
PPG EM POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA : [398] Visualizar estatísticas
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Quem tem medo do jovem negro? práticas discursivas e racismo na PMERJ no caso da “Operação verão”
A dissertação investiga as práticas discursivas e o racismo institucional no contexto da segurança pública do Rio de Janeiro, com foco na Operação Verão 2023/2024, realizada em conjunto pelo Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, com a atuação da Polícia Militar (PMERJ). A partir de uma perspectiva crítica, a pesquisa explora a construção discursiva do “inimigo interno” e a criminalização da juventude negra, perpetuando estereótipos racializados que legitimam a violência policial...
UNIVERSEEDUC: o papel da universidade corporativa da educação na construção de uma Educação 4.0 no Rio de Janeiro
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a proposta de atuação da Universidade Corporativa da Educação como referência na capacitação continuada para os docentes que atuam em escolas selecionadas para desenvolver o projeto das Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, visando a apropriação da mediação tecnológica, em consonância com a “Educação 4.0”. O que motivou essa investigação foi a necessidade de oferta de formação continuada e capac...
“Saravá o Jongo/Caxambu”: os saberes negro-brasileiros no território de Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense
O jongo/caxambu é uma manifestação da cultura negra brasileira que aparece nas narrativas sobre sujeitos negros do Sudeste do Brasil a partir do século XIX. Com referências de surgimento nas senzalas das fazendas de café do Vale do Paraíba, o jongo/caxambu recupera as memórias mais distantes dos sujeitos escravizados das regiões do Congo-Angola, no continente africano. A partir do canto, das danças e dos gestos, ele revela o protagonismo da população negra que traz como uma de suas principais...
Disseminação da desinformação on-line & tecnologias de informação e comunicação
Estudar o fenômeno da desinformação on-line e sua relação com as tecnologias de comunicação e informação (TIC) revela-se essencial e desafiador, especialmente no contexto contemporâneo, em que as redes sociais se tornam veículos tanto de informação quanto de manipulação. O presente trabalho investiga como as TIC, particularmente durante a pandemia de covid-19, influenciaram a proliferação de desinformação e quais os impactos para a sociedade, a saúde pública e a democracia. A partir de uma ab...
O lugar do não lugar: corpos dissonantes no esporte olímpico
Esta tese tem como objetivo verificar a consonância entre o ponto de vista de atletas afetadas por políticas de gênero e a argumentação que embasa as determinações que alicerçam a participação de atletas em dissonância de gênero em competições esportivas de alto rendimento e olímpicas, a partir das diretrizes propostas pelo COI em 2021 com o Quadro sobre Justiça, Inclusão e Não Discriminação com Base na Identidade de Género e Variações de Sexo e as consequentes alterações de critérios e postu...
Entre Muros e concertinas: acautelamento panóptico para corpos rebeldes no cárcere para adolescentes do DEGASE
A partir do pensamento do filósofo francês Michel Foucault relacionado à prisão (Foucault, 1977), fazendo uso de seus conceitos de biopoder e biopolítica, este estudo pretende analisar o cárcere juvenil fluminense do DEGASE, Departamento Geral de Ações Socioeducativas. Trata-se do órgão encarregado de definir e implementar os mecanismos de coerção, disciplinamento e sujeição, aplicados aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, para a execução das determinações sociojurídicas e...
A dialética do trabalho alienado e trabalho criativo na educação sob a Crise Orgânica do Capital: uma contribuição à crítica da avaliação educacional
A tese considera que a avaliação educacional está subsumida aos objetivos das teorias da Educação para o trabalho alienado no capitalismo, que desconsidera a atividade criativa do Trabalho, como imprescindível a concepção de totalidade desta categoria, ontológica à formação humana. Diante da incidência da Crise Orgânica do Capital, que se expressa como crise de paradigma no Valor, na Ciência, e na Educação, através de teorias defasadas em relação à realidade, e da própria ciência, dialeticame...
O fantástico como produto e produtor de subjetivação: uma análise do impacto de O Senhor dos Anéis em seus leitores
A dissertação aborda a relação entre subjetivação e literatura fantástica, tendo como objeto de estudo O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. A pesquisa parte da noção de que a subjetividade é formada por experiências sociais e culturais, conforme teorizado por autores como Deleuze e Guattari, e busca investigar como essa obra amplamente consumida transcende sua natureza de produto da cultura de massa para funcionar como um vetor de subjetivação, produzindo efeitos na singularização da subjet...
Sobre a produção de subjetividades no ensino médio
Meu texto é uma tese sobre a produção da subjetividade no ensino médio. Fiz uma pesquisa numa escola secundária chamada CEM 01 - Centro de Ensino Secundário 01 da Gama. Na escola, há um projeto de terapia integrativa comunitária que ajuda jovens voluntários em círculos de conversação. Estes círculos foram conduzidos por dois terapeutas (duas mulheres). A minha pesquisa aconteceu nestes círculos. Participei de 15 sessões de terapia e fiz anotações e análises sobre a participação dos jovens. D...
Programa Operação Trabalho em Teresópolis: elementos para a análise de sua longevidade
A presente pesquisa tem como objeto a longevidade do Programa Operação Trabalho, um programa social do município de Teresópolis voltado para a geração de emprego, renda e inserção no mercado de trabalho. O objetivo central da pesquisa é realizar um levantamento de elementos teóricos sobre as políticas sociais que possam explicar a longevidade do programa, algo incomum quando comparado a programas similares. Também são analisados aspectos que ajudam a identificar a funcionalidade do programa p...
