
PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA) : [85] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A memória indígena em Araruama e questões atuais através da metodologia WebQuest
Esta dissertação apresenta uma proposta de atividade pedagógica que utiliza a metodologia WebQuest voltada para o Ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental na rede pública da cidade de Araruama/RJ. As descobertas arqueológicas deram luz à presença indígena Tupinambá na região e de seu posterior uso para a tentativa de construção de uma memória local, fato que ocorreu de forma tímida. A partir dessa situação, buscamos apresentar algumas dessas ações, problematizando o que ocorre...
Luz, câmera, educa(ação): quando a escola faz cinema, todo mundo tem história
O tema desta dissertação nasceu das diversas inquietações presentes no chão da escola, dentre elas a relação que os/as estudantes, estabelecem com as redes sociais e seus conteúdos que ultrapassando os muros da escola, fazem parte do cotidiano escolar. Utilizar esses recursos como ferramenta pedagógica, pode ser uma forma de aproximá-los dos objetivos acadêmicos e escolares. Assim, este trabalho tem como mote a investigação sobre as potencialidades e limitações da produção de audiovisual como...
Um intelectual africano e o ensino de história na educação básica: possibilidades de uso dos discursos de Amílcar Cabral (1960-1973)
A dissertação destaca a necessidade de ampliar o ensino das histórias das Áfricas na educação básica, um movimento iniciado com a Lei nº 10.639/03. Com esse objetivo, analisam-se as possibilidades de uso dos discursos de Amílcar Cabral, líder revolucionário nas lutas de independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau, em aulas sobre as Independências Africanas. Este trabalho argumenta a favor da importância de ensinar História da África e Cultura afro-brasileira como instrumentos educacionais para...
Por ser de lá: ecos e ritmos da história no antigo sertão carioca
A presente dissertação, se insere no campo das reflexões sobre educação patrimonial no ensino de história, explorando a conexão entre esses conceitos, inserida na perspectiva de que “nossa sala de aula é o mundo”. Dessa maneira, é proposta a ideia de que aulas de campo, roteirizadas para abordar saberes locais e conscientizar sobre os patrimônios culturais espalhados pelo sertão carioca e demais subúrbios do Rio de Janeiro, podem ser implementadas e adaptadas por professores interessados em f...
Ensino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerras
Esta dissertação investiga o potencial pedagógico do ensino de História em diálogo com a literatura de testemunho, por meio da implementação do Diário de Leitura e Reflexão como estratégia de ensino. O foco está no período entreguerras, com especial atenção à ascensão de regimes autoritários e totalitários na Europa, especialmente o stalinismo e o nazismo. Utilizando como base as memórias e experiências de testemunhas desse período, centradas nas obras O diário de Nina de Nina Lugovskaia e os...
Estações de memórias: nos trilhos da história local de Vila Velha/ES
A dissertação propõe reflexões sobre as potencialidades da história local como estratégia pedagógica para promoção do ensino de história, mobilizando de forma crítica os conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural. Nesse contexto, o município de Vila Velha, no Espírito Santo, é apresentado como cenário dessa investigação, destacando-se enquanto espaço de memórias e de construção de identidades. Como produto final da pesquisa, foram elaboradas cinco oficinas que integram teoria e pr...
São Gonçalo, história local e patrimônios: abordagens possíveis para o ensino de História
Esta dissertação apresenta a história local e os patrimônios como possíveis abordagens para o ensino de história, presente nos currículos oficiais observados nas redes públicas de ensino presentes na cidade de São Gonçalo. O debate apresentado neste trabalho se debruça sobre as formas como os conteúdos curriculares podem ser explorados através das potencialidades da história local e dos patrimônios gonçalenses, os quais, por sua vez, são capazes de dialogar com as identidades e memórias dos a...
Ensino de história pela cidade e educação patrimonial: “movimento que tem barulho de trem”
Esta pesquisa tem como tema o Ensino de História a partir de um percurso de memória ao longo da linha férrea, entre a Zona Norte e o centro urbano da cidade de Juiz de Fora, com abordagens para a Educação Patrimonial em diálogo com a História Local. Este estudo apresenta um roteiro pedagógico fundamentado em ações educativas que possibilitaram aos/às estudantes a construção do conhecimento histórico, o desenvolvimento e o aprofundamento de um olhar crítico sobre os espaços urbanos, a compreen...
Memória e Patrimônio de São Gonçalo: uma proposta pedagógica de elaboração de um acervo por alunos da Educação Básica
Este trabalho nasce dos meus questionamentos em sala de aula referentes ao meu fazer diário como professora. Nele, busca-se refletir sobre as possibilidades e os desafios para uma aprendizagem para além dos muros da escola. Apresento uma alternativa para o padrão de aula tradicional, no qual o conteúdo privilegiado foca em uma história que, por vezes, não se relaciona com o aluno. Ressalto a história local, com destaque para o município de São Gonçalo, enquanto uma ferramenta para o ens...
