PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [242] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
/Entrecorporeidades/: gaguejos, rabiscos e palavras dançantes de uma professorarteira com estudantes surdos em uma escola pública de Niterói-RJ
Essa pesquisaescrita se produz no campo das chamadas filosofias da diferença. Forjada enquanto um exercício cartográfico articulando educação, arte e diferença no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Escola Municipal Paulo Freire (EMPF), em Niterói-RJ. Entendendo a surdez dentro de uma visão socioantropológica, afirma-se a surd...
Antiespecismo e formação de professoras: um fazer inventivo com diários de campo
O especismo é a opressão que os seres não humanos sofrem por pertencerem à outra espécie. É um fenômeno multifatorial e interdependente de outras formas de dominação, como o colonialismo, o racismo, o machismo e o capitalismo. Entre os muitos espaços em que essa opressão é produzida e ensinada, estão as instituições de educação, como a escola e a universidade. Esta tese, por meio de uma pesquisa-intervenção e em companhia dos diários de campo, procura destacar como a formação de professo...
Docência e inclusão: viagem pelas narrativas de experiências curriculares no apoio educacional especializado, em pandemia
A pesquisa, apresentada como uma viagem pela experiência (LARROSA, 2014), problematiza os sentidos que emergem das narrativas (PASSEGGI, 2016) de professoras de apoio educacional especializado da cidade de Niterói ao conversar sobre produções curriculares (GARCIA, 2015) possíveis no período de 2020 e 2021, em que vivemos o isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Aproxima-se político-epistemologicamente das pesquisas com os cotidianos escolares (ALVES, 2001, 2008) e assume as co...
Narrativas em movimentos instituintes de formação entre redes e coletivos docentes latino-americanos: diálogos freirianos em espaçostempos pandêmicos
Esta tese de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). De caráter qualitativo, Esta pesquisa narrativa e (auto)biográfica tem como propósito tecer diálogos com narrativas produzidas por educadoras/res de coletivos docentes latino-americanos, sendo estes diálogos e narrativas o material empírico da pesquisa, elaboradas no contexto d...
Branquitude, racismo e antirracismo na educação: identidades e pertencimentos na rede pública de São Gonçalo
Este trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, narrativo e (auto)biográfico, tem como base empírica de sua investigaçãoformação experiências etnicorraciais da autora, professorapesquisadora da rede pública. Está estruturado em três capítulos. O primeiro dialoga com as memórias da construção/percepção de uma identidade etnicorracial, a partir das vivências em uma comunidade racista do sul do Brasil; o segundo aprofunda conceitos teóricos que fundamentaram o trabalho de pesquisa; o terceiro...
Jovens sem trabalho e sem escola: entre experiências de juvenicídio e de esperança no território de São Gonçalo/RJ
A presente tese consiste na análise das experiências de Juvenicídio dos jovens sem trabalho e sem escola na cidade de São Gonçalo entre os anos de 2007 e 2018. Refuta a utilização do termo “nem-nem” como qualificação dos jovens que estão sem trabalho e sem escola, e procura na dinâmica da sociedade as razões para a exclusão dos jovens dos processos formais de trabalho e escolarização. O conceito de Juvenicído, trazido por Valenzuela (2015), traduz as ações sistemáticas de exclusão social dos ...
Uma pandemia com cor na educação infantil: construindo relações educativas entre telas em tempos de (pós) pandemia da COVID-19
A presente pesquisa de cunho qualitativa e participativa, parte do momento único vivido pela humanidade, a pandemia da Covid-19 (2020-2022). Assim, inserida nesse contexto pandêmico e vivendo todas as facetas que a pandemia nos expôs, foi como professora de Educação Infantil, que percebi que em grande parte do período pandêmico, a relação afetiva e de aprendizagem com as crianças de minhas turmas na Escola Pública Sebastião Branco foram construídas através de uma tela/celular. Com base nessa ...
Gestão democrática, trabalho coletivo e qualidade de ensino: potencialidades e protagonismos na escola pública
Este estudo apresenta a investigação realizada com o objetivo de analisar a experiência de gestão democrática realizada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro buscando destacar o papel do diretor escolar e equipe na promoção e ressignificação de concepções de gestão democrática, autonomia e qualidade de ensino. O trabalho está ancorado nas concepções da Pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2007, 2011), e da Pedagogia freireana, em especial sua perspectiva emancipatória e no concei...
A Língua Inglesa nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA): os desafios do sistema semipresencial a partir das vozes de egressos de Letras-Português/Inglês da FFP/UERJ
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica, pensada para acolher os jovens, adultos e idosos que ainda não têm a escolarização completa, com o intuito de desenvolver suas potencialidades. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo principal compreender a atuação docente de Inglês na EJA semipresencial por meio dos escritos de professores/as. Para este estudo, os docentes selecionados, além de egressos/as da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Esta...
Fios de ouro em segredo e as possíveis dificuldades de ensinagem
Ensinar: instruir; doutrinar; educar; treinar; adestrar. À luz da palavra dicionarizada, a ensinagem é o processo vivenciado pelos professores no que tange à práxis pedagógica, no intuito de potencializar o desenvolvimento e o aprimoramento da aprendizagem dos estudantes. Esta dissertação intitulada “Fios de ouro em segredo e as possíveis dificuldades de ensinagem” visa analisar narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que atuam com alunos identificados com possíveis ...