Cucumbis: entre funerais e carnavais
O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre os cortejos fúnebres da cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX, os quais tem como destaque os grupos de cucumbis fúnebres com os grupos carnavalescos de cucumbis no final do século XIX na cidade supracitada. Os dois grupos de cucumbis eram formados por pessoas negras da região Congo-Angola e seus descendentes no Brasil. Dessa forma, este trabalho remonta as estruturas reais e sociais da região central da África, compreendendo o co...
Pistas da concepção de trabalho no Fayolismo: reflexões em diálogo com a Ergologia e a Clínica da Atividade
Este estudo tem como objeto a problematização das concepções de trabalho na Teoria Clássica da Administração desenvolvida por Henri Fayol, conhecida por fayolismo. O objetivo é analisar, em diálogo com a Clínica da Atividade e a Ergologia, pistas sobre como a noção de trabalho, subjacente ao trabalho da administração, se apresenta no fayolismo. Este estudo de investigação teórica utiliza a revisão integrativa da literatura para identificar as pistas sobre as concepções de trabalho presentes n...
O IFRJ e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: resistências e a consolidação de uma política pública nacional de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT)
A presente tese objetiva analisar como a política de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) tem se consolidado no IFRJ e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de 2006 aos dias atuais. A pesquisa busca responder se a consolidação da EJA-EPT se deu plenamente no IFRJ e na Rede Federal. O estudo teve como método de análises o materialismo histórico-dialético, levando em consideração as categorias mediação, contradição, ...
Acolhimento institucional e saída por maioridade: um estudo comparativo entre os períodos regidos pelos Códigos de Menores e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente
A transição para a vida adulta a partir da completude da maioridade em contexto institucional tem se mostrado um processo árduo para jovens egressos do sistema protetivo. O objetivo geral é realizar um estudo exploratório comparativo entre as políticas públicas oferecidas aos egressos por maioridade dos sistemas de internato na época dos códigos de menores e as atuais políticas públicas voltadas para adolescentes prestes a completar dezoito anos e/ou jovens que recém completaram a maioridade ...
Mobilização em rede pelo acesso à água potável
O presente estudo analisou o processo de criação de uma rede de proteção socioambiental no Colégio Estadual Olegário Mariano, no bairro de Rocha Miranda, na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de levantar dados sobre os problemas de abastecimento e de qualidade da água de ruas dos bairros de Honório Gurgel e Rocha Miranda onde residem a maioria dos estudantes desta instituição. Por intermédio da Educação Ambiental Crítica (EAC) e da metodologia de pesquisa-ação buscamos mobilizar os alun...
Cartas para pensar: quem protege crianças e adolescentes trans e travestis nos serviços de acolhimento?
A questão principal da tese foi motivada pela provocação de Paul Preciado na crônica “Quem defende a criança queer?”. Este trabalho utiliza a escrita epistolar, por isso é composto inteiramente por cartas direcionadas a diferentes destinos: pessoas leitoras, o Cistema de Justiça, crianças e adolescentes trans, personagens importantes na história dos transfeminismos brasileiros e profissionais do campo dos direitos de crianças e adolescentes. A pesquisa é fruto da análise de implicação das min...
A primavera nos dentes, a manhã desejada: ecos e ressonâncias das ocupações dos secundaristas no Brasil
Entre os anos de 2015 e 2016, os estudantes secundaristas realizaram um dos movimentos políticos mais insurgentes dos últimos tempos no Brasil: as ocupações das escolas públicas. Motivadas por várias razões, elas foram marcadas principalmente pelo ineditismo da autogestão dos estudantes, pelo discurso de recusa à filiação partidária e pelo desafio imposto às autoridades públicas. Inscritas numa década de efervescência política do cenário nacional (despertada pelas manifestações de junho de 20...
COMPERJ: O Complexo Petroquímico e seu papel na transformação do território de Itaboraí
O impacto da crise do sistema capitalista na indústria brasileira foi particularmente sentido no setor de empresas de transformação energética, como exemplificado pela dissolução do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), foco deste estudo, em meio a uma crise política aguda no país. O Comperj desempenhava um papel essencial na indústria nacional, representando um dos maiores empreendimentos petroquímicos da Petrobras e uma fonte significativa de investimento e desenvolvimento econ...
A saúde mental dos estudantes em tempos neoliberais: estudo dos projetos desenvolvidos pelas universidades públicas brasileiras
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as estratégias institucionais de identificação e enfrentamento às condições que interferem na saúde mental dos alunos do ensino superior público implementadas pelas universidades públicas brasileiras no período de 2010 até 2022. Para tal, foi necessário compreender como a racionalidade neoliberal provoca mudanças na organização da educação superior brasileira e na saúde mental discente. Entende-se que essa nova racionalidade interfere nas...
Racismo institucional na educação superior pública brasileira: análise das políticas de ação afirmativa de cotas de recorte Racial no IFRJ
Em um país estruturalmente racista, como é o Brasil, as Políticas de Ação Afirmativa (PAA) de Cotas de Recorte Racial apresentam-se enquanto uma forma de promover a equidade entre as populações branca e negra, dentre outras historicamente marginalizadas, na educação, principalmente nas Instituições de Educação Superior (IES) Públicas. Considerando que as PAA de cotas são uma conquista pautada predominantemente no protagonismo dos movimentos negros, o seu processo de implantação torna-se um de...
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