
PPG EM GEOGRAFIA - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (FFP) : [56] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Análise da paisagem da bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu - RJ, sob os enfoques estruturais e funcionais da cobertura vegetal, a partir de perspectivas geoecológicas da paisagem
O estudo da paisagem, a partir de uma visão geossistêmica, ou seja, integrada, é de grande importância, principalmente devido às ações contínuas do homem na superfície terrestre. Dentre os elementos que compõem a paisagem, a vegetação, em especial, exerce uma função determinante no equilíbrio dos sistemas naturais. Assim, os estudos referentes à cobertura vegetal permitem entender o quão equilibrado está uma área e como ela consegue manter suas funções geossistêmicas, como por exemplo, a manu...
As práticas socioespaciais de alunos do ensino médio do bairro Taquara – Duque de Caxias – RJ
Diariamente os alunos percorrem a cidade observando às transformações socioespaciais nos bairros, produzindo e consumindo identidades, criando histórias. A educação geográfica visa estimular às suas capacidades analíticas, reflexivas e críticas, considerando-os como sujeitos ativos e o centro do processo de ensino e aprendizagem, despertando o raciocínio geográfico. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar, a partir das práticas socioespaciais dos alunos, leituras do espaço ur...
Expansão e transformações urbanas no município de São Gonçalo/RJ: a produção social do espaço nos bairros de Porto Novo e Gradim
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a produção do espaço nos bairros Porto Novo e Gradim no município de São Gonçalo/RJ, e os processos de expansão urbana, segregação residencial e impactos socioambientais sofridos nestes locais na segunda metade do século XX, acentuando-se na década de 1980 até o início do século XXI, marcando a transição do rural para o urbano neste espaço que sofreu profundas transformações socioespaciais a partir deste período. Estes bairros localizam-...
A influência da dinâmica e dos diferentes usos na distribuição e origem de microplásticos no litoral da Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ)
Os litorais estão cada vez mais ameaçados pela poluição por resíduos sólidos, com destaque para os materiais plásticos e microplásticos, que colocam em risco os ambientes costeiros e as populações que deles dependem para a sua subsistência. Este trabalho objetiva construir um diagnóstico acerca da poluição por microplásticos no litoral da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ), com base no entendimento do papel das áreas fontes (continentais e marinhas) e dos processos costeiros no transporte e dep...
O protagonismo da mulher no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Rio de Janeiro
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi criado no ano de 1984 e, desde então, vem sendo um importante ator social na luta pela terra no Brasil ao reivindicar uma reforma agrária popular. O Movimento tem se mostrado eficaz em sua atuação ao enfrentar o modelo de agricultura imposto pelo agronegócio e nas conquistas de terras para fins de reforma agrária. Ao longo dos anos, a história do Movimento foi apreendida dentro de uma perspectiva homogeneizada. Essa pesquisa, no entant...
As implicações territoriais da pacificação de favelas: um estudo sobre a Unidade de Polícia Pacificadora da Mangueira (Rio de Janeiro)
A presente dissertação, ao propor um exame das implicações territoriais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na favela da Mangueira e em seu entorno, constituiu um esforço de compreensão de uma das facetas do espaço geográfico carioca, principalmente em sua dimensão político-territorial, além de ter adensado o debate mais geral sobre as repercussões da atual política de segurança promovida pelo governo estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa que deu origem a este trabalho apoiou-se na real...
Intelecção, leitura de mundo e ensino de Geografia
O objetivo da pesquisa foi analisar a intelecção e a possibilidade de interpretação objetiva da realidade, que permitam compreender e contribuir para o ensino de geografia mais adequado e eficiente em subsidiar a construção de leituras da realidade social mais críticas, profundas e criteriosas. Chegou-se à três premissas: a primeira que leituras/crenças são qualitativamente distinguíveis, a segunda que a educação e suas disciplinas sociais (geografia, história, sociologia, filosofia) assim a ...
A prática de ensino de geografia nas associações escolares: Escola Nossa e Associação Educacional de Niterói
Esta pesquisa investigou as aulas dos professores de Geografia na Associação Educacional de Niterói (AEN) e na Escola Nossa (EN). O objetivo foi analisar se suas práticas de ensino possuíam influências dos contextos educacionais dessas instituições. Isso porque, apesar de serem escolas privadas, são mantidas por Associações sem fins lucrativos e foram criadas a partir da união e movimentação dos familiares dos alunos, que desejavam uma instituição com maior qualidade educacional e mensalidade...
O Ensino de Geografia apresentado para o 6º ano na Educopédia SME/RJ
O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de geografia no 6º ano do ensino fundamental a partir do uso da Educopédia, abordando os conteúdos da disciplina presentes no currículo da rede de acordo com as Orientações Curriculares da SME/RJ (2016). O mundo apresenta-se cada vez mais globalizado e tecnológico, a expansão do uso de TICs no cotidiano ampliou os diferentes modos de acesso ao conhecimento disponibilizado na internet. O meio-técnico-científico-informacional está presente...
A Relação Sociedade e Natureza no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio do PNLD
O ensino de geografia pode desenvolver no aluno a capacidade de compreensão das dinâmicas socioespaciais, podendo atuar criticamente com o objetivo de promover a transformação daquele. Para que a Geografia consiga atingir seu propósito, o professor recorre a diversas linguagens, e dentre essas, está o livro didático, que ainda funciona como um dos recursos mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Tal afirmação se torna contundente quando se parte para a análise das condições da e...
