PPG EM LETRAS (PROFLETRAS) : [99] Visualizar estatísticas
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A importância do conflito para o desenvolvimento da narrativa: análise dos microcontos de Vera Duarte
Esta pesquisa é fruto de inquietações provenientes de minha atuação em sala de aula, de tentativas que, em uma dicotomia de erros e acertos, têm permeado minha prática pedagógica. Teve como alvo os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, localizada no bairro de Paciência da cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo, por meio da análise dos microcontos de Vera Duarte, consistiu em estimular a compreensão e produção que compõem a narrativa com foco na ...
Compreensão leitora e metacognição: uma proposta de elaboração didática a partir da leitura do gênero notícia
Esta pesquisa propõe que as práticas de leitura envolvam atividades metacognitivas que priorizem o pensamento visível e que leve em conta as formas de ler em voga na atualidade, colaborando para a formação de leitores conscientes de seus próprios processos de leitura. Assim, ocupa-se do processo de leitura do gênero notícia na sociedade brasileira e apresenta uma abordagem pedagógica para a formação de leitores proficientes, pela perspectiva da psicolinguística educacional, em turmas de 8º an...
Leitura literária no Ensino Fundamental: a escuta como prática na sala de aula
A presente dissertação apresenta as experiências de leitura literária em uma turma do 8º ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, em Maricá, RJ. A motivação da pesquisa pautou-se na percepção, ao longo dos anos lecionando no Ensino Médio, que muitos alunos chegam à série final dessa etapa apresentando baixo interesse por literatura. Surgiu assim, da necessidade de ampliar o convívio com a literatura, que tem vindo a perder espaço para outras demandas pedagógicas, legítimas, porém não mais imp...
A literatura indígena no contexto escolar: caminhos para formação de leitores
Esta pesquisa, de natureza qualitativa e interventiva, apresenta uma metodologia sobre reflexões de leitura de textos literários escritos por vozes indígenas, cujo foco é a formação de estudantes leitores multiculturais dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio da investigação, pretendemos impulsionar novos direcionamentos para o estudo da literatura dos povos originários em instituições de ensino que salientam ações pedagógicas infrequentes como perspectiva, ainda que a Lei n.º 11.645 ...
Arquivo pedagógico e autoria: uma proposta de práticas de leitura e produção textual na escola
A presente pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações com as práticas de leitura e produção textual na educação básica. O trabalho com essas práticas, nas escolas, acontece de forma naturalizada e utiliza o texto para a realização de atividades gramaticais, assim, o aluno se distancia cada vez mais do texto e de práticas discursivas de leitura e escrita que colaboram para a promoção da autoria desses educandos. A discussão de questões que envolvem todo esse processo contribuiu para a e...
A Escrevivência de Conceição Evaristo e a sua contribuição para uma educação antirracista
A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como troca de sentidos, visto que os sentidos resultam do compartilhamento de visões de mundo entre os homens no tempo e no espaço (COSSON, 2021, p. 27). Tendo em vista essa premissa e as contribuições procedentes das pesquisas multiculturais de Silva e Brandim (2008), Petronilha (2011), Munanga (1999), entre outros autores, o presente estudo promoveu, nas turmas 801 e 802, da Escola Municipal Evanir da Silva Gago, situada em Magé –...
Práticas de escrita no contexto pós-pandemia: a produção de contos sociais em turmas de nono ano
A presente dissertação trata de uma investigação e proposta de práticas de ensino de produção textual em língua portuguesa, ao logo do mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, pautadas pela proposta teórico-metodológica da Escola de Genebra desenvolvida por Schneuwly e Dolz para o ensino de gêneros textuais, especificamente o conto social. Considerando-se que as propostas de ensino precisam estar situadas nos contextos em que se desenvolvem, tomou-se como referência de contextualização u...
Meninas e meninos de papel: pedagogia feminista e letramento crítico na promoção da igualdade de gênero na escola
Esta pesquisa problematizou as relações de gênero e poder na escola, a partir da análise das desigualdades e violências de gênero em uma turma de 9° ano do ensino fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Por meio da pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005; OLIVEIRA, 2019), realizei uma investigação científica de abordagem interpretativista, participativa e emancipatória, em que professora e estudantes interagem no contexto observado. Como proposta para o enfrentamento do...
Autonomia, letramentos sociais e participação: os caminhos percorridos com os estudantes do oitavo ano de uma escola pública estadual no Gradim
As ações da presente pesquisa têm como embasamento teórico os estudos dialógicos e interacionistas da linguagem, idealizados por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, com considerações acerca da teoria enunciativa defendida por Cecília Goulart, segundo a qual “enunciar é argumentar”, bem como os conceitos de experiência/sentido de Jorge Larrosa Bondía, passando pelas ideias de educação como ato político e da formação emancipadora do discente, através da pedagogia crítica de Paulo Freire e das reflex...
Conectando Palavras, Transformando o Mundo: O podcast como Ferramenta educacional para a Autoexpressão
Neste trabalho, pretende-se enfatizar a importância do trabalho com gêneros orais, especialmente através da mídia podcast, (LUIZ, 2010, 2014; PRIMO, 2005) no ensino de língua portuguesa, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos que favoreçam sua inserção como produtores de conteúdos nas culturas digitais (SANTAELLA, 2014). Os podcasts demonstraram ser uma ótima ferramenta para pensar a educação, podendo ser explorado para além dos espaços escolares, haja vista que difun...
