o gênero literário fanfic como práticas de autorias entre fãs no contexto da Cibercultura. Para isso, trazemos as seguintes questões de pesquisa: Como os fãs estão produzindo fanfics atualmente? Quais práticas metodológicas são apropriadas para quem pesquisa fanfics? Como as fanfics podem criar redes de autorias entre os estudantes? É na busca de dessas com...
Percurso de aprendizagem de expressões e equações no 8º ano do ensino fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF). Faz parte da linha de Pesquisa “Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais” coordenado pela professora orientadora Dra. Gabriela dos Santos Barbosa. Tem como objetivo descrever o processo de aprendizagem de expressões algébricas simples e equações do primeiro grau dos alunos...
Pré-vestibular Paulo Freire: educação popular, periferias e decolonialidade
Do nascer ao pôr sol tenho a esperança que emerge da periferia. Ela que dia a dia educa e corre para ser liberdade em meio a tanta sangria. Pois bem, a periferia é berço de decolonialidade. Ela abarca a capacidade de contra-colonizar. Ela hidrifica a possibilidade de vida. Sim, utópicos seres de não deixar morrer a esperança, percebo em cada passo a necessidade através da educação de emancipar. Nas pernadas afrocentradas de nossa pedagogia popular, do samba e do gingar, a introdução foi no ab...
“O Caminho do Inhomirim”: memória e patrimônio na Baixada Fluminense/RJ
Nesse trabalho, foram realizadas pesquisas de campo no local, conhecido como o “Caminho do Ouro”, em Vila Inhomirim, Magé. Este trabalho tem por finalidade esclarecer ao leitor uma discussão sobre o patrimônio cultural, material e natural, através do “Caminho do Inhomirim”, vislumbrando preencher uma lacuna no debate social no que diz respeito a Baixada Fluminense. Este trabalho busca discutir a importância e o significado do patrimônio cultural nos municípios de Duque de Caxias e Magé, mais ...
Colônias Orfanológicas da Estrela: a educação de crianças negras e desvalidas no Recôncavo da Guanabara (1876-1881)
De modo a analisar os caminhos possíveis para a educação e a instrução de crianças órfãs, negras e desvalidas em uma instituição, a presente pesquisa objetivou compreender o processo de criação e funcionamento das Colônias Orfanológicas da Estrela, localizadas no extinto município de Estrela, na Província do Rio de Janeiro, na região geográfica que compõem a atual Baixada Fluminense. A presente análise inicia-se em 1876, com a criação da primeira Colônia Orfanológica pelo Juiz de Órfãos ...
Geometria e seu ensino: uma análise das concepções de estudantes de um curso de pedagogia na modalidade a distância
A pesquisa aqui apresentada procura fazer uma análise das concepções de matemática, ensino de matemática e geometria de alunos de um curso de graduação em licenciatura, na modalidade a distância, aplicado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, instituição onde trabalho desde 2011, na disciplina Matemática na Educação 2. Durante o período em que atuo neste curso, na função de professor-tutor a distância, observo as dificuldades apresentadas e, nesse contexto, sur...
Pombagira, a mulher que chega quando a gente sangra – feminismo que não tem nome e educação cruzada na boca da rua
O objetivo desse texto é trazer pombagira para pensar as questões femininas. Nos colocamos na escuta deste signo para transitar por saberes subalternizados e invocá-la na sua relação com o feminino. A pombagira emerge ao acolhera mulher nos cotidianos da desigualdade de gênero, através do caráter livre e transgressor que traz consigo. Propondo uma abordagem a partir do diálogo de diferentes saberes, nos valendo do conceito de cruzo enquanto operação teórico-metodológica, costuramos experiênci...
Trajetória dos encontros nacionais de atendimento escolar hospitalar e domiciliar: políticas públicas e práticas pedagógicas
O presente estudo teve por objetivo compreender como estava sendo realizado o atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar no Brasil, direcionado a alunos impedidos de frequentar a escola regular, em decorrência de internação por motivos de tratamento de saúde. O atendimento educacional hospitalar e domiciliar assegura o acesso à educação para pessoas que enfrentam problemas de saúde,considerando a educação como um direito humano, fundamental e inalienável de todo cidadão. Foi ...
