
PPG EM LETRAS E LINGUÍSTICA : [111] Visualizar estatísticas
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Literaturas indígenas na aprendizagem da educação básica: desafios e perspectivas
O objetivo desta pesquisa é trabalhar com as Literaturas Indígenas para promover a Lei 11.645/2008, que instituiu o ensino da Cultura indígena na Educação Básica nas escolas públicas e particulares. A realização dessa proposta deverá contribuir para que o aluno da Educação Básica, principalmente o do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, sinta-se incentivado à leitura de narrativas indígenas, quebrando assim eternos preconceitos e distanciamentos desses textos. Assim, espera-se que os resul...
Entre a História e o Horror: ramificações do Mal e do Monstruoso em Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano
Nosso trabalho estuda algumas representações do mal, do horror e do monstruoso nas personagens das Lendas e Narrativas, de Alexandre Herculano, publicadas em 1851, época de ascensão de ideais liberais. Para a abordagem do horror, dialogamos com estudos de Ann Radcliffe (2018), Noël Carroll (1990) e Leonor Machado Sousa (1978, 1979), esta última para o caso específico do horror na literatura portuguesa. Na análise do mal, falamos em metafísico, físico e moral, partindo das explicações de Todd ...
O que é Família? Uma Busca por Entendimentos sobre as Representações Familiares no Livro Didático de Língua Inglesa
A presente pesquisa teve como finalidade a busca por entendimentos (MILLER e MORAES BEZERRA, 2019) sobre a representação de família em um recorte de livros didáticos de língua inglesa. Para tal busca, foi primordial conceituar família e suas categorizações e entendê-la enquanto instituição dotada de funções sociais (SINGLY, 2007; PIZZI, 2012; AMAZONAS, 2008). Além do conceito anterior, coaduno-me a Fairclough (2001), cujas teorizações possibilitam compreender na linguagem questões ideológicas...
“Porque eu queria realmente saber se eu queria ser professora”, o Programa de Estágio Docente na pandemia do COVID-19: reflexões, expectativas e vivências de professoras de inglês
Através desta pesquisa, tenho como objetivo buscar entendimentos sobre aspectos que contribuem para formação docente de professoras de inglês após completarem uma etapa obrigatória no programa do mestrado: o Estágio Docente, que ocorreu durante a pandemia provocada pelo Coronavírus em uma universidade pública localizada em São Gonçalo, RJ. Conduzi esta pesquisa através de um trabalho reflexivo e colaborativo balizado pelos princípios da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2001; MORAES BEZERRA, 2...
“Será que eu fui formada para isso?”: reflexões acerca da formação de uma professora de inglês para crianças atuando numa favela no Rio de Janeiro
O interesse por compreender a forma como o território de favela é concebido pelos professores que ali atuam e investigar se essa concepção é reflexo da formação docente são os fatores motivadores deste estudo, que é orientado pelos princípios da Prática Exploratória de compreender um fenômeno em seu contexto de origem (ALLWRIGHT 2003a; 2003b; MILLER; 2012; COLOMBO GOMES; MILLER, no prelo), pelos constructos da educação linguística crítica (PESSOA; SILVESTRE; MONTE MÓR, 2018) e dos letramentos...
Indícios de representações cognitivas na gramática diassistêmica: o caso de [(ESP) N (X)] no constructicon multilíngue de anglófonos aprendizes de PB
Nesta pesquisa, analisamos usos não nativos configurados pelo padrão da construção nominal [(ESP) N (X)] do PB na escrita de aprendizes estrangeiros, falantes nativos de língua inglesa. O estudo averigua, mais especificamente, ocorrências compatíveis com os padrões construcionais do PB e aquelas que apresentam algum desvio relativo à representação do slot especificador (ESP), que podem indicar prevalência de aspectos idioconstrucionais da língua de partida. Para tanto, aderimos aos postulados...
