PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA) : [75] Visualizar estatísticas
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Uma Lei na “sarjeta”: a aplicação da 10.639/03 e as histórias em quadrinhos no ensino de História
A presente dissertação tem como objetivo compreender as possíveis relações de trabalho entre o Ensino de História e as Histórias em Quadrinhos estabelecidas a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que apontam sobre a obrigatoriedade da inclusão do estudo da História e cultura afro brasileira e indígena nas redes de ensino público e privado, de modo que os estudantes possam ampliar a percepção histórica em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus ...
O fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolis
Este trabalho é fruto das minhas inquietações enquanto professora de História das turmas de aceleração do município de Teresópolis (RJ). A presente pesquisa busca repensar o currículo de História a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as subjetividades e potencialidades dos alunos. Entende-se que são eles quem devem assumir um papel de protagonismo no fazer histórico escolar, percebendo-se como sujeitos históricos e sujeitos de suas trajetórias. Para isso, os estudant...
Scholastique Mukasonga: uma escritora ruandense em uma sala de aula de História
Este trabalho se realiza a partir do estudo das possibilidades didático-pedagógicas no Ensino e Aprendizagem em História da obra A mulher de pés descalços (2017), da escritora Scholastique Mukasonga. Considerando a potencialidade da narrativa de uma autora negra, mulher, africana e autorreconhecida como sobrevivente do genocídio perpetrado em seu país, Ruanda, o presente texto mobiliza conceitos a partir da História, da Memória e do Trauma Histórico, buscando entender as múltiplas importância...
Longe de Deus e dos livros didáticos: o ensino de história da América Hispânica no século XIX no ensino médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018)
A presente dissertação objetiva discutir como as coleções didáticas da disciplina História no Ensino Médio do PNLD 2018 tratam os temas relativos à história da América Hispânica, particularmente no primeiro século após as independências. Ancilarmente, traçaremos um panorama amplo da presença dos povos ameríndios, antes e depois da invasão espanhola do final do século XV, tradicionalmente denominada “descobrimento da América”. Essa abertura aos ameríndios se deve à forte presença textual e ico...
Paraty Patrimônio Mundial Misto: povos e comunidades tradicionais e o ensino de História na rede municipal
Em 05 de julho de 2019, a cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o título de Patrimônio Mundial Misto, compondo o sítio Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade. Esse se tornou o primeiro sítio misto, portanto, de caráter cultural e natural, do Brasil. Para tal conquista, foi fundamental a presença de povos e comunidades tradicionais no território do município, jun...
‘As’ fósseis falam: Lucy e Luzia em uma sequência didática alternativa para o ensino de História no 6º ano do Ensino Fundamental
Esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Ela tem como objetivo responder a uma inquietante e recorrente pergunta feita por alunas nas aulas de História: “Professor, por que a História só fala de homens?”. Assim sendo, foi realizada uma breve análise da legislação educacional brasileira privilegiando os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/...
Os desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamental
Não basta que os indivíduos apenas saibam ler e escrever. Atualmente, os pesquisadores que estudam letramento dão bastante atenção aos usos sociais que se faz da escrita e da leitura na vida prática. O letramento incorporado neste trabalho parte do princípio de que existem múltiplos letramentos, sendo o letramento histórico uma de suas formas específicas de leituras possíveis. Essa leitura histórica do mundo contribui para o desenvolvimento da consciência histórica (construção de identidade e...
Reflexões sobre currículo, educação profissional e ensino de história: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage
A presente pesquisa analisa a importância da disciplina História no currículo do Ensino Médio, em um curso de formação técnica, no Estado do Rio de Janeiro. Focaliza as discussões em torno das políticas educacionais curriculares voltadas à realização da educação profissional e seus impactos na vida dos estudantes matriculados nessa etapa da educação básica, a partir do levantamento e diálogo com os referenciais teórico-metodológicos do campo da História e da Educação, mobilizados em pesquisas...
A potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticas
A capacidade de leitura e escrita dos estudantes é frequentemente colocada em questão quando o assunto é o baixo desempenho escolar. Dentro deste contexto, o termo letramento é constantemente citado como fator de grande relevância a ser desenvolvido no trabalho escolar, no que diz respeito às condições necessárias ao trabalho pedagógico que visa melhorar o panorama da aprendizagem discente. Esta pesquisa analisa, baseada nas proposições do pedagogo Célestin Freinet, as aulas- passeio como prá...
As últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19
Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre as possibilidades da utilização de narrativas estudantis como forma de potencializar os conhecimentos históricos criando um contexto de possibilidades de autoconscientização de seus papeis como agentes e produtores de experiências históricas. A descrição de eventos vividos por sobreviventes da Segunda Guerra Mundial presentes no livro As últimas testemunhas, da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévit...
