
PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA) : [66] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
As últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19
Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre as possibilidades da utilização de narrativas estudantis como forma de potencializar os conhecimentos históricos criando um contexto de possibilidades de autoconscientização de seus papeis como agentes e produtores de experiências históricas. A descrição de eventos vividos por sobreviventes da Segunda Guerra Mundial presentes no livro As últimas testemunhas, da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévit...
“Professora, e se eu fosse branco?” Usos do biográfico por uma educação antirracista
Neste estudo, refletimos sobre os usos do biográfico como uma ferramenta interessante para visibilizar a agência da população negra na história. As reflexões feitas aqui tiveram como mote a fala do meu aluno negro "J”, em que manifesta o desejo de experimentar ser branco. A partir das inquietações suscitadas por esse episódio, refletimos sobre a demanda do movimento negro por uma reavaliação do papel do negro na história e sobre qual abordagem das histórias de vida pode ser mais adequada para...
A aula como uma batalha de textos: a teoria e o ensino de História através do jogo Tempos & histórias
O jogo Tempos & histórias foi desenvolvido como um material pedagógico que integra conceitos, conteúdos e metodologias para colaborar com o aprendizado escolar nas áreas do conhecimento que envolvem a História, assim como possibilitar o desenvolvimento de habilidades através da ludicidade, na busca de fortalecer o compromisso no ensino de História na direção de uma cidadania voltada para os valores democráticos e de reconhecimento da diversidade no processo educacional. Como material didático...
Lúcia Maria de Souza, mulheres militantes e Ditadura Militar: narrativas vivenciais no ensino de história
O trabalho aqui apresentado referente à dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – ProfHistória trabalha com memórias e narrativas vivenciais de mulheres militantes na Ditadura Militar brasileira (1964-1985), com objetivo de valorizar essas mulheres, ressaltando suas histórias e atuações políticas no período, procurando refletir acerca das invisibilidades, dos silêncios e esquecimentos aos quais essas mulheres foram submetidas e valorizar as subjetividades e...
Projeto de Correção de Fluxo no Rio de Janeiro: Reflexões de uma professora de História, de sua atuação em turmas de aceleração
Esta dissertação versa sobre os projetos de correção de fluxo instituídos, no município do Rio de Janeiro, a partir da minha experiência como professora de História em tais projetos. Esses projetos fazem parte de uma política pública educacional voltada à garantia da permanência de crianças e adolescentes que apresentam a distorção idade e ano de escolaridade, sendo uma realidade em diversos municípios brasileiros em atendimento às determinações da LDB de 1996. A investigação que realizamos a...
Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico
O tema central desta pesquisa é a reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de História em um colégio da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia de COVID-19. A preocupação era a de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de fornecer evidências de aprendizagem da habilidade EF9HI06 sobre trabalhismo, presente na BNCC do Ensino Fundamental, e do conceito de populismo, ausente na normativa, mas essencial para a formação política do indivíduo. Assim, o trabalho dis...
Sala de aula invertida e o ensino de história: um diálogo à luz da História Pública
Esta pesquisa tem como foco principal promover uma reflexão sobre o método da sala de aula invertida e o aprendizado de história, de modo a analisar as suas contribuições para a construção de um caminho investigativo potente para o ensino de história escolar. Para isso, foram utilizadas, de forma crítica, as reflexões e debates promovidos pela História Pública, estabelecendo assim conexões com a sala de aula invertida. Como essa dissertação faz parte de um mestrado profissional, foi desenvolv...
Também com memes se ensina e se aprende história: uma proposta didático-histórica para o Ensino Fundamental II
A História e seu ensino vêm atravessando nas últimas décadas um processo de mudanças que, de certa forma, relacionam-se à afirmação de novas formas de se ler e comunicar histórias e memórias do homem no tempo. Essas novas formas têm possibilitado um acesso ampliado de narrativas de sentido histórico em diferentes suportes, especialmente os digitais, que, produzidas em ambientes públicos, rompem os muros escolares e constituem sentidos na sala de aula. Esta pesquisa busca refletir aspecto...
O conceito de escravidão no processo de letramento histórico escolar
A dissertação foi norteada pelo desejo de compreender como as/os estudantes, do primeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro mobilizam o conceito de escravidão que trazido das suas trajetórias escolares e de vida, durante as aulas de História. Foi utilizado o conceito de escravidão para o processo histórico em estudo, considerado pertinente ao cotidiano das/os estudantes. Para realizar a pesquisa, optamos principalmente pelo método qualitativo da pesquisa-ação, embo...
Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro
O presente trabalho visa apresentar um de percurso pedagógico nos espaços de memória e militância do anarquismo do início do século XX, localizados no Centro do Rio de Janeiro. O estudo privilegia o direito à utilização pedagógica da cidade e a defesa de uma concepção de ensino de história que extrapole os espaços de educação formal. Nesse sentido, propõe um percurso que engloba espaços consagrados da história sócio-política carioca, como a Rua do Ouvidor, o Largo de São Francisco, a Praça Ti...
