PPG EM ENSINO DE CIÊNCIAS, AMBIENTE E SOCIEDADE : [101] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O ensino de ciências e biologia e as relações étnico-raciais: uma análise da perspectiva de licenciandos e docentes
A partir do sancionamento da Lei 10.639/03, o ensino da História e cultura afrobrasileira tornou-se obrigatório na educação básica brasileira. No entanto, os docentes e os cursos de formação de professores ainda encontram dificuldades para contemplarem em seus currículos a educação para as relações étnico-raciais. É neste contexto que se enquadra a presente pesquisa, cujo objetivo é investigar as concepções dos docentes e de licenciandos em Ciências Biológicas quanto à abordagem da educação p...
Ensino de biologia em cursos pré-vestibulares comunitários: saberes docentes, temáticas e materiais didáticos em Niterói e São Gonçalo
Os cursos pré-vestibulares comunitários, sociais e populares ampliam as oportunidades na vida de pessoas em diversas situações sociais pelo ingresso no nível superior. O tema do estudo é o ensino de Biologia em cursos pré-vestibulares e o objetivo foi investigar temáticas e materiais didáticos abordados no ensino de Biologia em cursos pré-vestibulares comunitários no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa teve abordagem qualitativa. Para o estado do conhecimento foi realizado o levantamento com...
Plantas alimentícias: diversidade e memórias dos estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Magé (RJ) e suas famílias
Como ambiente de ensino-aprendizagem, a escola deve proporcionar o desenvolvimento do estudante diante do espaço multicultural em que está inserido, articulando os temas que são discutidos em sala de aula com as suas vivências. Nesse sentido, a interação entre os saberes escolares e dos estudantes e seus familiares são essenciais. A escola tem a possibilidade de dialogar sobre a importância do consumo dos alimentos saudáveis e culturais, dentre eles os vegetais (plantas). O estudo tem como ob...
Narrativas e jogos: agentes construtores da identidade docente e dos processos de ensino e aprendizagem em ciências e biologia
A presente pesquisa visa investigar as narrativas de professores de ciências e biologia, sobre a concepção, produção e utilização de jogos educativos no ensino destas disciplinas. Para alcançar tais objetivos, foram coletados dados por meio de questionários e da realização de entrevistas. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados a partir da sua participação no X Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 2 (RJ/ES) - X EREBIO e por terem produzidos jogos educativos ao longo da sua t...
Educação para as Relações Étnico-Raciais: um olhar para as licenciaturas em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Tomando como marco histórico os 20 anos da lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade da inserção do Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, ocorrendo de forma transversal e multidisciplinar, a presente pesquisa tem por objetivo compreender como as Relações Étnico-Raciais (RER) têm sido produzidas nos currículos em dois cursos de licenciatura da área de Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No intuito de entender como ...
Produção e manejo de resíduos sólidos no ambiente escolar: realidade, desafios e alternativas - estudo de caso em duas instituições públicas municipais de ensino na região metropolitana do Rio de Janeiro
A produção e manejo de resíduos sólidos no ambiente escolar é um tema de grande relevância, pois as escolas são locais onde se concentra uma quantidade significativa de resíduos e onde há uma oportunidade valiosa de promover a educação ambiental. No Brasil, diversos estudos têm sido realizados para compreender essa realidade, identificar os desafios enfrentados e propor alternativas sustentáveis. Desta forma objetivamos avaliar o gerenciamento dos resíduos sólidos em duas instituições de ensi...
Plantas tóxicas: os professores de Ciências e Biologia conhecem seus riscos?
A espécie humana, assim como os demais animais, usa os recursos vegetais existentes e disponíveis na natureza. Essa utilização pode se dar de diversas formas, como: alimentação, ornamentação, medicinal, entre outras. Dentre a diversidade de plantas manipuladas nessa relação estão, também, as plantas tóxicas. Diversas plantas com ação tóxica são manipuladas pelo homem desde a antiguidade, principalmente para a caça. Entretanto, há algum tempo a ciência vem identificando que as pessoas demonstr...
Produção de vídeo educativo por alunos como ferramenta da promoção e prevenção de arboviroses
Esta pesquisa buscou problematizar o processo de ensino e aprendizagem, investigando a produção de um vídeo didático por alunos de Ensino Médio de um Colégio do Estado do Rio de Janeiro, abordando o produto audiovisual e o contexto de sua produção, buscando compreender os sentidos empregados pelos produtores sobre o vídeo produzido; Identificar os significados/leituras preferenciais e os modos de endereçamento e caracterizar os significados/leituras preferidas pelos alunos produtores, em rela...
Unidades de Conservação da Natureza de São Gonçalo: propostas de atividades educativas
O presente trabalho tem como objetivo geral identificar as Unidades de Conservação da Natureza (UC) situadas no município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro e suas potencialidades para as atividades de Educação Ambiental. E como objetivos específicos: caracterizar, por meio de dados secundários, os atributos da UC em São Gonçalo; e propor atividades que possam promover o conhecimento, a divulgação dessas UC e a discussão de temas ambientais pertinentes regionalmente e globalmente. As re...
Evolução química e biológica no ensino de ciências: concepções docentes e materiais curriculares de Maricá, Rio de Janeiro
Diante da importância da Evolução Biológica como eixo para o ensino de Ciências e Biologia, muitas são as questões enfrentadas no campo que dependem do pensamento evolutivo para serem respondidas. Na revisão bibliográfica foi apontado que são poucas as investigações nacionais sobre ensino da Origem da Vida e há maior número de pesquisas sobre materiais educacionais sobre Evolução Biológica e Química da Vida. Nesse estudo buscou-se analisar materiais curriculares e concepções de professores de...
