
PPG EM LETRAS (PROFLETRAS) : [91] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Autonomia, letramentos sociais e participação: os caminhos percorridos com os estudantes do oitavo ano de uma escola pública estadual no Gradim
As ações da presente pesquisa têm como embasamento teórico os estudos dialógicos e interacionistas da linguagem, idealizados por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, com considerações acerca da teoria enunciativa defendida por Cecília Goulart, segundo a qual “enunciar é argumentar”, bem como os conceitos de experiência/sentido de Jorge Larrosa Bondía, passando pelas ideias de educação como ato político e da formação emancipadora do discente, através da pedagogia crítica de Paulo Freire e das reflex...
Conectando Palavras, Transformando o Mundo: O podcast como Ferramenta educacional para a Autoexpressão
Neste trabalho, pretende-se enfatizar a importância do trabalho com gêneros orais, especialmente através da mídia podcast, (LUIZ, 2010, 2014; PRIMO, 2005) no ensino de língua portuguesa, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos que favoreçam sua inserção como produtores de conteúdos nas culturas digitais (SANTAELLA, 2014). Os podcasts demonstraram ser uma ótima ferramenta para pensar a educação, podendo ser explorado para além dos espaços escolares, haja vista que difun...
Escritas de vivências: uma proposta de escrita autobiográfica com turmas regulares de 9º ano do ensino fundamental
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da importância da prática da escrita na escola, com foco na escrita confessional, ou escrita de si. Nesse sentido, propõe-se o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos necessários para a produção de textos, a partir da construção de narrativas autobiográficas nas aulas de Língua Portuguesa. Pretende-se que os estudantes consigam interagir melhor socialmente, usando a modalidade escrita para expressarem ideias, pontos de vista, sensaç...
A leitura literária como expressão da subjetividade: poesia e música na sala de aula do 8º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção desenvolvida na Escola Municipal Vereador Antônio Duarte Lopes, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Ao reconhecer a dificuldade de trabalhar a leitura literária no Ensino Fundamental agravada com o contexto pós-pandêmico e o uso excessivo das tecnologias, procurei estimular o interesse dos alunos com atividades que incluíram leitura de poemas e suas versões musicalizadas. Como fundamentação teórica na orientação desse processo, par...
Produção de subjetividade na experiência de leitura do romance Frankenstein de Mary Shelley
Neste trabalho foi apresentada uma pesquisa cartográfica, desenvolvida no contexto do sistema público de ensino, na Escola Municipal Jardim Ipitangas, Saquarema, Rio de Janeiro, com os alunos da turma 601, durante o ano letivo de 2019. O observado desinteresse dos alunos pela Literatura e por seu ensino em sala de aula, resultaram em inquietações e reflexões que motivaram o desenvolvimento do projeto de intervenção “Produção de subjetividade na experiência de leitura do romance Frankenstein d...
Memes: uma experiência de produção de sentido no Ensino Fundamental
É objetivo geral desta pesquisa desenvolver uma proposta de ensino formulada a partir do estudo das relações entre educação, gêneros digitais e cibercultura, com foco na análise do fenômeno dos memes, tendo como público de interesse de aplicação os alunos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, mais especificamente alunos de correção de fluxo do Colégio Estadual José Bonifácio, localizado em Niterói (RJ). Para o desenvolvimento do objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes obje...
Estilhaçando o espelho: ação e autorreflexão em uma experiência com o gênero discursivo storyboard no ensino de língua portuguesa
A presente dissertação de mestrado profissional em Letras apresenta um relato autoetnográfico de uma intervenção pedagógica em uma escola pública municipal de Niterói, no Rio de Janeiro. O trabalho em sala de aula, com 48 alunos de duas turmas de sétimo ano, pretendeu dar autonomia criativa aos alunos, através de uma sequência didática centrada no gênero discursivo storyboard. O objetivo foi promover a liberdade criativa e o uso de tecnologia como formas tanto de contribuir para a melhora no ...
Gêneros e sexualidades no Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024): disputas, orientações, silenciamentos e desafios
Esta pesquisa se dedica à análise de disputas, embates políticos e relações de poder entorno das temáticas de gêneros e sexualidades nos discursos de elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PMESG) 2015-2024. O trabalho busca indiciar quais questões eram privilegiadas e silenciadas no município e refletir sobre os desafios e possibilidades de uma educação contra-hegemônica em direitos humanos na cidade. Para tanto, são considerados como fonte de pesquisa o texto f...
Diversidade para ensinar e aprender: leitura literária e representatividade para o empoderamento negro
Este trabalho apresenta resultados de intervenção realizada em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, com o objetivo de abordar questões étnico-raciais, com base na Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, a fim de relacionar temas da diversidade étnica ao ensino de literatura, com base em COSSON (2016); KLEIMAN (2002) e SOLÉ (2006), na busca da representatividade negra para o fortalecimento de sua identidade. Nesse se...
