PPG EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS : [265] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O espólio bibliográfico de um convento mercedário no século XVIII: livros e educação na região amazônica
Esta dissertação de mestrado se insere no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, e associa-se a linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas e ao Grupo de Pesquisa Seraphicus. Tem o objetivo de analisar o acervo bibliográfico registrado no Inventário dos bens sequestrados aos extintos religiosos mercedários na Capitania do Pará, referente ao Convento de Belém, na ocasião da expulsão dos membros da O...
Branquitude e racismo na educação: narrativas e memórias docentes
Este trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, narrativo e (auto)biográfico, tem como base empírica de sua investigaçãoformação experiências etnicorraciais da autora, professorapesquisadora da rede pública. Está estruturado em três capítulos. O primeiro dialoga com as memórias da construção/percepção de uma identidade etnicorracial, a partir das vivências em uma comunidade racista do sul do Brasil; o segundo aprofunda conceitos teóricos que fundamentaram o trabalho de pesquisa; o terceiro...
Valorização da formação no plano de carreira da Rede Municipal de Educação de Niterói-RJ: uma investigação sobre o papel dos gestores municipais
Esta dissertação de mestrado é vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/FFP/UERJ). O trabalho investigou como os Planos de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação de Niterói incorporaram os princípios da v...
Narrativas sobre a construção do currículo na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: um caminho de experiências e (trans)formações
O trabalho aqui apresentado se inscreve no campo das pesquisas (auto)biográficas que narram o cotidiano em uma perspectiva tríplice e indissociável: a perspectiva da experiência, a perspectiva do enredo e a perspectiva da compreensão do que foi narrado. A pesquisa busca compreender, por meio da narrativa de professoras e professores, o processo de construção do currículo da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, a única escola de educação integral de 3º e 4º ciclos da rede municipal de N...
Mandalas narrativas: uma proposta de dialogar com as experiências formadoras docentes
A teia que sustentou esta pesquisa foi a busca de sentidos sobre as experiências formadoras docentes, por meio das oficinas reflexivas com mandalas narrativas. Traçamos como objetivo identificar experiências formadoras através das mandalas produzidas pelos docentes, das escritas e do compartilhamento das memórias, em oficinas realizadas de forma remota em agosto de 2020 e março de 2023, além dos possíveis impactos no campo da formação de professores. No cenário atual, narrar com as mandalas c...
Infância sequestrada
A Educação Infantil é privilegiada para pensarmos os processos de subjetivação e de invenção de mundos. Esta dissertação problematiza de que forma as crianças são sequestradas da sua infância, sendo educadas dentro de uma lógica de modelagem e aprisionamento de seus corpos. Uma educação que ignora o devir-criança, que frustra e limita a criatividade, promovendo a docilização dos seus corpos. A escola é um ambiente propício para a emancipação humana, mas, ao contrário, também pode ser usada co...
O PARFOR e a formação de professores na Baixada Fluminense: um estudo sobre o curso e as egressas de pedagogia do IM/UFRRJ
Esta Dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), vinculada à linha de Pesquisa: Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas, é intitulada “O PARFOR e a formação de professores na Baixada Fluminense: Um Estudo sobre o Curso e as egressas de Pedagogia do IM/UFRRJ”. A investigação tem como temática central a formação inicial de professore...
Os efeitos da (in)corporação das normas: os cotidianos de mulheres LBTs
A concepção dos corpos é um desafio porque ocorre dentro de um processo de significação cultural. O fruto dessa construção para além do órgão sexual influenciará a vida dos sujeitos. O que é ser mulher? O que é ser mulher Lésbica, Bissexual, Transexual (LBT) no Brasil hoje? Nesta dissertação, os objetivos foram colaborar ativamente para a construção de Políticas Públicas voltadas ao público LBT e, averiguar a força educativa da política parlamentar institucionalizada. O que nos faz questionar...
Do diário de uma parteira ao diário de uma professora das infâncias: memórias, histórias e formação docente
Uma menina recebeu um caderninho da sua mãe. Era um diário: “o diário da parteira dona Sebastiana”, estava escrito dessa forma na parte interior da capa do mesmo. A menina guardou-o com todo cuidado e o esqueceu. Um dia, reencontrou o caderninho e perguntou-se: como/quem/de que forma havia sido escrito? Agora, já não é mais uma menina, mas sim uma mulher-negra-mãe-professora-pesquisadora-narradora-autora e, especialmente, neta. É a autora da presente dissertação, disposta a escrever - ou cont...
Lendo e escrevendo a cidade com crianças: um estudo sobre a cidade de Maricá como um (con)texto alfabetizador
Esta pesquisa é resultante de um trabalho de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/UERJ), vinculada à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades e tem como objetivo investigar a mobilidade e as práticas espaciais de um grupo de estudantes de uma escola pública no município de Maricá/RJ. Sua fundamentação teórico-metodológica é baseada em estudos bibliográficos e por uma pesquisa etnográfica com crianças, utilizando...