O patrimônio da Mata Atlântica de São João Marcos, Rio Claro, estado do Rio de Janeiro: a história ambiental como estratégia para o estudo interdisciplinar do ambiente
A historiografia de São João Marcos registra no século XVIII a origem do território. Na contemporaneidade faz-se necessário resgatar a história ambiental local e analisá-la de maneira crítica, principalmente em relação aos impactos socioambientais oriundos do progresso. Sobretudo para não se propagar uma história eurocêntrica. Esta localidade destaca-se entre os caminhos imperiais e seu desenvolvimento por meio da cafeicultura. Sendo também fortemente afetada pela inauguração do complexo hidr...
Jogos no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica 2000-2019 no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
O objetivo deste trabalho foi mapear e analisar produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses que abordam o tema jogos no ensino de Ciências e Biologia, defendidas em programas de pós-graduação nacionais, no período compreendido de 2000 a 2019. O estudo é do tipo Estado do Conhecimento, com o levantamento das obras disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 59 documentos: 55 (93,2%) dissertações e 4 (6,8%) teses...
A educação ambiental baseada no tema dos resíduos plásticos em ecossistemas marinhos e costeiros: uma análise do Estado do Conhecimento
O presente estudo busca investigar o estado atual da produção do conhecimento relacionado à problemática dos resíduos plásticos em ecossistemas marinhos e costeiros, em conexão com a educação ambiental. Além disso, ressalta a importância da educação ambiental no contexto do desenvolvimento sustentável da sociedade, realçando seu papel na conscientização e reflexão sobre as ações humanas e seu impacto no meio ambiente. Destaca-se, ainda, a necessidade de uma relação equilibrada entre a socieda...
Formação docente e ensino de Biologia: a construção do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ
A articulação entre formação docente, história das disciplinas acadêmicas e ensino de Biologia amplia o entendimento sobre elementos sócio-históricos na constituição dos cursos de licenciatura e disputas de projetos de educação na formação de professores. O objeto da pesquisa é a trajetória de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no estado do Rio de Janeiro. O estudo tem fundamentação em aportes da formação de professores, currículo e história das disciplinas acadêmicas. O objetivo...
Mulheres que curam: os saberes ritualísticos sobre uso de ervas das rezadeiras e benzedeiras de Miguel Pereira, RJ
A prática da reza e do benzimento está disseminada em diferentes culturas. No Brasil os conhecimentos herdados pela linha familiar feminina se mesclam num sincretismo entre as religiões de matriz africana, o catolicismo e a práticas indígenas. Assim, mulheres com diferentes origens, que reconhecem em si mesmas o dom de curar através das rezas e das plantas sagradas, exercem sua fé e caridade para com o próximo. Esse estudo foi realizado em Miguel Pereira, município localizado no estado do Rio...
Acidentes por animais peçonhentos: saberes entre profissionais da saúde do Estado do Rio de Janeiro
A baixa visibilidade e superficialidade no ensino básico e na formação de profissionais da saúde sobre conteúdos específicos ou relacionados aos animais peçonhentos é uma realidade que reflete diretamente no quadro de agravo da situação desses acidentes no Brasil. Na área de saúde, em escolas médicas, especialmente no ensino de medicina humana no Estado do Rio de Janeiro, o conteúdo sobre animais peçonhentos é pouco difundido. Normalmente está integrado em disciplinas que abordam doenças infe...
Concepções de licenciandos de um Curso de Ciências Biológicas sobre o ensino por investigação em aulas de Ciências e de Biologia
O ensino de ciências por investigação é uma abordagem pedagógica que visa desenvolver o entendimento sobre o fazer científico nos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância desse ensino investigativo, proporcionando o desenvolvimento reflexivo dos estudantes. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como a tendência para a aplicação do ensino por investigação indicado na BNCC, que é uma normativa recente, está sendo respondida na...
A percepção ambiental dos frequentadores do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro
As unidades de conservação da natureza (UC) possuem um papel relevante no que se refere à conservação da biodiversidade. Contudo, elas estão inseridas em um contexto social, ou seja, possui uma interrelação com os frequentadores do entorno, o que pode vir de algum modo implicar na conservação da biodiversidade, que dependerá de como as pessoas percebem o ambiente em que estão inseridas, isto é, sua percepção ambiental. De modo a aprofundar a questão, este estudo teve como objetivo registrar a...
Comunidade tradicional do Guapicum (Guaraqueçaba, PR): dinâmica territorial e interações socioambientais
Guapicum é uma comunidade tradicional de contato com a natureza, localizado em um ambiente marinho, cujos costumes e hábitos são formados pela mistura de culturas, indígenas, africanas e por imigrantes europeus. O povo ―caiçara‖, detém uma cultura singular, vivendo do extrativismo e da pesca artesanal. Seu território é a condição fundamental para a reprodução cultural, social e econômica. No entanto, o território não é apenas seu, é também um território destinado à proteção dos recursos natur...
Iniciação de estudantes à cultura científica a partir de um programa governamental: uma avaliação do desenvolvimento científico, cultural, social e pedagógico
A presente dissertação visou discorrer sobre um projeto desenvolvido no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), um ambiente não-formal de ensino, localizado no município de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Através do Programa Força no Esporte - PROFESP, realizado no contra turno escolar, o projeto atendeu os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, oriundos das escolas públicas e em condições de vulnerabilidade social. O estudo apresenta como principa...
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