
PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [226] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Masculinidades em salas de aula da Educação Infantil da Rede municipal de Educação de Niterói
Esta pesquisa tem como foco a observação e análise do fenômeno das masculinidades presentes no espaço da Educação Infantil pública. Para tanto, tomamos como base pesquisas que já investigaram o quanto à docência se estabelece como um espaço do feminino, no qual, apesar das transformações históricas, sociais e legislativas, se mantém uma cultura de estereótipos que gera um “perfil” esperado de docente, principalmente para aquele que ocupa o espaço da Educação Infantil. Ao “puxarmos o fio” que ...
Investigando a relação de crianças na/com a cidade de São Gonçalo: identidades e pertencimentos na (trans)formação de infâncias do Condomínio Venda da Cruz
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a relação de infâncias com a cidade de São Gonçalo, trazendo como delimitação o processo de construção de relações de identidades e pertencimentos de crianças e adolescentes no Condomínio Venda da Cruz, localizado na cidade, no bairro de mesmo nome, após a mudança de seus outros bairros (territórios de pertencimento) dos quais saíram - no que vem se entendendo como um processo de migração forçada – a partir de políticas públicas de reassen...
Pela perfectibilidade da raça: a infância no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia (1929)
Essa pesquisa tem como objetivo analisar o Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia identificando qual era o lugar da infância na construção dos “projetos” (VELHO, 1987) de nação brasileira, a partir dos trabalhos apresentados pelos congressistas presentes ao evento. Participaram do certame médicos, antropólogos, jornalistas, educadores, juristas e militares, que apresentaram trabalhos nas seções de 1) Anthropologia, 2) Heredologia e 3) Educação e Legislação, permitindo compreender a articula...
O novo ensino médio e a formação omnilateral: concepções docentes sobre ensino médio em tempo integral com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho da rede estadual de educação do Rio de Janeiro
Esta dissertação tem como objetivo analisar a consolidação da ideologia do empreendedorismo, em meio à contrarreforma empresarial do Ensino Médio, tendo como foco as concepções docentes acerca das mudanças curriculares implementadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) através do Programa de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro. Nessa direção, tomamos como objeto de estudo o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado a...
Pertencimento etnicorracial e práticas pedagógicas antirracistas com crianças pequenas: narrativas de professoras negras de Educação Infantil
A presente pesquisa tem como proposta trazer a reflexão sobre a autoidentificação etnicorracial de professoras negras e as possíveis relações entre essa identificação e práticas pedagógicas antirracistas nos espaços escolares que atuam, sendo estas, turmas de Educação Infantil no município de Itaboraí. A pesquisa está ligada ao programa de Pós-graduação Processos Formativos e Desigualdades Raciais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP e...
Experiências formativas entre professoras/es de redes e coletivos docentes latino-americanos
Esta dissertação tem como centralidade uma investigação sobre formação docente que acontece nas conexões entre redes e coletivos de professores/as latino-americanos/as, que foram articulados pelo Encuentro Iberoamericano de Coletivos y Redes de Maestros, Maestras, Educadores y Educadoras que Hacen Investigación, Transformación e Innovación desde su Escuela y Comunidade. Esta pesquisa de natureza qualitativa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Soci...
Mulheres trans no sistema prisional do Rio de Janeiro: a relação entre suas histórias e suas trajetórias de vida escolar
Este trabalho teve por objetivo investigar como as mulheres transsexuais que se encontram sob custódia em um espaço de privação de liberdade compreendem seu percurso educacional. Para tal, realizamos entrevistas semiestruturadas com dezesseis detentas, discutimos e apresentamos a relação que se estabelece entre a trajetória educacional e a tessitura das identidades de gênero dessas mulheres. Ressaltamos ainda as especificidades de ser mulher trans dentro do sistema prisional, destacando como ...
Situações Multiplicativas: uma análise da resolução dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental
O objetivo desse estudo é investigar o desempenho e as estratégias utilizadas pelos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental na resolução de diferentes situações multiplicativas. A pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: o que revelam as resoluções dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental nas situações-problema do campo conceitual multiplicativo? Nesse sentido, articulamos como base teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud(1983, 1988, 1990, 1991, 1994, 1998...
Reflexões sobre o papel do intérprete de LIBRAS no Ensino Superior
Hoje, a presença do intérprete de LIBRAS em diversas atividades é bem mais comum do que há 10 anos. Com isso, a função do intérprete tem sido interrogada. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar o papel do intérprete de LIBRAS no ensino superior. Para isso, trabalhamos através de entrevistas de pessoas envolvidas nesse processo: o aluno surdo, o professor ouvinte e o intérprete de LIBRAS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a tematização como forma de analisar os depoimentos...
Corporeidades negras e Educação Física Escolar – construindo práticas antirracistas nos cotidianos da Educação Infantil
A questão etnicorracial no Brasil é algo extremamente complexo. O comércio de cidadãos africanos como mão de obra escrava com vistas a produzir riquezas para as elites europeias colonizadoras, e as teorias racialistas, baseadas em “pseudociências” que atribuíram ao negro suposta inferioridade biológica e cultural como forma de justificar a escravidão, produziram estigmas que relegaram as populações negras a condição de não existência. O contexto brasileiro, principalmente a partir de meados d...
