PPG EM HISTÓRIA DA ARTE : [17] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
As megaexposições e a valorização da imagem institucional: um estudo de caso sobre a relação do Banco do Brasil e seu Centro Cultural
A dissertação produzida tem por objetivo analisar e buscar compreender como ocorre a assimilação de capital cultural por meio do patrocínio privado, a pesquisa buscou analisar a relação entre o estabelecimento das leis de incentivo fiscal e a inserção das instituições bancárias no campo da cultura através de centros culturais, observando os contextos históricos que permearam tal inserção e as permanências que se dão no campo das artes e da cultura ainda hoje, observando de maneira mais direta...
Análise de três igrejas neogóticas da Família Vicentina no sudeste brasileiro do século XIX: aspectos construtivos, decorativos e programa artístico integrado
O presente trabalho discute aspectos construtivos e decorativos de três igrejas construídas pela Família Vicentina no Sudeste brasileiro ao longo do último quartil do século XIX. As duas igrejas mineiras, N. Sra. Mãe dos Homens, no Santuário do Caraça, e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina, foram construídas pela Congregação da Missão. Já a Basílica da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, foi erguida pela Companhia das Filhas da Caridade. Todas as três foram projetadas pe...
Abigail de Andrade e Angelina Agostini: artistas mulheres entre os séculos XIX e XX
A pesquisa examina a produção artística feminina no Brasil entre os séculos XIX e XX, concentrando-se em duas pintoras: Abigail de Andrade e Angelina Agostini, mãe e filha. Inicialmente, exploramos o contexto artístico no Brasil no período oitocentista e, em seguida, traçamos um panorama de espaços de formação disponíveis, destacando as diferenças e semelhanças entre as gerações de Abigail e Angelina. Com este objetivo, nos debruçamos em alguns estudos importantes, como das pesquisadoras Ana ...
Maria Martins, a artista
Esta dissertação discorre sobre a atuação da artista Maria Martins (1894 – 1973) em um contexto nacional e internacional durante as décadas de 40 a 60. Maria, reconhecida por suas esculturas, foi também uma importante agente social e política para o cenário das artes visuais brasileira, tendo atuado como ponte entre os artistas e intelectuais internacionais e o Brasil. Foram levantados dados sobre exposições internacionais e nacionais, textos críticos e análises de obras produzidas por Maria ...
A Escultura Tumular de Rodolfo Bernardelli no acervo do Museu Nacional de Belas Artes: estudo das maquetes para o túmulo dos imperadores D. Pedro II e Da. Teresa Cristina
A existência de uma coleção de maquetes tumulares de autoria de Rodolfo Bernardelli, presente no acervo do Museu Nacional de Belas Artes, levou à identificação de duas maquetes elaboradas para o túmulo dos imperadores D. Pedro II e Dª. Teresa Cristina. Esses modelos, concebidos com a finalidade de implementação do túmulo imperial, revelam os bastidores do processo de reabilitação da memória do Império no contexto da Primeira República. A revogação do decreto de banimento da família imperial e...
Traditio Sphaerae: o marco cosmológico esférico e o conhecimento científico nos processos de figuração celestial em imagens e textos
Esta tese situa a Traditio Sphaerae no quadro de um mais vasto encadeamento artístico, filosófico e histórico, o qual não pode, evidentemente, ser esvaziado plenamente, mas apenas esboçado em suas linhas gerais. O movimento que se propõe aqui descrever, longe de estar concentrado e fechado sobre si mesmo, encontra-se, muito pelo contrário, ligado por múltiplos vínculos tanto no futuro quando ao passado. Ela constitui apenas um ato, uma fase singular do imenso movimento que possibilitou o indi...
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
A presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzi...
Poéticas da paisagem: trânsitos e aproximações na produção de Brígida Baltar e Cao Guimarães
O trabalho discorre sobre a produção em filme e vídeo de Brígida Baltar e Cao Guimarães, tendo como ponto de partida a condição contemporânea da paisagem na arte. Em um primeiro momento, apresentamos um breve panorama das origens da paisagem no Ocidente, em analogia ao surgimento do cinema e da videoarte, alcançando, por fim, os impactos da imagem em movimento para a produção brasileira. Com esse objetivo, nos apoiamos nas pesquisas de Jean-Marc Besse, Augustin Berque, Alain Roger, Raymond Wi...
Decolonialidade e gestão da alteridade: a prática da curadoria compartilhada entre povos indígenas e instituições culturais no Brasil
No Brasil, a partir dos anos 1970, os estudos pós-coloniais passam a reverberar um interesse sobre a história dos colonizados e o espaço acadêmico começa a desenvolver pesquisas em que a dimensão estética da cultura material dos povos indígenas é amplamente analisada e, em consequência, as discussões sobre as formas de abordagem dessa materialidade pelas instituições culturais. O discurso dominante vem sendo, desde então, revisitado pela academia e também questionado por meio da articulação d...
