
PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA) : [35] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Ensino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presente
O presente trabalho de pesquisa aborda o ensino da experiência histórica romana a partir de narrativas do tempo presente, em diálogo à mobilização dos conceitos de reforma agrária e cidadania. Problematizamos o método de ensino frente ao fenômeno da expansão da cibercultura e como este têm direcionado os olhares dos jovens discentes da educação básica no entendimento dos fatos históricos. Nesse contexto foi identificado, em turmas do 6º ano do Colégio Municipal Elza Ibrahim, na cidade de Maca...
Patrimônio, memória e identidades: O caso da Grande Madureira - RJ
Esse trabalho mobiliza os conceitos de História Local e Cultura Popular e suas interações com o patrimônio cultural da Grande Madureira, região situada no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro e sua aplicação no Ensino de História na etapa da Educação Básica. O recorte geográfico proposto ganha sentido quando compreendido através dos grupos que nele vivem e produzem saberes, fazeres e formas diversas de compreensão do mundo. Nesse espaço, isso ocorre sobremaneira por uma pujante produção cultu...
Todo dia é dia de índio. Que índio?
O ano de 2020 e mais de dez anos se passaram desde a implementação da Lei nº 11.645 de março de 2008, que determina a obrigatoriedade do estudo da história, cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do Brasil. Este trabalho analisa o que mudou no que se refere ao ensino dessa temática na última década, assim como representamos nossos índios ainda hoje. Para isso, a ideia é trabalhar com o que é lembrado e o que se tornou esquecido quando se refere à temática indígena e se há uma política...
Na ponta da língua e na aula de história: as culturas centro-africanas na formação da língua portuguesa falada no Brasil
Nesta dissertação iremos apresentar uma interpretação pouco usual sobre as culturas africanas e afro-brasileira. Nossa pesquisa teve como objetivo central evidenciar, a partir da revisão bibliográfica de estudos linguísticos e históricos, que a ação das culturas centro-ocidentais do continente africano foi um fator preponderante para a formação da língua portuguesa falada no Brasil. Pretendemos demonstrar de forma inequívoca o peso das culturas bantu para nossa formação cultural e histórica, ...
Sequência didática para uma educação antirracista e em perspectiva decolonial: conceitos fundamentais, roteiro urbano e fontes literárias
A presente pesquisa é resultado do acúmulo de experiências pedagógicas em turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Coronel João Tarcísio Bueno localizada na cidade de São Gonçalo/ Rio de Janeiro com o objetivo de desenvolver uma sequência didática que proporcione reflexões que levem os estudantes a desenvolverem comportamentos antirracistas. Para tal, foi trabalhado conceitos fundamentais como Preconceito, Discriminação, Segregação, Raça, Etnia, Escravidão e Estereótipos atr...
Jogo de cartas: a ética da alteridade na Idade Moderna e o ensino de história no mundo contemporâneo
O intuito deste trabalho foi a criação de um jogo de cartas o qual inserimos os filósofos e pensadores como instrumento pedagógico na prática do ensino de História. Em razão disso é percebido o interesse dos alunos pelo jogo de cartas, acreditamos estimular o ensino e aprendizagem. Pois o nosso objetivo não é apenas colocar o jogo como prática pedagógica, mas produzir uma reflexão sobre isto. Ou seja, o professor se coloca como professor-autor, mas também pesquisador do ensino de história e n...
Educar para os Direitos Humanos: Oficinas de História sobre violência policial em São Gonçalo, nos séculos XX e XXI
O presente trabalho buscou analisar o crescente aumento da violência policial na cidade de São Gonçalo - RJ. Mesmo com as garantias constitucionais que instituíram de maneira legal os marcos dos Direitos Humanos no Brasil, a violência policial continua sendo um dos grandes entraves ao pleno exercício da cidadania. Ao reproduzir as velhas práticas do passado, a polícia brasileira tem deixado de cumprir o papel de instituição garantidora da segurança e dos direitos dos cidadãos, tornando-se um...
Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória no Museu Vivo do São Bento
O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre o Museu Vivo do São Bento e busca evidenciar as articulações entre desafios historiográficos e interesses educacionais na origem do museu. Criado a partir de uma concepção museológica baseada nos princípios da Nova Museologia, que valoriza o território, o patrimônio e a comunidade, esse ecomuseu é considerado o primeiro museu de percurso da Baixada Fluminense e apresenta grande potencialidade para o trabalho com a educação patrimonial e o ensi...
Espaços públicos, saberes públicos: um podcast como espaço de ensino de história
O ensino de história tem sofrido grandes transformações ao longo das últimas décadas, principalmente se considerarmos os avanços das TDIC s que criam novos espaços em que o conhecimento histórico pode ser produzido. Os espaços públicos são cada vez mais ampliados e assim, práticas e projetos de História Pública surgem a todo momento, afim de discutir estas transformações que, por fim, acabam também transformando a História como disciplina científica. Nesta direção, o que este estudo propõe é ...
A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
Resultado da luta histórica do movimento social negro, a Lei 10.639/03 promoveu a inclusão da temática africana e afro-brasileira no ensino de História e, por conseguinte, na narrativa didática. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo compreender as transformações ocorridas no currículo e, especialmente, nos livros didáticos de História a partir da incorporação da lei no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2011. No caso do conhecimento histórico escolar, a indução pr...
