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Habilidades narrativas e Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL): uma avaliação de crianças com comprometimento sintático à luz da teoria gerativa
Esta dissertação avalia as habilidades narrativas de indivíduos em risco de Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL), com comprometimento sintático, traçando-se correlações entre suas habilidades linguísticas, narrativas e cognitivas. O TDL é um distúrbio que acomete crianças que estão no período de aquisição de linguagem, ocasionando maior custo e um atraso característico. Sentenças de alto custo, como passivas, relativas e interrogativas-Qu, assim como questões morfológicas encontra...
Abordagem da tipologia textual nas letras de canção de Rap: um caminho
Esta dissertação se dedica a explorar a tipologia textual a partir de letras de canção do gênero musical rap. Tal escolha se justifica pela grande apreciação do rap por parte dos jovens e também como gênero que traz em suas letras o sentimento de combatividade e de reivindicação social sobre o cotidiano brasileiro. Utilizá-lo como estratégia de ensino coloca os alunos diante de aspectos de sua cultura, de sua comunidade, de sua vida. Além de ser um gênero familiar a eles, incentiva-os a busca...
A Fera que bate à porta: Corte de espinhos e rosas em análises de reescritas de “A Bela e a Fera”
A concepção de contos de fadas, sob a ótica de que invariavelmente envolvem algum elemento maravilhoso, assim como defende o pesquisador Vladimir Propp (2001), apresenta características que se repetem em narrativas no século XXI. Tal permanência valida esses mesmos contos, dando a essas aventuras uma percepção de infinitude. Em outras palavras, as histórias que em origem eram oralizadas e posteriormente se firmaram como narrativas voltadas ao público infantil, na verdade, se instauraram de ta...
Fernanda de Castro: em qual lugar da memória?
Essa dissertação tem como objetivo evidenciar como a vasta e multifacetada obra da escritora portuguesa Fernanda de Castro (1900-1994), com acentuado cunho autoficcional e memorialístico, registrou as vivências de quem tinha uma visão privilegiada das interações complexas entre identidade, cultura e política do Portugal do início século XX. Atravessada pelas questões de sua origem miscigenada e aristocrática, antes mesmo de ser esposa do diretor do Secretariado de Propaganda Nacional (SPN; Se...
Risco de despoesia : o lógos revocalizado em Augusto de Campos
Esta dissertação analisa parte da obra do poeta paulistano Augusto de Campos, enfatizando suas qualidades vocais e acústicas. Como pilar propositivo, intenta-se fazer jus ao termo-conceito verbivocovisual e às suas consequências estéticas em uma poética frequentemente dada como visual. Um dos fenônemos que interessam mormente a este trabalho é a crescente performatização do trabalho de Augusto de Campos, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico e informático que se acelerou a partir dos an...
A linguagem figurada no âmbito escolar: uma análise sobre expressões idiomáticas ligadas ao corpo em tirinhas à luz da teoria da metáfora conceptual
Reconhecendo a linguagem figurada como produto de nosso sistema conceptual existente em nossas trocas linguísticas cotidianas, a presente pesquisa intitulada A linguagem figurada no âmbito escolar: uma análise sobre expressões idiomáticas ligadas ao corpo em tirinhas à luz da Teoria da Metáfora Conceptual tem como objetivo analisar, à luz da Teoria da Metáfora Conceptual, a compreensão de expressões idiomáticas ligadas ao corpo, por parte dos autores dos quatro volumes da coleção Araribá Cone...
Discursos sobre o silêncio em torno de Djamila Ribeiro
Este trabalho parte de uma perspectiva discursiva antirracista, decolonial, interseccional feminista, com o objetivo de estudar as práticas discursivas que giram em torno dos sentidos do silêncio analisados em uma seleção de textos da intelectual negra Djamila Ribeiro. Dessa forma, a teorização do silêncio remete às opressões sofridas pela população negra no Brasil, em especial pelas mulheres negras, que configuraram e estabeleceram uma relação de poder, de conflito, de disputa, que perpassa ...
