
PPG EM POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA : [327] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Educação Mediada por Tecnologias: formação docente e inovação metodológica
As mudanças na sociedade ocasionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação - TDICs exigem que os educadores repensem as suas práticas de modo a atender as expectativas dos estudantes de hoje, conectados, com acesso a um fluxo rápido de informações. Nesse contexto, as práticas pedagógicas que funcionaram ontem, não necessariamente atendem à realidade atual e, as metodologias ativas de aprendizagem, com o uso de tecnologias digitais e não digitais, podem ser aliadas do docente na propos...
A produção teórica sobre as condições de trabalho dos profissionais inseridos no Sistema Único de Assistência Social
O trabalho tem sofrido inúmeras transformações nas últimas décadas. Ocorreram diminuições de empregos, aumento de serviços, precarização dos contratos, flexibilização de leis trabalhistas e a recente contrarreforma trabalhista (2017). Estas transformações afetam o universo do trabalho e causam redefinições no Estado e nas políticas sociais. A implantação do Suas a partir de 2004 amplia o mercado de trabalho para os assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais. Contudo, contraditoria...
No peito e na raça: classe, raça, políticas públicas e ações afirmativas na UERJ
Este trabalho aborda questão racial a partir e em paralelo as ações afirmativas na modalidade Cotas na UERJ, utilizando pressupostos teóricos e conceituais da teoria marxista, tendo como corte cronológico entre 1980 e 2018. Os debates realizados em torno da problemática racial equivalem à implantação destas ações afirmativas, passando, no entanto, por diferentes perspectivas conceituais. A construção acadêmica e militante acerca das raças no Brasil, margeada pelas políticas de inclusão de cam...
Educação Popular e Estado no Brasil: análise do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas
Essa dissertação de mestrado se debruça sobre o histórico do movimento de educação popular no Brasil contemporâneo e sua relação com o Estado. Na Introdução de nosso trabalho, apresentamos o referencial teórico utilizado, tendo como referências os conceitos de Estado e Hegemonia, a partir do filósofo Antonio Gramsci, bem como a partir do entendimento sobre o desenvolvimento processual da história e do fazer de seus agentes, conforme nos coloca Edward P. Thompson. No primeiro capítulo, tendo a...
Cartas tecidas pelos fios do racismo na escola: tentativas de construção de invisibilidades étnico-racias
Esta pesquisa tem por objetivo discutir sobre as práticas racistas ainda vigentes nas propostas escolares, favorecendo a perspectiva de construção de invisibilidades das identidades negras. Privilegia, nesse contexto, os cultos religiosos negro- brasileiros como forma de expressão cultural e de representação identitária. Entende tais cultos como reelaborações e ressignificações negras ocorridas da chegada das centenas de milhares de sujeitos africanos que para estas terras foram trazidos e vi...
Concepções de saúde que orientam a formação dos trabalhadores técnicos da saúde nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Esta dissertação tem como objetivo discutir as concepções de saúde que orientam a oferta de educação profissional técnica de nível médio em saúde, realizada no âmbito dos institutos federais de educação. Busca tratar das relações dessas concepções no interior dos projetos históricos que propiciaram suas racionalidades, a presença dessas concepções nos projetos formativos, além de captar as mediações que promoveram a inserção das concepções na formação dos trabalhadores técnicos da saúde nos i...
A contrarreforma atual do ensino médio: um estudo da implementação nas escolas estaduais do Rio de Janeiro
A reforma do Ensino Médio, tratada na Lei nº 13.415/2017, promove diversas mudanças na organização e estrutura curricular da última etapa da educação básica brasileira. O presente estudo busca analisar o Estado do Rio de Janeiro como particularidade da implementação da contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, em seu momento inicial. Compreendendo que os projetos e as políticas educacionais são um campo em disputa, intentou-se identificar os grupos envolvidos e as possíveis tensões e disputas...
“Novo” Ensino Médio ou quando o velho está (re)nascendo: consensos e disputas nas regulamentações curriculares dos anos 1990 aos atuais
O presente estudo teve como objetivo analisar por quais mediações a política curricular de ensino médio configurada pela Lei Federal nº 13.415/2017 recupera e/ou atualiza a pedagogia das competências e ressignifica a formação integrada. A pesquisa foi orientada pelo materialismo histórico-dialético como método de análise, que permite relacionar o todo e suas partes na constituição do real concreto, considerando a historicidade e as mediações que revelam as contradições presentes no espaço/tem...
“O diretor é gente como todo mundo”: reflexões sobre a produção de subjetividades do sujeito gestor no município de Mesquita
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a formação continuada Ciclo de Diálogos sobre Gestão Pedagógica que ocorreu de 2017 a 2018 no município de Mesquita, que teve os gestores escolares como sujeitos participantes. Com isso, problematizar o espaço de formação de gestores, a produção de subjetividades envolvida nesse processo, suas propostas e possíveis efeitos no trabalho da gestão escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa adotou-se ferramentas metodológicas do campo da Análise Institu...
A (Des)União dos Poderes e as Políticas de Gestão e Planejamento Metropolitano no Rio de Janeiro
O debate sobre gestão integrada de políticas públicas, estruturas regionalizadas de desenvolvimento e partilhas de recursos é atual e apresenta diversos enfoques. Contudo, por trás dos mecanismos de gestão coexistem atores e instituições que formam uma densa estrutura de interesses, que constrange e limita a ação conjunta. Nesse jogo de forças, estão envolvidas questões como a autonomia, pacto federativo e seus impactos na produção de incentivos ao comportamento competitivo ou a postura coope...
