PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [315] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Preconceito linguístico e redação do ENEM: uma reflexão sobre variações linguísticas e as competências avaliadas
O presente trabalho buscou explicitar a pluralidade linguística do Brasil e perceber que, infelizmente, o preconceito linguístico é uma realidade que tem representatividade nas competências avaliadas na prova de redação do ENEM. A partir de uma análise qualitativa – através de pesquisa bibliográfica-documental e do olhar da autora sobre a questão – a prova de redação aplicada no exame apresenta-se como o objeto da investigação. O agente pesquisador vivencia, de perto e constantemente, as ques...
Movimentos sociais e direito à educação infantil em São Gonçalo: perspectivas e dilemas da política de convênios entre poder público e creches comunitárias
Esta dissertação analisa a política de convênios entre as creches comunitárias de São Gonçalo e a Secretaria Municipal de Educação da cidade. O objetivo mais amplo deste estudo foi investigar se e em que medida a política de convênios, sobretudo a partir de 2004, quando as creches conveniadas foram incorporadas à Secretaria de Educação do município, possibilita a constituição de uma educação infantil comunitária de qualidade. A fundamentação teórica baseia-se no diálogo com obras de Gram...
“Professora, como o bebê entra na barriga da mãe?” - possibilidades da caixinha de perguntas no trabalho de educação sexual em uma escola municipal de Niterói
A presente dissertação investiga a relevância do trabalho com educação sexual em uma escola municipal de Niterói, utilizando como estratégia pedagógica a ferramenta "caixinha de perguntas". O objetivo central é compreender como essa abordagem pode facilitar a discussão de temas relacionados à sexualidade, permitindo um ambiente de respeito e abertura para que crianças e adolescentes possam expor suas dúvidas e angústias. O estudo utiliza a metodologia nos/dos/com os cotidianos, que prioriza a...
O Preventório Rainha Dona Amélia: educação higiênica e robustecimento infantil como profilaxia da tuberculose no Rio de Janeiro (1927)
A presente pesquisa, inserida no campo da História da Educação, foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, no âmbito das pesquisas desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI). Este estudo teve como objetivo analisar o papel do Preventório Rainha Dona Amélia na promoção da educação higiênica e de robustecimento infantil das crianças, filhas ...
A implementação da política de correção de fluxo escolar no município de Niterói: análise de uma década
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da experiência à frente da Coordenação de Fluxo Escolar no município de Niterói, que despertou a necessidade de (re)olhar criticamente para o fenômeno da distorção idade-ciclo na Rede Municipal de Ensino. Vinculada à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e ao Grupo de Pesquisa em Polít...
A juvenilização na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Niterói
A presença de jovens, cada vez mais jovens, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos tem despertado o interesse de alguns pesquisadores sobre o fenômeno da “juvenilização”. Esta dissertação se propõe a abordá-lo à luz do Capitalismo Dependente, categoria formulada por Florestan Fernandes, em sua relação com as bases legais que regem essa modalidade da Educação Básica. A questão colocada como problema da pesquisa é: que determinantes sociais e econômicos estão produzindo a juvenilização na E...
As crianças e a(s) leitura(s) da cidade: o Gradim como um (con)texto alfabetizador
A presente dissertação intencionou investigar as possibilidades político-epistêmicas da cidade e dos estudos sobre o local na escola, através da perspectiva de Educação Patrimonial (SOARES, 2003) e da pesquisa com as crianças ( KRAMER, 2002, 2008; SARMENTO, 2004, 2007, 2008; TAVARES, 2003, 2009). A pesquisa, em seu processo de construção, trabalhou com a tríade escola, “direito à cidade” e Educação Patrimonial, e foi desenvolvida na Escola Municipal Jovita Maria de Jesus, em São Gonçalo, no E...
O que narram os contadores de histórias: memórias, histórias e práticas
Este estudo de caráter qualitativo tem os contadores de histórias como sujeitos de pesquisa. A partir das narrativas coletadas por meio de entrevistas, consideramos os diversos saberes que atravessam esta prática nos dias de hoje no Rio de Janeiro. As inquietações como professora-pesquisadora e contadora de histórias trouxeram a intenção de investigar nas trajetórias, histórias de vida e formação as múltiplas influências e demandas presentes nesta prática. O que se pretende nesta pesqui...
As emergências e as ausências no cotidiano do laboratório de aprendizagem da unidade Humaitá I do colégio Pedro II
Esta dissertação busca fazer uma reflexão sobre as práticas pedagógicas vividas do/no Laboratório de Aprendizagem (LA) da Unidade Escolar Humaitá I do Colégio Pedro II; laboratório este que, analisado no percurso de sua trajetória, é abordado neste trabalho como alternativa curricular de inspiração emancipatória. Este Laboratório foi criado nos anos 2000 com o objetivo de atender às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental que não correspondiam adequadamente às exigências pedagógicas ...