Escritas de vivências: uma proposta de escrita autobiográfica com turmas regulares de 9º ano do ensino fundamental
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da importância da prática da escrita na escola, com foco na escrita confessional, ou escrita de si. Nesse sentido, propõe-se o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos necessários para a produção de textos, a partir da construção de narrativas autobiográficas nas aulas de Língua Portuguesa. Pretende-se que os estudantes consigam interagir melhor socialmente, usando a modalidade escrita para expressarem ideias, pontos de vista, sensaç...
A leitura literária como expressão da subjetividade: poesia e música na sala de aula do 8º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção desenvolvida na Escola Municipal Vereador Antônio Duarte Lopes, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Ao reconhecer a dificuldade de trabalhar a leitura literária no Ensino Fundamental agravada com o contexto pós-pandêmico e o uso excessivo das tecnologias, procurei estimular o interesse dos alunos com atividades que incluíram leitura de poemas e suas versões musicalizadas. Como fundamentação teórica na orientação desse processo, par...
Produção de subjetividade na experiência de leitura do romance Frankenstein de Mary Shelley
Neste trabalho foi apresentada uma pesquisa cartográfica, desenvolvida no contexto do sistema público de ensino, na Escola Municipal Jardim Ipitangas, Saquarema, Rio de Janeiro, com os alunos da turma 601, durante o ano letivo de 2019. O observado desinteresse dos alunos pela Literatura e por seu ensino em sala de aula, resultaram em inquietações e reflexões que motivaram o desenvolvimento do projeto de intervenção “Produção de subjetividade na experiência de leitura do romance Frankenstein d...
Memes: uma experiência de produção de sentido no Ensino Fundamental
É objetivo geral desta pesquisa desenvolver uma proposta de ensino formulada a partir do estudo das relações entre educação, gêneros digitais e cibercultura, com foco na análise do fenômeno dos memes, tendo como público de interesse de aplicação os alunos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, mais especificamente alunos de correção de fluxo do Colégio Estadual José Bonifácio, localizado em Niterói (RJ). Para o desenvolvimento do objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes obje...
Estilhaçando o espelho: ação e autorreflexão em uma experiência com o gênero discursivo storyboard no ensino de língua portuguesa
A presente dissertação de mestrado profissional em Letras apresenta um relato autoetnográfico de uma intervenção pedagógica em uma escola pública municipal de Niterói, no Rio de Janeiro. O trabalho em sala de aula, com 48 alunos de duas turmas de sétimo ano, pretendeu dar autonomia criativa aos alunos, através de uma sequência didática centrada no gênero discursivo storyboard. O objetivo foi promover a liberdade criativa e o uso de tecnologia como formas tanto de contribuir para a melhora no ...
Gêneros e sexualidades no Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024): disputas, orientações, silenciamentos e desafios
Esta pesquisa se dedica à análise de disputas, embates políticos e relações de poder entorno das temáticas de gêneros e sexualidades nos discursos de elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PMESG) 2015-2024. O trabalho busca indiciar quais questões eram privilegiadas e silenciadas no município e refletir sobre os desafios e possibilidades de uma educação contra-hegemônica em direitos humanos na cidade. Para tanto, são considerados como fonte de pesquisa o texto f...
Diversidade para ensinar e aprender: leitura literária e representatividade para o empoderamento negro
Este trabalho apresenta resultados de intervenção realizada em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, com o objetivo de abordar questões étnico-raciais, com base na Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, a fim de relacionar temas da diversidade étnica ao ensino de literatura, com base em COSSON (2016); KLEIMAN (2002) e SOLÉ (2006), na busca da representatividade negra para o fortalecimento de sua identidade. Nesse se...
Notícias de celebridade e produção de sentidos: uma proposta de práticas de leitura e escrita na EJA
A partir da teoria da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a pesquisa propõe práticas de leitura e escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA - em que a linguagem é repensada, deixando de ser entendida enquanto mero instrumento de transmissão de informações, para ser redimensionada na noção de discurso. Assim, conceitos da AD nortearam as propostas de análise e produção de textos, tais como sujeito, ideologia, formação discursiva, autoria e interdiscurso, permitindo um n...
Literatura de cordel: outras vozes, outras culturas na escola
Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção que foi desenvolvida ao longo do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no ano de 2018, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Antonio Duarte Lopes, localizada em Tanguá, município do Rio de Janeiro. Tal proposta teve como pressuposto refletir sobre o complexo processo de ensino-aprendizagem, no trabalho com a leitura de textos não canônicos, mais especificamente o cordel, e com a escrita sob a perspec...
Posicionamento e emoção: um debate sobre o ensino remoto no contexto da pandemia de coronavírus
A pandemia causada pelo surgimento do novo coronavírus, no Brasil, já acarretou milhares de mortes. Diante desse cenário, na educação, o fechamento das escolas resultou na implementação do ensino remoto como método de aprendizagem. Assim, as reflexões que serão apresentadas nesta pesquisa contemplam, como objetivo geral, o que essa problemática social acarretou na vida dos estudantes a partir do contexto trágico que vivemos, tendo como embasamento teórico a Teoria do Posicionamento (HARRÉ; VA...
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