Ciberativismo e Processos Decoloniais Articulados pelas Youtubers Negras: contribuições para uma formação universitária antirracista
partir da atuação de mulheres negras no âmbito dos movimentos sociais, o feminismo negro, no Brasil, vem sofrendo grandes transformações, alcançando, na atualidade, novas formas de resistência e de mobilização, nas redes sociais. Nessa perspectiva, objetivamos, neste estudo, compreender como os discursos articulados pelas ativistas brasileiras negras, nos canais de vídeos YouTube, podem favorecer uma formação universitária antirracista, ao darem visibilidade e protagonismo às mulheres negras,...
Sinergia entre espaços formativos: enlace entre Educação Popular e Escola Pública no horizonte do inédito viável Freireano
A Educação Popular (EP) é uma concepção pedagógica que dialoga com as diversas lutas históricas dos grupos que têm as suas existências negadas, nos diferentes tempos e espaços. O protagonismo dos sujeitos desses grupos evidenciam experiências e narrativas que atualizam a relação político-epistemológica da EP com o mundo da vida. Dentro desse panorama, o objetivo deste estudo consiste em investigar quais os limites e possibilidades da Educação Popular na Escola pública a partir/com das/as expe...
Sentidos de professor constituídos na base nacional comum curricular/BNCC
Neste trabalho, a proposta é fazer uma análise do discurso da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2017a; 2017b; 2018) e os sentidos de professor nele constituídos. Há uma busca por interpretar discursos que objetivam estabelecer aprioristicamente uma dada identidade docente e direcionar uma estrutura de formação para predizer o que pode ou deve ser o professor e ainda, como deve ser estabelecida sua prática com base em um currículo único. A problemática desta pesquisa se constitui em...
“E o professor...o que é, o que é, meu irmão?”: sentidos de docência na base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica.
Esta dissertação refere-se a uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ), na linha de pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Diferenças. Traz como temática os sentidos de docência na Base Nacional Comum para a Formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação), tendo assumido como eixo central a questão: como a BNC-Formação tem subjetivado o que é ser professor e como d...
Aprendendo a transgredir: experiências de mulheres negras no acesso a pós-graduação stricto sensu no estado do Rio de Janeiro
Este estudo tem como objetivo investigar o percurso educacional de mulheres negras e os fatores que podem limitar as suas oportunidades de acesso à programas de pós-graduação stricto sensu, a nível de mestrado, em universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Com essa finalidade, buscamos caracterizar e analisar o percurso educacional de quatro mulheres negras egressas de dois programas de pós-graduação stricto sensu em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a part...
O Escola sem partido como um dos projetos do capital: desdobramentos em Duque de Caxias
A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais, em seu âmago está o Programa Escola sem Partido. Essa pesquisa tem como problema central identificar e analisar que pressupostos o Escola sem Partido apresenta como um dos agentes dos interesses do capital na educação pública em geral e especificamente em Duque de Caxias. Para isso, parte dos seguintes objetivos: analisar as permanências e rupturas dos princípios educacionais da Ditadura Civ...
As creches como reivindicação e políticas públicas em Nova Iguaçu (1975-1988): a ação política no governo de Francisco Amaral
Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa 2: Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e trata do movimento de luta por creches no município de Nova Iguaçu-RJ e as conquistas, nesse campo, entre os anos 1975 e 1988, tendo em vista o diálogo estabelecido entre os movimentos sociais e o poder público municipal, que se desdobra na construção das primeiras creches públicas ...
Aldeia Maraká’nà Rexiste: um espaço intercultural na cidade do Rio de Janeiro
Ao longo dos séculos, desde a invasão europeia nas Américas no século XVI, os povos indígenas sofreram, e ainda sofrem, no Brasil, processos hegemônicos de violência física e simbólica que foram determinantes nas tentativas de apagamento de suas culturas e na difusão de preconceitos e estigmas que perduram no imaginário social. Na tentativa de desconstruir esse projeto colonizador e eurocêntrico e também como uma forma de protesto contra o recorrente descaso com que são tratados os patrimônio...
Limites e contradições da democracia brasileira: os espaços consultivos na construção do Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018)
A história da emancipação da educação como um direito se confunde com os (des)caminhos da democracia brasileira. Entendendo os movimentos sociais como manifestações explícitas da prática social da democracia, e que intensificaram transformações importantes no Brasil nos anos de 1980 e 2000, este trabalho traz os sujeitos e suas trajetórias como elementos centrais para interpretar as relações de poder que sustentaram as dinâmicas e contradições das Conferências Municipais de Educação do Municí...
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