
PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [186] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Direitos humanos nas perspectivas de refugiados haitianos em Cuiabá-MT
A presente dissertação teve como ponto de partida o problema da crise migratória que repercute no acesso aos Direitos Humanos dos refugiados haitianos que chegaram à cidade de Cuiabá no estado de Mato Grosso, tendo como contexto o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, campus Bela Vista. O objetivo principal da pesquisa foi compreender o que os refugiados haitianos, egressos do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes - CLPCBI, oferecido no âmbito do IFMT, sabem sobre...
Processos emancipatórios em experiências com leituras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
Esta pesquisa de mestrado buscou compreender o papel da leitura no processo emancipatório, fundamentada em compreensões do campo das pesquisas nos/dos/com o cotidiano. Foi realizada com estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cel. Octayde Jorge da Silva. Os objetivos específicos foram os seguintes: mapear práticas com a leitura na escola que apontassem para processos mais emancipatórios na relação com os alunos e seus saberes; ...
A produção de sentidos sobre itinerários formativos na reforma do ensino médio
A presente dissertação se insere no âmbito das discussões acerca da Reforma do Ensino Médio implementada pela Lei nº 13.415/17. Estritamente, analisa a produção de sentidos sobre os itinerários formativos, que compõem 40% do currículo na nova legislação, contextualizando-os nas imposições do neoliberalismo econômico. A pesquisa partiu das principais questões: Quais sentidos estão em disputa sobre os itinerários formativos em um contexto de precarização das relações de trabalho? De que forma n...
Pastoral da Juventude do Meio Popular “cirandando” em formação: aproximações entre a pedagogia pastoral e a pedagogia libertadora
A dissertação Pastoral da Juventude do Meio Popular "cirandando" em formação é um estudo que tem como foco discutir sobre experiências educativas realizadas pela PJMP, com jovens das classes populares, no âmbito da Igreja Católica. O trabalho de pesquisa considerou os diversos entendimentos do que vem a ser pastoral, ao problematizar formas de pastoralidade adotadas pela Igreja Católica ao longo de sua história, sobretudo na América Latina e no Brasil. Tendo a sua práxis vincada pela concepçã...
Em bem dos Pequeninos: o trabalho infantil pela imprensa da cidade do Rio de Janeiro de 1924 a 1927
Este trabalho tem como objetivo analisar o trabalho infantil pela imprensa na cidade do Rio de Janeiro de 1924 a 1927. O recorte temporal proposto justifica-se por ter ocorrido em 1924 a criação do Primeiro Juízo Privativo de Menores da cidade do Rio de Janeiro, compreendida por nós, como uma instituição que tinha como uma das suas funções fiscalizar o trabalho de menores e 1927 devido ter sido promulgado o Código de Menores, primeiro código brasileiro direcionado a proteção e assistência da...
Experiências formativas de professoras de apoio educacional especializado recém-concursadas e regentes do município de Niterói – RJ
A presente dissertação socializa uma pesquisaformação que tem como objetivo dialogar com concepções e práticas de professoras de apoio educacional especializado recém-concursadas e professoras regentes junto aos estudantes chamados de pessoas com deficiência, uma vez que estas professoras têm como desafio potencializar conhecimentos e a formação humana inclusiva. A escola está sendo chamada para lidar com uma pluralidade de culturas e identidades, reconhecer e valorizar as diferenças. Hoje, e...
Vozes para um protagonismo feminino: questões de classe, raça, gênero e formação educacional nos romances de Júlia Lopes de Almeida
A protagonista dessa dissertação é a escritora Júlia Lopes de Almeida, nascida a 24 de setembro de 1862 na então província do Rio de Janeiro e falecida em 30 de maio de 1934, na cidade do Rio de Janeiro, capital da República, citada como abolicionista, defensora da educação e feminista. Este estudo pretendeu mostrar que a literatura, como aliada da história, pode fornecer informações sobre o modus vivendi de determinada comunidade, época, extrato, classe social ou nível educacional. O objetiv...
A Política da Educação Infantil em São Gonçalo/RJ nos contextos dos Planos Municipais de Educação
A dissertação apresenta como objetivo investigar as políticas públicas educacionais direcionadas à Educação Infantil no município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, dedicando especial atenção ao cumprimento das metas postuladas pelos Planos Municipais Educação/SG: meta 2 (Lei nº056/2006) e da meta 1 (Lei nº 1067/2020, que alterou os artigos da Lei de nº 658/2015), em consonância com os Planos Nacionais de Educação (2001/2010) (2014/2024), registrando que o primeiro Plano Municipal d...
Salas de leitura e suas heterotopias como dispositivo para uma formação inventiva de professores
Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a formação de professores na perspectiva da invenção e discutir o espaçotempo do território sala de leitura como possível dispositivo para uma formação inventiva de professores. A pesquisa aconteceu por entre as experiências de cinco professoras com as salas de leitura da Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma discussão atravessada pelas noções de coletivo e diferença com ênfase na formação de leitores, na...
Das peles de Darcy Ribeiro às cores de Maricá: caminhos da Escola em Tempo Integral
A presente pesquisa teve como objetivo analisar em que medida o Programa Municipal de Educação Integral em Tempo Integral de Maricá (PROMETI) incorpora princípios orientadores do programa dos CIEPs em relação aos pressupostos de sua proposta pedagógica, tendo como foco a formação de professores e o uso do tempoespaço. Para fundamentar este trabalho, o estudo baseou-se, principalmente, nas concepções de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro para apreender os conceitos orientadores da proposta semina...