Não Mexa No Meu Cocar: conversas entre micropolíticas e formação inventiva de professores na escola municipal indígena guarani para poty nhe' ë já
“Não mexa no meu cocar” é expressão viva das lutas dos povos originários do Brasil. Nesta pesquisa, ela ganha forma e força na experiência com a Escola Municipal Indígena Para Poty Nhe E Já, localizada nas margens do Rio São Bento, em Maricá, no Rio de Janeiro. Há dois eixos de análise e de intervenção que posicionam esta tese por escolher micropolítica e formação inventiva de professores como constante gesto de fazer valer as lutas dos povos originários do município de Maricá, são eles: 1 - ...
Perspectivas dos jovens negros concluintes do ensino médio sobre sua inserção no mundo do trabalho
O objetivo desta dissertação é compreender as perspectivas dos jovens negros, concluintes do Ensino Médio de uma escola localizada em São João de Meriti/RJ, sobre sua inserção no mundo do trabalho, tendo como objetivos específicos: identificar a importância do trabalho, os critérios e motivações que os jovens negros, concluintes do Ensino Médio da escola pública, estabelecem para sua inserção laboral; conhecer, a partir dos critérios/motivações levantados, a concepção dos jovens sobre a relaç...
Teatro com e na velhice
Esta tese é tecida na relação estreita com atrizes e atores velhos para acompanhar processos e subjetivações dos sujeitos participantes de cada cena e oficina, dando a ver o teatro e seus atravessamentos com e na velhice. Com este campo de análise e de intervenções, que liga velhice e teatro, quatro eixos foram pensados durante a escrita da tese: teatro, velhice, oficinas e cuidado de si. Há cenas constituídas na interface com a experiência direta com os intercessores, a saber: Cora Coral Cor...
“Moro muito longe da praça”: o Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI) e o direito à cidade em São Gonçalo
A presente pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/UERJ), vincula-se à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades, tendo por objetivo analisar como a infância e a cidade de São Gonçalo foram pensadas no Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI, 2023), apresentado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), composto por representantes governamentais (Secretarias Muni...
Por uma educação infantil antirracista: formação continuada de professoras no município de Niterói
Esta dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/FFP/UERJ). A pesquisa teve como objetivo central investigar a formação continuada de professoras da Educação Infantil na rede municipal de Niterói, com recorte na Educação das Relações Étnico-Raciais (E...
O trabalhador certificado: o fetiche ENCCEJA na crise de acumulação capitalista
Esta pesquisa, vinculada à linha Políticas, Direitos e Desigualdades do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEdu), da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ), tem como tema geral o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), que esconde a superexploração inerente ao Capitalismo Dependente, examinado, sob as lentes da Teoria Marxista da Dependência (TMD). Este estudo tem como objetivo geral ...
Entre rodas e rodados: abraçando as vivências decoloniais nas comemorações escolares da UMEI Jacy Pacheco
Partindo da premissa de que a origem etimológica da palavra “comemorar” significa “lembrar junto com o outro”, a pesquisa em questão focaliza a reflexão sobre a importância dos momentos de celebrações e brincadeiras com a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Jacy Pacheco, localizada no município de Niterói – RJ, buscando entender como essas práticas contribuem para uma visão mais ampla do processo educacional. Destaca-se a necessidade de promover vivências populares de forma mais esp...
Representações sociais de meio ambiente e educação ambiental: memórias e práticas de professores da Educação de Jovens e Adultos
O estudo de que trata este texto tem sua origem na percepção da forma como se insere a educação ambiental (EA) no contexto da educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública, na Ilha da Conceição, em Niterói/RJ, local cuja degradação ambiental insere-se no processo geral de deterioração da Baía de Guanabara. Campo em disputa, a EA apresenta inúmeras tendências que podem ser agrupadas em dois eixos - tradicional e crítico. Preconiza-se nas orientações curriculares uma EA crítica. A i...
Desafios e impasses na implantação da educação do campo em escolas rurais de Araruama
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o cenário educacional do campo em Araruama-RJ identificando as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em exercício em cinco escolas do campo do município, observando-se suas especificidades territoriais e tempos educativos diferenciados. Abordam-se, nesse contexto, experiências do cotidiano em tempointegral e parcial de algumas escolas do campo. No percurso metodológico para desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, for...
Narrativas docentes no pós-pandemia: conversas que trans (bordam) com as professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Tiradentes
Essa dissertação está vinculada a linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas, do curso de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. Apresenta, a partir do memorial de vidaformação, o percurso da autora, professora dos anos iniciais do ensino fundamental, sobretudo, do ciclo de alfabetização, que mobilizada pelo período caracterizado...
Ecos de uma voz feminina: Cecília Meireles e a “Página de Educação” do Diário de Notícias no ano de 1932
Esta dissertação tem por finalidade discutir a participação da poetisa e educadora Cecília Meireles na Página de Educação do Diário de Notícias no contexto dos debates educacionais e da publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, no ano de 1932. A Página de Educação foi criada com a intenção de divulgar e discutir as novas teorias educacionais e como parte das estratégias dos educadores escolanovistas, por ser palco privilegiado dos debates e embates sobre os temas mais acalorado...
- 315 UERJ
- 294 Dissertação
- 21 Tese
- 136 2020 - 2025
- 179 2011 - 2019
- 315 application/pdf
- 315 Acesso Aberto
