
PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [275] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
“Eu sou pretinha também!”: diálogos com oralituras e escrevivências de infância de jovensnegraslicenciandas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, campus São Gonçalo
Escolho, nessa pesquisa, caminhar embaraçada à escrita narrativa. Por isso, a primeira pessoa é convidada à dança, no movimento de ir e vir no tempo, que vem articulando meu processo de narrar. Essa pesquisa tematiza as oralituras e escrevivências de infância de jovensnegraslicenciandas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo, no contexto de realização do Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, articula...
Questões de gêneros no esporte escolar: estudo da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch na perspectiva das diferenças
A presente dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre questões que envolvem as desigualdades de gêneros e outras opressões interseccionais no esporte escolar de uma escola vocacionada do município do Rio de Janeiro. Historicamente, o esporte e a Educação Física foram espaços que negaram o direito às diferenças e operaram contribuindo para as padronizações hegemônica dos corpos. A pesquisa buscou elementos que revelassem as práticas escolares esportivas e as experiências de competi...
O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a governamentalidade dos corpos das mulheres através da ordem educacional (1915 – 1945)
O contato com o espólio do Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca (IPFOF) suscitou uma série de questionamentos bem atuais. A forma pela qual o Estado orientava a formação feminina, determinando para as alunas o que entendia ser ―o seu lugar na sociedade‖, levanta a importância de dar a conhecer os papéis que foram atribuídos às mulheres e que, de alguma forma, ainda sobrevivem nas nossas relações sociais. A análise do material didático, dos regimentos internos, das fichas pessoais...
“Vocês me ouvem?”: narrativas docentes sobre ensinar matemática remotamente, nos anos iniciais, a partir da pandemia de COVID-19
Esta produção insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas e objetiva compreender o lugar que o conhecimento, produzido pela experiência, ocupa no ensino de Matemática nos Anos Iniciais, a partir da pandemia de COVID-19. Tal proposta justifica-se pela escassez de pesquisas sobre o ensino de Matemática, em contexto pandêmico, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco os conhecimentos produzidos pela docência neste cenário. Const...
Narrativas (com)vividas em pesquisaformaçãoconversação: sobre a política instituinte de educação especial na perspectiva da inclusão em educação: o ensino colaborativo no CAp-UFRJ
Este álbum-tese, apresentado ao Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais, tem por intenção estudar as políticas instituintes de Educação Especial na perspectiva da inclusão em educação, por meio do ensino colaborativo no CAp-UFRJ. Um estudo político não apenas pela via do texto legal, mas, fundamentalmente, pelos efeitos da política na vida das pessoas. Para tal, assumem-se, como metodologia da pesquisaformação, as conversas. Fontes narrativas e (auto)biográficas que evidenciam a...
“Pô, esse bagulho aqui tinha que ter todo dia”: escrevivências, experiências e literaturas com adolescentes em privação de liberdade
A partir das oficinas de leitura e escrita do projeto Escrevivendo a Liberdade com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, esta pesquisa objetivou identificar os efeitos educativos das escrevivências e do encontro com literaturas que dialogam com diferentes histórias, como as desses jovens. Esta dissertação, mobilizada pela escrevivência, pela literatura e pelas indagações que o projeto Escrevivendo a Liberdade vem provocando aprofundou conceitos chave como corporeidades, experi...
Imprensa operária e Educação: experiências formativas de trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920
Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, do curso de doutorado em educação, vinculado à Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo (PPGEdu). A investigação está associada às pesquisas do programa, alinhada às discussões do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) e tem como o...
O Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e os impactos da Reforma nº 5.692/1971 na formação de professores (1971 a 1982)
Esta pesquisa, inserida no campo da História da Educação, tem como objetivo analisar os impactos da Reforma nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, no Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) no período de 1971 a 1982. O IEGRS foi criado no Município de Duque de Caxias, a partir do Decreto nº 8.272, de 12 de junho de 1962, expedido pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Celso Peçanha (1961- 1962). Inaugurado em 1963 como Instituto de Educação Duque de Caxias,...
De professoras a formadoras de professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino fundamental: fragmentos de um caminho que se faz ao caminhar...
Esta tese parte da curiosidade e do interesse em conhecer e reunir fragmentos das trajetórias de formação de professoras formadoras de professores que ensinam matemática, a partir das narrativas registradas por elas em seus memoriais. Do ponto de vista teórico-metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva autobiográfica, apoiados nos trabalhos de Josso, Ricoeur, Dominicé e Freire. O objetivo central é identificar o que as narrativas impressas nos fragmentos encontrados nos me...
Processos formativos que se entrecruzam: da experiência comunitária na Nova Holanda/Maré à prática docente cotidiana
Esta dissertação de Mestrado, intitulada “Processos formativos que se entrecruzam: da experiência comunitária na Nova Holanda/Maré à prática docente cotidiana”, sob orientação da Profª. Drª. Mairce da Silva Araújo. Tem como objetivo pensar a formação da professora nas/das classes populares em diferentes espaçostempos e campos de atuação (trabalho comunitário, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA), sala de leitura, orientação pedagógica e gestão escolar). O presente estudo se deu a...