A narrativa como ensaio para aprendizagem da História: arte e ficção na constituição do tempo e de si
A discussão a respeito das semelhanças e diferenças entre as narrativas histórica e ficcional é longa. Orientado pela noção de consciência histórica trazida por Jörn Rüsen e a relação entre o tempo e a narrativa de Paul Ricoeur, o presente trabalho procura discutir a conveniência de promover o intercâmbio entre ciência e ficção no âmbito das práticas de ensino de História. Argumentando a partir de reflexões teóricas seguidas por experimentos realizados com estudantes das séries finais do ensi...
Museu da Lembrança: história ensinada, narratividade e memória
Esta pesquisa pretende subsidiar teórica e metodologicamente a experiência de utilizar uma plataforma digital para reunir narrativas de atores sociais de uma instituição pública de ensino e possibilitar, através desses relatos, experiências pedagógicas voltadas para o ensino de história. O objetivo geral deste estudo é apresentar uma investigação sobre as narrativas históricas produzidas por estudantes ao entrarem em contato com o conhecimento apresentado pela história que se ensina na escola...
Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República
A dissertação versa sobre como podemos pensar o Ensino de História a partir da leitura de objetos museais e patrimônio. A pesquisa foi realizada com objetos pertencentes ao século XIX da exposição do Museu da República, no Rio de Janeiro, e com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O recorte dos objetos se deu naqueles pertencentes ao Barão de Nova Friburgo, portanto relacionados ao período Imperial. Realizamos a pesquisa no Museu da República sobre a biografia desses objetos...
O tempo histórico em sala de aula: desafios e possibilidades
O objetivo deste trabalho consiste na elaboração de materiais e propostas didáticas que aprofundem a compreensão e a reflexão sobre o tempo histórico no 6º ano do ensino fundamental, conjugando conteúdos previstos no currículo com o trabalho com conceitos relacionados ao tema em questão. Para isto, buscamos estabelecer um diálogo com alguns dos principais autores que discutem o tempo histórico nos campos da teoria da história e do ensino de história. Como um tema complexo, o tempo suscita deb...
O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história
O currículo de história tem sido um espaço de grandes tensionamentos no que se refere às questão racial e de gênero e muitas iniciativas que visam a atender a essas demandas no âmbito escolar, a despeito das boas ou más intenções, têm encontrado na prática, os obstáculos da essencialização e da folclorização das diferenças, reafirmando estereótipos. Neste estudo, apostamos nos usos do biográfico como um instrumento potencialmente fecundo no que tange à superação desses entraves e, mais espec...
As concepções de Ensino de História e a Consciência Histórica. Um estudo com alunos do 3º ano do Ensino Médio Regular
O objetivo dessa investigação didático-histórica com estudantes do terceiro ano do ensino médio regular é refletir sobre o que os estudantes pensam sobre o ensino de História - suas ideias, conceitos, significados, representações, opiniões, gostos e confianças -, seus objetivos e relações com a vida prática. Para tanto, foram estabelecidos diálogos com as contribuições advindas da Teoria da História, aliada aos pressupostos da Didática da História e o conceito de consciência histórica elabora...
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local
Esta dissertação apresenta como tema o uso do patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro, seus museus e lugares de memória, como estratégia potente para o ensino de história. As reflexões sobre esta estratégia incorporam a definição dos objetivos do ensino de história na Educação Básica, que devem ir além do repasse do conhecimento produzido pela historiografia para construir conhecimentos significativos capazes de servirem de referencia e orientação no presente. Neste sentido, esta pes...
Saberes e fazeres docentes em ensino de História no CAp/UERJ em contexto das políticas educacionais
O presente texto tem por objetivo apresentar nossa pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História PPGEH da UERJ, (PROFHISTÓRIA Mestrado Profissional em Rede Nacional). Buscamos compreender como alguns dos professores de História, de uma instituição pública de excelência no Ensino Médio CAp/UERJ, localizada no Rio de Janeiro, mobilizam seus saberes, socialmente construídos, e, especialmente, que diálogos tecem com as políticas educacionais públicas, em momentos...
Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
A presente Dissertação de Mestrado busca, de maneira geral, analisar as estratégias e seleções de memória construídas a partir das fazendas e seu potencial pedagógico para aulas de História, que visem acender o candeeiro , isto é, despertar um sentimento de identidade e sensibilização em relação aos escravizados e suas heranças para a formação social brasileira. Acender o candeeiro é uma metáfora para repensar formas de abordagem das memórias sensíveis, contidas nesses roteiros. Para alcança...
História dos direitos do trabalho nos séculos XX e XXI: atividades para alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos
Este trabalho tem como objetivo a proposição de atividades sobre a história dos direitos do trabalho nos séculos XX e XXI para alunos de nível médio da educação de jovens e adultos utilizando fontes históricas. O ponto de partida para a concepção do material foi a análise dos relatos de histórias de vida de trabalhadores que exerceram militância política na primeira metade do século XX. Essas e as outras fontes levantadas possibilitam o estudo não só da luta dos trabalhadores neste período, m...
- 35 UERJ
- 35 Dissertação