
PPG EM LETRAS E LINGUÍSTICA : [103] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
“Quer ver” como fica a análise dessa construção: futuridade, modalidade e evidencialidade em jogo
Nesta dissertação, desenvolvemos um quadro analítico da predicação complexa [VVolitivo(auxiliar) VPercepção(ver)Predicador de um estado de coisas(infinitivo)]Predicador complexo], e buscamos identificar os contextos de usos (futuridade, epistemicidade e evidencialidade), a partir da estratificação sincrônica, em 366 dados extraídos da amostra Now, do Corpus do Português. Além disso, a metodologia é quali-quantitativa. A análise é fundamentada na Gramática de Construções Baseada no Uso (GCBU)...
“Inglês nem reprova...”: crenças e emoções em interações de professores no Whatsapp
Os estudos sobre crenças e emoções na Linguística Aplicada (LA) estão em constante evolução, com a diversidade de pesquisas em torno do ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira LDBN (1996), PCNs (1998) ou língua franca (BNCC, 2017) no contexto escolar, como podemos ver em Barcelos (2004, 2006, 2007, 2015), Gonçalves (2015), Peron (2021), Aragão (2011, 2015, 2017, 2023), Godoy (2020), Colombo-Gomes (2014) e Benesch (2017). Essa pesquisa trata-se de uma netnografia (Kozinets, 201...
Lendo para além da notícia: marcas de intertextualidade em legendas dos telejornais do Rio
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade em algumas legendas de notícias transmitidas na televisão brasileira. Neste trabalho, serão reunidos conceitos e teorias sobre intertextualidade e gêneros textuais que servirão como embasamento para a pesquisa. O recorte delimitado para essa análise foram os anos de 2022, 2023 e 2024. Para o levantamento necessário, foram destacadas as legendas das notícias dos telejornais de duas importantes emissoras do país da chamada tv aberta –...
“Fala direito, menino!”: um panorama das pesquisas sobre identidade linguística, identidade favelada e pertencimento linguístico
Durante nossa trajetória acadêmica e imersão em territórios vulneráveis, como favelas e comunidades na cidade do Rio de Janeiro, identificamos uma variante da língua portuguesa que, inicialmente, constatamos empiricamente como inerente a esses territórios. À medida que avançamos em nossas leituras e pesquisas, observamos que, apesar da ampla discussão sobre variação linguística no meio acadêmico, as marcas de identidade linguística presentes nessas favelas e comunidades ainda careciam de aten...
Atraídos pela profundidade: a série The leftovers e o impacto da intermídia na relação entre crítica e leitor
No trabalho como crítico acredita-se que a relação com os leitores se baseia apenas em contestação ou afirmação de valores. O interesse em compreender e problematizar essa dinâmica surgiu durante a cobertura episódica da série de TV The Leftovers, quando a análise das críticas apontou uma possibilidade: a de que a crítica também pode conduzir o leitor a um processo de compreensão e compartilhamento de significados; e não somente avaliar as regulações da estrutura narrativa. Essa possibilidade...
Sujeitos, saberes e sistema: uma análise discursiva da escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa é constituída a partir do nosso lugar de prática: a sala de aula, especificamente uma sala de aula de 1º ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública periférica e é da posição sujeito professora e pesquisadora que toma forma a seguinte questão de pesquisa: como a sistematização do processo de escolarização (“pré-escola” e “escola”) afeta a constituição dos sujeitos e dos saberes em uma formação social capitalista na contemporaneidade? Desse modo, filiado à...
A poética de Amílcar Cabral
A pesquisa tem por objetivo identificar a contribuição intelectual de Amílcar Cabral na criação de bases para a construção da Guiné-Bissau e de Cabo Verde na luta pela independência dessas duas nações. A poesia, enquanto palavra de combate, mas também estética, foi veículo de conscientização e de valorização da cultura desse autor figura-base da transformação, fundador do primeiro partido político de união – PAIGC (Partido Africano da Independência/União dos Povos da Guiné e Cabo Verde). Esse...
