
PPG EM LETRAS (PROFLETRAS) : [84] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Gêneros e sexualidades no Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024): disputas, orientações, silenciamentos e desafios
Esta pesquisa se dedica à análise de disputas, embates políticos e relações de poder entorno das temáticas de gêneros e sexualidades nos discursos de elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PMESG) 2015-2024. O trabalho busca indiciar quais questões eram privilegiadas e silenciadas no município e refletir sobre os desafios e possibilidades de uma educação contra-hegemônica em direitos humanos na cidade. Para tanto, são considerados como fonte de pesquisa o texto f...
Diversidade para ensinar e aprender: leitura literária e representatividade para o empoderamento negro
Este trabalho apresenta resultados de intervenção realizada em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, com o objetivo de abordar questões étnico-raciais, com base na Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, a fim de relacionar temas da diversidade étnica ao ensino de literatura, com base em COSSON (2016); KLEIMAN (2002) e SOLÉ (2006), na busca da representatividade negra para o fortalecimento de sua identidade. Nesse se...
Notícias de celebridade e produção de sentidos: uma proposta de práticas de leitura e escrita na EJA
A partir da teoria da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a pesquisa propõe práticas de leitura e escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA - em que a linguagem é repensada, deixando de ser entendida enquanto mero instrumento de transmissão de informações, para ser redimensionada na noção de discurso. Assim, conceitos da AD nortearam as propostas de análise e produção de textos, tais como sujeito, ideologia, formação discursiva, autoria e interdiscurso, permitindo um n...
Literatura de cordel: outras vozes, outras culturas na escola
Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção que foi desenvolvida ao longo do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no ano de 2018, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Antonio Duarte Lopes, localizada em Tanguá, município do Rio de Janeiro. Tal proposta teve como pressuposto refletir sobre o complexo processo de ensino-aprendizagem, no trabalho com a leitura de textos não canônicos, mais especificamente o cordel, e com a escrita sob a perspec...
Posicionamento e emoção: um debate sobre o ensino remoto no contexto da pandemia de coronavírus
A pandemia causada pelo surgimento do novo coronavírus, no Brasil, já acarretou milhares de mortes. Diante desse cenário, na educação, o fechamento das escolas resultou na implementação do ensino remoto como método de aprendizagem. Assim, as reflexões que serão apresentadas nesta pesquisa contemplam, como objetivo geral, o que essa problemática social acarretou na vida dos estudantes a partir do contexto trágico que vivemos, tendo como embasamento teórico a Teoria do Posicionamento (HARRÉ; VA...
O jornal impresso como recurso de aprendizagem de leitura e escrita nas aulas de língua
Este trabalho objetiva apresentar o jornal como instrumento pedagógico, visando o aprendizado da leitura e da escrita nas aulas de língua portuguesa. Foi evidenciado nessa pesquisa que o jornal impresso, um dos mais influentes veículos de comunicação social, de fácil acesso, linguagem atraente e conteúdo interdisciplinar, permite apropriar-se da língua portuguesa de forma viva e atual. Este recurso de aprendizagem, por apresentar linguagens e gêneros diversos e uma multiplicidade de conteúdos...
Prática leitora, produção escrita e o estudo da identidade na pós-modernidade, nos minicontos da obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
Nessa pesquisa, foi realizado o estudo da identidade, na pós-modernidade, em alguns minicontos da obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti, por meio da leitura, produção e recepção. Para isso, o trabalho proposto explorou alguns subtemas, como a perda de referência e a não rigidez identitária que caracterizam a constituição do sujeito desses tempos modernos, a massificação dos indivíduos, a representação de diversos papéis sociais, os diferentes padrões relacionados à questão de ...
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
O conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundament...
A leitura de contos e minicontos no 8º ano do ensino fundamental: uma experiência de leitura dialógica
O presente trabalho se originou de uma inquietação com o modo como a Literatura vem sendo conduzida nas aulas de Língua Portuguesa, não apenas no Ensino Fundamental como também no Ensino Médio. Prova maior desse desvio é a utilização do texto literário como pretexto para estudos gramaticais, ignorando-se o seu valor artístico e, como consequência, não espaço para que o aluno frua o texto e tenha a experiência da leitura literária. Sendo assim, este trabalho tem como proposta de intervenção a ...
A estrutura da conversa em sala de aula com aluno autista: refletindo sobre estratégias interacionais de inclusão
Esta pesquisa tem por objetivo a análise do uso da fala-em-interação na aula de Língua Portuguesa, a fim de investigar como pode se dar a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de ensino-aprendizagem. Usando as ferramentas disponíveis pela Análise da Conversa Etnometodológica para descrição e interpretação de dados de fala, buscamos responder “que ferramentas interacionais estão disponíveis para professores e alunos, na sala de aula de Língua Portuguesa, capaz...
"Por que preciso escrever este texto?": uma proposta de estímulo à escrita de narrativas com alunos do 9° ano na escola pública
Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa que tem como foco a produção da escrita escolar da turma de 9º ano da escola municipal, situada no Município de Niterói, Rio de Janeiro. A presente pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta pedagógica voltada para o estímulo à produção de textos a partir da construção de narrativas de contos de fadas e histórias infantis com uma turma de 9º ano. A realização dessa proposta deverá contribuir para que o aluno do 9º a...