Currículo, avaliação e ensino de história: diálogos a partir do vestibular da UERJ
O objetivo deste trabalho é investigar os impactos que o vestibular independente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aplicado a partir do ano 2000, efetua na interpretação das prescrições curriculares oficiais e na prática docente dos professores de História do Ensino Médio. Para tal, foram avaliados autores do campo de ensino de História e entrevistados docentes de História utilizando a metodologia da História Oral, como estratégia de compreensão da percepção que tais profess...
Uma Lei na “sarjeta”: a aplicação da 10.639/03 e as histórias em quadrinhos no ensino de História
A presente dissertação tem como objetivo compreender as possíveis relações de trabalho entre o Ensino de História e as Histórias em Quadrinhos estabelecidas a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que apontam sobre a obrigatoriedade da inclusão do estudo da História e cultura afro brasileira e indígena nas redes de ensino público e privado, de modo que os estudantes possam ampliar a percepção histórica em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus ...
O fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolis
Este trabalho é fruto das minhas inquietações enquanto professora de História das turmas de aceleração do município de Teresópolis (RJ). A presente pesquisa busca repensar o currículo de História a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as subjetividades e potencialidades dos alunos. Entende-se que são eles quem devem assumir um papel de protagonismo no fazer histórico escolar, percebendo-se como sujeitos históricos e sujeitos de suas trajetórias. Para isso, os estudant...
Scholastique Mukasonga: uma escritora ruandense em uma sala de aula de História
Este trabalho se realiza a partir do estudo das possibilidades didático-pedagógicas no Ensino e Aprendizagem em História da obra A mulher de pés descalços (2017), da escritora Scholastique Mukasonga. Considerando a potencialidade da narrativa de uma autora negra, mulher, africana e autorreconhecida como sobrevivente do genocídio perpetrado em seu país, Ruanda, o presente texto mobiliza conceitos a partir da História, da Memória e do Trauma Histórico, buscando entender as múltiplas importância...
Longe de Deus e dos livros didáticos: o ensino de história da América Hispânica no século XIX no ensino médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018)
A presente dissertação objetiva discutir como as coleções didáticas da disciplina História no Ensino Médio do PNLD 2018 tratam os temas relativos à história da América Hispânica, particularmente no primeiro século após as independências. Ancilarmente, traçaremos um panorama amplo da presença dos povos ameríndios, antes e depois da invasão espanhola do final do século XV, tradicionalmente denominada “descobrimento da América”. Essa abertura aos ameríndios se deve à forte presença textual e ico...
Paraty Patrimônio Mundial Misto: povos e comunidades tradicionais e o ensino de História na rede municipal
Em 05 de julho de 2019, a cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o título de Patrimônio Mundial Misto, compondo o sítio Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade. Esse se tornou o primeiro sítio misto, portanto, de caráter cultural e natural, do Brasil. Para tal conquista, foi fundamental a presença de povos e comunidades tradicionais no território do município, jun...
‘As’ fósseis falam: Lucy e Luzia em uma sequência didática alternativa para o ensino de História no 6º ano do Ensino Fundamental
Esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Ela tem como objetivo responder a uma inquietante e recorrente pergunta feita por alunas nas aulas de História: “Professor, por que a História só fala de homens?”. Assim sendo, foi realizada uma breve análise da legislação educacional brasileira privilegiando os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/...
Os desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamental
Não basta que os indivíduos apenas saibam ler e escrever. Atualmente, os pesquisadores que estudam letramento dão bastante atenção aos usos sociais que se faz da escrita e da leitura na vida prática. O letramento incorporado neste trabalho parte do princípio de que existem múltiplos letramentos, sendo o letramento histórico uma de suas formas específicas de leituras possíveis. Essa leitura histórica do mundo contribui para o desenvolvimento da consciência histórica (construção de identidade e...
Reflexões sobre currículo, educação profissional e ensino de história: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage
A presente pesquisa analisa a importância da disciplina História no currículo do Ensino Médio, em um curso de formação técnica, no Estado do Rio de Janeiro. Focaliza as discussões em torno das políticas educacionais curriculares voltadas à realização da educação profissional e seus impactos na vida dos estudantes matriculados nessa etapa da educação básica, a partir do levantamento e diálogo com os referenciais teórico-metodológicos do campo da História e da Educação, mobilizados em pesquisas...
A potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticas
A capacidade de leitura e escrita dos estudantes é frequentemente colocada em questão quando o assunto é o baixo desempenho escolar. Dentro deste contexto, o termo letramento é constantemente citado como fator de grande relevância a ser desenvolvido no trabalho escolar, no que diz respeito às condições necessárias ao trabalho pedagógico que visa melhorar o panorama da aprendizagem discente. Esta pesquisa analisa, baseada nas proposições do pedagogo Célestin Freinet, as aulas- passeio como prá...
As últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19
Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre as possibilidades da utilização de narrativas estudantis como forma de potencializar os conhecimentos históricos criando um contexto de possibilidades de autoconscientização de seus papeis como agentes e produtores de experiências históricas. A descrição de eventos vividos por sobreviventes da Segunda Guerra Mundial presentes no livro As últimas testemunhas, da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévit...
- 85 UERJ
- 85 Dissertação