Anjos arcabuzeiros: uma temática andina
A presente pesquisa se debruça sobre uma das temáticas mais importantes da produção artística andina: os anjos arcabuzeiros. Desenvolvida por artistas locais nos Andes, entre os séculos XVII e XVIII no Vice-Reino do Peru, esses seres foram representados segurando um dos armamentos mais utilizados no início do século XVII, o arcabuz, junto a uma indumentária rica em detalhes. Para analisar essas obras é necessário compreender o meio em que foram feitas. Elas são reflexo do processo de transcul...
A arte sob a lupa: a construção da connoisseurship como profissão e seus meios de avaliação de obras de arte
Este trabalho tem como foco a discussão sobre a construção da profissão do connoisseur ao longo dos anos, estabelecendo relações que podem ser vistas desde o século XV até o XX. A partir de uma abordagem que remonta à Antiguidade clássica e ao Renascimento, aponto para essas relações, vistas principalmente através da cultura do colecionismo e antiquariato, que foram importantes para a afirmação da figura desse profissional. Além disso, apresento uma abordagem acerca da figura de Giulio Mancin...
Raça, classe e gênero nas artes visuais: o empoderamento das linguagens negro-brasileiras
Esta dissertação de mestrado propõem um exercício de olhar sobre a produção de artistas negras/os e não-brancas/os em emergência na contemporaneidade que possa, ao mesmo tempo, honrar a memória daquelas/es que vieram antes, e que foram atingidas/os pelo drama do reconhecimento em suas carreiras e contrariar a lógica racista que deslegitima tal produção levando-as/os à um apagamento sistemático na história da arte. Com base nas reflexões de diversas/os intelectuais, em especial intelectuais ne...
Antonio Virzi: arquiteto e arquitetura migrantes
O presente trabalho tem por objetivo contribuir com a pesquisa já iniciada por outros autores sobre a vida e a obra do arquiteto italiano Antonio Virzi, que migrou para o Rio de Janeiro em 1911. Para tanto, apresenta-se na primeira parte dessa dissertação uma pequena imersão no contexto carioca: a relação entre reforma urbana e arquitetura eclética; as origens do Ecletismo em arquitetura; sua manifestação na arquitetura carioca em alguns edifícios públicos, nas Exposições de 1908 e 1922 e em ...
O Museu de Arte do Rio no processo de construção de um imaginário da cidade.
O presente trabalho busca compreender a fomentação e a difusão dos imaginários em torno da cidade do Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o Museu de Arte do Rio, o MAR, e como objeto de estudo as exposições pertencentes ao mesmo. Essas exposições ocorreram de acordo com a vocação do museu em mostrar a história transversal da cidade e, por apresentarem uma gama bastante diversificada diante dos assuntos abordados, evidenciando quão múltiplos são os imaginários. No entanto, em um primeir...
Possíveis genealogias para três tipos de artista: xamânico-messiânico, artesão-trabalhador e paciente-arteterapêutico
Neste trabalho, é apresentada uma tipologia que associa a produção de artistas a suas personalidades. Foi traçada uma possível genealogia para os três tipos de artistas propostos, analisando produções do passado da História da Arte com o estudo da vida, obra e discurso (quando disponível) dos artistas. Para tanto, foi feita uma contextualização histórica do papel social do artista ao longo do tempo, examinando as motivações para se fazer arte. Foram analisados artistas do presente e do passad...
A Ninfa de Aby Warburg: a metamorfose de um motivo intelectual
Esta dissertação se dedica ao exame do motivo da Ninfa florentina na historiografia de Aby Warburg (1866 – 1929). Trata-se de um estudo de caso, que tem como objetivo investigar o sentido, as transformações e os efeitos de um poderoso símbolo cultural no legado intelectual do estudioso hamburguês. Através de seus escritos, da seleção de algumas imagens de seu Atlas Mnemosyne (1924 – 1929) e dos postulados de pesquisadores que articulam a ideia da Ninfa na contemporaneidade, contemplamos a rel...
Espelhos de uma condição: reflexos da soropositividade nas obras de Félix González-Torres e Leonilson
Os primeiros anos da década de 1990 foram marcados mundialmente como um dos períodos com maior número de mortes por ocasião da epidemia da Aids. Nesse contexto, o presente estudo apresenta os fatores que influenciaram as produções artísticas da época, em meio a uma geração impactada pelos efeitos da doença e envolta em narrativas pessoais de artistas enquanto sujeitos soropositivos – o que então era sinônimo de morte iminente. A pesquisa destaca a importância desses discursos em contraposição...
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