A perspectiva de multiletramentos na sequência didática: estratégias com o gênero meme
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como prática de letramento a leitura e a produção textual de memes – gênero textual digital, produzido a partir da linguagem verbal e/ou não verbal, que viralizou nas redes sociais virtuais por ser marcado pelo humor ou senso crítico. A ênfase deste trabalho se dá na elaboração de um material educacional a partir de um caderno de atividades: ferramenta elaborada para desenvolvime...
Não se avexe não, fale! Uma proposta de atividades sobre a diversidade linguística no espaço escolar
A presente pesquisa possui uma proposta de atividades que pode ser aplicada em diferentes contextos escolares, com o objetivo de despertar nos alunos a valorização das diferentes raízes linguísticas dos falantes, principalmente as raízes nordestinas em escolas das regiões Sul ou Sudeste do Brasil. O foco da discussão é o preconceito linguístico sofrido por muitos estudantes no contexto escolar ao se expressarem por meio de variedades linguísticas estigmatizadas em determinadas regiões e també...
Sequências didáticas no ensino do gênero autobiográfico na Educação de Jovens e Adultos: histórias da vida
Este trabalho consiste em ações e reflexões com e sobre a escrita autobiográfica no ensino de jovens e adultos (EJA) com base em uma proposta humanizante de educação (FREIRE, 1982). Adota-se uma concepção dialógica da linguagem alicerçada nos estudos de Bakhtin (1997; 2016), compreendendo os postulados do referido autor sobre língua, discurso e gêneros do discurso na perspectiva discursiva. Para a proposição das atividades, o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwl...
Sequências didáticas no ensino do gênero publicitário para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental: argumentação e construção de sentidos
Nessa pesquisa, foram elaboradas sequências didáticas com o gênero discursivo propaganda, inspiradas no modelo do círculo de Genebra para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, a partir dos pressupostos da Línguística Aplicada. A perspectiva téorica adotada fundamenta-se na teoria dos gêneros segundo Mikhail Bakhtin e em teóricos mais contemporâneos como Marcuschi. Para tanto, a argumentação e a construção de sentidos são utilizadas como elementos norteadores para a análise de propagan...
Escritas da memória, corpos em história: uma proposta de práticas discursivas antirracistas na escola
A presente pesquisa visa a propor caminhos para um ensino de língua em que sejam convocadas escritas de um corpo, o que se autorize a dizer sobre si e que busque lugares de fala menos injustos e cruéis sobre a vivências negras da diáspora. Trata-se de uma proposta de atividades discursivas antirracistas de leitura, escrita e oralidade imbricadas em pedagogias dos saberes ancestrais da diáspora negra para que os corpos sejam potencializados em linguagem e se inscrevam em outros sentidos, senti...
O conto na sala de aula: um espaço para a experiência literária
Esta pesquisa-intervenção teve como proposta a leitura de um conjunto de contos com alunos do 8º ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. Como orientação geral, amparou-se na cartografia (PASSOS; BARROS, 2015; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015b; KASTRUP, 2015; POZZANA; KASTRUP, 2015) uma metodologia “reversa” em que os resultados da pesquisa não são preestabelecidos, mas acompanhados durante processos de produção de subjetividade. Quanto à discussão sobre literat...
Um app na sala de aula? O Padlet e o desenvolvimento da compreensão de leitura no ensino fundamental
A presente pesquisa surge da percepção de dificuldades de compreensão de leitura de alunos de uma turma de 8° ano – Ensino Fundamental – anos finais de uma escola da rede estadual de ensino no município de Niterói. Tais dificuldades prejudicam a qualidade da aprendizagem e interferem no entendimento de textos, de modo geral. Considerando o escopo teórico da Psicolinguística em interface com a Educação sobre leitura, pesquisas de Kato (1986), Kleiman (1989), Smith (2003), sugerem o uso de estr...
O gênero crônica na construção de leitores competentes e críticos: práticas de leitura em uma escola pública
Neste trabalho, apresentamos o percurso e os resultados de uma pesquisa-ação que enfocou uma concepção interativa de leitura (SOLÉ 1998) articulando-a à perspectiva do Letramento Crítico (FREIRE, 1987; JANKS, 2016), com o objetivo de auxiliar os estudantes a se tornarem leitores capazes de acionar estratégias de leitura adequadas durante a interação texto-leitor. Considerando que leitores competentes conseguem “[obter informação pertinente] para os objetivos que guiam sua leitura” (SOLÉ 1998,...
A performance como incentivo à leitura literária
O presente estudo propõe-se como desafio reinventar as práticas de leitura de textos literários no Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. Diante do desinteresse que a maioria dos alunos apresenta, procuramos criar dentro da sala de aula um ambiente favorável à interação texto-leitor, proporcionando um espaço de liberdade para os alunos se expressarem diante da leitura, além de promover atividades de leitura dramatizada, privilegiando os aspectos envolvidos na performance, presentes em tod...
- 84 UERJ
- 84 Dissertação