Testemunho: a resistência do/no Quarto de Despejo – Diário de uma favelada
Embasado no aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa (materialista), fundada por Michel Pêcheux (1969) e reterritorializada no Brasil por Eni Orlandi, o gesto de análise empreendido na presente pesquisa se debruçará sobre o corpus empírico Quarto de despejo: diário de uma favelada, publicado em 1960, de Carolina Maria de Jesus, obra considerada discursivamente como um testemunho. Assim, na montagem de nosso corpus discursivo, busca-se analisar processos de produção de sentidos ...
Subalternidade e exclusão nas obras O deus das pequenas coisas e O ministério da felicidade absoluta, de Arundhati Roy
Por um longo tempo, a visão do Oriente pelo Ocidente foi pautada por representações que serviram à ideologia da superioridade do europeu, levando consciente e deterministicamente à subordinação dos colonizados. Em Orientalismo, o Oriente como invenção do Ocidente (1990), Edward Said demonstrou que a legitimação do controle do europeu sobre o Oriente deu-se por meio do estabelecimento de um construto negativo, que comprova a íntima relação entre discurso e poder. Por outro lado, a própria ...
“Quer ver” como fica a análise dessa construção: futuridade, modalidade e evidencialidade em jogo
Nesta dissertação, desenvolvemos um quadro analítico da predicação complexa [VVolitivo(auxiliar) VPercepção(ver)Predicador de um estado de coisas(infinitivo)]Predicador complexo], e buscamos identificar os contextos de usos (futuridade, epistemicidade e evidencialidade), a partir da estratificação sincrônica, em 366 dados extraídos da amostra Now, do Corpus do Português. Além disso, a metodologia é quali-quantitativa. A análise é fundamentada na Gramática de Construções Baseada no Uso (GCBU)...
“Inglês nem reprova...”: crenças e emoções em interações de professores no Whatsapp
Os estudos sobre crenças e emoções na Linguística Aplicada (LA) estão em constante evolução, com a diversidade de pesquisas em torno do ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira LDBN (1996), PCNs (1998) ou língua franca (BNCC, 2017) no contexto escolar, como podemos ver em Barcelos (2004, 2006, 2007, 2015), Gonçalves (2015), Peron (2021), Aragão (2011, 2015, 2017, 2023), Godoy (2020), Colombo-Gomes (2014) e Benesch (2017). Essa pesquisa trata-se de uma netnografia (Kozinets, 201...
Lendo para além da notícia: marcas de intertextualidade em legendas dos telejornais do Rio
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade em algumas legendas de notícias transmitidas na televisão brasileira. Neste trabalho, serão reunidos conceitos e teorias sobre intertextualidade e gêneros textuais que servirão como embasamento para a pesquisa. O recorte delimitado para essa análise foram os anos de 2022, 2023 e 2024. Para o levantamento necessário, foram destacadas as legendas das notícias dos telejornais de duas importantes emissoras do país da chamada tv aberta –...
“Fala direito, menino!”: um panorama das pesquisas sobre identidade linguística, identidade favelada e pertencimento linguístico
Durante nossa trajetória acadêmica e imersão em territórios vulneráveis, como favelas e comunidades na cidade do Rio de Janeiro, identificamos uma variante da língua portuguesa que, inicialmente, constatamos empiricamente como inerente a esses territórios. À medida que avançamos em nossas leituras e pesquisas, observamos que, apesar da ampla discussão sobre variação linguística no meio acadêmico, as marcas de identidade linguística presentes nessas favelas e comunidades ainda careciam de aten...
Atraídos pela profundidade: a série The leftovers e o impacto da intermídia na relação entre crítica e leitor
No trabalho como crítico acredita-se que a relação com os leitores se baseia apenas em contestação ou afirmação de valores. O interesse em compreender e problematizar essa dinâmica surgiu durante a cobertura episódica da série de TV The Leftovers, quando a análise das críticas apontou uma possibilidade: a de que a crítica também pode conduzir o leitor a um processo de compreensão e compartilhamento de significados; e não somente avaliar as regulações da estrutura narrativa. Essa possibilidade...