Conexões entre docentes na América Latina em Expedição Pedagógica
Esta dissertação tem como centralidade uma investigação sobre a formação docente na perspectiva da Expedição Pedagógica, movimento originado na Colômbia na década de 1980 e que vem sendo vivenciado em diversos países da América Latina. Consiste no deslocamento físico de professoras e professores que viajam, saindo de suas residências, escolas, comunidades e espaços educativos diversos para conhecerem outros lugares, outras realidades educacionais. Trata-se de uma pesquisa, de natureza qualita...
Os Horários de Atividades como projeto de formação: reflexões sobre as narrativas de professoras atuantes na Educação Infantil em Macaé-RJ
Esta pesquisaformação é constituída da intenção de conhecer a diversidade de pensamentos, concepções e práticas pedagógicas de professoras atuantes na Educação Infantil em Macaé - RJ, por meio da formação em Horários de Atividades, entendido pelos documentos oficiais do município como uma formação continuada. A questão-problema emergiu de como construir caminhos que evidenciassem o protagonismo das professoras nos espaços/tempos da formação no interior da escola. Para além disso, investigar a...
Entre encontros, aulas e afetos: contribuições do estágio para a formação de professores no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Esta dissertação tece resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investiga o estágio na formação de licenciandas do curso de Pedagogia, nas Séries Iniciais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela tem como objetivo identificar as possíveis contribuições desse espaçotempo de formação docente e também apresentar e discutir as especificidades e características do estágio realizado no Colégio de Aplicação, no que se refere à orientação ao licenciando como...
Reflexões sobre o papel do intérprete de LIBRAS no ensino superior
Hoje, a presença do intérprete de LIBRAS em diversas atividades é bem mais comum do que há 10 anos. Com isso, a função do intérprete tem sido interrogada. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar o papel do intérprete de LIBRAS no ensino superior. Para isso, trabalhamos através de entrevistas de pessoas envolvidas nesse processo: o aluno surdo, o professor ouvinte e o intérprete de LIBRAS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a tematização como forma de analisar os depoimentos...
Secularização à brasileira: um estudo sobre as relações entre cultura popular religiosidade afro-brasileira e laicidade da escola pública
Nosso objetivo é o de analisar o processo de secularização da cultura e da sociedade brasileira, a fim de compreender as dificuldades que impactam o processo de laicização da escola pública, importante instância do estado. Para isso, buscamos discutir criticamente as teorias da secularização/desencantamento em contextos brasileiro e latino-americano. O sincretismo, fenômeno presente na religiosidade brasileira, hegemonicamente cristã e católica, ainda que sob a influência de religiões de matr...
Nós ‘escritoresleitores': tecendo narrativas cotidianas e imaginárias com jovens acerca de movimentos migratórios
A narrativa e suas potências. Esta pesquisa é composta de histórias que ocorrem ‘dentrofora’ das redes educativas. Acompanhamos o caminho de uma jovem leitora que está constantemente se formando professora, desde o seu primeiro contato com a literatura até a sua proposta de criação de narrativas infantojuvenis com jovens que participam de uma ONG, localizada em uma periferia na cidade do Rio de Janeiro. Entendendo a importância da literatura para o aprendizado, a imaginação, a criação e a res...
O que o IDEB não vê? Desinvisibilizando as produções curriculares no ciclo de alfabetização
Esta pesquisa tem como problemática os limites que a avaliação em larga escala nos impõe para identificar e pensar o que as escolas produzem cotidianamente como currículo. Partindo deste problema, pretende-se compreender a produção curricular cotidiana dos praticantes de uma escola pública situada no município de Duque de Caxias. Com isso, busca-se, ainda, desinvisibilizar a potência curricular das práticas docentes não considerada nas avaliações padronizadas. A pesquisa acredita na não linea...
Inserção profissional docente: narrativas de professores iniciantes e experientes da Educação Básica do Município de Maricá - RJ
A proposta deste trabalho é pesquisar os processos formativos nas relações que se dão dentro e fora da escola no fazer-se e firmar-se professor. O estudo tem o objetivo de investigar os processos de inserção e socialização profissional docente dos professores quando iniciantes de uma escola da Educação Básica do Município de Maricá. Para costurar este trabalho, desfrutei da colaboração de cinco professores (três professoras e dois professores), da Educação Básica de uma escola municipal de Ma...
Trajetórias formativas, literatura e poet(a)ção: por uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela invenção
A dissertação tem o objetivo de escrever um texto de formação, forjado na conversa sobre o processo de construção de uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela Escrita-Leitura-Literatura. Analisa trajetórias formativas de uma professora-pesquisadora de Língua Portuguesa, do ensino Fundamental II, da Rede Estadual do Rio de Janeiro, por meio de três eixos de análise e de intervenção: as experiências tecidas com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência vinculado à...
Entre os movimentos instituídos e instituintes de formação docente: tensões do/no cotidiano escolar
A temática da formação contínua de professores/as tem sido recorrente não apenas nos debates e estudos produzidos no âmbito educativo, mas, sobretudo, no aumento considerável de propostas instituídas em nível nacional e internacional. Paralelamente a estas contribuições, considerando a polifonia de sentidos que engendram discussões políticas, filosóficas e sociais e denuncia a complexidade no estudo dos processos de formação docente, a presente pesquisa dirigiu um olhar para o cotidiano escol...
- 186 UERJ
- 186 Dissertação
- 186 application/pdf
- 186 Acesso Aberto