
PPG EM ENSINO DE CIÊNCIAS, AMBIENTE E SOCIEDADE : [50] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Concepções de professores sobre a temática ambiental no município de Rio Bonito, RJ: materiais curriculares, práticas de ensino e formação
O município de Rio Bonito tem sofrido com problemas ambientais, como: o uso desordenado do solo, a produção de carvão, mineração e o descaso com as unidades de conservação. As temáticas socioambientais locais podem ser abordadas na escola e relacionadas à realidade dos alunos, permitindo-os olhar para questões socioambientais em perspectivas diversas, como sociais e políticas. O objetivo deste estudo é de investigar concepções de professores que lecionam ciências em escolas localizadas no mun...
Fenologia e biologia reprodutiva de Coleocephalocereus fluminensis (Miq.) Backeb. - Cactaceae
No Brasil, Cactaceae apresenta 81 gêneros, sendo 15 endêmicos, e 484 espécies, das quais 208 são endêmicas. O gênero Coleocephalocereus possui nove espécies, todas endêmicas do Leste brasileiro. Coleocephalocereus fluminensis (Miq.) Backeb. é endêmico da região Sudeste, com ocorrência restrita aos afloramentos rochosos. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a fenologia reprodutiva, biologia floral e reprodutiva desta espécie e identificar seus visitantes florais em um afloramento rochoso n...
Impressões de educadores sobre suas experiências com educação ambiental em empresas privadas na cidade do Rio de Janeiro
O presente trabalho objetivou investigar as experiências de formação continuada e as práticas de ensino de docentes que atuam em empresas localizadas no Rio de janeiro, RJ, que promovem Educação Ambiental em escolas. Um levantamento bibliográfico sobre o tema proporcionou um embasamento teórico para a pesquisa. Autores como Moacir Gadotti, Fritjof Capra, Francisco Gutierrez e Cruz Prado, entre outros, constituíram nosso referencial teórico de área. A coleta de dados se deu por meio de entrevi...
Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos Referenciais Curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói, RJ
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica destinada especificamente àqueles que, por diferentes motivos, não concluíram os estudos na idade própria. No município de Niterói, RJ, o segundo segmento do ensino fundamental da modalidade é oferecido em cinco escolas e é orientado pelos Referenciais Curriculares aprovados em 2010 e revistos em 2019/2020, originando um novo documento em 2022. Este estudo focalizou a disciplina Ciências tendo como objetivo com...
O tema sexualidade na BNCC e seus impactos na produção de livros didáticos de ciências
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O documento se aplica exclusivamente à educação básica e vem produzindo impactos nos materiais que circulam no ambiente escolar. No campo específico das disciplinas escolares de ciências e biologia o documento indica modificações para o tratamento da temát...
O ensino de Biologia e o novo ENEM: saberes e perspectivas de professores no Ensino Médio São Gonçalo 2016
No Brasil, a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 1990 e do Exame Nacional do Ensino Médio em 1998 resultou na aplicação de avaliações externas como parâmetro para a qualificação da educação brasileira. A partir de 2010 o ENEM passou a ser utilizado como forma de acesso à maioria das universidades públicas, assumindo funções antes reservadas aos exames vestibulares em uma série de instituições de ensino superior. Como os professores são sujeitos que atuam e influen...
Impactos da Visitação Pública na Avifauna dos Parques Naturais Municipais Bosque da Barra e da Freguesia, Município do Rio de Janeiro
A Mata Atlântica é um bioma com elevada riqueza de espécies e endemismos e no município do Rio de Janeiro está reduzida em fragmentos, sendo muitos protegidos como unidades de conservação da natureza (UC). Entretanto estão sobre forte pressão devido à urbanização. O presente estudo teve como objetivo avaliar os impactos da visitação pública sobre a avifauna em duas UC de tutela municipal, o Parque Natural Municipal Bosque da Barra (PNMBB) e o Parque Natural Municipal da Freguesia (PNMF). Este...
Hortas e Educação Ambiental: unidades agroecológicas no município de Maricá, RJ
As hortas agroecológicas podem ser desenvolvidas em perspectiva de Educação Ambiental crítica, abordando os diferentes modos de vida e saberes de grupos socioculturais, questionando as relações construídas no decorrer dos anos entre os seres humanos e o ambiente, assim como discutindo as injustiças socioambientais decorrentes do sistema capitalista. Considerando que a Educação Ambiental desenvolve a autonomia dos sujeitos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, esse estud...
Análise morfológica das sementes de Piper L. (Piperaceae) do Leste Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: uma contribuição para os estudos da quiropterofauna
As sementes são estruturas vegetativas resultado da fecundação do óvulo desenvolvido de uma flor, que através do processo de dispersão existente, o realizado por animais, possibilita o ciclo da vida de cada espécie. Os frutos de Piper liberam óleo essencial que atraem os morcegos, seus principais dispersores, ao se alimentarem dos frutos engolem as sementes que passam pelo trato intestinal sem danificá-las. Piperaceae é uma das maiores famílias dentre as angiospermas basais e possui distribui...
Saberes ancestrais sobre o uso ritualístico e medicinal de flores no Candomblé da Nação Angola e na Umbanda
Estima-se que a diáspora africana forçada tenha trazido em torno de 4,9 milhões escravizados de diferentes etnias para o Brasil. Dentre essas, grande parte são provenientes do povo Banto. Quando se faz alusão ao Candomblé da Nação Angola, aquele de origem na cultura Banto, automaticamente se faz referência ao culto aos Minkisi. Neste Candomblé, o sincretismo religioso se fez presente de modo diferente dos demais povos diaspóricos. Além do culto aos Minkisi, a Nação Angola cultua também os seu...