Dom Adriano e ensino de história para os direitos humanos: um mapa digital sobre locais de memória e resistência à Ditadura em Nova Iguaçu
O Presente estudo partiu da experiência de sala de aula. Temas espinhosos revelavam conflitos de memória e exaltações à violações dos direitos humanos como o retorno à ditadura militar no Brasil. Como jovens, que não vivenciaram esta realidade, defendiam o retorno a um regime de exceção? Será que sabiam o que realmente era uma ditadura? E os direitos essenciais do cidadão? Qual seria o papel do professor na reelaboração dessas memórias? Essas questões levaram à formulação de uma proposta de p...
Fora dos muros da escola: a apropriação dos locais de memória da Ilha de Guaratiba como espaços educativos
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o reconhecimento do patrimônio histórico local no bairro de Guaratiba, mapeando seus lugares de memória como possibilidades para o ensino de História, oportunizando o empoderamento identitário dos alunos e a apropriação do patrimônio local pelos mesmos, pautada nos estudos sobre memória, saber histórico escolar, história local e patrimônio. Como produto final, apresentamos um mapa patrimonial, denominado Guaratiba no mapa, onde os marcos referenciais es...
Rompendo mordaças e muros: Lima Barreto e o enfrentamento do racismo na aula de história
Esta Dissertação de Mestrado examina possibilidades de uso da obra literária do escritor Lima Barreto como um instrumento para auxiliar professores de história em seu trabalho em sala de aula, especialmente no Ensino Fundamental, e na disseminação de uma educação antirracista e democrática. Para esta Dissertação de Mestrado foram utilizados dois romances do escritor Lima Barreto, Recordações do escrivão Isaías Caminha, Clara dos Anjos e uma obra de memórias, o Diário íntimo.
"Bebel", "sujeito-homem", "menor", tempo: juventude, liberdade e experiências de ensino de História na socioeducação
O presente trabalho é um relato autobiográfico sobre a experiência de dar aulas de História para adolescentes acusados de cometerem atos infracionais que, por estarem cumprindo medida socioeducativa de internação, encontram-se em situação de privação de liberdade. A vivência de aproximadamente três anos atuando como educadora voluntária em uma unidade de internação gerou curiosidades sobre como esses jovens lidam com o tempo. Tais inquietações ganharam rigor teórico e metodológico a ponto de ...
Entre imagens e conceitos: mobilizando ideias históricas de estudantes do ensino médio
A presente pesquisa propõe a análise das formas de construção e interpretação de conceitos históricos pelos alunos do Ensino Médio em duas unidades da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Em recorte mais amplo, este esforço investigativo traduz-se como uma pesquisa de um caso que busca estudar a relação das imagens com a aprendizagem histórica de jovens estudantes, neste caso, pesquisando como diferentes formas de imagem mobilizam ideias históricas desses sujeitos escolares relativas ao...
Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental
Esse trabalho, intitulado Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental, tem como proposta o uso da abordagem local para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se, a partir da problematização do currículo oficial vigente no Brasil, a BNCC, valorizar a história local como um caminho possível para ensinar História, a partir da mobilização de elementos locais que con...
Experiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de História
Com o propósito de atender os requisitos do Mestrado Profissional em Ensino de História, apresentamos a construção de uma sequência didática que estabelece o diálogo furtivo entre a sala de aula e o campo de pesquisa do Ensino de História, utilizando a literatura como elemento fundamental no elo entre o vivido e o lido, o real e o ficcional. Essa pesquisa discorre sobre os caminhos e possibilidades de uso de atributos da narrativa ficcional em uma aula de história, trazendo como objeto de est...
O espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de história
O presente projeto tem como objetivos gerais promover a discussão acerca da questão identitária entre alunos e alunas da Educação Básica, a partir da construção de um Trajeto Didático a ser utilizado por professores nas aulas de história. Incialmente desenvolvido com alunos e alunas do segundo ano do Ensino Médio de turmas de formação de professores, do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, que após a conclusão do Curso Normal estão aptos a trabalhar com crianças da Educação Infantil e do E...
“Professora, afinal, para que serve a História?”: vidas no papel e projeções de futuro no ensino-aprendizagem de História da Geração Z
Esta dissertação tem como mote o questionamento comum a muitos estudantes da educação básica, qual seja: “Professora, afinal, para que serve a História?”. Uma vez que o saber histórico escolar produz impactos diretos sobre a vida prática dos (as) estudantes, toma-se como fundamento que a História ensinada pode operar de maneira muito significativa no que diz respeito à construção de subjetividades humanas. O principal exercício empreendido nesta pesquisa foi o de fundamentar, através de análi...
As margens no centro: podcast Trajetórias Periféricas, Memórias Contra-Hegemônicas
Este é um trabalho dedicado ao ensino de história, às trajetórias periféricas e às memórias contra-hegemônicas de indivíduos pertencentes a grupos sociais historicamente marginalizados e invisibilizados, como negros, mulheres, homossexuais e indígenas. Com a utilização de ferramentas como a memória, a história oral, a biografia, o pensamento decolonial e os estudos sobre periferias urbanas, utilizando-as para pensar o ensino de história, este projeto elaborou um podcast que ouviu narrativas d...
- 66 UERJ
- 66 Dissertação