![](/image/banner-tede.png)
PPG EM EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO : [364] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Ciberneuroaprendizagens docentes a partir da pandemia do novo coronavírus COVID/19
A suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia do novo coronavírus – COVID 19, impôs grandes desafios às instituições de ensino, que precisaram buscar novas estratégias, adaptando, inovando, reestruturando, ou mesmo flexibilizando seus processos, para que as atividades educacionais não sofressem solução de continuidade. Nesse cenário de incertezas emergiu o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que acelerou o processo de integração das tecnologias à educação, por meio da educação a distância...
Mãos negras tecendo a educação santoaleixense: uma análise sobre a implantação do maior grupo escolar do estado do Rio de Janeiro em Santo Aleixo, Magé (RJ) – 1954
Esta dissertação busca costurar os tecidos que integram a história da construção do maior grupo escolar do estado do Rio de Janeiro na década de 1950. Localizado em Santo Aleixo, segundo distrito de Magé, o Grupo Escolar Joaquim Leitão é resultado da luta e resistência da educadora negra Ruth Telles de Menezes e suas irmãs que incentivaram a inserção dos filhos dos operários no processo educativo, visto que muitos abriram mão da escola, para trabalhar junto de seus pais nas fábricas ampliando...
A cidade de Duque de Caxias nos quadrinhos da Capa Comics: uma análise semiótica
A linguagem dos quadrinhos, assim como qualquer forma de arte, faz parte de um discurso verbal e imagético que expõe características culturais de uma sociedade. Partindo desse pressuposto, analisamos alguns elementos das revistas do Capa Comics, um coletivo de quadrinistas moradores da cidade de Duque de Caxias, RJ. O nome da revista homenageia um antigo político da cidade, o exdeputado Tenório Cavalcanti, cujo perfil violento e justiceiro, se tornou uma espécie de mito complementado po...
“Conversando a gente se entende” Os processos formativos que emergem dos usos das Tecnologias do Encontro nos espaçostempos da Educação Infantil
Esta dissertação tem como objetivo compreender como as Tecnologias do Encontro potencializam a formação dos profissionais atuantes na Educação Infantil Carioca. O cenário da pesquisa são duas Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro que realizam atendimento exclusivo à Educação Infantil e, como dispositivos, reunimos as rodas de conversa e conversas no WhatsApp. A partir da perspectiva epistemológica da Multirreferencialidade em bricolagem com os Estudos do...
Parada do orgulho LGBT de Duque de Caxias - RJ: traçados, percursos e perspectivas de um espaço educativo de luta por direitos
As Paradas do Orgulho LGBT trazem consigo marcas históricas de luta. No Brasil, surgiram com a necessidade de evidenciar o combate ao vírus do HIV-Aids. Entretanto, em um dos países mais perigosos para a população LGBT, encontraram terreno fértil como instrumento no combate à homofobia, espaço de autoafirmação identitária e campo de luta por direitos. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias como espaço-tempo em que processos educativos acontecem....
Geometrias Não-Euclidianas: reflexões na Licenciatura em Matemática sobre aplicações no Ensino Médio
A presente dissertação é de natureza qualitativa, mais especificamente quase-experimental. Foi desenvolvida com o objetivo trazer reflexões na Licenciatura em Matemática sobre o ensino de Geometrias Não-Euclidianas. E, como objetivos específicos um relato do surgimento, apresentação dos idealizadores, definição de conceitos, uma revisão de literatura visando subsídios de outros trabalhos, além de análise de uma intervenção em um curso de Licenciatura em Matemática para evidenciar a viabilidad...
A diáspora atlântica dos pretos novos e a trajetória do IPN e suas práticas educativas
O presente trabalho tem como objetivo analisar o comércio de escravizados do Valongo, entre os anos de 1758 até 1831, salientando a transferência do antigo mercado de cativos da Rua Direita para o Cais do Valongo, e os impactos ocorridos na época. Busca-se compreender como os africanos eram tratados em vida e, sobretudo, na hora do seu sepultamento. Para isso, procurou-se fazer um estudo sobre o Cemitério dos Pretos Novos, situado na zona portuária do Rio de Janeiro, local que foi redes...