Sujeitos, saberes e sistema: uma análise discursiva da escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa é constituída a partir do nosso lugar de prática: a sala de aula, especificamente uma sala de aula de 1º ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública periférica e é da posição sujeito professora e pesquisadora que toma forma a seguinte questão de pesquisa: como a sistematização do processo de escolarização (“pré-escola” e “escola”) afeta a constituição dos sujeitos e dos saberes em uma formação social capitalista na contemporaneidade? Desse modo, filiado à...
A poética de Amílcar Cabral
A pesquisa tem por objetivo identificar a contribuição intelectual de Amílcar Cabral na criação de bases para a construção da Guiné-Bissau e de Cabo Verde na luta pela independência dessas duas nações. A poesia, enquanto palavra de combate, mas também estética, foi veículo de conscientização e de valorização da cultura desse autor figura-base da transformação, fundador do primeiro partido político de união – PAIGC (Partido Africano da Independência/União dos Povos da Guiné e Cabo Verde). Esse...
Construções de concernência: retomada e especificação na articulação textual
Esta dissertação tem por objetivo de investigação os contextos de uso da “construção de concernência [no que X a Y]”, que desempenha papel coesivo na malha textual ao desempenhar a função de retomar e especificar um objeto de discurso. Para tanto, analisamos as microconstruções no que diz respeito a, no que se refere a; no que tange a e no que concerne a, no português brasileiro. Os dados são extraídos da Amostra Now, do Corpus do Português, considerando o período de 2012 a 2019 e como refere...
Reflexões autoetnográficas de uma professora de língua portuguesa: letramentos e (de)colonialidades
Este trabalho tem como objetivo contribuir para entendimentos situados sobre a prática docente de língua portuguesa por meio da elaboração e análise de narrativas de vivências relacionadas ao contexto escolar. Alinhada com as perspectivas do letramento crítico (Soares, 2002; Ferreira; Takaki, 2014; Rojo; Moura, 2019; Street, 2014) e da decolonialidade (Quijano, 2000; Mignolo, 2005; Walsh, 2013), a pesquisa busca desvelar as camadas culturais, históricas e políticas que permeiam o ato de educa...
Outros modos de ver e ler noite na taverna, de Álvares de Azevedo: olhares intermidiáticos
A presente dissertação visa analisar os contos que compõem a obra Noite na Taverna (1855), de Álvares de Azevedo, através dos seguintes fundamentos teórico-metodológicos: a Intermidialidade (RAJEWSKY, 2012; 2020), com ênfase no estudo da evocação e representação pictórica no iconotexto (LOUVEL, 2006; 2012); e no entendimento acerca do desenvolvimento narrativo das personagens femininas (CUNHA, 1998; 2000; 2004), posto que muitas das referências e construções imagéticas acontecem a partir do o...
Jogando com construções: um estudo sobre estratégias diassistêmicas de tradução PB-LIBRAS desempenhadas por surdos aprendizes de PBL2
Baseado na Gramática de Construções Baseada no Uso (Goldberg, 2006; Hilpert, 2014; Perek, 2015; Bybee, 2008 e 2010) e na Gramática de Construções Diassistêmica (Höder, 2012, 2014a, 2014b E 2021 E Boas & Höder, 2018; Freitas Jr., Soares, Nascimento e Silveira, 2022), o presente estudo analisou as estratégias de tradução no par PB-LIBRAS de construções com o verbo ‘jogar’ por surdos usuários de PBL2 de diferentes perfis linguísticos. A hipótese inicial da pesquisa era a de que, a depender de di...
Pedro de Castro do Canto e Melo, escritor naturalista: trajetória biográfico-literária e estudo do romance Mana Silvéria (1913)
Esta dissertação tem por objetivo resgatar o papel desempenhado pelo escritor naturalista Pedro de Castro do Canto e Melo (1866-1934) no cenário literário do final do século XIX e começo do XX. Apoiada na esparsa bibliografia disponível sobre o autor, a pesquisa foi suplementada pela coleta de fontes primárias: resenhas, notas, crônicas, anúncios de livros, colunas e comentários críticos relacionados a Canto e Melo e sua obra, localizados na Hemeroteca Digital Brasileira da FBN. O estudo comp...
- 111 UERJ
- 111 Dissertação
- 111 application/pdf
- 111 Acesso Aberto