
PPG EM GEOGRAFIA - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (FFP) : [68] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Geografia e questões epistemológicas: a totalidade homem-meio e a superação do arquétipo N-H-E
O modelo de sítio-situação estrutura N-H-E é o padrão de ciência que no correr do século XX se consolida como discurso geográfico em todo o mundo. Forma de acomodação destinada a impedir ou minimizar a pulverização fragmentária que contém dentro de si mesmo, esse modelo se sustenta, todavia, numa espécie de arquétipo que vem das fundações originárias da Geografia (Moreira, 2014, p. 57). É sabido que a Geografia nasce para atender aos governos e parece que assim tem permanecido até os dias atu...
Narrativas do Branco nas imagens do livro didático Expedições Geográficas do 7° ano
O livro didático pode ser considerado um dispositivo cultural, marcado por discursos didáticos e pedagógicos, negociados e hibridizados com preleções de ordem econômica e política. Na análise das imagens do livro didático Expedição Geográfica de Geografia do 7° ano do Ensino Fundamental da editora Moderna, buscou-se analisar de que forma o “branco”, é representado através das imagens nas Regiões do Brasil. Assim, buscou-se avaliar o impacto gerado pelos conceitos de colonialidade do saber, da...
Diagnóstico geoambiental da Lagoa de Maricá (RJ) como subsídio as formas de uso e ocupação do litoral
O presente estudo objetivou contribuir para o entendimento dos impactos antrópicos na Lagoa de Maricá, como subsídio às formas de uso e ocupação do litoral. Para isso, objetivou-se identificar os principais problemas ambientais causados pelas diversas atividades no entorno da laguna. Os impactos antrópicos nas lagoas costeiras podem causar a eutrofização e contaminação desse ambiente por meio do lançamento de esgoto sem tratamento, além de gerar problemas na saúde pública. Os danos causados a...
“Nesse rio corre saber”: Análise do ensino de geografia a partir da geograficidade em duas escolas ribeirinhas do Distrito de Carapajó-Cametá-PA
Nessa pesquisa, a geograficidade é vista como a categoria mais adequada para compreender a existência espacial dos sujeitos. Compreende-se o ribeirinho, sujeito que habita as várzeas, com seu jeito próprio de viver e existir, que possui em seus espaços vividos, elementos que lhes são próprios, os rios, as palafitas, o tipo de vegetação. Identificar esses elementos é um exercício de localização das relações entre esses sujeitos, às espacialidades construídas e suas práticas e saberes tecidos e...
Uma proposta para o monitoramento de processos erosivos por voçorocamento com o uso de RPAS, na bacia do rio Iriri nos períodos de 2020 e 2022
Os processos erosivos são visíveis ao longo da superfície terrestre e são amplamente estudados. Esses processos causam impactos em diferentes áreas da sociedade, assim sendo, além de um interesse em caráter social, as análises e os estudos destes processos possuem grande interesse econômico, haja vista que servem como prognósticos e podem auxiliar em questões de planejamentos e gestão. A constante evolução tecnológica tem influenciado os estudos direcionados para o desenvolvimento de metodolo...
Ocorrência e distribuição de microplásticos nos sedimentos de fundo, margem e nas águas superficiais do sistema lagunar Maricá-Guarapina (RJ)
A crescente urbanização do litoral tem causado, com frequência diversos impactos provenientes do descarte de resíduos sólidos, poluentes domésticos e industriais, culminando no desequilíbrio dos ecossistemas lagunares e prejudicando atividades importantes como à pesca artesanal e o turismo local. O Sistema lagunar Maricá-Guarapina, localizado no município de Maricá (RJ), vem apresentando problemas relacionados à poluição devido à ocupação de suas áreas marginais nas últimas décadas. Diante do...
