
PPG EM LETRAS (PROFLETRAS) : [109] Visualizar estatísticas
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Falando sobre racismo na aula de língua portuguesa: o uso da roda de conversa para o ensino/aprendizagem de um tema transversal
No contexto educacional, em especial do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, as rodas de conversa têm um papel importante no desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico dos alunos. Isto porque estudos demonstram que elas proporcionam um espaço seguro e inclusivo para que os estudantes expressem suas opiniões e debatam ideias, desenvolvendo assim um senso crítico. Nossa intenção neste trabalho é verificar de que modo as rodas de conversa desempenham este papel na sala ...
Literatura de autoria negra: caminhos para uma educação antirracista em turmas do Ensino Fundamental II
Com intuito de encontrar caminhos para uma educação antirracista, este trabalho tem por objetivo geral refletir sobre a relevância da literatura de autoria negra, na formação do aluno com vistas ao exercício da sua cidadania. Nesse sentido, consideramos um problema de ordem social, que é o racismo e por isso desenvolvemos uma pesquisa-ação, almejando produzir conhecimentos como instrumentos de mudança. Diante disso, construímos propostas de atividades, visando possibilitar uma conversa sobre ...
Leitura de imagens: práticas de letramento crítico em turmas do ensino fundamental II
Esta dissertação tem como principal objetivo refletir sobre a importância da leitura de imagens para a formação de um aluno mais crítico, criativo e observador. Objetiva-se também pensar sobre a valorização que a escola dá à alfabetização verbal em detrimento da alfabetização visual. O interesse por esta temática surgiu devido à necessidade de implementação de práticas pedagógicas voltadas para o letramento visual já que o mundo está cada vez mais imagético e multimodal. A pesquisa foi realiz...
A literatura indígena na escola: as serpentes que roubaram a noite, de Daniel Munduruku
A pesquisa objetiva sugerir atividades para professores do Ensino Fundamental quanto ao ensino da Literatura Indígena através da leitura de contos indígenas da obra “As serpentes que roubaram a noite e outros mitos” do escritor indígena Daniel Munduruku. A pesquisa-ação tem caráter qualitativo, tendo sido realizada com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) no bairro de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e teve como etapa a leitura d...
Literaturas indígenas na aprendizagem da educação básica: desafios e perspectivas
O objetivo desta pesquisa é trabalhar com as Literaturas Indígenas para promover a Lei 11.645/2008, que instituiu o ensino da Cultura indígena na Educação Básica nas escolas públicas e particulares. A realização dessa proposta deverá contribuir para que o aluno da Educação Básica, principalmente o do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, sinta-se incentivado à leitura de narrativas indígenas, quebrando assim eternos preconceitos e distanciamentos desses textos. Assim, espera-se que os resul...
Preconceito linguístico: uma proposta de atividades de leitura e debates na escola
A presente pesquisa nasce da experiência com uma turma de oitavo ano a partir da leitura de uma crônica de Luís Fernando Veríssimo, intitulada Papos, que me permitiu observar o quanto os dizeres dos alunos estavam repletos de preconceito em relação à língua e isso acabava me levando a perceber que os sujeitos-alunos continuavam a reproduzir o discurso da homogeneidade da língua. Assim nasceu o desejo de transformar esta e outras realidades em espaços de escuta e de aceitação e também de propo...
A estrutura e a gestão conversacional do debate regrado: discutindo a educação e o exercício da cidadania na relação do aluno com o patrimônio público da escola
Com o objetivo de descrever a estrutura organizacional da interação desenvolvida no debate regrado em sala de aula de Leitura e Produção Textual, utilizando as premissas da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), esta dissertação busca analisar o revozeamento (O‟CONNOR E MICHAELS, 1996) como sequência preferida, a estrutura de participação (SHULTZ, FLORIO E ERICKSON, 1982) e o uso de micronarrativas como suporte da argumentação (MULLER E VIEIRA, 2020) no deba...
A arquitetura da roda de conversa em aulas de língua portuguesa sobre questões ambientais: contribuições da análise da conversa etnometodológica
Com o objetivo de investigar, na fala-em-interação, as estruturas de participação presentes nas rodas de conversa, esta dissertação apoia-se, fundamentalmente, na perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica (SCHEGLOFF; JEFFERSON; SACKS, 1977) e a metodologia adotada é de natureza qualitativa e interpretativista (HAGUETTE, 2003), inspirada no caráter etnográfico (ANDRÉ, 2012). Buscamos responder duas questões fundamentais: “como a análise da conversa foi utilizada como categoria analít...
Um novo fazer poético na escola: multiletramentos literários no ensino fundamental
O presente trabalho propõe uma abordagem diferente da habitual para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, focando nos multiletramentos literários. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, com alunos do sexto ano. Através de uma sequência didática estruturada, buscou-se estimular a leitura e a produção de textos poéticos, abordando desde a poesia tradicional até a poesia visual e a ciberpoesia. O estudo revelou que o uso de te...
“Tia, a minha resposta está errada!”: a consciência do ato de aprender: estratégias metacognitivas no ciclo alfabetizador
A pesquisa apresenta uma proposta didático-pedagógica (contextualizada com a temática de lendas regionais) em que são abordadas estratégias metacognitivas em uma turma do 2º ano de escolaridade e sua contribuição no processo de aprendizagem, com ênfase na compreensão leitora no ciclo alfabetizador. Fundamenta-se no alinhamento teórico da metacognição como central para o desenvolvimento da aprendizagem (Kato, 1985 e Madahvi, apud Maia, 2019), na análise do desenvolvimento da leitura e escrita ...