Afroateliê:modos de narrar,de aprender e de inventar mundos com o terreiro e a escola
A pesquisa tem como horizonte problemático a importância e possibilidade inventiva e política de entrecruzar os saberes da umbanda com os saberes da escola. A presente pesquisa acontece a partir da escuta das narrativas das crias e crianças do terreiro. O objetivo é cartografar os modos de aprender na biointeratividade entre as crianças no terreiro e o cruzo com as crianças da escola. Aponta para o reconhecimento do terreiro como um lugar rico para a produção de novas sensibilidades a pa...
Formação inicial de professores sobre Early Algebra na Educação Infantil
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar como ocorre a compreensão dos futuros professores sobre a Early Algebra na educação Infantil por meio do estudo de padrões em sequências. Para sua sistematização foram definidos como objetivos específicos: (I) elaborar, conduzir e analisar uma oficina com os estudantes de licenciatura em Pedagogia da UERJ/FEBF; (II) identificar propostas de atividades envolvendo padrões em sequências por meio da brincadeira, da música e da literatura...
Práticas curriculares antirracistas na Educação Infantil: reflexões, tensões e possibilidades
O presente trabalho tratará acerca das práticas curriculares antirracistas na Educação Infantil, apresentando algumas reflexões, tensões e possibilidades. Sabemos que características físicas como cor da pele e/ou tipo de cabelo são elementos excludentes, e as crianças afrodescendentes e indígenas sofrem com essa exclusão desde o nascimento. Inúmeras pesquisas sinalizam que ainda são poucos os ambientes escolares que oportunizam práticas pedagógicas, problematizando os elementos curricul...
Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura
Esta dissertação de mestrado, chamada Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura, tem como objetivo compreender o gênero literário fanfic como práticas de autorias entre fãs no contexto da Cibercultura. Para isso, trazemos as seguintes questões de pesquisa: Como os fãs estão produzindo fanfics atualmente? Quais práticas metodológicas são apropriadas para quem pesquisa fanfics? Como as fanfics podem criar redes de autorias entre os estudantes? É na busca de dessas com...
Percurso de aprendizagem de expressões e equações no 8º ano do ensino fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF). Faz parte da linha de Pesquisa “Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais” coordenado pela professora orientadora Dra. Gabriela dos Santos Barbosa. Tem como objetivo descrever o processo de aprendizagem de expressões algébricas simples e equações do primeiro grau dos alunos...
Pré-vestibular Paulo Freire: educação popular, periferias e decolonialidade
Do nascer ao pôr sol tenho a esperança que emerge da periferia. Ela que dia a dia educa e corre para ser liberdade em meio a tanta sangria. Pois bem, a periferia é berço de decolonialidade. Ela abarca a capacidade de contra-colonizar. Ela hidrifica a possibilidade de vida. Sim, utópicos seres de não deixar morrer a esperança, percebo em cada passo a necessidade através da educação de emancipar. Nas pernadas afrocentradas de nossa pedagogia popular, do samba e do gingar, a introdução foi no ab...
“O Caminho do Inhomirim”: memória e patrimônio na Baixada Fluminense/RJ
Nesse trabalho, foram realizadas pesquisas de campo no local, conhecido como o “Caminho do Ouro”, em Vila Inhomirim, Magé. Este trabalho tem por finalidade esclarecer ao leitor uma discussão sobre o patrimônio cultural, material e natural, através do “Caminho do Inhomirim”, vislumbrando preencher uma lacuna no debate social no que diz respeito a Baixada Fluminense. Este trabalho busca discutir a importância e o significado do patrimônio cultural nos municípios de Duque de Caxias e Magé, mais ...
