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PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [253] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Conhecimentos pedagógicos para o desenvolvimento do pensamento algébrico mobilizados por professoras do 5º ano
Esta pesquisa buscou compreender os conhecimentos pedagógicos que professoras do 5º ano mobilizam para desenvolver o pensamento algébrico de seus alunos. Como aporte teórico, articulamos estudos sobre o conhecimento pedagógico para o ensino de Matemática, sobre a Early Algebra e um revisão dos documentos curriculares nacionais. Dialogamos, em especial, com autores como Ball, Thames e Phelps (2008), Blanton et al. (2015), Fiorentini, Miguel e Miorim (1993), Canavarro (2007), Schiliemann, Carra...
Professora, qual é a conta? - elos entre as situações-problema e os diálogos de estudantes do Ensino Fundamental
Esse trabalho é uma pesquisa qualitativa cujo objeto de estudo se pautou no diálogo nas aulas de Matemática e sua relação com a aquisição e ampliação dos conceitos de estruturas multiplicativas, tendo como aporte teórico, os estudos de Vergnaud acerca da resolução de situações de estruturas multiplicativas e as contribuições de Alro e Skovsmose em torno do conceito de comunicação dialógica. O desempenho dos estudantes de uma turma do quinto ano de escolaridade foi comparado em três etapas dis...
EJA e tecnologias digitais: mutações na forma escolar para trabalhadores educandos em um Centro de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro no período pandêmico
A pesquisa emerge da prática docente da autora, professora de matemática em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) na Baixada Fluminense, especialmente nos anos de 2020 e 2021. O período marcado pela pandemia levou a inquietações em torno do aprofundamento das desigualdades no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os limites apresentados pelas atividades disponibilizadas em ambientes virtuais. Considerando esse contexto no CEJA Piabetá – campo empírico da pesquisa, o trabalh...
Cidadania em perspectiva: uma análise de possíveis representações sociais de voluntários universitários fluminenses
Este trabalho acadêmico intitulado “Cidadania em perspectiva: uma análise de possíveis de Representações Sociais de voluntários universitários fluminenses. ” tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de cidadania apresentadas nos discursos dos voluntários envolvidos através do Projeto social “Ação no Pé Pequeno”, que é ligado a uma instituição de ensino superior confessional católica. A pesquisa pretende analisar como essas representações influenciam nas práticas educat...
NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NOS CONTAM SOBRE AS ATIVIDADES COM A MATEMÁTICA?
A Educação Infantil é legitimada pela Constituição Federal do Brasil (BRASIL, 1988) como a primeira etapa da Educação Básica. Entretanto, mesmo sendo revelada como a etapa que inicia o processo educacional, a Educação Infantil ainda é subestimada por muitos, ora vista como instituição de caráter assistencialista, ora como preparatório para as etapas seguintes da Educação Básica. Ainda, no que diz respeito ao trabalho envolvendo noções de Matemática na Educação Infantil, percebemos que ca...
O fórum de pré-vestibulares populares no Rio de Janeiro e suas concepções sobre formação de estudantes das classes subalternas
A presente dissertação de mestrado, desenvolvida na linha de pesquisa Políticas, Direi-tos e Desigualdades, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Formação de Professores (FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem por objeto de pesquisa o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ), enti-dade fundada em 2018 que aglutina Pré-Vestibulares Populares (PVPs) da região metropolitana fluminense. Podemos dizer que os PVPs e o FPVP-RJ f...
Biografemando um encontro: cartografia de uma experiência entreum estudante e uma professora de apoio educacional especializado em uma escola pública do município de Niterói
Este ensaio é efeito do encontro entre a pesquisadora, que trabalhou como Professora de Apoio Educacional Especializado, e um estudante diagnosticado como pessoa com deficiência. A pesquisa busca produzir a cartografia de um campo problemático, um rizoma, com o dispositivo biografema e fotografias produzidas com os efeitos deste encontro, tendo como potência gestos mínimos que emergem da relação ética do estar juntos, também, em uma escola pública no município de Niterói. Para produção dos bi...
Educação Profissional e Gastronomia: Análise do Projeto Político Pedagógico do curso técnico do Instituto Federal de Brasília
Esta dissertação tem o objetivo de analisar o sentido ético-político da concepção de formação integral, bem como o perfil e as competências e habilidades demandadas e previstas no Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Gastronomia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília. Para isto, tem como objetivos específicos: Identificar as alterações no currículo do Instituto Federal de Brasília a partir da transição de nomenclatura do curso de Técnico em Cozinha para Técnico ...
O monumento Guerreiro Zulu e a educação das relações étnico-raciais: descolonizando olhares, práticas e resistências negras na cidade de Vitória (ES)
Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, do curso de doutorado em educação, vinculado à Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), em São Gonçalo. O estudo integra as pesquisas desenvolvidas no programa, articulado às discussões empreendidas no grupo de pesquisa Seraphicus e a investigação se alinha, em termos metodológicos, aos estudo...
“Se não cobre, não copia, faz o quê?” : o saberfazerperguntardizernarrarescrever, como ação afirmativa, reflexiva e formativa de professoras da/na educação infantil
Esta dissertação, composta em modo coleção, teve como centralidade investigar a formação da professora da Educação Infantil a partir do seu saberfazer docente. De natureza qualitativa, a pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como tecitura metodológica teve como fio: as histórias de vidaformação da pesquisadora a partir das experiencias do vivido com...
