PPG EM ENSINO DE CIÊNCIAS, AMBIENTE E SOCIEDADE : [56] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
“Eu tô observando! Agora eu também sou da natureza!” Diálogos entre Observação de Aves e Percepção Ambiental na Educação Básica
Pesquisas sobre percepção ambiental vêm sendo realizadas desde a década de 1970, a partir da Psicologia Ambiental e posteriormente por outras áreas de conhecimento, como a Geografia Humanística, a Filosofia, a Arquitetura e o Urbanismo, constituindo-se, dessa forma, como um campo transdisciplinar. Marin (2007) destaca a importância de uma maior exploração do tema pela Educação Ambiental e enfatiza as bases fenomenológicas da percepção ambiental, a qual articula aspectos cognitivos, sensoriais...
Riqueza, diversidade e uso de recursos hídricos por anfíbios no Sítio Pedagógico da Jacira, Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro
Embora, fragmentado e antropizado, o bioma Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros com a maior riqueza de espécies e endemismo, principalmente quando se trata de anurofauna. O estado do Rio de Janeiro se destaca neste contexto, com informações ecológicas ainda reduzidas. O presente estudo sobre assembleias de anuros foi realizado em um fragmento inserido no Refúgio Estadual de Vida Silvestre Serra da Estrela, no Sítio Pedagógico da Jacira, situado - na estrada Cachoeira das Dores s/nº, mun...
As vivências dos alunos com as árvores: um caminho para desenvolver a afetividade com as plantas
As árvores são seres que enriquecem e compõem as paisagens, promovendo uma grande carga de afetividade nas pessoas. A interação com esses seres costuma ser mais intensa com as crianças, e é nesta fase da vida que as memórias afetivas são construídas, podendo permanecer por toda a vida. O espaço da escola é muito rico e proporciona aos alunos, através das aulas de Ciências, a oportunidade de interação com as plantas, levando a descoberta de novas sensações, impressões e sentimentos, além da po...
Alfabetização científica no ensino de ciências e biologia no Brasil: uma revisão bibliográfica 2017-2021
O objetivo deste trabalho foi mapear a produção acadêmica brasileira, na forma de artigos científicos que abordam o tema Alfabetização Científica (AC) no ensino de Ciências e Biologia, no período compreendido de 2017 a 2021. O estudo é do tipo Estado do Conhecimento, com o levantamento das obras disponíveis em revistas científicas encontradas na plataforma Google Acadêmico. Os artigos encontrados foram analisados quanto aos seguintes aspectos: a) número de artigos por ano; b) ano de publicaçã...
Percepção ambiental de agricultoras participantes do Grupo de Trabalho de Mulheres (GT Mulheres) da Articulação de Agroecologia Serramar (AASM) – RJ: um estudo a partir de suas histórias de vida
Desde que abandonou a vida primitiva, o ser humano vem alterando intensamente o ambiente em que vive. Nesse processo, cresceu a busca incessante por uma alimentação mais cômoda, o que tem conduzido não só a um desastre na saúde humana, mas também intensificado uma série de problemas ambientais. Perante o exposto, nesta dissertação foi analisado as histórias de vida de quatro mulheres que atuam como agricultoras familiares de base agroecológica, pertencente ao grupo GT Mulheres da Articulação ...
Analisando a percepção ambiental de alunas e alunos da educação básica sobre o Oceano em escolas de três municípios do Rio de Janeiro
A Cultura Oceânica é um movimento que busca a reconexão com o oceano, através da compreensão da influência dele em nós e a nossa influência nele, a partir de conteúdos abordados na educação escolar. O objetivo desta dissertação é investigar os modelos mentais a partir da associação livre de alunas e alunos da educação básica, a fim de identificar os significados atribuídos ao oceano, relacionando-os aos Sete Princípios Oceânicos, e comparar as associações no que se refere ao ano de escolarida...
Concepções de professores sobre a temática ambiental no município de Rio Bonito, RJ: materiais curriculares, práticas de ensino e formação
O município de Rio Bonito tem sofrido com problemas ambientais, como: o uso desordenado do solo, a produção de carvão, mineração e o descaso com as unidades de conservação. As temáticas socioambientais locais podem ser abordadas na escola e relacionadas à realidade dos alunos, permitindo-os olhar para questões socioambientais em perspectivas diversas, como sociais e políticas. O objetivo deste estudo é de investigar concepções de professores que lecionam ciências em escolas localizadas no mun...
Fenologia e biologia reprodutiva de Coleocephalocereus fluminensis (Miq.) Backeb. - Cactaceae
No Brasil, Cactaceae apresenta 81 gêneros, sendo 15 endêmicos, e 484 espécies, das quais 208 são endêmicas. O gênero Coleocephalocereus possui nove espécies, todas endêmicas do Leste brasileiro. Coleocephalocereus fluminensis (Miq.) Backeb. é endêmico da região Sudeste, com ocorrência restrita aos afloramentos rochosos. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a fenologia reprodutiva, biologia floral e reprodutiva desta espécie e identificar seus visitantes florais em um afloramento rochoso n...
Impressões de educadores sobre suas experiências com educação ambiental em empresas privadas na cidade do Rio de Janeiro
O presente trabalho objetivou investigar as experiências de formação continuada e as práticas de ensino de docentes que atuam em empresas localizadas no Rio de janeiro, RJ, que promovem Educação Ambiental em escolas. Um levantamento bibliográfico sobre o tema proporcionou um embasamento teórico para a pesquisa. Autores como Moacir Gadotti, Fritjof Capra, Francisco Gutierrez e Cruz Prado, entre outros, constituíram nosso referencial teórico de área. A coleta de dados se deu por meio de entrevi...
Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos Referenciais Curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói, RJ
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica destinada especificamente àqueles que, por diferentes motivos, não concluíram os estudos na idade própria. No município de Niterói, RJ, o segundo segmento do ensino fundamental da modalidade é oferecido em cinco escolas e é orientado pelos Referenciais Curriculares aprovados em 2010 e revistos em 2019/2020, originando um novo documento em 2022. Este estudo focalizou a disciplina Ciências tendo como objetivo com...
O tema sexualidade na BNCC e seus impactos na produção de livros didáticos de ciências
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O documento se aplica exclusivamente à educação básica e vem produzindo impactos nos materiais que circulam no ambiente escolar. No campo específico das disciplinas escolares de ciências e biologia o documento indica modificações para o tratamento da temát...
O ensino de Biologia e o novo ENEM: saberes e perspectivas de professores no Ensino Médio São Gonçalo 2016
No Brasil, a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 1990 e do Exame Nacional do Ensino Médio em 1998 resultou na aplicação de avaliações externas como parâmetro para a qualificação da educação brasileira. A partir de 2010 o ENEM passou a ser utilizado como forma de acesso à maioria das universidades públicas, assumindo funções antes reservadas aos exames vestibulares em uma série de instituições de ensino superior. Como os professores são sujeitos que atuam e influen...
Impactos da Visitação Pública na Avifauna dos Parques Naturais Municipais Bosque da Barra e da Freguesia, Município do Rio de Janeiro
A Mata Atlântica é um bioma com elevada riqueza de espécies e endemismos e no município do Rio de Janeiro está reduzida em fragmentos, sendo muitos protegidos como unidades de conservação da natureza (UC). Entretanto estão sobre forte pressão devido à urbanização. O presente estudo teve como objetivo avaliar os impactos da visitação pública sobre a avifauna em duas UC de tutela municipal, o Parque Natural Municipal Bosque da Barra (PNMBB) e o Parque Natural Municipal da Freguesia (PNMF). Este...
Hortas e Educação Ambiental: unidades agroecológicas no município de Maricá, RJ
As hortas agroecológicas podem ser desenvolvidas em perspectiva de Educação Ambiental crítica, abordando os diferentes modos de vida e saberes de grupos socioculturais, questionando as relações construídas no decorrer dos anos entre os seres humanos e o ambiente, assim como discutindo as injustiças socioambientais decorrentes do sistema capitalista. Considerando que a Educação Ambiental desenvolve a autonomia dos sujeitos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, esse estud...
Análise morfológica das sementes de Piper L. (Piperaceae) do Leste Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: uma contribuição para os estudos da quiropterofauna
As sementes são estruturas vegetativas resultado da fecundação do óvulo desenvolvido de uma flor, que através do processo de dispersão existente, o realizado por animais, possibilita o ciclo da vida de cada espécie. Os frutos de Piper liberam óleo essencial que atraem os morcegos, seus principais dispersores, ao se alimentarem dos frutos engolem as sementes que passam pelo trato intestinal sem danificá-las. Piperaceae é uma das maiores famílias dentre as angiospermas basais e possui distribui...
Saberes ancestrais sobre o uso ritualístico e medicinal de flores no Candomblé da Nação Angola e na Umbanda
Estima-se que a diáspora africana forçada tenha trazido em torno de 4,9 milhões escravizados de diferentes etnias para o Brasil. Dentre essas, grande parte são provenientes do povo Banto. Quando se faz alusão ao Candomblé da Nação Angola, aquele de origem na cultura Banto, automaticamente se faz referência ao culto aos Minkisi. Neste Candomblé, o sincretismo religioso se fez presente de modo diferente dos demais povos diaspóricos. Além do culto aos Minkisi, a Nação Angola cultua também os seu...
Além dos muros da escola: interpretação socioambiental da área de proteção ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro – SG, RJ
O processo de ocupação do Município de São Gonçalo se deu de forma desordenada, com a exploração de seus recursos naturais, industrialização e, por fim, com o loteamento de seus antigos engenhos e fazendas recebendo um grande fluxo de moradores e acelerado processo de urbanização. A Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro (APAEP) é um remanescente de Mata Atlântica e vem sofrendo fortes pressões do meio urbano. Como estratégia para preservação destas áreas utiliza-se a...
Pertencimento étnico-racial de professores de Ciências e Biologia: implicações no combate ao racismo na escola
No passado a Ciência contribuiu para a criação de estereótipos negativos em relação ao povo africano e seus descendentes, através de teorias ditas científicas, como: o Racismo Científico, o Darwinismo Social e a Eugenia no século XIX. Sendo assim, faz-se necessário que na contemporaneidade essas questões sejam discutidas, tanto nas universidades, quanto na educação básica. Esta necessidade se dá porque, mesmo com as diversas desqualificações que estas teorias sofreram, estas ainda fazem parte...
Estímulos e limitações para a utilização de aulas práticas por professores de Ciências Biológicas
As disciplinas Ciências e Biologia que são pautadas na observação e experimentação, podem contar com as atividades práticas, dentre outros recursos pedagógicos, para otimizar o processo ensino-aprendizagem, sem depender unicamente da explanação teórica. Diante disso, essa pesquisa foi realizada com professores da área de Ciências Biológicas atuantes e objetivou identificar os fatores limitantes, assim como os estimulantes, para a elaboração de aulas práticas experimentais no ensino regular. ...
Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais
Essa pesquisa teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela química, por meio da interação entre os conhecimentos popular, científico e escolar sobre plantas medicinais no ensino de Ciências Naturais. Foram preparadas duas aulas de teoria e prática experimental sobre plantas medicinais e o estudo das substâncias fenólicas. As aulas foram realizadas junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual no município de São Gonçalo/RJ, em zona urbana. A primeira au...
- 56 UERJ
- 55 Dissertação
- 1 Tese