
PPG EM POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA : [353] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Reestruturação metropolitana e regional: integração entre o leste metropolitano e o norte fluminense
Essa pesquisa pretende investigar em que medida as mudanças nas estruturas produtivas ocorridas no leste metropolitano do Rio de Janeiro e no Norte fluminense, após a construção grandes projetos de investimento, contribuem para a construção de redes técnicas e uma reordenamento territorial direcionado a uma nova espacialização das atividades econômicas, induzindo na formação de novos arranjos espaciais. A presente pesquisa busca compreender dinamização e as mudanças no território possibilitad...
Do homeschooling estadunidense aos projetos legislativos brasileiros sobre Educação Domiciliar: uma análise à luz da disputa pela hegemonia
Diante um sistema educacional público cercado de tensões e disputas, a Educação Domiciliar chega ao Brasil com fortes influências do homeschooling estadunidense. Com base no método do materialismo histórico e dialético, esta pesquisa se baseou em 18 Projetos Legislativos apresentados na Câmara dos Deputados entre 1994 e 2022. Evidenciamos a historicidade do movimento homeschooling nos EUA, o descontentamento com a escola laica e pedagogias utilizadas como um dos fatores que impulsionaram o cr...
Intervivências: a (in) existência possível de pessoas intersexo – entre a regulação da medicina e a tutela do direito
Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e morrem – diz- se comumente. Das cartilhas de ciências às normas da medicina e do direito, o ciclo da vida parece ser algo pacificado. Mas nem todo mundo nasce, não são todas as pessoas que conseguem chegar a crescer e a realidade da reprodução não é válida para todos os corpos. Talvez a única verdade a respeito desse ciclo seja mesmo a morte. Mas se tal ciclo é o ciclo da vida e todos os seres correspondem a ele, quem se desvia desse caminho é o qu...
Os Ingovernáveis: uma análise de modos de viver e cuidar no encontro com crianças e adolescentes em situação de rua
Esta tese é produto de meu percurso no Doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ e apresenta as diferentes modulações dos trajetos desenvolvidos durante quase 6 anos. Descreve um processo que começou com a apresentação de um cenário de prática profissional, relatando cenas de uma experiência que resultaram problemáticas, a partir da metodologia do diário de campo. A pesquisa desenha um modo possível da analisar a prática da psicologia no encontro com crianças e ado...
O ensino remoto na formação humana no serviço público federal: um estudo de caso na Escola Nacional de Administração Pública
Em março de 2020, o Brasil, assim como outros países, precisou aderir ao distanciamento social para tentar conter a propagação de um vírus ainda pouco conhecido: o Coronavírus, causador de uma pandemia em escala global. Os impactos dessa medida de isolamento foram sentidos em várias instâncias da nossa sociedade. Na educação, a solução para a continuidade dos processos de aprendizagem durante o período pandêmico foi a adoção de um modelo chamado inicialmente de Ensino Remoto Emergencial. Assi...
Aprendizagem medida por tecnologias, um caminho para uma educação corporativa moderna e orientada para uma gestão do conhecimento eficaz nas organizações públicas: um estudo de caso sobre a educação corporativa do INPI
Embora a Gestão do Conhecimento - GC seja matéria de relevância para as organizações, observa-se uma lacuna na literatura que compromete o seu melhor entendimento e como uma organização pode otimizar sua aplicação e resultados a partir de um olhar sinérgico sobre os três elementos da gestão, pessoas, processos e tecnologias. Pesquisas nessa área têm se limitado a promover um olhar fragmentado sobre os três elementos de sustentação da gestão organizacional produzindo conclusões enviesadas sobr...
Turismo e a produção desigual do espaço urbano: uma análise sobre Cabo Frio – RJ
O turismo é uma importante atividade econômica atualmente. Ela mobiliza grande fluxo de pessoas, dinheiro e negócios, e é responsável por vários processos urbanos, econômicos e sociais, e, ainda muitos impactos. Em face às diversas análises, pretendemos investigar como a praia, em um contexto de valorização econômica, cultural e social é muito importante para o processo de urbanização, especialmente o desenvolvimento desigual. Então, compreenderemos novos processos de urbanização ou reestrutu...
A vulnerabilidade na justiça criminal: um estudo sobre mulheres condenadas por tráfico de drogas
O objetivo central desta pesquisa foi estudar a vulnerabilidade das mulheres condenadas por tráfico de drogas, partindo da análise documental dos acórdãos referentes a processos julgados pelas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, entre junho e dezembro de 2018, 2019 e 2020, com ênfase especial na individualização da pena nas decisões de primeira e segunda instância. A análise buscou estabelecer correlações entre os indicadores de vulnerabilidade social para av...
Da hora do desespero ao aluno guloseima: uma análise das práticas avaliativas a partir dos efeitos e das relações tecidas no cotidiano escolar
A presente tese coloca em análise as práticas avaliativas a partir dos efeitos e das relações produzidas no cotidiano da escola. A pesquisa adota as ferramentas da Análise Institucional e da pesquisa-intervenção a fim de propor estranhamentos e desnaturalizações acerca da avaliação escolar. O trabalho se debruça sobre dispo-sitivos analisadores, como memórias e registros pessoais das experiências como professora e pedagoga, um filme sobre a semana de provas produzido por estudan-tes em uma es...
Concepções de arte pública e de museus na experiência da Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro na década de 1970
Este trabalho pretende contribuir com a discussão sobre a potência educativa da arte pública (CHAGAS, 2006), a partir da investigação de ações artísticas participativas (PORTELLA, 2010) e das intervenções didáticas (LÉGER, 2012) ativadas por intermédio de programas públicos com o cunho educativo em espaços urbanos (FUREGATTI, 2013), na década de 1970, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tomamos como referência principal o programa educativo da Unidade Experimental (1969-1973), vinculada ao set...
