
PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA) : [93] Visualizar estatísticas
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O samba ensina. O samba como elemento formador de uma identidade negra nas aulas de História São Gonçalo 2022
A presente dissertação tem como objetivo principal propor a utilização do samba como fonte nas aulas de história, como um elemento formador da identidade negra e da valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira. As músicas selecionadas são das décadas de 1970 e 1980, vista no contexto da ditadura militar e redemocratização. No primeiro capítulo abordamos a trajetória dos sambistas Candeia e Nei Lopes e uma análise das suas canções com a temática racial sendo a ideia central...
R.E.P.: Ritmo Educação e Poesia: as potencialidades do rap enquanto sujeito produtor nas aulas de História
O presente trabalho foi elaborado em conjunto com o rap enquanto referencial teórico, reconhecendo sua epistemologia e a capacidade de dar voz a pessoas preteridas pelo sistema. Com suas raízes na ancestralidade africana, o movimento hip hop que se popularizou nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em meados da década de 80, trouxe um novo ator na dinâmica urbana ao abrir cada vez mais espaço para que o marginalizado pudesse refletir sobre seu papel na sociedade e as forças que atuam sob...
Ensino antirracista na Educação Infantil: Novas Perspectivas para o currículo
O presente trabalho discorre sobre a possibilidade de se empreender um ensino antirracista, baseado numa pedagogia decolonial, a partir da educação infantil, considerada primeira etapa da educação básica desde 1996, quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determinou que a Educação Infantil passasse a integrar a Educação Básica, equiparando-a aos Ensinos Fundamental e Médio. A Lei n° 10.639/03 determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temá...
Diante do mundo digital: ensinar e aprender história em tempos de pósverdade
O presente trabalho parte dos efeitos das novas tecnologias digitais e sua relação com a história e seu ensino tanto na sala de aula quanto nas redes sociais. Mobilizando conceitos como História Pública e Digital em conjunto com os olhares sobre o papel dos algoritmos em distribuir e direcionar o conteúdo online produzido e como isso tem sido aproveitado por grupos de extrema-direita. Diante da crise democrática que vivemos no país, percebe-se o crescimento do papel de canais de história vol...
O Método Tobi: inquietude, aprender e ensinar História – Relatos de uma experiência autobiográfica em uma escola de Vigário Geral no Rio de Janeiro
O tema central dessa pesquisa é uma reflexão baseada em uma experiência autobiográfica relacionada ao ensino e aprendizagem de História em uma escola da periferia da cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Vigário Geral. E surgiu a partir da inquietude e das inúmeras dificuldades enfrentadas no exercício da docência, a partir de 2014, ano em que fui transferido para Vigário Geral, bairro periférico e carente da cidade. Ao me deparar com as condições da escola, com a falta de servidores do quad...
“Conta mais!”: o desenvolvimento da consciencia histórica e do letramento histórico de educandos nos anos iniciais a partir da metodologia de contação de histórias
Entendendo a necessidade de proximidade que o debate historiográfico realizado na academia deve estabelecer com a prática docente no ensino básico, o trabalho buscará construir o referencial teórico, a fim de defender a potencialização da Consciência Histórica e do Letramento Histórico a partir da contação de histórias, como ferramenta pedagógica útil e eficaz para a formação crítica das crianças Ensino Fundamental I, Anos Iniciais. É preciso, cada vez mais, entender a sala de aula como um es...
Em defesa do conhecimento histórico: O estatuto de verdade da História e o ensino da ditadura civil-militar brasileira na Educação Básica
A dissertação que aqui se apresenta é resultado de um incômodo pessoal com discursos que descredibilizam a História como conhecimento científico. Para defender o conhecimento histórico, ela caminha na direção de debater o método científico, a primazia da evidência e os procedimentos rigorosos de construção do saber epistemológico. Ao mesmo tempo, busca-se a construção de tal defesa em uma aliança com a educação para os Direitos Humanos e para a defesa da Democracia. Alcançar esse objetivo, ...
Criando caminhos outros na Educação de Jovens e Adultos (PEJA) na cidade do Rio de Janeiro: experiências que transformam docentes
O presente estudo tem como tema o encontro entre o ensino de História e as práticas de letramento racial envolvidas no processo de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Essas práticas não apenas possibilitam a transformação dos discentes, mas também promovem a mudança nos docentes, a partir dos diálogos estabelecidos entre o saber histórico-escolar e os saberes e experiências de vida trazidos pelos alunos. No contexto específico da pesquisa, o objetivo foi compreender a relação entre as prá...
A memória indígena em Araruama e questões atuais através da metodologia WebQuest
Esta dissertação apresenta uma proposta de atividade pedagógica que utiliza a metodologia WebQuest voltada para o Ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental na rede pública da cidade de Araruama/RJ. As descobertas arqueológicas deram luz à presença indígena Tupinambá na região e de seu posterior uso para a tentativa de construção de uma memória local, fato que ocorreu de forma tímida. A partir dessa situação, buscamos apresentar algumas dessas ações, problematizando o que ocorre...
Luz, câmera, educa(ação): quando a escola faz cinema, todo mundo tem história
O tema desta dissertação nasceu das diversas inquietações presentes no chão da escola, dentre elas a relação que os/as estudantes, estabelecem com as redes sociais e seus conteúdos que ultrapassando os muros da escola, fazem parte do cotidiano escolar. Utilizar esses recursos como ferramenta pedagógica, pode ser uma forma de aproximá-los dos objetivos acadêmicos e escolares. Assim, este trabalho tem como mote a investigação sobre as potencialidades e limitações da produção de audiovisual como...
