
PPG EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) : [142] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Uma reflexão sobre background e foreground de alunos do 3º ano do ensino médio de escola estadual, em Santa Cruz, zona oeste de Rio de Janeiro, para a produção de duas aulas
Esta dissertação tem como objetivo analisar possibilidades de questionamentos sobre as circunstâncias sociais, econômicas, políticas e tecnológicas nas quais estão inseridos alunos e professores de matemática. E, para isso, abordaremos o conceito de duas vertentes relevantes da Educação Matemática. A primeira se trata da Etnomatemática, que aborda a influência da cultura sobre o processo de ensino-aprendizagem de matemática. Já a segunda está relacionada aos conceitos da Educação Matemática C...
Um trabalho para Ensino Básico baseado no livro Como mentir com estatística
É cada vez mais difícil conquistar a atenção e o interesse dos alunos nas aulas de matemática. Os métodos tradicionais já não entusiasmam os alunos. Nas aulas de estatística não é diferente. Os exemplos convencionais usando moedas e cartas já não são mais atrativos para os alunos atuais. Nessa dissertação de Mestrado, procuramos trazer novos modelos de atividades, que são baseados em acontecimentos do cotidiano. Através de temas de ampla repercussão propomos atividades onde o discente poderá ...
Sobre números perfeitos e quase perfeitos
Este trabalho foi idealizado visando mostrar que a matemática é uma ciência em constante evolução e que, desta maneira, desperta e aguça curiosidade de todos que se debruçam a desvendá-la. Inicialmente, apresentamos noções básicas de divisibilidade mostrando suas principais propriedades, passando pelos números primos com todo o seu mistério e estudos desenvolvidos. Posteriormente falamos de uma classe de números especiais, a saber, os números perfeitos e números quase perfeitos, apresentando ...
As contribuições da geometria dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial por meio do software GeoGebra 3D e de atividades investigativas
Esta dissertação de mestrado propõe a criação de atividades baseadas na aprendizagem investigativa matemática e na resolução de problemas, centradas na Geometria Espacial, utilizando o software GeoGebra 3D. O estudo visa analisar as vantagens e desvantagens dessa abordagem em uma sala de aula de uma escola pública. Inicialmente, o trabalho realiza uma revisão de literatura sobre a interpretação da Geometria Espacial nos documentos oficiais brasileiros, buscando embasamento teórico e contextua...
Métodos geométricos de resolução das equações quadráticas
Este trabalho buscou compreender a evolução pensamento algébrico desde problemas a partir do papiro de Rhind até as soluções geométricas de Al-Khwarizmi. Durante a pesquisa bibliográfica, principalmente na organização do sistema de contagem e computação de resultados na aritmética egípcia, ficou clara a importância de uma representação simbólico-pictórica na compreensão das tarefas a serem realizadas. O que se passou na resolução de equações pelo método da falsa posição de então deve ser capt...
Vivenciando a Economia Doméstica por meio da Proporcionalidade no Ensino Fundamental
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que integra Educação Financeira com foco no ensino da Proporcionalidade, incentivando o consumo consciente através de práticas sustentáveis. Ela foi inspirada pela experiência profissional da autora, que percebeu a dificuldade dos alunos em contextualizarem conhecimentos matemáticos em seu cotidiano, como os relacionados a finanças. Realizamos uma atividade com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, que se propôs a ser dinâmica e interdisciplinar, e...
Uma proposta de adaptação da prova do Enem de matemática para alunos com TDAH
Este trabalho apresenta e discute sobre a avaliação em matemática para alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade). Neste estudo, pesquisamos a adaptação de avaliações de Matemática para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, mais especificamente, adaptamos questões da prova Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a principal forma de acesso ao curso superior do país. Para o trabalho, realizamos pesquisas normativas (legislação brasileira) e bibliográficas. Dessa forma, ...
O jogo da senha numérica: uma proposta para o ensino dos princípios multiplicativo e aditivo baseada na teoria dos registros de representação semiótica
Esta pesquisa buscou alinhar três perspectivas teóricas: jogos na Educação, o conceito de Investigação em Educação Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval como formas de contribuição para o ensino dos Princípios Multiplicativo e Aditivo do conteúdo de Análise Combinatória para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa é natureza qualitativa e do tipo descritiva, em que foi desenvolvida e construída uma versão do jogo MasterMind, t...
O Ensino de Educação Financeira utilizando a metodologia de resolução de problemas
Nesta dissertação, a Metodologia de Resolução de Problemas é utilizada como ferramenta para introduzir os alunos do Ensino Médio aos conceitos e práticas da Matemática Financeira, assim como da Educação Financeira. A escolha desta estratégia se deu por compreendermos que ela pode contribuir de forma mais orgânica aos processos que poderão levar à compreensão, ao planejamento, à execução do plano de abordagem, à possível solução de um problema, assim como à interpretação a posteriori da soluçã...