Narrativas de resistência: mulheres negras e cotas raciais na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ)
A política de cotas no ensino superior é um mecanismo de ação afirmativa em que são reservadas vagas para grupos subalternizados, como para pessoas negras. A UERJ é reconhecida pelo seu pioneirismo na implementação das cotas, tendo o primeiro vestibular com reserva de vagas em 2003. Desde então, políticas de permanência foram elaboradas, pois não basta garantir o acesso ao ensino superior, as/os cotistas devem poder permanecer e concluir a graduação. Para isso, a instituição deve entender e o...
Ofensiva ideopedagógica dos institutos empresariais no Brasil: uma análise a partir da realidade cearense
Nessa pesquisa analisamos a atuação do empresariado brasileiro no direcionamento dos rumos da educação pública na atual quadra histórica. Avaliamos que importantes frações da burguesia, organizadas no Movimento Todos Pela Educação (TPE), promoveram um salto de qualidade na difusão dos interesses das classes dominantes no interior das políticas educacionais, a partir do que nomeamos de ofensiva ideopedagógica. Como parte de um contexto global marcado pelo avanço de reformas empresariais da edu...
Diálogos sobre a tecnologia: a extensão universitária em saúde da UERJ durante a pandemia de COVID-19
A realização do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19 levantou algumas questões acerca da utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto universitário. Uma delas se refere à utilização desses recursos no âmbito da extensão universitária, que constitui um dos três pilares indissociáveis da universidade no Brasil. A partir dessa questão mais ampla, o objetivo desta pesquisa é identificar o papel exercido pelas TDIC nos projetos de extensão u...
A agenda de gênero e diversidade sexual na educação brasileira: um debate em suspensão
Este trabalho tem como objetivo principal aprofundar, de forma descritiva, narrativa e analítica, a suspensão da distribuição dos materiais pedagógicos do Programa Escola sem Homofobia (ocorrida em 2011) e a retirada dos termos gênero e orientação sexual do Plano Nacional de Educação em vigor (sancionado em 2014), apresentando atores, estratégias e discursos que incidiram nesses dois processos. Para isso, utilizamos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, narrativa auto reflexiva e análi...
Quem somos hoje? Um estudo sobre a precarização da vida com Foucault, Judith Butler e outros autores
Quem somos no presente momento da história? Não é por acaso que esse trabalho se inicia com essa pergunta. Ela coloca em questão o presente e claramente nos convoca a reflexão sobre nós mesmos nas relações com o agora no qual nos encontramos. Não basta perguntar: o que é este hoje? Mas, sim, qual a relação que temos com este hoje? Quais os elementos do presente nos atravessam e nos constituem? Ao colocarmos em questão o presente, iremos perceber que a precarização da vida é o elemento da sing...
A reforma do ensino médio no Brasil: uma contrarreforma trabalhista para o trabalho docente
O processo de modificações do trabalho docente nas escolas públicas estaduais, a partir da implementação da reforma do ensino médio em curso no Brasil, é o objeto central desta tese. Procuramos compreender as relações entre um conjunto de documentos, que alinhados e complementares à Lei nº 13.415/2017, repercutiram nas condições de realização desse trabalho, instituindo novas formas de expropriação de direitos dos (as) professores(as) das escolas públicas estaduais. As mudanças vinculadas a e...
A fotografia como ferramenta para a formação humana e cidadã: uma experiência na Comunidade da Maré
O ato fotográfico não se resume a um apertar de botão de câmera. Ele vem carregado de significado, expressões e intenções. Quem pensa em fazer uma fotografia já carrega, até mesmo sem se dar conta, uma carga de informações e experiências vividas que vão influenciar no modo de ver e de enquadrar o que se pretende registrar. O presente trabalho, realizado através de um grupo de pesquisa que atuou em uma escola estadual da Comunidade da Maré se dedicou a acompanhar a formação do olhar dos alunos...
Expansão do atendimento em Educação Infantil em municípios do Estado do Rio de Janeiro: entre autonomia municipal e o papel indutor do governo federal
Esta tese tem como objetivo principal compreender a relação entre a autonomia municipal e o papel indutor das políticas públicas voltadas para a expansão da Educação Infantil, contribuindo para a análise das políticas educacionais. Observamos como ocorreu a cobertura do atendimento a partir da década de 2010 e seus desdobramentos em seis municípios do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo uma análise documental voltada para a identificação das tensões entre o que é proposto para o federalis...
Avaliações educacionais em larga escala: ENEM E ENADE em foco
As avaliações ENEM e ENADE compõem parte do cenário da educação brasileira, uma vez que são aplicadas quando o estudante está concluindo a educação básica e o ensino superior. O ENEM seleciona e classifica os estudantes que ocuparão as vagas nas universidades, com base na nota de corte estabelecida por cada IES, para cada curso de graduação oferecido. O ENADE avalia e hierarquiza as IES em termos do desempenho de seus estudantes. Esta tese está centrada na análise de questões das provas de ...
Hidronegócio e ruptura metabólica: contradições econômicas e socioambientais da implantação de barragens no território Cantuquiriguaçu
Nesta tese, analisa-se a relação entre o hidronegócio do setor energético e o processo de materialização da ruptura metabólica entre sociedade humana e natureza. Por meio da pesquisa exploratória, documentou processos relacionados à implementação e operação de grandes barragens no rio Iguaçu e que atingem o território Cantuquiriguaçu, no Paraná, bem como, de suas contradições e conexões com o sistema capital enquanto totalidade hegemônica na contemporaneidade. Os resultados são abrangentes: p...
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