
PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [269] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Imprensa operária e Educação: experiências formativas de trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920
Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, do curso de doutorado em educação, vinculado à Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo (PPGEdu). A investigação está associada às pesquisas do programa, alinhada às discussões do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) e tem como o...
O Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e os impactos da Reforma nº 5.692/1971 na formação de professores (1971 a 1982)
Esta pesquisa, inserida no campo da História da Educação, tem como objetivo analisar os impactos da Reforma nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, no Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) no período de 1971 a 1982. O IEGRS foi criado no Município de Duque de Caxias, a partir do Decreto nº 8.272, de 12 de junho de 1962, expedido pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Celso Peçanha (1961- 1962). Inaugurado em 1963 como Instituto de Educação Duque de Caxias,...
De professoras a formadoras de professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino fundamental: fragmentos de um caminho que se faz ao caminhar...
Esta tese parte da curiosidade e do interesse em conhecer e reunir fragmentos das trajetórias de formação de professoras formadoras de professores que ensinam matemática, a partir das narrativas registradas por elas em seus memoriais. Do ponto de vista teórico-metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva autobiográfica, apoiados nos trabalhos de Josso, Ricoeur, Dominicé e Freire. O objetivo central é identificar o que as narrativas impressas nos fragmentos encontrados nos me...
Processos formativos que se entrecruzam: da experiência comunitária na Nova Holanda/Maré à prática docente cotidiana
Esta dissertação de Mestrado, intitulada “Processos formativos que se entrecruzam: da experiência comunitária na Nova Holanda/Maré à prática docente cotidiana”, sob orientação da Profª. Drª. Mairce da Silva Araújo. Tem como objetivo pensar a formação da professora nas/das classes populares em diferentes espaçostempos e campos de atuação (trabalho comunitário, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA), sala de leitura, orientação pedagógica e gestão escolar). O presente estudo se deu a...
O espólio bibliográfico de um convento mercedário no século XVIII: livros e educação na região amazônica
Esta dissertação de mestrado se insere no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, e associa-se a linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas e ao Grupo de Pesquisa Seraphicus. Tem o objetivo de analisar o acervo bibliográfico registrado no Inventário dos bens sequestrados aos extintos religiosos mercedários na Capitania do Pará, referente ao Convento de Belém, na ocasião da expulsão dos membros da O...
Branquitude e racismo na educação: narrativas e memórias docentes
Este trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, narrativo e (auto)biográfico, tem como base empírica de sua investigaçãoformação experiências etnicorraciais da autora, professorapesquisadora da rede pública. Está estruturado em três capítulos. O primeiro dialoga com as memórias da construção/percepção de uma identidade etnicorracial, a partir das vivências em uma comunidade racista do sul do Brasil; o segundo aprofunda conceitos teóricos que fundamentaram o trabalho de pesquisa; o terceiro...
Valorização da formação no plano de carreira da Rede Municipal de Educação de Niterói-RJ: uma investigação sobre o papel dos gestores municipais
Esta dissertação de mestrado é vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/FFP/UERJ). O trabalho investigou como os Planos de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação de Niterói incorporaram os princípios da v...
Narrativas sobre a construção do currículo na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: um caminho de experiências e (trans)formações
O trabalho aqui apresentado se inscreve no campo das pesquisas (auto)biográficas que narram o cotidiano em uma perspectiva tríplice e indissociável: a perspectiva da experiência, a perspectiva do enredo e a perspectiva da compreensão do que foi narrado. A pesquisa busca compreender, por meio da narrativa de professoras e professores, o processo de construção do currículo da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, a única escola de educação integral de 3º e 4º ciclos da rede municipal de N...
Mandalas narrativas: uma proposta de dialogar com as experiências formadoras docentes
A teia que sustentou esta pesquisa foi a busca de sentidos sobre as experiências formadoras docentes, por meio das oficinas reflexivas com mandalas narrativas. Traçamos como objetivo identificar experiências formadoras através das mandalas produzidas pelos docentes, das escritas e do compartilhamento das memórias, em oficinas realizadas de forma remota em agosto de 2020 e março de 2023, além dos possíveis impactos no campo da formação de professores. No cenário atual, narrar com as mandalas c...
Infância sequestrada
A Educação Infantil é privilegiada para pensarmos os processos de subjetivação e de invenção de mundos. Esta dissertação problematiza de que forma as crianças são sequestradas da sua infância, sendo educadas dentro de uma lógica de modelagem e aprisionamento de seus corpos. Uma educação que ignora o devir-criança, que frustra e limita a criatividade, promovendo a docilização dos seus corpos. A escola é um ambiente propício para a emancipação humana, mas, ao contrário, também pode ser usada co...
O PARFOR e a formação de professores na Baixada Fluminense: um estudo sobre o curso e as egressas de pedagogia do IM/UFRRJ
Esta Dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), vinculada à linha de Pesquisa: Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas, é intitulada “O PARFOR e a formação de professores na Baixada Fluminense: Um Estudo sobre o Curso e as egressas de Pedagogia do IM/UFRRJ”. A investigação tem como temática central a formação inicial de professore...
