
PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [280] Visualizar estatísticas
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“Estar ali é uma forma de resistência”: as representações sociais de professores sobre alunos de um pré-vestibular social no Complexo do Salgueiro-SG
Esta dissertação propõe um estudo sobre as representações sociais de aluno entre educadores de um pré-vestibular social no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo–RJ, e como essas representações influenciam as dinâmicas sociopedagógicas do projeto. Os objetivos deste estudo foram: relacionar o pré-vestibular social enquanto um espaço não escolar que articula saberes da Pedagogia Social; identificar se as representações compartilhadas pelos educadores são sociais ou não; e analisar de que maneir...
Teatro e saberes em cena: o que há no fazer teatral no chão de uma escola pública de Ensino Médio?
Esta dissertação problematizou ensaios, encontros e desencontros durante a pesquisa-intervenção realizada com a oficina de teatro do CEWO, no ano de 2018. Cartografa o fazer teatral, sua matéria viva, ao acompanhar os processos experienciados nos dez encontros da oficina de teatro na referida escola. A escrita do texto dissertativo acontece por meio de termos técnicos teatrais utilizados em peças, tais como ato, cena, prólogo, epílogo. Com este cenário conceitual, prático, artístico e cartogr...
Identidades juvenis na sala de aula: dialogicidade e experiência nos modos de escolarização
Esta pesquisa investiga os modos de escolarização dos educandos em defasagem idadesérie, na segunda etapa do ensino fundamental, em uma escola pública da periferia de Macaé, RJ. O objetivo principal foi recolher as narrativas feitas por estes educandos a respeito de seu processo de escolarização, propondo, a partir da metáfora da mesa, a reflexão sobre o tempo e o modo de permanência deste educando dentro da escola de educação básica. Utiliza a metodologia da pesquisa narrativa, do relato a...
As representações de professoras pela revista A Escola Primária: ação percuciente da mestra deve ser a luz para o cérebro e exemplo para o coração (1916-1924)
O trabalho tem como objetivo analisar as representações de professoras pela revista A Escola Primária entre os anos de 1916 a 1924. A revista, sobre a direção dos inspetores escolares do Distrito Federal, era destinada às professoras primárias públicas e circulou mensalmente entre os anos de 1916 a 1938, com cerca de 234 números publicados, dos quais trabalhamos com 28 números. O objetivo do impresso era orientar o professorado primário bem como moldar as práticas escolares e divulgar o traba...
Educação às margens: as representações sociais de escola entre explicadoras de comunidades ribeirinhas da Baía de Guanabara – RJ
O presente estudo teve por objetivo investigar como as representações sociais sobre escola elaboradas por explicadoras orientam suas práticas socioeducativas realizadas junto às comunidades pesqueiras localizadas em Itaoca e Piedade, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Podemos definir as explicadoras como profissionais que praticam o exercício docente, de forma remunerada, em suas próprias casas, junto a comunidades carentes ou bairros periféricos da região metropolitana do esta...
“Eu sou pretinha também!”: diálogos com oralituras e escrevivências de infância de jovensnegraslicenciandas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, campus São Gonçalo
Escolho, nessa pesquisa, caminhar embaraçada à escrita narrativa. Por isso, a primeira pessoa é convidada à dança, no movimento de ir e vir no tempo, que vem articulando meu processo de narrar. Essa pesquisa tematiza as oralituras e escrevivências de infância de jovensnegraslicenciandas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo, no contexto de realização do Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, articula...
Questões de gêneros no esporte escolar: estudo da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch na perspectiva das diferenças
A presente dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre questões que envolvem as desigualdades de gêneros e outras opressões interseccionais no esporte escolar de uma escola vocacionada do município do Rio de Janeiro. Historicamente, o esporte e a Educação Física foram espaços que negaram o direito às diferenças e operaram contribuindo para as padronizações hegemônica dos corpos. A pesquisa buscou elementos que revelassem as práticas escolares esportivas e as experiências de competi...
O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a governamentalidade dos corpos das mulheres através da ordem educacional (1915 – 1945)
O contato com o espólio do Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca (IPFOF) suscitou uma série de questionamentos bem atuais. A forma pela qual o Estado orientava a formação feminina, determinando para as alunas o que entendia ser ―o seu lugar na sociedade‖, levanta a importância de dar a conhecer os papéis que foram atribuídos às mulheres e que, de alguma forma, ainda sobrevivem nas nossas relações sociais. A análise do material didático, dos regimentos internos, das fichas pessoais...
“Vocês me ouvem?”: narrativas docentes sobre ensinar matemática remotamente, nos anos iniciais, a partir da pandemia de COVID-19
Esta produção insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas e objetiva compreender o lugar que o conhecimento, produzido pela experiência, ocupa no ensino de Matemática nos Anos Iniciais, a partir da pandemia de COVID-19. Tal proposta justifica-se pela escassez de pesquisas sobre o ensino de Matemática, em contexto pandêmico, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco os conhecimentos produzidos pela docência neste cenário. Const...
