
PPG EM EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO : [339] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Aldeia Maraká’nà Rexiste: um espaço intercultural na cidade do Rio de Janeiro
Ao longo dos séculos, desde a invasão europeia nas Américas no século XVI, os povos indígenas sofreram, e ainda sofrem, no Brasil, processos hegemônicos de violência física e simbólica que foram determinantes nas tentativas de apagamento de suas culturas e na difusão de preconceitos e estigmas que perduram no imaginário social. Na tentativa de desconstruir esse projeto colonizador e eurocêntrico e também como uma forma de protesto contra o recorrente descaso com que são tratados os patrimônio...
Limites e contradições da democracia brasileira: os espaços consultivos na construção do Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018)
A história da emancipação da educação como um direito se confunde com os (des)caminhos da democracia brasileira. Entendendo os movimentos sociais como manifestações explícitas da prática social da democracia, e que intensificaram transformações importantes no Brasil nos anos de 1980 e 2000, este trabalho traz os sujeitos e suas trajetórias como elementos centrais para interpretar as relações de poder que sustentaram as dinâmicas e contradições das Conferências Municipais de Educação do M...
Mulheres no Recôncavo da Guanabara: professoras e escolas femininas em Estrella, Iguassú e Magé (1862-1872)
As mulheres do Recôncavo da Guanabara exerceram alguns ofícios para a sua subsistência, e o magistério era um deles. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização e o magistério feminino nos municípios de Estrella, Iguassú e Magé, entre 1862 e 1872. Com esta finalidade, utilizamos o Almanak Laemmert, os relatórios dos presidentes da Província do Rio de Janeiro, a imprensa periódica e as legislações da época. Desta forma, para construir as análises usamos um quadro ...
As cotas raciais no ensino superior e sua relação com as condições de vida da população negra
O presente trabalho procura abordar o trajeto educacional da população negra na perspectiva de que no Brasil o processo de abolição permanece inconcluso visto que, foi incapaz de garantir plenitude de direitos a esta parcela da população que tem na interdição ao acesso a educação, especialmente no que diz respeito ao nível superior, uma de suas principais características. Interdição que se repete e perdura até os dias atuais nos mais diversos aspectos da vida na sociedade brasileira que,...
Educação ambiental e articulações possíveis entre educação formal e não formal na percepção de professores e educadores ambientais em Petrópolis/RJ
A presente dissertação tem como objetivo geral analisar os limites e as potencialidades encontradas em sala de aula e fora dela, respectivamente no âmbito da Educação Formal e da Educação Não Formal na Educação Ambiental (EA), no município de Petrópolis, a partir de evidências documentais e das entrevistas realizadas com professores e educadores ambientais. Diante da necessidade de a EA desenvolver teorias e práticas visando à transformação da sociedade em um complexo cenário mundial de ...
Sirè dos saberes: um estudo sobre as culturas de asé no Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá
Sirè é brincar, é o movimento realizado pelos orisás quando chegam no terreiro e neste estudo sirè também é saber, representando as manifestações dos conhecimentos que circulam no terreiro. Sendo assim a dinâmica do saber se dá em relação ao movimento dos orisás, circula de modo dinâmico e tem os ìtàn e a ancestralidade como elementos fundantes. O saber do terreiro é responsável por constituir as culturas de asé, um saber que tem dialogado com a academia ao mesmo tempo que cria estratégias pa...
Discursos sobre gênero, sexualidade e educação Nos cursos de pedagogia: desafios e propostas a partir da análise da produção acadêmica de 2000 a 2020
Investigar como as temáticas de gênero e sexualidades são abordadas nos cursos de formação inicial de professoras, especificamente, no curso de Pedagogia e como circulam os discursos e tendências a partir da produção acadêmica (dissertações de mestrado e teses de doutorado), no período de 2000 a 2020, é objetivo da pesquisa. Ao ancorar-se na perspectiva pós-estruturalista/pós-crítica que subverte a lógica epistemológica hegemônica vigente, os referenciais teórico-metodológicos buscam romper c...
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: um estudo sobre as políticas em tempos de pandemia da COVID-19
A pandemia da COVID-19 alterou a rotina de pessoas no mundo. A educação precisou se adaptar a essas mudanças e medidas emergências foram adotadas, as aulas passaram a serem por encontros remotos e virtuais. Frente a essas mudanças, as condições de acesso e participação não era igual para todos os brasileiros, as discrepâncias econômicas foi um fator determinante. Paralelamente as adversidades decorrentes da pandemia, enfrentamos um momento político sensível. O cenário político nacional era ma...
Mandingas poéticas da educação: ancestralizando saberes
Esta investigação perpassa a partir da análise de mandingas poéticas que promovem o direito de aprender histórias através de uma gramática não ocidental. Com isso, contamos com alguns referenciais importantes como Ailton Krenak (2019) Em Ideias Para Adiar o fim do Mundo, em que relata que há centenas de histórias que estão vivas e precisam ser contadas. Nesse sentido, há necessidade de reencontrar as memórias da ancestralidade nas encruzilhadas dos saberes das travessias da afro-diáspora. Ass...
THANATOS: tentativas de suicídio da juventude negra da rede de ensino público em Guapimirim
Este trabalho que apresentamos é fruto de pesquisa em desenvolvimento no município de Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro. Surgiu do contexto de vida da população negra brasileira e da experiência de um psicólogo negro, com consciência racial, que atuava no Programa Saúde na Escola, em que se constataram diversas tentativas de suicídio. Emergiu também na busca de compreender o complexo fenômeno social ali presente, bem como a prevalência que apontava um recorte de raça, gênero e classe so...