A importância do conflito para o desenvolvimento da narrativa: análise dos microcontos de Vera Duarte
Esta pesquisa é fruto de inquietações provenientes de minha atuação em sala de aula, de tentativas que, em uma dicotomia de erros e acertos, têm permeado minha prática pedagógica. Teve como alvo os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, localizada no bairro de Paciência da cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo, por meio da análise dos microcontos de Vera Duarte, consistiu em estimular a compreensão e produção que compõem a narrativa com foco na ...
Compreensão leitora e metacognição: uma proposta de elaboração didática a partir da leitura do gênero notícia
Esta pesquisa propõe que as práticas de leitura envolvam atividades metacognitivas que priorizem o pensamento visível e que leve em conta as formas de ler em voga na atualidade, colaborando para a formação de leitores conscientes de seus próprios processos de leitura. Assim, ocupa-se do processo de leitura do gênero notícia na sociedade brasileira e apresenta uma abordagem pedagógica para a formação de leitores proficientes, pela perspectiva da psicolinguística educacional, em turmas de 8º an...
Leitura literária no Ensino Fundamental: a escuta como prática na sala de aula
A presente dissertação apresenta as experiências de leitura literária em uma turma do 8º ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, em Maricá, RJ. A motivação da pesquisa pautou-se na percepção, ao longo dos anos lecionando no Ensino Médio, que muitos alunos chegam à série final dessa etapa apresentando baixo interesse por literatura. Surgiu assim, da necessidade de ampliar o convívio com a literatura, que tem vindo a perder espaço para outras demandas pedagógicas, legítimas, porém não mais imp...
A literatura indígena no contexto escolar: caminhos para formação de leitores
Esta pesquisa, de natureza qualitativa e interventiva, apresenta uma metodologia sobre reflexões de leitura de textos literários escritos por vozes indígenas, cujo foco é a formação de estudantes leitores multiculturais dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio da investigação, pretendemos impulsionar novos direcionamentos para o estudo da literatura dos povos originários em instituições de ensino que salientam ações pedagógicas infrequentes como perspectiva, ainda que a Lei n.º 11.645 ...
Arquivo pedagógico e autoria: uma proposta de práticas de leitura e produção textual na escola
A presente pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações com as práticas de leitura e produção textual na educação básica. O trabalho com essas práticas, nas escolas, acontece de forma naturalizada e utiliza o texto para a realização de atividades gramaticais, assim, o aluno se distancia cada vez mais do texto e de práticas discursivas de leitura e escrita que colaboram para a promoção da autoria desses educandos. A discussão de questões que envolvem todo esse processo contribuiu para a e...
A Escrevivência de Conceição Evaristo e a sua contribuição para uma educação antirracista
A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como troca de sentidos, visto que os sentidos resultam do compartilhamento de visões de mundo entre os homens no tempo e no espaço (COSSON, 2021, p. 27). Tendo em vista essa premissa e as contribuições procedentes das pesquisas multiculturais de Silva e Brandim (2008), Petronilha (2011), Munanga (1999), entre outros autores, o presente estudo promoveu, nas turmas 801 e 802, da Escola Municipal Evanir da Silva Gago, situada em Magé –...
Práticas de escrita no contexto pós-pandemia: a produção de contos sociais em turmas de nono ano
A presente dissertação trata de uma investigação e proposta de práticas de ensino de produção textual em língua portuguesa, ao logo do mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, pautadas pela proposta teórico-metodológica da Escola de Genebra desenvolvida por Schneuwly e Dolz para o ensino de gêneros textuais, especificamente o conto social. Considerando-se que as propostas de ensino precisam estar situadas nos contextos em que se desenvolvem, tomou-se como referência de contextualização u...
Meninas e meninos de papel: pedagogia feminista e letramento crítico na promoção da igualdade de gênero na escola
Esta pesquisa problematizou as relações de gênero e poder na escola, a partir da análise das desigualdades e violências de gênero em uma turma de 9° ano do ensino fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Por meio da pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005; OLIVEIRA, 2019), realizei uma investigação científica de abordagem interpretativista, participativa e emancipatória, em que professora e estudantes interagem no contexto observado. Como proposta para o enfrentamento do...
Autonomia, letramentos sociais e participação: os caminhos percorridos com os estudantes do oitavo ano de uma escola pública estadual no Gradim
As ações da presente pesquisa têm como embasamento teórico os estudos dialógicos e interacionistas da linguagem, idealizados por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, com considerações acerca da teoria enunciativa defendida por Cecília Goulart, segundo a qual “enunciar é argumentar”, bem como os conceitos de experiência/sentido de Jorge Larrosa Bondía, passando pelas ideias de educação como ato político e da formação emancipadora do discente, através da pedagogia crítica de Paulo Freire e das reflex...
Conectando Palavras, Transformando o Mundo: O podcast como Ferramenta educacional para a Autoexpressão
Neste trabalho, pretende-se enfatizar a importância do trabalho com gêneros orais, especialmente através da mídia podcast, (LUIZ, 2010, 2014; PRIMO, 2005) no ensino de língua portuguesa, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos que favoreçam sua inserção como produtores de conteúdos nas culturas digitais (SANTAELLA, 2014). Os podcasts demonstraram ser uma ótima ferramenta para pensar a educação, podendo ser explorado para além dos espaços escolares, haja vista que difun...
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