Narrativas (com)vividas em pesquisaformaçãoconversação: sobre a política instituinte de educação especial na perspectiva da inclusão em educação - o ensino colaborativo no CAp-UFRJ
Este álbum-tese, apresentado ao Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais, tem por intenção estudar as políticas instituintes de Educação Especial na perspectiva da inclusão em educação, por meio do ensino colaborativo no CAp-UFRJ. Um estudo político não apenas pela via do texto legal, mas, fundamentalmente, pelos efeitos da política na vida das pessoas. Para tal, assumem-se, como metodologia da pesquisaformação, as conversas. Fontes narrativas e (auto)biográficas que evidenciam a...
“Pô, esse bagulho aqui tinha que ter todo dia”: escrevivências, experiências e literaturas com adolescentes em privação de liberdade
A partir das oficinas de leitura e escrita do projeto Escrevivendo a Liberdade com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, esta pesquisa objetivou identificar os efeitos educativos das escrevivências e do encontro com literaturas que dialogam com diferentes histórias, como as desses jovens. Esta dissertação, mobilizada pela escrevivência, pela literatura e pelas indagações que o projeto Escrevivendo a Liberdade vem provocando aprofundou conceitos chave como corporeidades, experi...
Imprensa operária e Educação: experiências formativas de trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920
Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, do curso de doutorado em educação, vinculado à Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo (PPGEdu). A investigação está associada às pesquisas do programa, alinhada às discussões do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) e tem como o...
O Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e os impactos da Reforma nº 5.692/1971 na formação de professores (1971 a 1982)
Esta pesquisa, inserida no campo da História da Educação, tem como objetivo analisar os impactos da Reforma nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, no Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) no período de 1971 a 1982. O IEGRS foi criado no Município de Duque de Caxias, a partir do Decreto nº 8.272, de 12 de junho de 1962, expedido pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Celso Peçanha (1961- 1962). Inaugurado em 1963 como Instituto de Educação Duque de Caxias,...
De professoras a formadoras de professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino fundamental: fragmentos de um caminho que se faz ao caminhar...
Esta tese parte da curiosidade e do interesse em conhecer e reunir fragmentos das trajetórias de formação de professoras formadoras de professores que ensinam matemática, a partir das narrativas registradas por elas em seus memoriais. Do ponto de vista teórico-metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva autobiográfica, apoiados nos trabalhos de Josso, Ricoeur, Dominicé e Freire. O objetivo central é identificar o que as narrativas impressas nos fragmentos encontrados nos me...
Processos formativos que se entrecruzam: da experiência comunitária na Nova Holanda/Maré à prática docente cotidiana
Esta dissertação de Mestrado, intitulada “Processos formativos que se entrecruzam: da experiência comunitária na Nova Holanda/Maré à prática docente cotidiana”, sob orientação da Profª. Drª. Mairce da Silva Araújo. Tem como objetivo pensar a formação da professora nas/das classes populares em diferentes espaçostempos e campos de atuação (trabalho comunitário, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA), sala de leitura, orientação pedagógica e gestão escolar). O presente estudo se deu a...
O espólio bibliográfico de um convento mercedário no século XVIII: livros e educação na região amazônica
Esta dissertação de mestrado se insere no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, e associa-se a linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas e ao Grupo de Pesquisa Seraphicus. Tem o objetivo de analisar o acervo bibliográfico registrado no Inventário dos bens sequestrados aos extintos religiosos mercedários na Capitania do Pará, referente ao Convento de Belém, na ocasião da expulsão dos membros da O...
Branquitude e racismo na educação: narrativas e memórias docentes
Este trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, narrativo e (auto)biográfico, tem como base empírica de sua investigaçãoformação experiências etnicorraciais da autora, professorapesquisadora da rede pública. Está estruturado em três capítulos. O primeiro dialoga com as memórias da construção/percepção de uma identidade etnicorracial, a partir das vivências em uma comunidade racista do sul do Brasil; o segundo aprofunda conceitos teóricos que fundamentaram o trabalho de pesquisa; o terceiro...
Valorização da formação no plano de carreira da Rede Municipal de Educação de Niterói-RJ: uma investigação sobre o papel dos gestores municipais
Esta dissertação de mestrado é vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/FFP/UERJ). O trabalho investigou como os Planos de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação de Niterói incorporaram os princípios da v...
Narrativas sobre a construção do currículo na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: um caminho de experiências e (trans)formações
O trabalho aqui apresentado se inscreve no campo das pesquisas (auto)biográficas que narram o cotidiano em uma perspectiva tríplice e indissociável: a perspectiva da experiência, a perspectiva do enredo e a perspectiva da compreensão do que foi narrado. A pesquisa busca compreender, por meio da narrativa de professoras e professores, o processo de construção do currículo da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, a única escola de educação integral de 3º e 4º ciclos da rede municipal de N...
Mandalas narrativas: uma proposta de dialogar com as experiências formadoras docentes
A teia que sustentou esta pesquisa foi a busca de sentidos sobre as experiências formadoras docentes, por meio das oficinas reflexivas com mandalas narrativas. Traçamos como objetivo identificar experiências formadoras através das mandalas produzidas pelos docentes, das escritas e do compartilhamento das memórias, em oficinas realizadas de forma remota em agosto de 2020 e março de 2023, além dos possíveis impactos no campo da formação de professores. No cenário atual, narrar com as mandalas c...
- 280 UERJ
- 263 Dissertação
- 17 Tese
- 110 2020 - 2025
- 170 2011 - 2019
- 280 application/pdf
- 280 Acesso Aberto