Os efeitos da (in)corporação das normas: os cotidianos de mulheres LBTs
A concepção dos corpos é um desafio porque ocorre dentro de um processo de significação cultural. O fruto dessa construção para além do órgão sexual influenciará a vida dos sujeitos. O que é ser mulher? O que é ser mulher Lésbica, Bissexual, Transexual (LBT) no Brasil hoje? Nesta dissertação, os objetivos foram colaborar ativamente para a construção de Políticas Públicas voltadas ao público LBT e, averiguar a força educativa da política parlamentar institucionalizada. O que nos faz questionar...
Do diário de uma parteira ao diário de uma professora das infâncias: memórias, histórias e formação docente
Uma menina recebeu um caderninho da sua mãe. Era um diário: “o diário da parteira dona Sebastiana”, estava escrito dessa forma na parte interior da capa do mesmo. A menina guardou-o com todo cuidado e o esqueceu. Um dia, reencontrou o caderninho e perguntou-se: como/quem/de que forma havia sido escrito? Agora, já não é mais uma menina, mas sim uma mulher-negra-mãe-professora-pesquisadora-narradora-autora e, especialmente, neta. É a autora da presente dissertação, disposta a escrever - ou cont...
Lendo e escrevendo a cidade com crianças: um estudo sobre a cidade de Maricá como um (con)texto alfabetizador
Esta pesquisa é resultante de um trabalho de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/UERJ), vinculada à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades e tem como objetivo investigar a mobilidade e as práticas espaciais de um grupo de estudantes de uma escola pública no município de Maricá/RJ. Sua fundamentação teórico-metodológica é baseada em estudos bibliográficos e por uma pesquisa etnográfica com crianças, utilizando...
“Qualquer coisa dá e sobra”: as Representações Sociais de Pobreza nas relações sociopedagógicas em uma instituição socioeducativa na periferia de São Gonçalo-RJ
A presente dissertação propôs uma discussão sobre a temática da Pobreza, mediante uma abordagem psicossocial, e teve o objetivo geral de compreender as possíveis representações sociais de pobreza e suas implicações na organização das relações e práticas socioeducativas de um grupo de profissionais atuantes em um espaço não escolar, no 4° distrito do município de São Gonçalo, no Leste Fluminense. Os objetivos específicos foram: identificar as representações de pobreza a partir da interação soc...
Vai ter viado no mestrado sim, e eu nem sou pioneiro: quebrando armários no curso de licenciatura em Geografia na Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que foi desenvolvida e ambientada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no município de São Gonçalo. Nesta investigação faço o uso do conceito por mim criado, intitulado escritasviadas, que atravessa toda a minha escrita, narrando sobre minhas inúmeras experiências, focando no tempo em que fui graduando no curso de licenciatura em geografia da universidade em questão. Tenho como objetivo geral averiguar o t...
Eu vou pra escola e continuar criança?: a transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental em Itaboraí /RJ no período da pandemia da Covid-19
A presente pesquisa dissertativa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), vincula-se à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades, bem como ao Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC), consistindo em investigar e compreender como ocorreu o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o pri...
Memórias, saberes e fazeres de professoras alfabetizadoras do Município de São Gonçalo: a construção de propostas antirracistas tecidas com o cotidiano escolar
Esta dissertação de mestrado, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) e à Linha de Pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. De caráter qualitativo, esta pesquisa tem como intenção compartilhar a implementação das práticas pedagógicas antirracistas de professoras alfabetizadoras elaboradas coletivamente, com a particip...
Conhecimentos pedagógicos para o desenvolvimento do pensamento algébrico mobilizados por professoras do 5º ano
Esta pesquisa buscou compreender os conhecimentos pedagógicos que professoras do 5º ano mobilizam para desenvolver o pensamento algébrico de seus alunos. Como aporte teórico, articulamos estudos sobre o conhecimento pedagógico para o ensino de Matemática, sobre a Early Algebra e um revisão dos documentos curriculares nacionais. Dialogamos, em especial, com autores como Ball, Thames e Phelps (2008), Blanton et al. (2015), Fiorentini, Miguel e Miorim (1993), Canavarro (2007), Schiliemann, Carra...
Professora, qual é a conta? - elos entre as situações-problema e os diálogos de estudantes do Ensino Fundamental
Esse trabalho é uma pesquisa qualitativa cujo objeto de estudo se pautou no diálogo nas aulas de Matemática e sua relação com a aquisição e ampliação dos conceitos de estruturas multiplicativas, tendo como aporte teórico, os estudos de Vergnaud acerca da resolução de situações de estruturas multiplicativas e as contribuições de Alro e Skovsmose em torno do conceito de comunicação dialógica. O desempenho dos estudantes de uma turma do quinto ano de escolaridade foi comparado em três etapas dis...
- 269 UERJ
- 255 Dissertação
- 14 Tese
- 100 2020 - 2024
- 169 2011 - 2019
- 269 application/pdf
- 269 Acesso Aberto