Com que roupa eu vou? Conversando sobre gênero, sexualidade e educação no Colégio Pedro II
O presente trabalho problematiza a implementação da Portaria nº 2449, de 22 de julho de 2016, no Colégio Pedro II. A Portaria que trata das normas e dos procedimentos discentes, traz pela primeira vez na história da referida instituição a possibilidade das estudantes e dos estudantes escolherem suas peças de uniforme, acabando com a segregação do uniforme por sexo (masculino ou feminino). A investigação é orientada metodologicamente pelas perspectivas da genealogia e da anarquealogia, bem com...
Alfabetização em uma escola de tempo integral em Niterói
O objetivo deste estudo é compreender como se organiza o trabalho da professora alfabetizadora do segundo ano em relação à apropriação do sistema alfabético em uma escola de Educação integral em tempo integral na rede pública municipal de Niterói. Este estudo fundamenta-se na concepção de alfabetização na perspectiva discursiva como elemento integrante das construções que se dão no espaço de interrelações sociais, tendo como aportes teóricos os estudos de Smolka (1987) e Goulart (2000, 2014, ...
Professorar perspectivado por entre cartas e conversas
Esta dissertação acontece por entre cartas e diários de campo, sendo as cartas as protagonistas no que diz respeito aos dispositivos de análise e de intervenção de quatro verbos no infinitivo, a saber: pesquisar, escrever, professorar e filosofar. Saltam dessa tarefa os conceitos de vida e de estética da existência que se dão a ver em meio as subjetividades tecidas entre dispositivos que acontecem no plano comum da escola, e precisamente da escola que conhecemos por experiências. Há uma ques...
Leitura literária na prática cotidiana do professor de 6º ao 9º ano: desafios na formação de leitores
Esta pesquisa exploratória tem como eixo a contribuição de narrativas biográficas acerca das práticas pedagógicas com leitura e literatura, objetivando compreender a organização do trabalho com a leitura literária, em um colégio público estadual, do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. A partir das falas de professoras de Língua Portuguesa, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, analisamos as estratégias e organizações didáticas no cotidiano de sala de aula para a formação de l...
O FUNDEB e a educação das crianças de 0 a 3 anos, no município de São Gonçalo/RJ: um estudo de caso
Esta tese tem por objetivo investigar as políticas de financiamento da educação das crianças de 0 a 3 anos, no município de São Gonçalo/RJ, com foco na gestão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A perspectiva teórico-metodológica ancora-se no Estudo de Caso, corrente investigativa de cunho etnográfico e qualitativo (LUDKE, 2013; STAKE, 2013) inspirada política e epistemicamente no materialismo histórico e dialéti...
Paisagens tecidas na diferença: modos babélicos de ver, sentir e aprender conversando com crianças no Instituto Benjamin Constant em pandemia
Esta tese se compõe entre paisagens tecidas na diferença, e, ao mesmo tempo que se faz paisagem, num movimento de desterritorialização, se distancia de seu sentido dado e majoritário -representação de uma extensão geográfica- para ser entendida como expressão de possíveis deslocamentos territoriais. Uma paisagem em tese, escrita durante a pandemia provocada pela COVID19, que traz como marca, nas suas entrelinhas, o desafio político, ético e estético de uma pesquisa produzida em uma universid...
A violência é uma criança com medo: educação social, marginalidade e representações sociais de violências no Complexo do Salgueiro
A presente dissertação propõe uma discussão acerca das representações sociais de violências de educadores atuantes em um projeto socioeducativo de viés cristão no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo-RJ, e a influência dessas representações nas práticas ofertadas por esses profissionais. Tal instituição estudada, presente num contexto considerado de marginalidade – e possuindo altos índices de criminalidade – oferece oficinas educativas e assistência social para um público de crianças e adol...
Referências Viviográficas na EJA: narrativas de memórias literárias discentes
O uso de referências é prática constante e até determinante, em termos de conferir credibilidade, no campo das pesquisas científicas. Entretanto, adverte-se que as reflexões dessa pesquisa são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de São Gonçalo/RJ e têm por objetivo demonstrar as potencialidades de referências advindas de vivências, as chamadas referências viviográficas, que é um embasamento por experiência de v...
As normalistas representadas na Imprensa: o magistério pelas páginas do Jornal O Fluminense em Niterói (1955-1959)
Esta pesquisa tem por objetivo analisar, pelas páginas do Jornal O Fluminense, as representações sociais das normalistas, com destaque para a sessão Uma silhueta em foco da coluna intitulada O Fluminense na sociedade, nos anos de 1955 a 1959. O período demarcado justifica-se, por considerarmos que reúne iniciativas significativas que implicaram sobre a formação de professores, em especial sobre a concepção em torno das normalistas que as representavam como dóceis, frágeis, atrelando-as muitas...
Mulheres e uma distopia estética com o Conto de Aia
A presente pesquisa cartografa a primeira temporada da série The Hands MadeTale – O Conto da Aia. Trata-se de uma série distópica baseada no livro da escritora canadense Margaret Atwood, que retrata uma República chamada Gilead, que se consolida como um regime teocrático e autoritário. Nesse contexto, as mulheres férteis têm como função a procriação, denominada Aias, vestem um vestido vermelho e usam abas brancas na cabeça, para terem sua visão limitada. Gilead se estrutura em castas e, além ...
- 226 UERJ
- 223 Dissertação
- 3 Tese
- 57 2020 - 2023
- 169 2011 - 2019
- 226 application/pdf
- 226 Acesso Aberto