A conceptualização de momentos de contemplação em animações de Miyazaki: análise e descrição a partir da abordagem da metáfora multinível
As animações de Miyazaki, atravessadas por valores como o Ma, fenômeno oriundo da cultura japonesa que pode ser conceptualizado como entre-espaço (ou vazio), extensamente presente na estética reproduzida em animações do Studio Ghibli, quando observado através da abordagem multinível (Kövecses, 2020), apresenta aspectos que podem contribuir para o aprofundamento dos estudos da metáfora, em especial quando pensamos em desdobramentos da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff, 2002). Após a anális...
Storytelling for earthly survival: cenas de uma tensão entre animais humanos e não humanos
A pesquisa objetiva investigar os modos literários de se cultivar uma consciência multiespécies, em especial no que tange a relação entre os animais humanos e não humanos. Partindo dos escritos de Donna Haraway e cenas dos livros Oryx and Crake (2003), de Margaret Atwood, e Never Let Me Go (2005), de Kazuo Ishiguro, o primeiro capítulo explora a linha tênue que se fabrica ao colocar o Humano acima e distintamente dos demais existentes. No segundo capítulo, a teoria apoia-se em Jacques Derrida...
Interação na aula de línguas adicionais através do uso de tecnologias digitais
Segundo Vygotsky (2007 [1978]), a aprendizagem é fruto da interação do indivíduo com o meio e com outros indivíduos, acontecendo primeiramente no âmbito social para depois passar ao âmbito individual. Funk et al. (2014) definem interação no ensino de línguas adicionais como todos os processos de comunicação que acontecem dentro da sala de aula, seja entre indivíduos ou de indivíduo(s) com o material. Durante a pandemia de covid-19, as tecnologias digitais foram fundamentais para realização da...
Por uma história do alfabeto manual do século XVI ao XX: a importância da datilologia
Esta pesquisa mostra a trajetória e a expansão do alfabeto manual em alguns países da Europa e no Brasil, desde o Beda, passando por Flausino José da Gama, no nosso país. Como referencial teórico, conta-se com a História das Ideias Linguísticas (HIL), tal como formulada por Sylvain Auroux, na França, e Eni Orlandi, no Brasil. Registra-se que o estudo da HIL tem principal noção aquela de gramatizacão. Além disso, contam-se com os elementos que produzem todo o percurso da história de educação d...
Práticas pedagógicas no ensino do espanhol: o letramento crítico de jovens alunos do ensino médio intercultural da rede estadual do Rio de Janeiro
Esse estudo tem como objetivo geral verificar até que ponto as práticas pedagógicas de professores de espanhol estão baseadas nas concepções teóricas de letramento(s) e multiletramentos segundo Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020), uma vez que, ainda são apresentados constantes desafios para a demonstração de metodologias significativas para o letramento crítico dos alunos no estudo de uma língua adicional. Esta investigação visa não apenas entender as complexidades no processo de ensino aprendiz...
Níveis de subjetividade do conector portanto em redações do Enem à luz da teoria dos espaços mentais
O presente trabalho apresenta uma análise do uso do conector conclusivo portanto em textos redigidos por candidatos do Enem de todo o Brasil. A análise concentrou-se no parágrafo final das redações, cuja oração inicial era introduzida pelo portanto, selecionado por ter se mostrado o conector mais frequente em comparação com todos os outros conectores encontrados somados, tais como desse modo, dessa forma, logo, por isso etc. A fim de fundamentar nossas análises, utilizamos a Linguística Cogn...