“Professora, e se eu fosse branco?” Usos do biográfico por uma educação antirracista
Neste estudo, refletimos sobre os usos do biográfico como uma ferramenta interessante para visibilizar a agência da população negra na história. As reflexões feitas aqui tiveram como mote a fala do meu aluno negro "J”, em que manifesta o desejo de experimentar ser branco. A partir das inquietações suscitadas por esse episódio, refletimos sobre a demanda do movimento negro por uma reavaliação do papel do negro na história e sobre qual abordagem das histórias de vida pode ser mais adequada para...
A aula como uma batalha de textos: a teoria e o ensino de História através do jogo Tempos & histórias
O jogo Tempos & histórias foi desenvolvido como um material pedagógico que integra conceitos, conteúdos e metodologias para colaborar com o aprendizado escolar nas áreas do conhecimento que envolvem a História, assim como possibilitar o desenvolvimento de habilidades através da ludicidade, na busca de fortalecer o compromisso no ensino de História na direção de uma cidadania voltada para os valores democráticos e de reconhecimento da diversidade no processo educacional. Como material didático...
Lúcia Maria de Souza, mulheres militantes e Ditadura Militar: narrativas vivenciais no ensino de história
O trabalho aqui apresentado referente à dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – ProfHistória trabalha com memórias e narrativas vivenciais de mulheres militantes na Ditadura Militar brasileira (1964-1985), com objetivo de valorizar essas mulheres, ressaltando suas histórias e atuações políticas no período, procurando refletir acerca das invisibilidades, dos silêncios e esquecimentos aos quais essas mulheres foram submetidas e valorizar as subjetividades e...
Projeto de Correção de Fluxo no Rio de Janeiro: Reflexões de uma professora de História, de sua atuação em turmas de aceleração
Esta dissertação versa sobre os projetos de correção de fluxo instituídos, no município do Rio de Janeiro, a partir da minha experiência como professora de História em tais projetos. Esses projetos fazem parte de uma política pública educacional voltada à garantia da permanência de crianças e adolescentes que apresentam a distorção idade e ano de escolaridade, sendo uma realidade em diversos municípios brasileiros em atendimento às determinações da LDB de 1996. A investigação que realizamos a...
Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico
O tema central desta pesquisa é a reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de História em um colégio da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia de COVID-19. A preocupação era a de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de fornecer evidências de aprendizagem da habilidade EF9HI06 sobre trabalhismo, presente na BNCC do Ensino Fundamental, e do conceito de populismo, ausente na normativa, mas essencial para a formação política do indivíduo. Assim, o trabalho dis...
Sala de aula invertida e o ensino de história: um diálogo à luz da História Pública
Esta pesquisa tem como foco principal promover uma reflexão sobre o método da sala de aula invertida e o aprendizado de história, de modo a analisar as suas contribuições para a construção de um caminho investigativo potente para o ensino de história escolar. Para isso, foram utilizadas, de forma crítica, as reflexões e debates promovidos pela História Pública, estabelecendo assim conexões com a sala de aula invertida. Como essa dissertação faz parte de um mestrado profissional, foi desenvolv...
Também com memes se ensina e se aprende história: uma proposta didático-histórica para o Ensino Fundamental II
A História e seu ensino vêm atravessando nas últimas décadas um processo de mudanças que, de certa forma, relacionam-se à afirmação de novas formas de se ler e comunicar histórias e memórias do homem no tempo. Essas novas formas têm possibilitado um acesso ampliado de narrativas de sentido histórico em diferentes suportes, especialmente os digitais, que, produzidas em ambientes públicos, rompem os muros escolares e constituem sentidos na sala de aula. Esta pesquisa busca refletir aspectos das...
O conceito de escravidão no processo de letramento histórico escolar
A dissertação foi norteada pelo desejo de compreender como as/os estudantes, do primeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro mobilizam o conceito de escravidão que trazido das suas trajetórias escolares e de vida, durante as aulas de História. Foi utilizado o conceito de escravidão para o processo histórico em estudo, considerado pertinente ao cotidiano das/os estudantes. Para realizar a pesquisa, optamos principalmente pelo método qualitativo da pesquisa-ação, embo...
Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro
O presente trabalho visa apresentar um de percurso pedagógico nos espaços de memória e militância do anarquismo do início do século XX, localizados no Centro do Rio de Janeiro. O estudo privilegia o direito à utilização pedagógica da cidade e a defesa de uma concepção de ensino de história que extrapole os espaços de educação formal. Nesse sentido, propõe um percurso que engloba espaços consagrados da história sócio-política carioca, como a Rua do Ouvidor, o Largo de São Francisco, a Praça Ti...
Dom Adriano e ensino de história para os direitos humanos: um mapa digital sobre locais de memória e resistência à Ditadura em Nova Iguaçu
O Presente estudo partiu da experiência de sala de aula. Temas espinhosos revelavam conflitos de memória e exaltações à violações dos direitos humanos como o retorno à ditadura militar no Brasil. Como jovens, que não vivenciaram esta realidade, defendiam o retorno a um regime de exceção? Será que sabiam o que realmente era uma ditadura? E os direitos essenciais do cidadão? Qual seria o papel do professor na reelaboração dessas memórias? Essas questões levaram à formulação de uma proposta de p...
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- 75 Dissertação