O espólio bibliográfico de um convento mercedário no século XVIII: livros e educação na região amazônica
Esta dissertação de mestrado se insere no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, e associa-se a linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas e ao Grupo de Pesquisa Seraphicus. Tem o objetivo de analisar o acervo bibliográfico registrado no Inventário dos bens sequestrados aos extintos religiosos mercedários na Capitania do Pará, referente ao Convento de Belém, na ocasião da expulsão dos membros da O...
Branquitude e racismo na educação: narrativas e memórias docentes
Este trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, narrativo e (auto)biográfico, tem como base empírica de sua investigaçãoformação experiências etnicorraciais da autora, professorapesquisadora da rede pública. Está estruturado em três capítulos. O primeiro dialoga com as memórias da construção/percepção de uma identidade etnicorracial, a partir das vivências em uma comunidade racista do sul do Brasil; o segundo aprofunda conceitos teóricos que fundamentaram o trabalho de pesquisa; o terceiro...
Valorização da formação no plano de carreira da Rede Municipal de Educação de Niterói-RJ: uma investigação sobre o papel dos gestores municipais
Esta dissertação de mestrado é vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/FFP/UERJ). O trabalho investigou como os Planos de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação de Niterói incorporaram os princípios da v...
Narrativas sobre a construção do currículo na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: um caminho de experiências e (trans)formações
O trabalho aqui apresentado se inscreve no campo das pesquisas (auto)biográficas que narram o cotidiano em uma perspectiva tríplice e indissociável: a perspectiva da experiência, a perspectiva do enredo e a perspectiva da compreensão do que foi narrado. A pesquisa busca compreender, por meio da narrativa de professoras e professores, o processo de construção do currículo da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, a única escola de educação integral de 3º e 4º ciclos da rede municipal de N...
Mandalas narrativas: uma proposta de dialogar com as experiências formadoras docentes
A teia que sustentou esta pesquisa foi a busca de sentidos sobre as experiências formadoras docentes, por meio das oficinas reflexivas com mandalas narrativas. Traçamos como objetivo identificar experiências formadoras através das mandalas produzidas pelos docentes, das escritas e do compartilhamento das memórias, em oficinas realizadas de forma remota em agosto de 2020 e março de 2023, além dos possíveis impactos no campo da formação de professores. No cenário atual, narrar com as mandalas c...
Infância sequestrada
A Educação Infantil é privilegiada para pensarmos os processos de subjetivação e de invenção de mundos. Esta dissertação problematiza de que forma as crianças são sequestradas da sua infância, sendo educadas dentro de uma lógica de modelagem e aprisionamento de seus corpos. Uma educação que ignora o devir-criança, que frustra e limita a criatividade, promovendo a docilização dos seus corpos. A escola é um ambiente propício para a emancipação humana, mas, ao contrário, também pode ser usada co...
O PARFOR e a formação de professores na Baixada Fluminense: um estudo sobre o curso e as egressas de pedagogia do IM/UFRRJ
Esta Dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), vinculada à linha de Pesquisa: Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas, é intitulada “O PARFOR e a formação de professores na Baixada Fluminense: Um Estudo sobre o Curso e as egressas de Pedagogia do IM/UFRRJ”. A investigação tem como temática central a formação inicial de professore...
Os efeitos da (in)corporação das normas: os cotidianos de mulheres LBTs
A concepção dos corpos é um desafio porque ocorre dentro de um processo de significação cultural. O fruto dessa construção para além do órgão sexual influenciará a vida dos sujeitos. O que é ser mulher? O que é ser mulher Lésbica, Bissexual, Transexual (LBT) no Brasil hoje? Nesta dissertação, os objetivos foram colaborar ativamente para a construção de Políticas Públicas voltadas ao público LBT e, averiguar a força educativa da política parlamentar institucionalizada. O que nos faz questionar...
Do diário de uma parteira ao diário de uma professora das infâncias: memórias, histórias e formação docente
Uma menina recebeu um caderninho da sua mãe. Era um diário: “o diário da parteira dona Sebastiana”, estava escrito dessa forma na parte interior da capa do mesmo. A menina guardou-o com todo cuidado e o esqueceu. Um dia, reencontrou o caderninho e perguntou-se: como/quem/de que forma havia sido escrito? Agora, já não é mais uma menina, mas sim uma mulher-negra-mãe-professora-pesquisadora-narradora-autora e, especialmente, neta. É a autora da presente dissertação, disposta a escrever - ou cont...
Lendo e escrevendo a cidade com crianças: um estudo sobre a cidade de Maricá como um (con)texto alfabetizador
Esta pesquisa é resultante de um trabalho de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/UERJ), vinculada à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades e tem como objetivo investigar a mobilidade e as práticas espaciais de um grupo de estudantes de uma escola pública no município de Maricá/RJ. Sua fundamentação teórico-metodológica é baseada em estudos bibliográficos e por uma pesquisa etnográfica com crianças, utilizando...
- 275 UERJ
- 258 Dissertação
- 17 Tese
- 106 2020 - 2025
- 169 2011 - 2019
- 275 application/pdf
- 275 Acesso Aberto