
PPG EM EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO : [320] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Quem precisa de paz? A UPP leva! Como o jornal O Globo e seus leitores in-formam e dão o tom da branquitude na cobertura das implantações de Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro
Os jornais têm em seu cerne a função de informar, levar à população as informações mais importantes sobre a vida em sociedade. Porém, existem muitos aspectos que atravessam uma redação de jornal e a construção do que é notícia. Por muito tempo, os jornais foram as fontes oficiais de informação (o que vem mudando com o advento das redes sociais e a democratização da comunicação) e ainda exercem influência na formação de opinião de seus leitores sobre os assuntos que escolhem abordar. Assim, na...
CIEPs: tensões, conflitos e repercussões de uma Política Pública em Duque de Caxias na Baixada Fluminense
O trabalho aqui apresentado é o resultado de pesquisa com proposta de analisar a política pública implementada durante o primeiro governo de Leonel de Moura Brizola no Estado do Rio de Janeiro (1983 – 1987) por meio do I Programa Especial de Educação, principalmente por meio da implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). O objetivo é identificar os elementos que compunham a política, bem como sua efetividade junto à sociedade fluminense. O trabalho se desenvolveu por ...
Rebaixada: hub da multidão inteligente durante os megaeventos
Pesquisa-ação que criou, em laboratório, uma máquina técnica para investigar os efeitos da servidão maquínica na multidão inteligente que atuou nas manifestações contra os megaeventos (Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016 e Jornada Mundial da Juventude 2013). O desenvolvimento do site Rebaixada avaliou limites e desafios da mídia livre, além de estabelecer um critério de inclusão na ferramenta, o que chamamos de “Devir Baixada”, por...
Ciberativismo: as redes sociais e os fenômenos da cibercultura na formação docente
A dissertação que por ora apresento, carrega a relevância que envolve as intensas dinâmicas das conversações que extrapolam o lugar comum dos cidadãos nas cidades, perfazendo a complexa rede que se institui com a ubiquidade das redes sociais, abrindo caminho para novas experiências no digital em rede. Nesse contexto, movido pela cibercultura que é estabelecida na contemporaneidade como a estrutura pelos usos sociotécnicos e culturais das mídias digitais em rede (SANTOS, 2019). Este texto tem ...
Frações: Referências para o ensino no 6º ano à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Esta é uma pesquisa em Educação Matemática que tem por objetivo analisar os processos de aprendizagem e desenvolver uma intervenção de ensino, em Matemática, voltada para a construção de conceitos associados às frações por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola situada em Duque de Caxias, periferia do estado do Rio de Janeiro. A construção dos conceitos e as principais ideias de desenvolvimento do raciocínio lógico associada à fração foi realizada de forma coletiva na sala de au...
Ser negro (a): um estudo das narrativas de alunos negros egressos do Pré-Vestibular Social (PVS) no município de Belford Roxo
A investigação tem como objetivo descrever as experiências de ser negro (a), vivenciadas por universitários (as) egressos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj, o PVS, polo do município de Belford Roxo. Para isso, foi elaborada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com o uso da técnica de entrevista aberta. A partir do estudo de caso realizado, evidenciou-se que os cursos de pré-vestibulares surgem para promover oportunidades educacionais tanto para jovens negros (as) e pobr...
Para além da roda: samba e seus frutos nos arredores campo-grandenses
O presente trabalho propõe um mergulho no universo de um grupo de jovens que através do seu amor e identificação pelo samba se lançam na jornada de realização de eventos em roda, que originarão um centro de cultura negra, nas extremidades da zona oeste carioca, significando uma imersão na semiologia que busca uma leitura vertical do samba (SODRÉ, 1998). Visandoa propagação e a manutenção da história de seus ancestrais, fazendo uso das afrografias dos seus (MARTINS, 1997) o Centro de Cultura N...
Educação Financeira: concepções de estudantes de um pré-vestibular social em Duque de Caxias
A presente dissertação teve por objetivo investigar as concepções de estudantes de periferias, que estudam num pré-vestibular social, em relação à Educação Financeira. Na pesquisa, propusemo-nos a responder a seguinte questão: Que conhecimentos e significados são produzidos por um grupo de estudantes de Duque de Caxias ao se discutir Educação Financeira? Para tanto, foi realizado um estudo envolvendo 15 estudantes de um pré-vestibular social em Duque de Caxias, que é uma cidade periférica do ...
Potência é substantivo feminino: as possibilidades e trajetos educacionais das mulheres mães na periferia do Rio de Janeiro
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um olhar sobre o processo de graduação e a jornada acadêmica de mães universitárias no Rio de Janeiro, usando como recorte algumas comunidades do Complexo da Maré. Essa pesquisa conta com uma contextualização sobre o sujeito periférico e sua trajetória acadêmica no Rio de Janeiro, passando pelo histórico do Complexo da Maré até chegar nos relatos de algumas mulheres mães e universitárias, moradoras da comunidade. Foi usado como metodologia a an...
Yoga “Om-line”: contribuições para a prática de uma educação universitária humanizada e libertadora
Em meio ao distanciamento físico causado pela pandemia do novo coronavírus, cresce a percepção das potencialidades do Yoga para o equilíbrio emocional e o aprimoramento de aspectos importantes na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, objetivo compreender como práticas de Yoga online contribuem para uma educação universitária humanizada e libertadora. Amparada pelo paradigma da complexidade (MORIN, 2015), dialogo com os pressupostos teóricos do Yoga (ALFASSA, 2012; ELIADE, 1996; FLAK; CO...
