
PPG EM ENSINO DE CIÊNCIAS, AMBIENTE E SOCIEDADE : [38] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Estímulos e limitações para a utilização de aulas práticas por professores de Ciências Biológicas
As disciplinas Ciências e Biologia que são pautadas na observação e experimentação, podem contar com as atividades práticas, dentre outros recursos pedagógicos, para otimizar o processo ensino-aprendizagem, sem depender unicamente da explanação teórica. Diante disso, essa pesquisa foi realizada com professores da área de Ciências Biológicas atuantes e objetivou identificar os fatores limitantes, assim como os estimulantes, para a elaboração de aulas práticas experimentais no ensino regular. ...
Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais
Essa pesquisa teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela química, por meio da interação entre os conhecimentos popular, científico e escolar sobre plantas medicinais no ensino de Ciências Naturais. Foram preparadas duas aulas de teoria e prática experimental sobre plantas medicinais e o estudo das substâncias fenólicas. As aulas foram realizadas junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual no município de São Gonçalo/RJ, em zona urbana. A primeira au...
Investigando as concepções de licenciandos sobre as inter-relações professor-aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizado em Ciências e Biologia: uma contribuição para a formação docente inicial
Por nós entendermos que a inter-relação professor-aluno pode subsidiar, potencializar as aulas e os processos de ensino e aprendizagem na escola, o presente trabalho teve como objetivo investigar percepções de licenciandos formandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ-FFP sobre este assunto e seus desdobramentos. Primeiramente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os autores que inspiraram o embasamento teórico foram Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Le...
A herpetofauna da Fazenda Vital Brazil, município de Cachoeiras de Macacu, estado do Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro (RJ) encontra-se inserido no bioma Mata Atlântica, e ainda abriga uma elevada riqueza de vertebrados, incluindo espécies ameaçadas e endêmicas. Compreender como os diferentes organismos são afetados pelas alterações ambientais antrópicas é uma importante ferramenta para sua conservação. Anfíbios e répteis constituem modelos para estudos e ações de conservação, sendo utilizados como potenciais indicadores de qualidade ambiental. A herpetofauna no RJ está representada...
A (des)construção do conhecimento socioambiental na formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
O objetivo deste estudo é analisar como a participação de licenciandas atuantes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) influencia na sua formação, através da construção de atividades de educação ambiental com viés crítico. As atividades construídas foram realizadas no ambiente escolar, com alunos do sexto ano da educação básica, em escola pública do município de São Gonçalo, integrante da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e foram analisadas a partir...
Concepções, currículos e práticas dos professores de Ciências da educação de Jovens e Adultos na rede municipal de São Gonçalo
A presente pesquisa surge do anseio de refletir sobre como as concepções que os docentes apresentam sobre a Educação de Jovens e Adultos podem influenciar as produções e seleções curriculares nesta modalidade. A pesquisa teve como lócus a Educação de Jovens e Adultos do município de São Gonçalo e teve a compreensão do ideário do projeto neste município. O trabalho contou com a participação de cinco professores que estiveram na gênese dessa modalidade no município e de quatro professores de Ci...
A influência das diferentes culturas nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos na discussão do tema sexualidade e gênero
O presente trabalho visou identificar a influência das diferentes matrizes culturais nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos através da promoção de diálogos acerca da temática de sexualidade e gênero. Embasamos nossas discussões e buscamos compreender as diferentes visões dos alunos a partir da perspectiva do multiculturalismo e utilizamos como metodologia a aplicação de questionários que continham afirmações que exigiam um padrão de respostas baseados na escala de Likert, grupos focais organ...
Conhecendo a Mata Atlântica na Serra do Ibitipoca, Minas Gerais: a educação ambiental como estratégia de conservação do meio ambiente
A Vila de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, Minas Gerais, está localizada na base da Serra do Ibitipoca, sendo caracterizada pela heterogeneidade de paisagens e fragilidade de seu ambiente natural. A Mata Atlântica na região apresenta-se como um complexo de fitofisionomias florestais, arbustivas, savânicas e campestres de altitude, que inclui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Tanto o meio biótico, quanto a cultura e os modos de vida da população estão ameaçados devido...
Ensino de Ciências e Biologia, diálogos entre disciplinas e abordagens culturais: saberes e processos formativos no cotidiano de uma escola
A aproximação de saberes entre as disciplinas escolares e a diversidade cultural são temáticas recorrentes no campo educacional. No ensino de Ciências e Biologia fomentam-se discussões sobre temas polêmicos, que envolvem questões culturais. Nesta pesquisa buscou-se analisar ideias e saberes de professores e licenciandos relacionados à educação em Ciências e Biologia com relação à aproximação de saberes das disciplinas e abordagens culturais na escola. A metodologia teve abordagem qualitativa ...
Educação e saúde: uma investigação sobre as diferentes abordagens de saúde e do processo de didatização em livro didático do Ensino Médio
O presente trabalho procurou refletir sobre a produção de cultura e conhecimento escolar a partir da análise do tema saúde em livros didáticos do ensino médio e, para tanto, realiza metodologicamente uma pesquisa qualitativa com base em análise documental. A utilização do livro didático como objeto empírico se justifica uma vez que o mesmo se constitui como componente fundamental do trabalho de professores e alunos e por isso o grande investimento financeiro em programas de avaliação e aqui...