Construções de concernência: retomada e especificação na articulação textual
Esta dissertação tem por objetivo de investigação os contextos de uso da “construção de concernência [no que X a Y]”, que desempenha papel coesivo na malha textual ao desempenhar a função de retomar e especificar um objeto de discurso. Para tanto, analisamos as microconstruções no que diz respeito a, no que se refere a; no que tange a e no que concerne a, no português brasileiro. Os dados são extraídos da Amostra Now, do Corpus do Português, considerando o período de 2012 a 2019 e como refere...
Reflexões autoetnográficas de uma professora de língua portuguesa: letramentos e (de)colonialidades
Este trabalho tem como objetivo contribuir para entendimentos situados sobre a prática docente de língua portuguesa por meio da elaboração e análise de narrativas de vivências relacionadas ao contexto escolar. Alinhada com as perspectivas do letramento crítico (Soares, 2002; Ferreira; Takaki, 2014; Rojo; Moura, 2019; Street, 2014) e da decolonialidade (Quijano, 2000; Mignolo, 2005; Walsh, 2013), a pesquisa busca desvelar as camadas culturais, históricas e políticas que permeiam o ato de educa...
Outros modos de ver e ler noite na taverna, de Álvares de Azevedo: olhares intermidiáticos
A presente dissertação visa analisar os contos que compõem a obra Noite na Taverna (1855), de Álvares de Azevedo, através dos seguintes fundamentos teórico-metodológicos: a Intermidialidade (RAJEWSKY, 2012; 2020), com ênfase no estudo da evocação e representação pictórica no iconotexto (LOUVEL, 2006; 2012); e no entendimento acerca do desenvolvimento narrativo das personagens femininas (CUNHA, 1998; 2000; 2004), posto que muitas das referências e construções imagéticas acontecem a partir do o...
Jogando com construções: um estudo sobre estratégias diassistêmicas de tradução PB-LIBRAS desempenhadas por surdos aprendizes de PBL2
Baseado na Gramática de Construções Baseada no Uso (Goldberg, 2006; Hilpert, 2014; Perek, 2015; Bybee, 2008 e 2010) e na Gramática de Construções Diassistêmica (Höder, 2012, 2014a, 2014b E 2021 E Boas & Höder, 2018; Freitas Jr., Soares, Nascimento e Silveira, 2022), o presente estudo analisou as estratégias de tradução no par PB-LIBRAS de construções com o verbo ‘jogar’ por surdos usuários de PBL2 de diferentes perfis linguísticos. A hipótese inicial da pesquisa era a de que, a depender de di...
Pedro de Castro do Canto e Melo, escritor naturalista: trajetória biográfico-literária e estudo do romance Mana Silvéria (1913)
Esta dissertação tem por objetivo resgatar o papel desempenhado pelo escritor naturalista Pedro de Castro do Canto e Melo (1866-1934) no cenário literário do final do século XIX e começo do XX. Apoiada na esparsa bibliografia disponível sobre o autor, a pesquisa foi suplementada pela coleta de fontes primárias: resenhas, notas, crônicas, anúncios de livros, colunas e comentários críticos relacionados a Canto e Melo e sua obra, localizados na Hemeroteca Digital Brasileira da FBN. O estudo comp...
Abre a roda, chegou Madureira: novas cartografias literárias em A lua triste descamba, de Nei Lopes
Embora o samba e o carnaval configurem hoje parte importante da cultura brasileira, suas raízes afro-brasileiras e populares foram apagadas e/ou negligenciadas em diversos âmbitos de nossa sociedade. No campo literário hegemônico, ao buscarem palavras-chave simples como “subúrbio carioca” ou “periferias”, poucos autores chegaram perto dos limites de Madureira e seus arredores, apesar da enorme diversidade social que o bairro traz em seu âmago e a influência de seus personagens para nossas exp...