Transicionando a Educação: O PreparaNem Niterói como espaço de formação, resistência e afetos
Esta pesquisa se debruça sobre as formas pelas quais o curso pré-vestibular PreparaNem Niterói ressignifica através do seu cotidiano os espaços de educação formais. Aqui analisamos os conceitos componentes da interseccionalidade e de que maneiras diferentes corpos vão sofrer violências no âmbito da escola, impactando diretamente sobre sua formação escolar e, posteriormente, acadêmica. Os processos de violência que geram a expulsão escolar das pessoas trans, oriundos desses espaços de formação...
/Entrecorporeidades/: gaguejos, rabiscos e palavras dançantes de uma professorarteira com estudantes surdos em uma escola pública de Niterói-RJ
Essa pesquisaescrita se produz no campo das chamadas filosofias da diferença. Forjada enquanto um exercício cartográfico articulando educação, arte e diferença no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Escola Municipal Paulo Freire (EMPF), em Niterói-RJ. Entendendo a surdez dentro de uma visão socioantropológica, afirma-se a surd...
Antiespecismo e formação de professoras: um fazer inventivo com diários de campo
O especismo é a opressão que os seres não humanos sofrem por pertencerem à outra espécie. É um fenômeno multifatorial e interdependente de outras formas de dominação, como o colonialismo, o racismo, o machismo e o capitalismo. Entre os muitos espaços em que essa opressão é produzida e ensinada, estão as instituições de educação, como a escola e a universidade. Esta tese, por meio de uma pesquisa-intervenção e em companhia dos diários de campo, procura destacar como a formação de professo...
Docência e inclusão: viagem pelas narrativas de experiências curriculares no apoio educacional especializado, em pandemia
A pesquisa, apresentada como uma viagem pela experiência (LARROSA, 2014), problematiza os sentidos que emergem das narrativas (PASSEGGI, 2016) de professoras de apoio educacional especializado da cidade de Niterói ao conversar sobre produções curriculares (GARCIA, 2015) possíveis no período de 2020 e 2021, em que vivemos o isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Aproxima-se político-epistemologicamente das pesquisas com os cotidianos escolares (ALVES, 2001, 2008) e assume as co...
Narrativas em movimentos instituintes de formação entre redes e coletivos docentes latino-americanos: diálogos freirianos em espaçostempos pandêmicos
Esta tese de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). De caráter qualitativo, Esta pesquisa narrativa e (auto)biográfica tem como propósito tecer diálogos com narrativas produzidas por educadoras/res de coletivos docentes latino-americanos, sendo estes diálogos e narrativas o material empírico da pesquisa, elaboradas no contexto d...
Branquitude, racismo e antirracismo na educação: identidades e pertencimentos na rede pública de São Gonçalo
Este trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, narrativo e (auto)biográfico, tem como base empírica de sua investigaçãoformação experiências etnicorraciais da autora, professorapesquisadora da rede pública. Está estruturado em três capítulos. O primeiro dialoga com as memórias da construção/percepção de uma identidade etnicorracial, a partir das vivências em uma comunidade racista do sul do Brasil; o segundo aprofunda conceitos teóricos que fundamentaram o trabalho de pesquisa; o terceiro...
Jovens sem trabalho e sem escola: entre experiências de juvenicídio e de esperança no território de São Gonçalo/RJ
A presente tese consiste na análise das experiências de Juvenicídio dos jovens sem trabalho e sem escola na cidade de São Gonçalo entre os anos de 2007 e 2018. Refuta a utilização do termo “nem-nem” como qualificação dos jovens que estão sem trabalho e sem escola, e procura na dinâmica da sociedade as razões para a exclusão dos jovens dos processos formais de trabalho e escolarização. O conceito de Juvenicído, trazido por Valenzuela (2015), traduz as ações sistemáticas de exclusão social dos ...
Uma pandemia com cor na educação infantil: construindo relações educativas entre telas em tempos de (pós) pandemia da COVID-19
A presente pesquisa de cunho qualitativa e participativa, parte do momento único vivido pela humanidade, a pandemia da Covid-19 (2020-2022). Assim, inserida nesse contexto pandêmico e vivendo todas as facetas que a pandemia nos expôs, foi como professora de Educação Infantil, que percebi que em grande parte do período pandêmico, a relação afetiva e de aprendizagem com as crianças de minhas turmas na Escola Pública Sebastião Branco foram construídas através de uma tela/celular. Com base nessa ...
Gestão democrática, trabalho coletivo e qualidade de ensino: potencialidades e protagonismos na escola pública
Este estudo apresenta a investigação realizada com o objetivo de analisar a experiência de gestão democrática realizada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro buscando destacar o papel do diretor escolar e equipe na promoção e ressignificação de concepções de gestão democrática, autonomia e qualidade de ensino. O trabalho está ancorado nas concepções da Pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2007, 2011), e da Pedagogia freireana, em especial sua perspectiva emancipatória e no concei...
A Língua Inglesa nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA): os desafios do sistema semipresencial a partir das vozes de egressos de Letras-Português/Inglês da FFP/UERJ
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica, pensada para acolher os jovens, adultos e idosos que ainda não têm a escolarização completa, com o intuito de desenvolver suas potencialidades. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo principal compreender a atuação docente de Inglês na EJA semipresencial por meio dos escritos de professores/as. Para este estudo, os docentes selecionados, além de egressos/as da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Esta...
- 253 UERJ
- 243 Dissertação
- 10 Tese
- 84 2020 - 2024
- 169 2011 - 2019
- 253 application/pdf