A Geografia do Ensino Médio nas formações espaciais brasileiras: Reformas Educacionais e a Contribuição da Perspectiva do Trabalho e Geografia
A pesquisa busca analisar a função social da Geografia no Ensino Médio na perspectiva da politecnia enquanto instrumento de crítica da dualidade histórica desta etapa da educação básica, tendo como objetivos específicos: apontar os problemas do ensino médio, em particular sua dualidade histórica e o papel da Geografia em sua trajetória nos diferentes períodos da formação espacial brasileira (MOREIRA, 2020) e da história das ideias pedagógicas no Brasil (SAVIANI, 2019), analisar as implicações...
As redes de produção da reciclagem no estado do Rio de Janeiro: circuitos espaciais e os desafios dos catadores de materiais recicláveis
O presente trabalho se insere na discussão sobre a importância do trabalho de catação dos materiais recicláveis, visto que um dos maiores problemas enfrentados atualmente no mundo refere-se à geração, gestão e destinação dos resíduos sólidos produzidos nas mais diversas atividades exercidas pelo homem. A pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo, visa refletir sobre a importância da rede de produção da reciclagem e o trabalho da catação neste cenário, também o relacionando empiricame...
As escalas das infâncias na cartografia ficcional de Jader Janer e na Geografia da Infância: das insignificâncias às significâncias
Esta dissertação resulta de uma investigação sobre Geografia e Literatura na obra O colecionador de botões e a menina que gostava de mapas remendados de Jader Janer, cuja categoria de análise é a escala, e tem como objetivo analisar a relação entre a cartografia da Geografia da Infância e a cartografia presente no texto ficcional da obra citada a partir da escala geográfica e cartográfica em diálogo com as escalas vivenciais das crianças. É um diálogo entre o Jader Janer geógrafo e o escritor...
Sistema Agroflorestal em área degradada: subsídios para recuperação de solos em geossistemas urbanizados
O objetivo desse trabalho consiste em observar as etapas iniciais da implantação de um sistema agroflorestal (SAF) em um cambissolo, utilizando leguminosas para recuperação do topo do solo degradado na Estação Experimental Kamuatá (EEK) localizada no campus da Faculdade de Formação de Professores (FFP). Dessa maneira pretende-se monitorar os primeiros efeitos da revegetação no solo, munindo-se de dados climáticos e pedológicos da região como subsídio para o desenvolvimento do SAF.O trabalho s...
Hidrologia em domínio colinoso associado à Argissolo Vermelho Distrófico Abrupto na Estação Experimental de Pesquisa de Erosão / Assentamento Fazenda Engenho Novo (EEPE/AFEN) – município de São Gonçalo/RJ
As características físicas dos Argissolos promovem naturalmente descontinuidade hidráulica ao longo do perfil, tornando-o susceptível à erosão hídrica e a ocorrência de fluxos lateralizados. Nesse sentido, torna-se relevante a utilização de cobertura vegetal para a conservação do solo e da água, especialmente em áreas agrícolas, pois contribui para a proteção do solo contra o impacto direto das gotas de chuva e para maior estabilidade dos agregados. Além disso, a atuação dos sistemas radicula...
Bacias Hidrográficas e Ensino de Geografia: percepções ambientais sobre as inundações urbanas na Bacia do Rio Alcântara, São Gonçalo – RJ
Nos dias atuais têm emergido, cada vez mais, o debate sobre os impactos ambientais nas grandes cidades brasileiras. Nesse sentido, é essencial trabalhar este tema nas aulas de Geografia, considerando que a educação geográfica permite conduzir o conhecimento como subsídio à ação dos alunos no lugar onde vivem e da sociedade de maneira geral. Isso se torna, portanto, uma possibilidade de aproximação dos estudantes à sua realidade para que, então, possam compreender e refletir criticamente sob a...
Análise da paisagem da bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu - RJ, sob os enfoques estruturais e funcionais da cobertura vegetal, a partir de perspectivas geoecológicas da paisagem
O estudo da paisagem, a partir de uma visão geossistêmica, ou seja, integrada, é de grande importância, principalmente devido às ações contínuas do homem na superfície terrestre. Dentre os elementos que compõem a paisagem, a vegetação, em especial, exerce uma função determinante no equilíbrio dos sistemas naturais. Assim, os estudos referentes à cobertura vegetal permitem entender o quão equilibrado está uma área e como ela consegue manter suas funções geossistêmicas, como por exemplo, a manu...