Notícias de celebridade e produção de sentidos: uma proposta de práticas de leitura e escrita na EJA
A partir da teoria da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a pesquisa propõe práticas de leitura e escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA - em que a linguagem é repensada, deixando de ser entendida enquanto mero instrumento de transmissão de informações, para ser redimensionada na noção de discurso. Assim, conceitos da AD nortearam as propostas de análise e produção de textos, tais como sujeito, ideologia, formação discursiva, autoria e interdiscurso, permitindo um n...
Literatura de cordel: outras vozes, outras culturas na escola
Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção que foi desenvolvida ao longo do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no ano de 2018, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Antonio Duarte Lopes, localizada em Tanguá, município do Rio de Janeiro. Tal proposta teve como pressuposto refletir sobre o complexo processo de ensino-aprendizagem, no trabalho com a leitura de textos não canônicos, mais especificamente o cordel, e com a escrita sob a perspec...
Posicionamento e emoção: um debate sobre o ensino remoto no contexto da pandemia de coronavírus
A pandemia causada pelo surgimento do novo coronavírus, no Brasil, já acarretou milhares de mortes. Diante desse cenário, na educação, o fechamento das escolas resultou na implementação do ensino remoto como método de aprendizagem. Assim, as reflexões que serão apresentadas nesta pesquisa contemplam, como objetivo geral, o que essa problemática social acarretou na vida dos estudantes a partir do contexto trágico que vivemos, tendo como embasamento teórico a Teoria do Posicionamento (HARRÉ; VA...
O jornal impresso como recurso de aprendizagem de leitura e escrita nas aulas de língua
Este trabalho objetiva apresentar o jornal como instrumento pedagógico, visando o aprendizado da leitura e da escrita nas aulas de língua portuguesa. Foi evidenciado nessa pesquisa que o jornal impresso, um dos mais influentes veículos de comunicação social, de fácil acesso, linguagem atraente e conteúdo interdisciplinar, permite apropriar-se da língua portuguesa de forma viva e atual. Este recurso de aprendizagem, por apresentar linguagens e gêneros diversos e uma multiplicidade de conteúdos...
Prática leitora, produção escrita e o estudo da identidade na pós-modernidade, nos minicontos da obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
Nessa pesquisa, foi realizado o estudo da identidade, na pós-modernidade, em alguns minicontos da obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti, por meio da leitura, produção e recepção. Para isso, o trabalho proposto explorou alguns subtemas, como a perda de referência e a não rigidez identitária que caracterizam a constituição do sujeito desses tempos modernos, a massificação dos indivíduos, a representação de diversos papéis sociais, os diferentes padrões relacionados à questão de ...
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
O conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundament...
A leitura de contos e minicontos no 8º ano do ensino fundamental: uma experiência de leitura dialógica
O presente trabalho se originou de uma inquietação com o modo como a Literatura vem sendo conduzida nas aulas de Língua Portuguesa, não apenas no Ensino Fundamental como também no Ensino Médio. Prova maior desse desvio é a utilização do texto literário como pretexto para estudos gramaticais, ignorando-se o seu valor artístico e, como consequência, não espaço para que o aluno frua o texto e tenha a experiência da leitura literária. Sendo assim, este trabalho tem como proposta de intervenção a ...
A estrutura da conversa em sala de aula com aluno autista: refletindo sobre estratégias interacionais de inclusão
Esta pesquisa tem por objetivo a análise do uso da fala-em-interação na aula de Língua Portuguesa, a fim de investigar como pode se dar a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de ensino-aprendizagem. Usando as ferramentas disponíveis pela Análise da Conversa Etnometodológica para descrição e interpretação de dados de fala, buscamos responder “que ferramentas interacionais estão disponíveis para professores e alunos, na sala de aula de Língua Portuguesa, capaz...
"Por que preciso escrever este texto?": uma proposta de estímulo à escrita de narrativas com alunos do 9° ano na escola pública
Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa que tem como foco a produção da escrita escolar da turma de 9º ano da escola municipal, situada no Município de Niterói, Rio de Janeiro. A presente pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta pedagógica voltada para o estímulo à produção de textos a partir da construção de narrativas de contos de fadas e histórias infantis com uma turma de 9º ano. A realização dessa proposta deverá contribuir para que o aluno do 9º a...
A perspectiva de multiletramentos na sequência didática: estratégias com o gênero meme
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como prática de letramento a leitura e a produção textual de memes – gênero textual digital, produzido a partir da linguagem verbal e/ou não verbal, que viralizou nas redes sociais virtuais por ser marcado pelo humor ou senso crítico. A ênfase deste trabalho se dá na elaboração de um material educacional a partir de um caderno de atividades: ferramenta elaborada para desenvolvime...
Não se avexe não, fale! Uma proposta de atividades sobre a diversidade linguística no espaço escolar
A presente pesquisa possui uma proposta de atividades que pode ser aplicada em diferentes contextos escolares, com o objetivo de despertar nos alunos a valorização das diferentes raízes linguísticas dos falantes, principalmente as raízes nordestinas em escolas das regiões Sul ou Sudeste do Brasil. O foco da discussão é o preconceito linguístico sofrido por muitos estudantes no contexto escolar ao se expressarem por meio de variedades linguísticas estigmatizadas em determinadas regiões e també...
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