Crianças risco! Formação docente e estratégias de mobilização para a prevenção à violência sexual em escolas de Duque de Caxias - RJ
A violência/abuso sexual tem sido um tema que afeta, de forma contundente, alunos e alunas da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. Dessa forma, questões se colocam para melhor adentrar nesta temática: Como o conhecimento produzido em pesquisas realizadas no campo podem contribuir para o fortalecimento de ações de prevenção da violência sexual contra crianças nas escolas municipais? Assim, como objetivo geral,investigar de que forma a formação docente tem contribuído para ações de pr...
As condições do trabalho docente na educação pública municipal em Duque de Caxias
As condições do trabalho docente, na educação pública municipal de Duque de Caxias, são historicamente precárias e passam a ser intensificadas a partir do ano de 2015 com a piora da negligência governamental na manutenção do ensino e o aprofundamento da exploração da classe trabalhadora. Em vista disso, o presente trabalho se norteia pela seguinte questão: como o aprofundamento da exploração da classe trabalhadora vem se manifestando nas condições do trabalho docente em Duque de Caxias? O obj...
Educação e cultura: um estudo de caso sobre a Festa Literária de Duque de Caxias na Festa de Santo Antônio
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise acerca da Festa Literária de Duque de Caxias que aconteceu entre os anos de 2013 e 2016 no âmbito da Festa de Santo Antônio, uma das mais tradicionais festas populares da cidade, onde é homenageado o seu santo Padroeiro. O foco central são os agenciamentos sociais, econômicos e políticos que envolvem a realização anual da Festa de Santo Antônio, na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A Festa Literária acontecia prioritariamente pela...
Gênero e sexualidade na escola: normat(I)zações nos discursos de jovens sobre identidade de gênero e orientação sexual
Esta dissertação objetiva entender como articulação discursiva da escola, influencia as subjetividades e a produção discursiva entre jovens a respeito dos constructos de gênero e sexualidades. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista, a metodologia sustentou-se na conversa como eixo de acesso a essas falas e constitui material empírico para realização da análise crítica do discurso, a partir das contribuições de Michel Foucault e Norman Fairclough. Dialogamos com a con...
O fio ancestral: tecendo narrativas escreviventes
A presente pesquisa se desenvolve a partir da história de vida e dos saberes compartilhados de quatro mulheres guardiãs de saberes ancestrais ameríndios e afrodiaspóricos em regiões periféricas distintas (Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo), tendo como objetivo investigar e registrar os saberes e práticas ancestrais de cuidado que compõem o ofício de mulheres negras e indígenas, rezadeiras, erveiras e educadoras-pesquisadoras, em diálogo com a educação e com a relação destas mulheres ...
"A morte é a perda da palavra": repensando a alfabetização bilíngue a partir das reflexões de professores guarani das escolas indígenas de Maricá, Rio de Janeiro
Este trabalho pretende se aproximar das reflexões e práticas de professores Guarani que atuam na alfabetização bilíngue Guarani Mbyá no Rio de Janeiro através do projeto de extensão “Ações de valorização e acompanhamento escolar das aldeias Guarani do município de Maricá”, promovido pela Universidade Federal Fluminense. Tendo como marco referencial as perspectivas decoloniais acionamos, metodologicamente, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), para analisar as experiências de alfabetização bil...
No entrelaçar de becos, lutas e a sala de aula: a experiência da EJA-Manguinhos
A presente dissertação discute a relação entre educação e território a partir do estudo de caso realizado na favela de Manguinhos (EJA-Manguinhos), situada na zona norte do Rio de Janeiro. Ao considerar a proposta político pedagógica da escola, pautada na relação entre educação e território, essa pesquisa tem como objetivo identificar as percepções e avaliações do corpo docente sobre o que seria uma "educação territorializada". Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico sobre educaçã...
Reflexões a partir da política educacional do colégio AIACOM e suas relações com as questões étnico-raciais
A presente dissertação trata de uma política de educação caracterizada por algumas especificidades, organizada por um colégio religioso católico, que oferta educação gratuita para crianças e adolescentes majoritariamente negros e residentes de comunidades periféricas situadas na zona norte do Rio de Janeiro, que vivem em condições vulneráveis tanto social quanto economicamente. O objetivo principal foi identificar e analisar a política educacional do Colégio Agostiniano AIACOM e como a educaç...
Professoras negras e educação das relações étnico-raciais na cidade do Rio de Janeiro
O presente trabalho visa analisar, através de pesquisa de revisão bibliográfica e análise de edital, a presença de mulheres negras professoras na cidade do Rio de Janeiro e suas atuações na luta para uma educação para as relações étnico-raciais. Entendemos que em nosso país se estabeleceu opressões de raça e gênero que influenciou diretamente na vida de mulheres negras e no modo como elas se relacionam com essa sociedade. Se tratando do exercício do magistério, que em geral apresenta-se como ...
Quem precisa de paz? A UPP leva! Como o jornal O Globo e seus leitores in-formam e dão o tom da branquitude na cobertura das implantações de Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro
Os jornais têm em seu cerne a função de informar, levar à população as informações mais importantes sobre a vida em sociedade. Porém, existem muitos aspectos que atravessam uma redação de jornal e a construção do que é notícia. Por muito tempo, os jornais foram as fontes oficiais de informação (o que vem mudando com o advento das redes sociais e a democratização da comunicação) e ainda exercem influência na formação de opinião de seus leitores sobre os assuntos que escolhem abordar. Assim, na...
- 27 Educação
- 24 Education
- 20 Curriculum
- 19 Currículo
- 16 Youth
- 14 Juventude
- 13 Cultura
- . ver mais >
- 339 UERJ
- 339 Dissertação
- 90 2020 - 2023
- 232 2010 - 2019
- 17 2008 - 2009
- 230 2010 - 2020
- 1 2009 - 2009
- 339 application/pdf