Da balbúrdia dos vulneráveis: ensaios sobre a noção de vulnerabilidade nas políticas sociais
A vulnerabilidade é uma noção amplamente utilizada no campo das políticas públicas e das ciências humanas, por isso, muitas vezes naturalizada, reproduzida e saturada por ser irrefletida. Essa tese de doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ tem por objetivo construir uma genealogia da noção de vulnerabilidade nas políticas sociais, problematizando a vulnerabilidade como uma evidência que qualifica populações e situações como vulneráveis e que está amplamente diss...
Ensino Superior público a distância no munícipio de São Paulo: entre formação humana e dinâmicas excludentes
O processo de reestruturação produtiva do capital tem transformado as relações de trabalho tanto no centro quanto na periferia do modo-de-produção, constituindo novas formas de espoliação do trabalho e de expropriação do mais-valor; as políticas educacionais de Ensino Superior, especialmente as do período Lula e Dilma, emergem neste contexto, em seus aspectos mais gerais (de massificação) e particulares (de mercado). Por isso, o presente trabalho de doutorado, investiga a partir da expansão d...
As entrevistas de Lula no cárcere: a coragem da verdade e a defesa da democracia
Este estudo teve por objetivo recolher, organizar e analisar o conjunto das entrevistas concedidas pelo ex-presidente Lula no período 2018/2019, durante sua prisão política em Curitiba/PR, em virtude de suas condenações pela Operação Lava Jato. Além de importante registro histórico, as entrevistas apresentam a análise política e o pensamento de Lula, personagem que se manteve no centro da geopolítica mundial, mesmo durante o isolamento imposto pelo longo processo de perseguição judicial a que...
Sonhar uma escola: ser uma escola que forma para o trabalho não significa ser a empresa que os jovens trabalham
O presente trabalho visa o aprofundamento de discussões sobre a intencionalidade e as práticas pedagógicas da Política Pública permanente de Aprendizagem Profissional (AP), Lei n. 10.097/2000, no cotidiano de duas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP). Por meio do Programa Senac de Aprendizagem Comercial (PSAP), essa instituição atua no âmbito educativo, no desenvolvimento de competências profissionais. Concomitantemente, este trabalho desvia do campo do prescrito, ...
Concepções e critérios de avaliação que respondem às necessidades dos trabalhadores
O presente trabalho tem por finalidade lançar um olhar crítico sobre as “Concepções e Critérios de Avaliação que Respondem às Necessidades dos Trabalhadores”. Abordamos o objeto em suas várias dimensões, visto que a ideia de “avaliar”, comumente, é entendida no senso comum como uma atividade sem muita complexidade e algo relativamente natural. Porém, quando se fala em avaliação de aprendizagem do aluno, de sistema, de política pública, essas diversas dimensões não estão na vida cotidiana da m...
Reflexos da formação docente – uso de tecnologias digitais na prática profissional
Diante do reconhecimento de um cenário de ampla aquisição de aparatos digitais, de sujeitos conectados fulltime à internet, a presente pesquisa se propõe a identificar se cursos de licenciatura – ofertados a distância – formam professores que promovem um uso diferenciado dos recursos tecnológicos na prática profissional, em razão da metodologia que optaram estudar. Ou caso contrário, se a trajetória formativa a distância – que pressupõe o uso maciço de interfaces digitais – se encontra descon...
Competências socioemocionais: uma “nova” pedagogia? Estudo dos fundamentos de uma perspectiva educacional emergente
Essa tese tem como tema a noção de competências socioemocionais e como objeto de estudo a sua incorporação nas políticas curriculares de educação nacional. De modo mais específico, busca identificar e analisar os fundamentos econômicos, políticos, ideológicos e epistemológicos que orientam as propostas de formação de competências socioemocionais. Além disso, problematiza as implicações da incorporação e operacionalização desse conceito nas políticas educacionais. Tendo como referencial teóric...
A hegemonia do agronegócio do campo à educação: coerção e consenso na ofensiva contra a luta por terra e por Educação do Campo
A inserção do agronegócio na área da educação escolar, considerando-se o contexto da questão agrária no Brasil, é o objeto central desta pesquisa. Em face disso, procuramos compreender a relação entre a expansão do agronegócio no Brasil e o estabelecimento de uma investida sobre a educação, mais especificamente uma ofensiva contra o projeto popular de Educação do Campo. A questão de classe, com seus atravessamentos e desdobramentos, é fundamento para uma análise dos confrontos que remetem a l...
Sombras da loucura: narrativas de uma vida entre instituições
Numa narrativa sobre Mário, formas de conhecer o louco e a loucura vêm à tona desde um não-lugar judiciário. Códigos jurídicos, intervenções policialescas, acolhimentos institucionais, afetos interinstitucionais (família, abrigo, escola, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS): tudo isso será posto em (re)visão na busca de olhar mediante linhas que constroem breves emaranhados (subjetividades, quiçá). Algo como um nó parece conduzir a narrativa: a construção de um louco a partir das intervençõ...
Avessos da democracia no Brasil: sobre aspirações militantes capturadas pelo ideário (neo)liberal
Esta tese problematiza o uso que a esquerda institucional brasileira vem fazendo de um discurso que exalta a democracia como solução para o que se define como problema político, sem qualificar o que se entende por democracia. São colocadas em análise práticas que operam pelo autoritarismo, investem no legalismo, na crença no Estado e na punição. Por meio da retórica das democracias liberais representativas que legitima a consolidação de regimes altamente repressivos, as lutas dos que se recon...
- 327 UERJ
- 173 Tese
- 154 Dissertação
- 48 2020 - 2022
- 242 2010 - 2019
- 37 2007 - 2009
- 254 2010 - 2019
- 17 2007 - 2009
- 327 application/pdf
- 327 Acesso Aberto