PPG EM ENSINO DE CIÊNCIAS, AMBIENTE E SOCIEDADE : [82] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Iniciação de estudantes à cultura científica a partir de um programa governamental: uma avaliação do desenvolvimento científico, cultural, social e pedagógico
A presente dissertação visou discorrer sobre um projeto desenvolvido no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), um ambiente não-formal de ensino, localizado no município de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Através do Programa Força no Esporte - PROFESP, realizado no contra turno escolar, o projeto atendeu os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, oriundos das escolas públicas e em condições de vulnerabilidade social. O estudo apresenta como principa...
Cruzamentos entre a cidade e a floresta: percepções discentes sobre ambiente e o município de Teresópolis
A percepção ambiental é importante para compreender as inter-relações entre os seres humanos e o ambiente e para se ter capacidade de se reconhecer pertencendo a este meio. É relevante discutir de que maneiras o ambiente é percebido pelos seres humanos e como estes podem refletir sobre a relação entre a cidade em que vivem e o bioma no qual ela está inserida. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a percepção e o pertencimento ambiental de estudantes de um curso técnico em agropecuária ...
A influência da guarda de animais de estimação sobre estudantes do Ensino Médio
Esta pesquisa teve por objetivo investigar se a guarda de animais de estimação influenciam na busca por conhecimentos acerca da biologia dos animais tutoreados, além de analisar a fonte e o tipo de conhecimento adquirido pelos respondentes. A pesquisa foi realizada por analise de respostas de formulário remoto, enviado por mídias sociais por link específico. A metodologia foi dividida em duas etapas, na primeira os dados coletados nos formulários foram quantificados, descritos e agrupados por...
Questões de gênero na produção curricular do Município de São Gonçalo
O presente trabalho de pesquisa se propõe a discutir acerca das temáticas de gênero nos currículos educacionais, mais precisamente no currículo utilizado no Município de São Gonçalo. Para tal, assumimos este currículo como política pública para que pudéssemos realizar uma análise de cunho qualitativo, lançando mão do Ciclo de Políticas desenvolvido por Stephen Ball e colaboradores. Para que então, fosse possível entender como foi sua construção, tomadas de decisões, instâncias deliberativas e...
Formação e práticas de professores de Ciências: olhares para a educação inclusiva
A temática da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais faz-se cada vez mais importante e necessária no ensino de Ciências visto a realidade das politicas educacionais vigentes, segundo as quais o educando tem direito de acesso e permanência em escolas regulares. Para essa pesquisa utilizouse os trabalhos de Rosana Glat, Marcia Denise Pletsch, Maria Teresa Eglér Mantoan, Marcos José da Silveira Mazzotta e Gilberta de Martino Januzzi como referencial teórico. Trata-se de uma ...
Ementas das disciplinas e concepções de licenciandos: uma análise sobre o tema DNA recombinante na formação de professores de Ciências e Biologia de uma universidade pública
O DNA recombinante é um assunto de alto nível de abstração que aparece no currículo de Biologia e se não for devidamente abordado pelos professores, poderá ocasionar entendimento distorcido nos estudantes sobre seu significado e suas implicações técnicas, sociais e éticas. O objetivo geral deste trabalho foi investigar como o tema tecnologia do DNA recombinante tem sido abordado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores...
Ensino de Ciências nos anos iniciais: materiais curriculares, saberes e práticas de professores no município de Itaboraí, RJ
Este estudo teve como objetivo geral analisar materiais curriculares, saberes e práticas mobilizados no ensino de Ciências por professoras nos anos iniciais em uma escola no distrito de Sambaetiba, no município de Itaboraí, RJ, área em que foi implementado o polo petroquímico COMPERJ, trazendo alterações estruturais nessa localidade. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, com a análise dos Referenciais Curriculares do Ensino de Ciências dos anos iniciais do município de Itaboraí ...
O conceito e o estudo da vida em livros didáticos de Biologia e História Natural (1930 – 1959)
O termo Biologia “estudo da vida”, foi introduzido nos anos 1800 de forma independente por Lamarck, Treviranus e Burdach. A História Natural era a ciência da época, preocupada com questões relacionadas à classificação de seres vivos e não vivos. Antes do final do século XVIII a definição de “vida” não era tema de discussão entre os estudiosos da História Natural. Este presente trabalho teve como objetivo compreender como o conceito/definição de “vida” foi abordado em livros didáticos de Histó...
História e Filosofia da Ciência em aulas de evolução biológica no contexto da formação docente
No presente estudo apresento uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual tem como objetivo principal avaliar as potencialidades da utilização de História e Filosofia da Ciência (HFC) para aulas de evolução biológica no contexto da formação docente. Para tal, foi elaborada uma sequência didática (SD) que foi realizada na disciplina Biologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores. A sequência foi elaborada e programada para três aulas de 20...
Contribuições da Ficção Científica para a Educação CTS no contexto da formação inicial de professores de Ciências e Biologia
O presente trabalho, de natureza qualitativa, é uma pesquisa intervenção que teve como objetivo investigar as contribuições da Ficção Científica (FC) para a Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto da formação inicial de professores de Ciências e Biologia, além de analisar as relações CTS presentes em séries televisivas de FC e discutir as potencialidades do uso desse gênero literário como recurso didático no ensino de Ciências. Os dados foram produzidos nas aulas da discipl...