“Qualquer coisa dá e sobra”: as Representações Sociais de Pobreza nas relações sociopedagógicas em uma instituição socioeducativa na periferia de São Gonçalo-RJ
A presente dissertação propôs uma discussão sobre a temática da Pobreza, mediante uma abordagem psicossocial, e teve o objetivo geral de compreender as possíveis representações sociais de pobreza e suas implicações na organização das relações e práticas socioeducativas de um grupo de profissionais atuantes em um espaço não escolar, no 4° distrito do município de São Gonçalo, no Leste Fluminense. Os objetivos específicos foram: identificar as representações de pobreza a partir da interação soc...
Vai ter viado no mestrado sim, e eu nem sou pioneiro: quebrando armários no curso de licenciatura em Geografia na Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que foi desenvolvida e ambientada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no município de São Gonçalo. Nesta investigação faço o uso do conceito por mim criado, intitulado escritasviadas, que atravessa toda a minha escrita, narrando sobre minhas inúmeras experiências, focando no tempo em que fui graduando no curso de licenciatura em geografia da universidade em questão. Tenho como objetivo geral averiguar o t...
Eu vou pra escola e continuar criança?: a transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental em Itaboraí /RJ no período da pandemia da Covid-19
A presente pesquisa dissertativa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), vincula-se à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades, bem como ao Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC), consistindo em investigar e compreender como ocorreu o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o pri...
Memórias, saberes e fazeres de professoras alfabetizadoras do Município de São Gonçalo: a construção de propostas antirracistas tecidas com o cotidiano escolar
Esta dissertação de mestrado, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) e à Linha de Pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. De caráter qualitativo, esta pesquisa tem como intenção compartilhar a implementação das práticas pedagógicas antirracistas de professoras alfabetizadoras elaboradas coletivamente, com a particip...
Conhecimentos pedagógicos para o desenvolvimento do pensamento algébrico mobilizados por professoras do 5º ano
Esta pesquisa buscou compreender os conhecimentos pedagógicos que professoras do 5º ano mobilizam para desenvolver o pensamento algébrico de seus alunos. Como aporte teórico, articulamos estudos sobre o conhecimento pedagógico para o ensino de Matemática, sobre a Early Algebra e um revisão dos documentos curriculares nacionais. Dialogamos, em especial, com autores como Ball, Thames e Phelps (2008), Blanton et al. (2015), Fiorentini, Miguel e Miorim (1993), Canavarro (2007), Schiliemann, Carra...
Professora, qual é a conta? - elos entre as situações-problema e os diálogos de estudantes do Ensino Fundamental
Esse trabalho é uma pesquisa qualitativa cujo objeto de estudo se pautou no diálogo nas aulas de Matemática e sua relação com a aquisição e ampliação dos conceitos de estruturas multiplicativas, tendo como aporte teórico, os estudos de Vergnaud acerca da resolução de situações de estruturas multiplicativas e as contribuições de Alro e Skovsmose em torno do conceito de comunicação dialógica. O desempenho dos estudantes de uma turma do quinto ano de escolaridade foi comparado em três etapas dis...
EJA e tecnologias digitais: mutações na forma escolar para trabalhadores educandos em um Centro de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro no período pandêmico
A pesquisa emerge da prática docente da autora, professora de matemática em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) na Baixada Fluminense, especialmente nos anos de 2020 e 2021. O período marcado pela pandemia levou a inquietações em torno do aprofundamento das desigualdades no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os limites apresentados pelas atividades disponibilizadas em ambientes virtuais. Considerando esse contexto no CEJA Piabetá – campo empírico da pesquisa, o trabalh...
Cidadania em perspectiva: uma análise de possíveis representações sociais de voluntários universitários fluminenses
Este trabalho acadêmico intitulado “Cidadania em perspectiva: uma análise de possíveis de Representações Sociais de voluntários universitários fluminenses. ” tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de cidadania apresentadas nos discursos dos voluntários envolvidos através do Projeto social “Ação no Pé Pequeno”, que é ligado a uma instituição de ensino superior confessional católica. A pesquisa pretende analisar como essas representações influenciam nas práticas educat...
Narrativas de professoras de Educação Infantil: o que nos contam sobre as atividades com a Matemática?
A Educação Infantil é legitimada pela Constituição Federal do Brasil (BRASIL, 1988) como a primeira etapa da Educação Básica. Entretanto, mesmo sendo revelada como a etapa que inicia o processo educacional, a Educação Infantil ainda é subestimada por muitos, ora vista como instituição de caráter assistencialista, ora como preparatório para as etapas seguintes da Educação Básica. Ainda, no que diz respeito ao trabalho envolvendo noções de Matemática na Educação Infantil, percebemos que ca...
O fórum de pré-vestibulares populares no Rio de Janeiro e suas concepções sobre formação de estudantes das classes subalternas
A presente dissertação de mestrado, desenvolvida na linha de pesquisa Políticas, Direi-tos e Desigualdades, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Formação de Professores (FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem por objeto de pesquisa o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ), enti-dade fundada em 2018 que aglutina Pré-Vestibulares Populares (PVPs) da região metropolitana fluminense. Podemos dizer que os PVPs e o FPVP-RJ f...
- 265 UERJ
- 253 Dissertação
- 12 Tese
- 96 2020 - 2024
- 169 2011 - 2019
- 265 application/pdf
- 265 Acesso Aberto