O samba sincopado de Geraldo Pereira: (des)compassos na trilha sonora de um sambista multifacetado
O presente trabalho estuda as diversas facetas do compositor e sambista Geraldo Pereira (1918-1955). Apresenta-se a biografia do artista e sua suposta incorporação da figura do sambista “autêntico”, assim como seu estilo composicional, o papel reservado de sua obra na historiografia da música popular brasileira e sua recepção crítica. Também se atenta para a questão de autoria e comércio de sambas. O retrato feminino conforme traçado nas letras das composições geraldopereirenses analisa-se a ...
La casa de papel: uma crítica ao capitalismo e sua financeirização por uma perspectiva da análise cartográfica do discurso
O objetivo principal desta pesquisa é demonstrar como La Casa de Papel, por meio de sua narrativa e sua construção discursiva, se constitui como uma crítica relevante ao capitalismo contemporâneo e sua financeirização, utilizando conceitos da Análise do Discurso para mapear essa crítica. A série é analisada como uma prática discursiva (Maingueneau, 1997) que constrói uma cenografia (Maingueneau, 1998) particular, criando um ethos (Maingueneau, 2013) do grupo de assaltantes como heróis que se ...
Sombras do desassossego: a pena e o livro
A dissertação visa lidar com questões despontadas pelas passagens da obra Livro do Desassossego, atribuída a Fernando Pessoa, Bernardo Soares e Vicente Guedes, que dizem respeito à sua forma, à sua condição de obra e ao seu conteúdo, versando sobre condições de edição e publicação, caráter e forma multifacetados em sua constituição. Juntamente a ideias encontradas ao longo do livro, essa conjuntura aponta para uma desestabilização ontológica do ser da escrita, suscitada por um profundo desass...
Da horta à colheita do poder: Circe de Homero a Madeline Miller
Esta dissertação desenvolve um estudo comparativo da personagem Circe, na Odisseia de Homero (séc. VIII-VII a.C.) e no romance contemporâneo Circe (2018) da autora estadunidense Madeline Miller. A versão contemporânea reconstrói a personagem homérica, atribuindo-lhe uma complexidade que vai além do arquétipo da deusa perversa, conhecida por transformar homens em animais. Em vez disso, Miller enaltece Circe como uma deusa-maga detentora dos phármaka (φάρμακα, drogas, remédios) e narradora/auto...
Percursos literários: o olhar itinerante de João do Rio nas crônicas urbanas
A pesquisa propõe um estudo das crônicas de João do Rio produzidas durante a Belle Époque no Rio de Janeiro e procura discutir como suas caminhadas pela cidade influenciaram sua abordagem literária. Ao percorrer as ruas, o cronista captura a cidade, experienciada a partir dos passos e atualizada através do deslocamento como um espaço dinâmico e multifacetado. Busca-se compreender como a caminhada de João do Rio pela cidade não apenas desloca elementos espaciais, mas também reinventa, privileg...
Quem não se comunica se trumbica: o poder comunicacional da poética brasileira dos anos 1970/80
A crítica literária de poesia consagrou a produção poética livresca (a despeito de sua diversidade formal e temática) como a mais representativa da cena lírica brasileira dos anos 1970/1980, deixando relegados a um segundo plano vários outros tipos de poemas, igualmente representativos. Há, por exemplo, uma grande quantidade de poemas visuais setentistas e oitentistas que são simplesmente ignorados. Ao examinarmos mais atentamente essas duas décadas, percebemos o volume e a relevância da prod...
Arquiteturas da casa, poéticas do lar: Virginia Woolf, Toni Morrison e Ursula K. Le Guin
Nesta tese, proponho que a escrita de Virginia Woolf, Toni Morrison, e Ursula Le Guin — fazendo vizinhas a poesia e o pensamento — resgatam, subvertem e/ou reconfiguram estruturas normativas de inteligibilidade cultural a partir do complexo metafórico da “casa”, simultaneamente produzindo lares temporários e/ou duradouros enquanto subtexto nessa escrita. Dessa maneira, a “casa” irá figurar em seus textos enquanto espaço delimitador das fronteiras entre o pertencimento e a marginalidade – ora ...
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