Colônias Orfanológicas da Estrela: a educação de crianças negras e desvalidas no Recôncavo da Guanabara (1876-1881)
De modo a analisar os caminhos possíveis para a educação e a instrução de crianças órfãs, negras e desvalidas em uma instituição, a presente pesquisa objetivou compreender o processo de criação e funcionamento das Colônias Orfanológicas da Estrela, localizadas no extinto município de Estrela, na Província do Rio de Janeiro, na região geográfica que compõem a atual Baixada Fluminense. A presente análise inicia-se em 1876, com a criação da primeira Colônia Orfanológica pelo Juiz de Órfãos Gonça...
Geometria e seu ensino: uma análise das concepções de estudantes de um curso de pedagogia na modalidade a distância
A pesquisa aqui apresentada procura fazer uma análise das concepções de matemática, ensino de matemática e geometria de alunos de um curso de graduação em licenciatura, na modalidade a distância, aplicado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, instituição onde trabalho desde 2011, na disciplina Matemática na Educação 2. Durante o período em que atuo neste curso, na função de professor-tutor a distância, observo as dificuldades apresentadas e, nesse contexto, sur...
Pombagira, a mulher que chega quando a gente sangra – feminismo que não tem nome e educação cruzada na boca da rua
O objetivo desse texto é trazer pombagira para pensar as questões femininas. Nos colocamos na escuta deste signo para transitar por saberes subalternizados e invocá-la na sua relação com o feminino. A pombagira emerge ao acolhera mulher nos cotidianos da desigualdade de gênero, através do caráter livre e transgressor que traz consigo. Propondo uma abordagem a partir do diálogo de diferentes saberes, nos valendo do conceito de cruzo enquanto operação teórico-metodológica, costuramos experiênci...
Trajetória dos encontros nacionais de atendimento escolar hospitalar e domiciliar: políticas públicas e práticas pedagógicas
O presente estudo teve por objetivo compreender como estava sendo realizado o atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar no Brasil, direcionado a alunos impedidos de frequentar a escola regular, em decorrência de internação por motivos de tratamento de saúde. O atendimento educacional hospitalar e domiciliar assegura o acesso à educação para pessoas que enfrentam problemas de saúde,considerando a educação como um direito humano, fundamental e inalienável de todo cidadão. Foi ...
Ciberativismo e Processos Decoloniais Articulados pelas Youtubers Negras: contribuições para uma formação universitária antirracista
partir da atuação de mulheres negras no âmbito dos movimentos sociais, o feminismo negro, no Brasil, vem sofrendo grandes transformações, alcançando, na atualidade, novas formas de resistência e de mobilização, nas redes sociais. Nessa perspectiva, objetivamos, neste estudo, compreender como os discursos articulados pelas ativistas brasileiras negras, nos canais de vídeos YouTube, podem favorecer uma formação universitária antirracista, ao darem visibilidade e protagonismo às mulheres negras,...
Sinergia entre espaços formativos: enlace entre Educação Popular e Escola Pública no horizonte do inédito viável Freireano
A Educação Popular (EP) é uma concepção pedagógica que dialoga com as diversas lutas históricas dos grupos que têm as suas existências negadas, nos diferentes tempos e espaços. O protagonismo dos sujeitos desses grupos evidenciam experiências e narrativas que atualizam a relação político-epistemológica da EP com o mundo da vida. Dentro desse panorama, o objetivo deste estudo consiste em investigar quais os limites e possibilidades da Educação Popular na Escola pública a partir/com das/as expe...
- 28 Educação
- 25 Education
- 20 Curriculum
- 20 Currículo
- 16 Youth
- 14 Cibercultura
- 14 Juventude
- . ver mais >
- 364 UERJ
- 363 Dissertação
- 1 Tese
- 113 2020 - 2024
- 234 2010 - 2019
- 17 2008 - 2009
- 230 2010 - 2020
- 1 2009 - 2009
- 364 application/pdf