Os contos africanos e os podcasts como produções que reverberam entre crianças e professora: investigando caminhos para uma prática antirracista na escola
A presente pesquisa buscou compreender as reverberações e sentidos, relacionados ao autoreconhecimento étnico-racial, provocados pela leitura de contos africanos e pela produção de podcasts com crianças de uma turma de quinto ano da rede municipal do Rio de Janeiro, no cotidiano escolar. Teve como objetivo central investigar caminhos para a prática antirracista em sala de aula, a partir da leitura e reflexão sobre os contos africanos e a produção de podcasts, reconhecendo a escola como espaço...
A educação física na educação de jovens e adultos: por uma educação antirracista
A questão sobre racialidade no Brasil nos impacta de diferentes formas. Vivemos em um país que contém, em suas histórias, marcas que são ainda presentes e nos implicam diretamente. A pesquisa teve como objetivo principal analisar as consequências da racialidade e sua presença na Educação Física escolar e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, pensar em direitos e garantias é pensar em como a educação sofre pelos danos que o racismo causa – por isso a necessidade de refletir sobre a...
Representações sociais de inclusão digital nas práticas educativas não escolares em uma instituição não governamental no município de Niterói-RJ
Esta pesquisa, apresentada em formato de dissertação, busca desvelar as representações sociais de inclusão digital por parte dos educadores que atuam em duas unidades de um projeto socioeducativo localizado no município de Niterói-RJ. Essas unidades oferecem, além de diversos serviços, oficinas educativas em tecnologia para jovens, crianças e adolescentes das comunidades próximas. Os principais objetivos desta pesquisa são identificar as representações sociais de inclusão digital compartilhad...
Crianças e adolescentes do lixão de Jardim Gramacho: razões de um fracasso anunciado
A motivação dessa pesquisa procura investigar e compreender as razões do fracasso escolar de crianças e adolescentes de Jardim Gramacho, bairro do município de Duque de Caxias/RJ, que já abrigou o maior aterro sanitário da América Latina. Como educador social há seis anos no local, o fracasso escolar generalizado da população me motivou adentrar nesse trabalho em tela. O nosso objetivo consistiu em analisar como as crianças e adolescentes desenvolvem um habitus precário – que atua como frágei...
Políticas de formação docente continuada na EJA da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: o que nos dizem sujeitos da EJA?
A presente pesquisa parte da indagação “O que dizem gestoras, parceiros e parceiras formadores e professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) sobre as políticas municipais de formação docente continuada para a EJA?”. Com essa pergunta, seu objetivo principal é compreender como se organizou e vem se desenvolvendo a formação docente continuada para a EJA no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro...
O fechamento de turmas do ensino médio no município de São Gonçalo/RJ: repercussões da reforma gerencial do estado do Rio de Janeiro
Embora persista uma demanda potencial para o acesso de jovens de 15 a 17 anos ao ensino médio, durante os governos Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, entre os anos de 2010 e 2018, houve retração de matrículas nesta etapa de ensino da educação básica, conforme mostram os índices educacionais apurados no período, sendo as maiores retrações de matrículas para esta etapa na região sudeste. Considerando o problema apresentado, partimos das seguintes questões: Por que fechar escolas, interditando...
Masculinidades em salas de aula da Educação Infantil da Rede municipal de Educação de Niterói
Esta pesquisa tem como foco a observação e análise do fenômeno das masculinidades presentes no espaço da Educação Infantil pública. Para tanto, tomamos como base pesquisas que já investigaram o quanto à docência se estabelece como um espaço do feminino, no qual, apesar das transformações históricas, sociais e legislativas, se mantém uma cultura de estereótipos que gera um “perfil” esperado de docente, principalmente para aquele que ocupa o espaço da Educação Infantil. Ao “puxarmos o fio” que ...
Investigando a relação de crianças na/com a cidade de São Gonçalo: identidades e pertencimentos na (trans)formação de infâncias do Condomínio Venda da Cruz
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a relação de infâncias com a cidade de São Gonçalo, trazendo como delimitação o processo de construção de relações de identidades e pertencimentos de crianças e adolescentes no Condomínio Venda da Cruz, localizado na cidade, no bairro de mesmo nome, após a mudança de seus outros bairros (territórios de pertencimento) dos quais saíram - no que vem se entendendo como um processo de migração forçada – a partir de políticas públicas de reassentamen...
Pela perfectibilidade da raça: a infância no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia (1929)
Essa pesquisa tem como objetivo analisar o Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia identificando qual era o lugar da infância na construção dos “projetos” (VELHO, 1987) de nação brasileira, a partir dos trabalhos apresentados pelos congressistas presentes ao evento. Participaram do certame médicos, antropólogos, jornalistas, educadores, juristas e militares, que apresentaram trabalhos nas seções de 1) Anthropologia, 2) Heredologia e 3) Educação e Legislação, permitindo compreender a articula...
O novo ensino médio e a formação omnilateral: concepções docentes sobre ensino médio em tempo integral com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho da rede estadual de educação do Rio de Janeiro
Esta dissertação tem como objetivo analisar a consolidação da ideologia do empreendedorismo, em meio à contrarreforma empresarial do Ensino Médio, tendo como foco as concepções docentes acerca das mudanças curriculares implementadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) através do Programa de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro. Nessa direção, tomamos como objeto de estudo o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado a...
- 242 UERJ
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- 9 Tese
- 73 2020 - 2024
- 169 2011 - 2019
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