É devagar, é devagarinho: Pai Joaquim da Calunga e as desconstruções de correntes sociais e educacionais da colonialidade
A presente dissertação terá as palavras firmadas com o cuidado de construírem-se a partir das filosofias dos Terreiros, locais que diante do precário recriam formas de contornar o terror colonial que se arrasta, tentando apagar os modos de ser e viver dos povos em suas heranças africanas e indígenas. Para isso, Pai Joaquim da Calunga, Preto Velho que baixa no Terreiro de Umbanda Mensageiros de Oxalá localizado na zona norte do Rio de Janeiro, risca seu ponto como professor ancestral que (ori)...
Violência armada e escola pública: desafios à atuação do professor em favelas do Rio de Janeiro
Esta dissertação tem como objetivo analisar a relação entre violência armada e atuação dos professores que trabalham em escolas públicas situadas em áreas marcadas por confrontos armados entre traficantes de drogas e agentes de segurança pública no Rio de Janeiro. Sem pretensões generalizantes, a pesquisa teve como objetivo geral analisar alguns impactos que este tipo de violência vem trazendo para a atividade docente nas escolas localizadas em áreas conflagradas, assim como discutir a forma ...
Relações 'afetoeducativas' em ambiências online no Ensino Fundamental I: possibilidades formativas em tempos de pandemia no Complexo da Maré – RJ
A crise decorrente da propagação do novo coronavírus, no Brasil, ao nos impor o distanciamento físico, alterou nossas vidas e, em particular, nossas formas de ‘aprenderensinar’, agora limitadas aos ‘espaçostempos’ mediados pela tecnologia. Educar em tempos de pandemia exige que nos reinventemos, aprendamos, em processo, a usar novas metodologias e recursos tecnológicos e midiáticos, tendo em vista, principalmente, a permanência das relações ‘afetoeducativas’. Nesse contexto, esta pesquisa tem...
Alunos com Síndrome Congênita pelo ZIKA Vírus e outras alterações no desenvolvimento na Educação Infantil: Sistemas de Apoio, Processos Pedagógicos e Materiais Didáticos Acessíveis
Os desafios apresentados na inclusão de alunos com Síndrome Congênita Zika Vírus (SCZV) são diversos. Sendo assim, as crianças com esta condição, além de possuírem reduzido o perímetro cefálico normal no lugar de perímetro da cabeça, poderão apresentar problemas como atraso mental, atraso nas funções motoras e fala, afetando a coordenação motora, equilíbrio e alteração neurológica. Em 2015, ano da chegada do Zika Vírus ao Brasil, veio a preocupação seguida de mobilização para contê-la. O pres...
Sobrevivendo no inferno: juventude criminalizada e socioeducação na Baixada Fluminense
Nesta dissertação abordamos um breve histórico sobre os principais marcos legais relacionados ao tratamento legal referente a crianças e a adolescentes marginalizados no Brasil. Tratando desde a roda dos expostos, passando pelas colônias orfanológicas e a estrutura legal e educativa do sistema socioeducativo atual buscando evidenciar as características punitivas presentes nestas instituições. Também é tratado sobre os aspectos da segurança pública no Rio de Janeiro, e mais especificamente, na...
A formação do professor alfabetizador em Niterói: propostas e fundamentos
A formação de professores, sobretudo nos últimos anos, tem sido foco de vários questionamentos em termos da sua efetividade para atender as demandas da sociedade contemporânea. Os modelos de formação inicial adotados, especialmente os decorrentes das políticas e das propostas curriculares de formação dos professores, mostram-se frágeis. Diante da constatação das lacunas na formação inicial, busca-se com a formação continuada oferecer ao professor oportunidades de desenvolver saberes e competê...
Os sentidos da política de financiamento da Pré-Escola em Mesquita-RJ: dilemas e perspectivas
O presente estudo pretende sublinhar a relevância de ofertar a Educação Infantil na subdivisão pré-escolar, garantida como a primeira etapa da educação pública, considerando para tanto uma política de financiamento para sua efetivação enquanto direito da criança de quatro e cinco anos de idade. Tendo como recorte temporal o período de 2006 a 2016, esta pesquisa analisa brevemente esse momento que o país atravessaria em consonância com os aspectos político e social com algumas semelhanças entr...
Da TV Maxambomba ao midialivrismo audiovisual: subjetividade pós-midia
Esta pesquisa narra as diferenças entre as experiências de produção, exibição e transmissão de vídeos por ativistas dos anos 80 na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro, e a transmissão das manifestações de rua realizadas em junho de 2013 no Rio de Janeiro, via internet, pelos midiativistas denominados Mídias Ninja. Pretendemos mostrar que estamos vivendo uma era em que, cada vez mais, as tecnologias influenciam e estão presentes nas relações sociais e contribuem para definir os modos de sub...
Educação e resistência: pedagogias e práticas antirracistas do pré-vestibular social “Estudando para Vencer”
O trabalho e pesquisa sobre as relações étnico-raciais e educação, está ancorado na prática pedagógica do Pré-Vestibular “Estudanto Para Vencer”, alocado na comunidade da Vila Cruzeiro. Temos como objetivos Investigar as práticas pedagógicas e de resistências antirracistas que estão incluídas dentro da lógica do Pré-Vestibular social, sua contribuição para o acesso dos jovens da Vila Cruzeiro às universidades, e a relação entre o racismo e educação existentes neste processo. E diante dos obje...
Letramento estatístico na Licenciatura em Matemática: saberes emergidos a partir de uma oficina pedagógica
O presente estudo teve como objetivo refletir de que maneira o curso de licenciatura em Matemáticapode auxiliar no desenvolvimento do letramento estatístico do futuro professor. Esta pesquisase deu diante da necessidade do uso sociocientífico da estatística frente às dificuldades referentes aoletramento estatísticodos brasileiros, isto é, o despreparo ao interpretar dados em situações cotidianas. Ademais, soma-se a isso, o despreparo docente e a escasse...
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