As práticas socioespaciais de alunos do ensino médio do bairro Taquara – Duque de Caxias – RJ
Diariamente os alunos percorrem a cidade observando às transformações socioespaciais nos bairros, produzindo e consumindo identidades, criando histórias. A educação geográfica visa estimular às suas capacidades analíticas, reflexivas e críticas, considerando-os como sujeitos ativos e o centro do processo de ensino e aprendizagem, despertando o raciocínio geográfico. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar, a partir das práticas socioespaciais dos alunos, leituras do espaço ur...
Expansão e transformações urbanas no município de São Gonçalo/RJ: a produção social do espaço nos bairros de Porto Novo e Gradim
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a produção do espaço nos bairros Porto Novo e Gradim no município de São Gonçalo/RJ, e os processos de expansão urbana, segregação residencial e impactos socioambientais sofridos nestes locais na segunda metade do século XX, acentuando-se na década de 1980 até o início do século XXI, marcando a transição do rural para o urbano neste espaço que sofreu profundas transformações socioespaciais a partir deste período. Estes bairros localizam-...
A influência da dinâmica e dos diferentes usos na distribuição e origem de microplásticos no litoral da Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ)
Os litorais estão cada vez mais ameaçados pela poluição por resíduos sólidos, com destaque para os materiais plásticos e microplásticos, que colocam em risco os ambientes costeiros e as populações que deles dependem para a sua subsistência. Este trabalho objetiva construir um diagnóstico acerca da poluição por microplásticos no litoral da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ), com base no entendimento do papel das áreas fontes (continentais e marinhas) e dos processos costeiros no transporte e dep...
O protagonismo da mulher no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Rio de Janeiro
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi criado no ano de 1984 e, desde então, vem sendo um importante ator social na luta pela terra no Brasil ao reivindicar uma reforma agrária popular. O Movimento tem se mostrado eficaz em sua atuação ao enfrentar o modelo de agricultura imposto pelo agronegócio e nas conquistas de terras para fins de reforma agrária. Ao longo dos anos, a história do Movimento foi apreendida dentro de uma perspectiva homogeneizada. Essa pesquisa, no entant...
As implicações territoriais da pacificação de favelas: um estudo sobre a Unidade de Polícia Pacificadora da Mangueira (Rio de Janeiro)
A presente dissertação, ao propor um exame das implicações territoriais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na favela da Mangueira e em seu entorno, constituiu um esforço de compreensão de uma das facetas do espaço geográfico carioca, principalmente em sua dimensão político-territorial, além de ter adensado o debate mais geral sobre as repercussões da atual política de segurança promovida pelo governo estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa que deu origem a este trabalho apoiou-se na real...
Intelecção, leitura de mundo e ensino de Geografia
O objetivo da pesquisa foi analisar a intelecção e a possibilidade de interpretação objetiva da realidade, que permitam compreender e contribuir para o ensino de geografia mais adequado e eficiente em subsidiar a construção de leituras da realidade social mais críticas, profundas e criteriosas. Chegou-se à três premissas: a primeira que leituras/crenças são qualitativamente distinguíveis, a segunda que a educação e suas disciplinas sociais (geografia, história, sociologia, filosofia) assim a ...
A prática de ensino de geografia nas associações escolares: Escola Nossa e Associação Educacional de Niterói
Esta pesquisa investigou as aulas dos professores de Geografia na Associação Educacional de Niterói (AEN) e na Escola Nossa (EN). O objetivo foi analisar se suas práticas de ensino possuíam influências dos contextos educacionais dessas instituições. Isso porque, apesar de serem escolas privadas, são mantidas por Associações sem fins lucrativos e foram criadas a partir da união e movimentação dos familiares dos alunos, que desejavam uma instituição com maior qualidade educacional e mensalidade...
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- 68 Dissertação