Além dos muros da escola: interpretação socioambiental da área de proteção ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro – SG, RJ
O processo de ocupação do Município de São Gonçalo se deu de forma desordenada, com a exploração de seus recursos naturais, industrialização e, por fim, com o loteamento de seus antigos engenhos e fazendas recebendo um grande fluxo de moradores e acelerado processo de urbanização. A Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro (APAEP) é um remanescente de Mata Atlântica e vem sofrendo fortes pressões do meio urbano. Como estratégia para preservação destas áreas utiliza-se a...
Pertencimento étnico-racial de professores de Ciências e Biologia: implicações no combate ao racismo na escola
No passado a Ciência contribuiu para a criação de estereótipos negativos em relação ao povo africano e seus descendentes, através de teorias ditas científicas, como: o Racismo Científico, o Darwinismo Social e a Eugenia no século XIX. Sendo assim, faz-se necessário que na contemporaneidade essas questões sejam discutidas, tanto nas universidades, quanto na educação básica. Esta necessidade se dá porque, mesmo com as diversas desqualificações que estas teorias sofreram, estas ainda fazem parte...
Estímulos e limitações para a utilização de aulas práticas por professores de Ciências Biológicas
As disciplinas Ciências e Biologia que são pautadas na observação e experimentação, podem contar com as atividades práticas, dentre outros recursos pedagógicos, para otimizar o processo ensino-aprendizagem, sem depender unicamente da explanação teórica. Diante disso, essa pesquisa foi realizada com professores da área de Ciências Biológicas atuantes e objetivou identificar os fatores limitantes, assim como os estimulantes, para a elaboração de aulas práticas experimentais no ensino regular. ...
Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais
Essa pesquisa teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela química, por meio da interação entre os conhecimentos popular, científico e escolar sobre plantas medicinais no ensino de Ciências Naturais. Foram preparadas duas aulas de teoria e prática experimental sobre plantas medicinais e o estudo das substâncias fenólicas. As aulas foram realizadas junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual no município de São Gonçalo/RJ, em zona urbana. A primeira au...
Investigando as concepções de licenciandos sobre as inter-relações professor-aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizado em Ciências e Biologia: uma contribuição para a formação docente inicial
Por nós entendermos que a inter-relação professor-aluno pode subsidiar, potencializar as aulas e os processos de ensino e aprendizagem na escola, o presente trabalho teve como objetivo investigar percepções de licenciandos formandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ-FFP sobre este assunto e seus desdobramentos. Primeiramente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os autores que inspiraram o embasamento teórico foram Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Le...
A herpetofauna da Fazenda Vital Brazil, município de Cachoeiras de Macacu, estado do Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro (RJ) encontra-se inserido no bioma Mata Atlântica, e ainda abriga uma elevada riqueza de vertebrados, incluindo espécies ameaçadas e endêmicas. Compreender como os diferentes organismos são afetados pelas alterações ambientais antrópicas é uma importante ferramenta para sua conservação. Anfíbios e répteis constituem modelos para estudos e ações de conservação, sendo utilizados como potenciais indicadores de qualidade ambiental. A herpetofauna no RJ está representada...
A (des)construção do conhecimento socioambiental na formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
O objetivo deste estudo é analisar como a participação de licenciandas atuantes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) influencia na sua formação, através da construção de atividades de educação ambiental com viés crítico. As atividades construídas foram realizadas no ambiente escolar, com alunos do sexto ano da educação básica, em escola pública do município de São Gonçalo, integrante da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e foram analisadas a partir...
Concepções, currículos e práticas dos professores de Ciências da educação de Jovens e Adultos na rede municipal de São Gonçalo
A presente pesquisa surge do anseio de refletir sobre como as concepções que os docentes apresentam sobre a Educação de Jovens e Adultos podem influenciar as produções e seleções curriculares nesta modalidade. A pesquisa teve como lócus a Educação de Jovens e Adultos do município de São Gonçalo e teve a compreensão do ideário do projeto neste município. O trabalho contou com a participação de cinco professores que estiveram na gênese dessa modalidade no município e de quatro professores de Ci...
A influência das diferentes culturas nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos na discussão do tema sexualidade e gênero
O presente trabalho visou identificar a influência das diferentes matrizes culturais nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos através da promoção de diálogos acerca da temática de sexualidade e gênero. Embasamos nossas discussões e buscamos compreender as diferentes visões dos alunos a partir da perspectiva do multiculturalismo e utilizamos como metodologia a aplicação de questionários que continham afirmações que exigiam um padrão de respostas baseados na escala de Likert, grupos focais organ...
Conhecendo a Mata Atlântica na Serra do Ibitipoca, Minas Gerais: a educação ambiental como estratégia de conservação do meio ambiente
A Vila de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, Minas Gerais, está localizada na base da Serra do Ibitipoca, sendo caracterizada pela heterogeneidade de paisagens e fragilidade de seu ambiente natural. A Mata Atlântica na região apresenta-se como um complexo de fitofisionomias florestais, arbustivas, savânicas e campestres de altitude, que inclui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Tanto o meio biótico, quanto a cultura e os modos de vida da população estão ameaçados devido...
- 50 UERJ
- 49 Dissertação
- 1 Tese