Diálogos mitopoéticos: fantasia subcriativa, reencantamento e construção de mundos ficcionais em J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis e Arthur Machen
No final do século XIX e início do século XX, o progresso científico tecnológico provocou um ―desencantamento‖ do mundo que conduziu a sociedade moderna à secularização em diversas esferas da cultura humana. Na crítica literária, o efeito desta desmagificação foi perceptível principalmente na produção e apreciação de obras que eram miméticas da realidade e, consequentemente, na marginalização das histórias de fantasia como arte escapista diante de uma nova realidade histórica de responsabilid...
Leiturabilidade: um estudo de leitura em inglês-LE no 7º ano do ensino fundamental
O desempenho em leitura dos alunos de ensino fundamental brasileiros em exames nacionais e internacionais tem sido aquém do esperado para esse público (Brasil, 2023), levantando um alerta para o que tem sido trabalhado em sala de aula em relação à habilidade de leitura. A leiturabilidade (Richards et al, 1992) aparece como um tema importante para que cenários como os dos exames internacionais possam ser explorados e revertidos. Este estudo de caso investiga a influência da leiturabilidade no ...
Da página à tela: o lobisomem em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Esta dissertação examina a adaptação cinematográfica de Alfonso Cuarón e o livro Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, terceiro volume da renomada saga literária escrita por J.K Rowling. A investigação é desenvolvida sob uma perspectiva comparatista, tendo como objetivo analisar a representação do lobisomem nas mídias fílmica e literária, com a finalidade de compreender as diferentes camadas de sentido existentes em cada uma dessas mídias. Publicadas entre 1997 e 2007, as obras receberam a...
Corpo e disciplina: os corpos dóceis em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro
A presente dissertação investiga os romances O conto da aia, de Margaret Atwood, e Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro, por meio da relação entre corpo e poder, característica fundamental do gênero distopia. Nas duas obras examinadas, o corpo humano é um mero objeto usado em favor de terceiros. Este trabalho tem como hipótese que a disciplinarização dos corpos é uma estratégia essencial para a instauração e manutenção dos sistemas políticos e sociais supostamente ideais criados na ficçã...
O discurso do déficit e os letramentos acadêmicos de graduandos em Letras
O presente estudo propõe, como objetivo geral, identificar, em resumos de teses e dissertações, indícios que evidenciem (ou não) estereótipos sobre a presença do discurso de déficit relacionados às práticas letradas de graduandos em Letras, compreendendo as especificidades da linguagem especializada e do conhecimento de cada campo. Para atingir esse objetivo, conduziremos uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseada em uma revisão bibliográfica (Moreira & Caleffe, 2008). Utilizar...
Alfabetização e leitura literária em uma escola do município de São Gonçalo na pós-pandemia
Esta pesquisa se propôs a analisar o processo de alfabetização em uma escola pública do município de São Gonçalo – RJ, no período pós-pandêmico, com os objetivos de compreender os desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais e de contribuir com os avanços na aprendizagem dos alunos, através da implementação de uma sequência de oficinas pedagógicas que articularam a leitura literária à aprendizagem do sistema de escrita alfabética (SEA). A investigação desenvolvida surgiu pela necessid...
Em pilhas, as mulheres: a literatura de Patrícia Melo representando a violência nossa de cada dia
O presente trabalho analisa, a partir da teoria crítica feminista, as perspectivas de violência na narrativa de autoria feminina da escritora Patrícia Melo, cujo recorte ficcional se instaura, predominantemente, na obra Mulheres empilhadas (2019). No entanto, serão analisados, brevemente, outros romances, cujo tema recorrente de violência contra mulher também é significativo, são eles O Matador (1995), Valsa negra (2003) e Fogo-Fátuo (2014). Além disso, serão levantadas questões pertinentes a...
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- 103 Dissertação
- 103 application/pdf
- 103 Acesso Aberto