Sentidos sobre temáticas socioambientais nos discursos de professores de Ciências e Biologia
A sociedade vivencia problemas ambientais que vêm se agravando em função das relações entre o ser humano e o ambiente serem dinâmicas e complexas. Assumo o princípio que no âmbito do Ensino de Ciências e Biologia há um espaço para abordagem e para a contribuição na compreensão dos caminhos para a superação das questões ambientais. Assim, esta pesquisa de dissertação iniciou-se a partir da seguinte questão norteadora: Como professores de Ciências e Biologia se apropriam dos discursos e produz...
Avaliação do uso público em áreas de escaladas na Serra da Tiririca, Niterói/Maricá, Rio de Janeiro, Brasil
Os afloramentos rochosos são formações geológicas características dos maciços costeiros no estado do Rio de Janeiro que apresentam complexidade biológica, ecológica e geográfica bastante peculiar. Sua fragilidade ambiental é apontada por vários autores e por isso, o uso indiscriminado dessas áreas pode constituir um problema para a conservação. Dentre esses usos destacam-se os esportes de aventura ao ar livre, atividades em crescente popularização. A presente pesquisa buscou avaliar o uso púb...
Visões de ciência e ensino de ciências de formandas da escola normal
O trabalho aqui apresentado buscou identificar, compreender e discutir as principais visões atribuídas ao ensino de ciências, a natureza da ciência, da tecnologia e da sociedade, bem como suas interações de um grupo de formandos da escola normal CIEP 179 na Baixada Fluminense. As alunas entendem ser importante ensinar ciências e possuem a concepção de que o ensino de ciências deve permear a educação, visto que, para elas, a ciência está intimamente presente no dia a dia da sociedade. A ciênci...
Saberes de professores e suas práticas pedagógicas: relações com a especialização em educação básica - modalidade ensino de biologia, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ
O objetivo geral dessa investigação foi levantar as práticas pedagógicas dos professores participantes do curso de pós lato sensu em Ensino de Biologia da FFP, buscando compreender a influência deste curso nas mesmas e sua relação com os saberes construídos por esses professores. Os referenciais teórico-metodológicos estão situados nos estudos do saber docente investigado por Maurice Tardif. A coleta de dados foi realizada através de cinco entrevistas com ex-cursistas da especialização em Edu...
A temática ambiental no currículo de Ciências: concepções de professores sobre conhecimentos e práticas de ensino no Leste Metropolitano Fluminense
No atual contexto ambiental promove-se a articulação entre a educação e ambiente, considerando a educação fundamental como etapa privilegiada de humanização, socialização e direcionamento social. Esse estudo teve por objetivo a compreensão de concepções de professores de Ciências sobre o ensino de temáticas ambientais nos municípios de Magé, Itaboraí, São Gonçalo e Guapimirim no estado do Rio de Janeiro. Esses municípios estão localizados às margens da Baía de Guanabara, com parte do territór...
Trajetórias e saberes entre professores ouvintes e alunos surdos: ensinar Biologia na diferença
O ensino bilíngue para surdos apresenta características que o diferencia do ensino para alunos ouvintes e que, para muitos professores, o dificulta. Mas que características são essas? Como professores ouvintes podem ultrapassar o limite da diferença e produzir novos saberes que propiciem não apenas o ensino, mas também e efetivamente a aprendizagem dos alunos surdos? As experiências do cotidiano de uma escola de surdos Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES influenciam na cons...
A Educação de Jovens e Adultos na Formação de Professores de Ciências e Biologia: concepções de estudantes e docentes em um curso de licenciatura no estado do Rio de Janeiro
Neste estudo buscou-se analisar as concepções de licenciandos e professores sobre a EJA na formação dos Professores de Ciências e Biologia e investigar possíveis abordagens sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. O intuito foi problematizar a formação de professores, em particular a formação do professor de Ciências e Biologia, com ênfase para atuar na EJA. A pesquisa teve abordagem ...
A agricultura familiar convencional em interface com os remanescentes florestais na microbacia hidrográfica de Campinas em Sumidouro(RJ).
A agricultura familiar praticada na Microbacia Hidrográfica Campinas se caracteriza pelo uso intensivo do solo e pela forte relação com o capital industrial. Este modelo de cultivo, ao longo de décadas, contribuiu para a redução de grande parte das áreas de vegetação nativa na microbacia e ainda hoje coloca os remanescentes florestais em uma situação de risco. Em 2012, após grandes embates no congresso, foi aprovado um novo Código Florestal (CF) que trouxe modificações significativas nas regr...
Conhecimentos, usos e práticas de moradores do entorno da APA do Engenho Pequeno e Morro do Castro (São Gonçalo, RJ) em relação a vertebrados exóticos domésticos
A disseminação em grande escala de espécies exóticas tem se tornado um problema ambiental no planeta, por isso uma preocupação de especialistas e estudiosos de todos os países. No Brasil, isso não é diferente. Esta pesquisa foi realizada para identificar o conhecimento, usos e práticas dos moradores do entorno da APA do Engenho Pequeno e Morro do Castro, São Gonçalo, RJ sobre animais vertebrados exóticos domésticos e seus possíveis impactos na área. Por eventualmente apresentarem algumas dife...
Ewé Igbo: árvores sagradas do Candomblé no contexto socioambiental
As religiões afro-brasileiras são baseadas na cosmovisão africana, onde os Orixás e a natureza representam um único ser. Dessa forma, como parte integrante desse contexto, as árvores exercem um papel fundamental na vida das comunidades religiosas, sendo atribuídos a elas valores ritualísticos e simbólicos do culto. O presente trabalho tem como objetivo compreender quais são as espécies arbóreas que representam símbolos sagrados dentro da liturgia do Candomblé, buscando contar a história relig...
- 38 UERJ
- 37 Dissertação
- 1 Tese