Um intelectual africano e o ensino de história na educação básica: possibilidades de uso dos discursos de Amílcar Cabral (1960-1973)
A dissertação destaca a necessidade de ampliar o ensino das histórias das Áfricas na educação básica, um movimento iniciado com a Lei nº 10.639/03. Com esse objetivo, analisam-se as possibilidades de uso dos discursos de Amílcar Cabral, líder revolucionário nas lutas de independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau, em aulas sobre as Independências Africanas. Este trabalho argumenta a favor da importância de ensinar História da África e Cultura afro-brasileira como instrumentos educacionais para...
Por ser de lá: ecos e ritmos da história no antigo sertão carioca
A presente dissertação, se insere no campo das reflexões sobre educação patrimonial no ensino de história, explorando a conexão entre esses conceitos, inserida na perspectiva de que “nossa sala de aula é o mundo”. Dessa maneira, é proposta a ideia de que aulas de campo, roteirizadas para abordar saberes locais e conscientizar sobre os patrimônios culturais espalhados pelo sertão carioca e demais subúrbios do Rio de Janeiro, podem ser implementadas e adaptadas por professores interessados em f...
Ensino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerras
Esta dissertação investiga o potencial pedagógico do ensino de História em diálogo com a literatura de testemunho, por meio da implementação do Diário de Leitura e Reflexão como estratégia de ensino. O foco está no período entreguerras, com especial atenção à ascensão de regimes autoritários e totalitários na Europa, especialmente o stalinismo e o nazismo. Utilizando como base as memórias e experiências de testemunhas desse período, centradas nas obras O diário de Nina de Nina Lugovskaia e os...
Estações de memórias: nos trilhos da história local de Vila Velha/ES
A dissertação propõe reflexões sobre as potencialidades da história local como estratégia pedagógica para promoção do ensino de história, mobilizando de forma crítica os conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural. Nesse contexto, o município de Vila Velha, no Espírito Santo, é apresentado como cenário dessa investigação, destacando-se enquanto espaço de memórias e de construção de identidades. Como produto final da pesquisa, foram elaboradas cinco oficinas que integram teoria e pr...
São Gonçalo, história local e patrimônios: abordagens possíveis para o ensino de História
Esta dissertação apresenta a história local e os patrimônios como possíveis abordagens para o ensino de história, presente nos currículos oficiais observados nas redes públicas de ensino presentes na cidade de São Gonçalo. O debate apresentado neste trabalho se debruça sobre as formas como os conteúdos curriculares podem ser explorados através das potencialidades da história local e dos patrimônios gonçalenses, os quais, por sua vez, são capazes de dialogar com as identidades e memórias dos a...
Ensino de história pela cidade e educação patrimonial: “movimento que tem barulho de trem”
Esta pesquisa tem como tema o Ensino de História a partir de um percurso de memória ao longo da linha férrea, entre a Zona Norte e o centro urbano da cidade de Juiz de Fora, com abordagens para a Educação Patrimonial em diálogo com a História Local. Este estudo apresenta um roteiro pedagógico fundamentado em ações educativas que possibilitaram aos/às estudantes a construção do conhecimento histórico, o desenvolvimento e o aprofundamento de um olhar crítico sobre os espaços urbanos, a compreen...
Memória e Patrimônio de São Gonçalo: uma proposta pedagógica de elaboração de um acervo por alunos da Educação Básica
Este trabalho nasce dos meus questionamentos em sala de aula referentes ao meu fazer diário como professora. Nele, busca-se refletir sobre as possibilidades e os desafios para uma aprendizagem para além dos muros da escola. Apresento uma alternativa para o padrão de aula tradicional, no qual o conteúdo privilegiado foca em uma história que, por vezes, não se relaciona com o aluno. Ressalto a história local, com destaque para o município de São Gonçalo, enquanto uma ferramenta para o ens...
Currículo, avaliação e ensino de história: diálogos a partir do vestibular da UERJ
O objetivo deste trabalho é investigar os impactos que o vestibular independente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aplicado a partir do ano 2000, efetua na interpretação das prescrições curriculares oficiais e na prática docente dos professores de História do Ensino Médio. Para tal, foram avaliados autores do campo de ensino de História e entrevistados docentes de História utilizando a metodologia da História Oral, como estratégia de compreensão da percepção que tais profess...
Uma Lei na “sarjeta”: a aplicação da 10.639/03 e as histórias em quadrinhos no ensino de História
A presente dissertação tem como objetivo compreender as possíveis relações de trabalho entre o Ensino de História e as Histórias em Quadrinhos estabelecidas a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que apontam sobre a obrigatoriedade da inclusão do estudo da História e cultura afro brasileira e indígena nas redes de ensino público e privado, de modo que os estudantes possam ampliar a percepção histórica em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus ...
O fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolis
Este trabalho é fruto das minhas inquietações enquanto professora de História das turmas de aceleração do município de Teresópolis (RJ). A presente pesquisa busca repensar o currículo de História a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as subjetividades e potencialidades dos alunos. Entende-se que são eles quem devem assumir um papel de protagonismo no fazer histórico escolar, percebendo-se como sujeitos históricos e sujeitos de suas trajetórias. Para isso, os estudant...
- 93 UERJ
- 93 Dissertação