As Práticas Socioespaciais urbanas dos estudantes da EJA do Município de Duque de Caxias, RJ
A pesquisa tem como objetivo geral analisar como o estudo de cidade/urbano contribui para a construção dos conceitos e conteúdos geográficos escolares, a partir das análises das práticas socioespaciais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do Município de Duque de Caxias-RJ. O propósito desse estudo é possibilitar que as aulas promovam a compreensão da leitura espacial de uma parte da realidade vivida, que se materializa em um determinado espaço produzido. Diante disso, é importante...
A identidade cultural no ensino de geografia: estudo de caso no município de Itaguaí- RJ
Ensinar a Geografia a partir de uma perspectiva da Geografia Cultural é promover a compreensão da importância do componente cultural dos estudantes na sala de aula. Desta maneira, o objetivo central desta pesquisa é compreender como o ensino de Geografia pode abordar didaticamente as identidades culturais com duas turmas de 6º anos e uma turma de 7º ano dos estudantes da Escola Municipalizada Prefeito Vicente Cicarino-CIEP 300, localizada na cidade de Itaguaí, município da Região Metropolitan...
Sensibilidade ambiental do litoral da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) a eventos de derramamento de óleo
Impactos socioambientais causados pelo transporte marinho e terrestre de hidrocarbonetos são cada vez mais frequentes devido à ocorrência de acidentes com derramamentos de óleo. Desastres dessa natureza causam sérios impactos aos ambientes costeiros, além de prejudicar atividades econômicas essenciais à sobrevivência da população, o que reforça a importância de se conhecer o grau de sensibilidade do litoral a eventuais derramamentos de óleo. A Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), está dividid...
Mapeamento geomorfológico e análise da distribuição dos remanescentes florestais na bacia hidrográfica do rio Caceribu.
A bacia hidrográfica é uma unidade de relevo que compreende a área drenada por um sistema fluvial, e o estado de conservação da vegetação exerce influência direta em seu equilíbrio dinâmico. O desmatamento em áreas de nascentes dos rios, por exemplo, pode causar impactos negativos em toda a bacia. Auxiliando nos estudos ambientais, as informações obtidas por meio da tecnologia do sensoriamento remoto vêm sendo extensamente utilizadas nos últimos anos. A interpretação das imagens possibilita a...
Dinâmica das perdas de água e solo associada ao uso de práticas conservacionistas no Assentamento Fazenda Engenho Novo São Gonçalo
As especificidades pedológicas presentes em muitos tipos de solos dificultam a infiltração hídrica, favorecem à erosão superficial e limitam à dinâmica funcional do sistema solo. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a dinâmica das perdas de água e solo, mediante o emprego do manejo conservacionista, como alternativa possível para a agricultura familiar, no Assentamento Fazenda Engenho Novo (São Gonçalo RJ). Para tanto, em uma área com declividade de 15% e elevação de 38 m, fo...
Pensando a educação do campo no ensino superior de geografia: um estudo de caso sobre o CEGeo
O presente trabalho é um estudo de caso, no qual se buscou investigar a experiência da primeira turma de formação de licenciatura e bacharelado em Geografia do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária PRONERA, em parceria com a Universidade Estadual Paulista − UNESP e os movimentos sociais associados à Via Campesina, que foi o Curso Especial de Graduação em Geografia- CEGeo. Com esta dissertação, buscamos pesquisar, analisar e registrar o processo de criação e desenvolvimento ...
Modernização e produção social do espaço: ações, papéis e estrutura do Superporto Sudeste e conflitos territoriais na Ilha da Madeira
O espaço geográfico é um complexo de ações dos mais diversos atores, nesse sentido a presente Dissertação aborda a dinâmica de um conflito territorial estabelecido pelas diferentes formas de apropriação do território. O recorte espacial do conflito abarca o bairro da Ilha da Madeira e a Baía de Sepetiba, visto que ambos são disputados pelos pescadores artesanais e pelo Porto Sudeste. O conflito em voga emerge a partir da instalação do Porto Sudeste, pois o mesmo promove mudanças drásticas na ...
Escala geográfica e cartográfica do 6º ano no Ensino Fundamental: mapas mentais e aprendizagem
A investigação pretende analisar como o conceito de Escala vem sendo apreendido no 6º ano do Ensino Fundamental pelos estudantes. Como este conhecido desenvolvido pelos alunos tem contribuído para a formação de um raciocínio espacial na escola básica. Para tal, investe-se no conhecimento das representações espaciais das Escalas cartográfica e geográfica dos estudantes. A fim de avançar, discute-se qual a visão construída pelos estudantes, com base na diferenciação e complementação das conceit...
Os programas de ensino de Geografia do Colégio Pedro II de 1926 a 1951: a transição do caráter corográfico ao discurso científico a serviço de um novo projeto de escola e de Brasil
A pesquisa propôs uma abordagem sócio-histórica do currículo de Geografia no Colégio Pedro II, a partir da análise dos conceitos-chave e da lógica de organização de conteúdos dos programas de ensino de 1926, 1929, 1931, 1942 e 1951. Numa concepção do currículo como prática de poder, o objetivo foi articular a renovação do pensamento pedagógico e geográfico no contexto da passagem do espaço brasileiro à fase industrial. Conforme mudam as finalidades educativas, muda o que se ensina e como se e...
Implicações da psicologia do desenvolvimento no ensino de geografia e na organização dos materiais didáticos
O trabalho analisa as implicações da psicologia do desenvolvimento no ensino de geografia, o que permitiu propor princípios de organização de materiais didáticos, que auxiliem na passagem dos conceitos cotidianos aos conceitos científicos na escola. Alternativo ao uso exclusivo do livro didático, o debate sobre os materiais didáticos conduziu ao estigma atribuído à Geografia de ser uma disciplina que lança mão de metodologias de caráter descritivo, enfadonho, não contextualizadas com as práti...
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- 56 Dissertação