Alfabetização científica no Ensino de Biologia: abordagens e processos por professores mestres em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
A noção de Alfabetização Científica (AC) vem sendo transformada através do tempo. Na busca por discutir seus significados diante das necessidades emergentes, o presente trabalho se propõe a investigar concepções, práticas e abordagens de AC realizadas por professores mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS). Assim, realizamos entrevistas com dois professores da Educação Básica, egressos deste programa, com roteiro semiestruturado. O método d...
Um olhar sobre o uso da tecnologia na visitação em unidades de conservação
O uso das tecnologias tem se tornado cada vez mais indissociável da condição humana possibilitando a superação de distâncias, tempo e fronteiras. Nesse cenário cabem questões sobre sua utilização como ferramenta facilitadora das práticas de Educação Ambiental (EA) nas Unidades de Conservação (UC) para a formação de identidades nacional e planetária sob a perspectiva mais sustentável, potencializando tais práticas no paradigma emergente tecnológico consonante com a conservação ambiental. A hi...
Mata Atlântica: uma revisão sobre a percepção ambiental e a elaboração de um guia ilustrado de samambaias e licófitas
A Mata Atlântica (MA) é um dos biomas mais ricos em biodiversidade no planeta. Abrangendo 17 estados, é lar de 70% da população brasileira, sendo imprescindível para economia nacional através dos seus recursos naturais. Fornece ainda serviços ecossistêmicos fundamentais para o bem-estar da população como água, regulação do clima e turismo. Apesar da sua importância, a destruição da floresta e sua fragmentação põe em risco espécies da fauna e flora, além dos brasileiros que dependem diretamen...
Experiência de inserção curricular da Educação Ambiental no 3° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Niterói-RJ
A presente pesquisa tem por objetivo compreender quais são as possibilidades de trabalhar o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental (EA) em uma turma do Ensino Fundamental I, especificamente uma classe de 3º ano de uma escola municipal, em Niterói, RJ. A faixa etária dos alunos está compreendida entre 8 e 10 anos de idade. Foram realizadas diferentes atividades de Educação Ambiental na escola e no seu entorno, com o intuito de analisar, a partir da minha prática como professora-pesquisador...
A experimentação na formação de professores do curso de Ciências Biológicas da FFP/UERJ
O presente trabalho consistiu em analisar como a/as experimentação/atividades experimentais estão inseridas no curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). A experimentação didática é uma estratégia de ensino que busca melhorias para o Ensino de Ciências e que vem sendo objeto de estudo desde a década de 1980. Diante disso, partimos das seguintes questões: Como a experimentação didática está inserida no curso de ...
Educação das relações étnico-raciais e formação docente em Ciências Biológicas: experiências formativas e pertencimento étnico-racial de licenciandos da FFP/UERJ
Diante das problemáticas relacionadas com a formação da identidade no Brasil, a compreensão desse processo na formação docente em Ciências Biológicas é necessária, visto que diferentes áreas dessas Ciências produziram bases teóricas de sustentação para desumanização do negro no contexto colonial, que deixou reflexos no imaginário social. A pesquisa parte das seguintes questões: (a) Como um grupo de licenciandos concluintes do curso de Ciências Biológicas (LCB) da Faculdade de Formação de Prof...
Projeto Abaetê: percepção ambiental no uso público do Parque Estadual dos Três Picos, sede Jequitibá, Cachoeiras de Macacu, RJ
As grandes mudanças efetuadas pela humanidade na Mata Atlântica nos últimos 150 anos, resultantes da expansão das áreas urbanas e rurais, do uso não sustentável dos recursos ambientais, além da caça e tráfico, causaram a fragmentação dos habitats e severas reduções no tamanho das populações da fauna e flora. A conservação da biodiversidade em unidades de conservação da natureza (UC) depende também da percepção e atitudes relacionadas ao ambiente, bem como de aspectos culturais das comunidade...
Presente à Yemoja: um estudo sobre a sustentabilidade ambiental da prática religiosa em Sepetiba no município do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
O conhecimento e práticas dos ancestrais africanos encontram-se preservados nos terreiros de religiões de matrizes africanas. Nesse contexto, entre os principais valores afrocivilizatórios, está a relação com a natureza e as divindades que a regem. Dentre essas, está Yemoja, a Rainha do Mar. O “Presente de Yemoja” é o maior evento dedicado a uma divindade africana no Brasil, realizado na maioria dos estados, e também no exterior. O “Presente á Yemanjá em Sepetiba” é o segundo maior evento af...
O uso de bombas de sementes como recurso no ensino de botânica
As bombas de sementes, também conhecidas pela expressão japonesa Nendo dango, consistem em pequenas bolas de argila e substrato com sementes no seu interior. Elas são lançadas sobre o solo, pelo homem que, assim como outros animais, exerce o papel de agente dispersor de sementes, ou seja, realiza um Serviço Ecossistêmico de suporte. Protegidas das intempéries e dos animais, e providas de nutrientes, as bombas de sementes, são desfeitas pelas chuvas e as sementes germinam. Neste contexto pand...
O Programa Elos de Cidadania e sua relação com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Em atenção à Constituição Federal e às Políticas Federal e Estadual de Educação Ambiental, que apresentam demandas de qualificação das comunidades para a participação na gestão ambiental e para o exercício do controle social, foi desenvolvido o Programa “Elos de Cidadania” no Estado do Rio de Janeiro. Nos anos de 2013 a 2015 o projeto desenvolveu-se como: “Programa Elos de Cidadania: Educação Ambiental para a Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas da Mata Atlântica” para profis...
- 82 UERJ
- 81 Dissertação
- 1 Tese