O livro-jogo como ferramenta lúdica, matemática e tecnológica no desenvolvimento de habilidades
O presente projeto tem por objetivo apresentar uma dinâmica denominada livro-jogo, mostrando as possibilidades de utilizá-la como um material pedagógico. O trabalho teve seu fundamento no estudo de documentos e diretrizes, tais como a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Alfabetização Midiática Informacional, assim como no uso da literatura científica como referência. Desta maneira, selecionamos quatro grandes pilares como norte: a Matemática lúdica, a apre...
Considerações sobre o ensino de funções no ensino fundamental e a linguagem matemática
O estudo de Funções é um dos principais conteúdos do 1º ano do Ensino Médio, porém a base das informações para um bom entendimento do assunto se inicia nas séries finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, o aluno precisa se familiarizar com as diferentes formas de escrever em linguagem matemática e fundamentar conceitos algébricos iniciais, correlacionando-os com o cotidiano. Contudo, sem um bom entendimento das regras dessa linguagem (que são diferentes da linguagem natural), o alu...
A monitoria como trabalho colaborativo: uma experiência no contexto de uma escola pública no pós-pandemia
Desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020, as escolas têm enfrentado uma série de desafios decorrentes das consequências do momento pandêmico. O fechamento temporário ou parcial das instituições de ensino como medida de contenção do vírus resultou em interrupções significativas na educação presencial, afetando o aprendizado, o desenvolvimento social e emocional dos alunos. A transição para o ensino remoto trouxe desigualdades no acesso à tecnologia e à internet, ampliando as disparidade...
Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele
Este trabalho relata uma experiência realizada em uma escola pública do Município do Rio de Janeiro em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental em 2019. Em ambas, foram trabalhados triângulos e quadriláteros, sua classificação, características principais e soma dos ângulos internos. Em uma delas usando o estudo tradicional com conceitos, figuras e definições, fazendo uso da apostila, livro e caderno. Na outra, utilizou-se a manipulação das figuras e construção de mosaicos geométricos. ...
O PROFMAT na Faculdade de Formação de Professores da UERJ: a visibilização como instrumento de fortalecimento de política de formação continuada
Estruturar a formação continuada de professores como política de enfrentamento das dificuldades n o e nsino e a prendizagem n ão é u m d esafio si mples. Na Fa culdade de Formação de Professores da UERJ, esse foi um dos principais fatores que levaram à in-serção do Mestrado Profissional e m M atemática e m R ede N acional (PROFMAT) pelo Departamento de Matemática. Neste trabalho, contextualizamos historicamente o pro-cesso de implementação do programa, descrevendo e entendendo o papel e exten...
O jogo de xadrez como ferramenta de ensino e aprendizagem: desenvolvendo estratégias com oficinas e cartões autoinstrutivos
Este trabalho é fruto da inquietação docente diante do cenário pós-pandemia de COVID-19 no que diz respeito ao espaço/saber escolar, que expôs as lacunas no processo de aprendizagem da Matemática, além de muitas outras dificuldades. A proposta apresentada tem como objetivo criar ambientes propícios para o desenvolvimento da concentração, paciência e perseverança. O jogo de xadrez é usado como ferramenta para oferecer aos estudantes a oportunidade de aprimorar o pensamento crítico, a tomada de...
Histórias para contar: uma maneira lúdica de trabalhar as complexidades de conjuntos finitos e infinitos no ensino básico
Um dos assuntos mais instigantes é o finito. Ele aparece em poesias, é o assunto na astronomia, na astrofísica e, claro, é assunto na matemática. Visando fascinar os alunos do ensino básico com os resultados que podem ser obtidos quando tratamos do finito e do infinito, o presente trabalho tem como objetivo principal a contação de histórias, umas já conhecidas por matemáticos, como o "Hotel de Hilbert", e outras de criação própria, inspiradas naquelas. Para alcançar esse objetivo principal, t...
Números Primos e a Hipótese de Riemann
O objetivo desse trabalho é mostrar a conexão entre os números primos e a hipótese de Riemann. Inicialmente abordando resultados importantes sobre números primos e sua distribuição. Depois introduzimos conceitos relacionados a função Zeta de Riemann, suas extensões no plano complexo, equações funcionais e suas raízes. Finalmente mostramos a conexão entre a função Zeta de Riemann e a distribuição dos números primos.
Campo Conceitual Multiplicativo: Aprendendo com os argumentos dos alunos
A presente pesquisa teve por objetivo principal analisar os conhecimentos pertencentes ao eixo de produto de medidas, do campo conceitual multiplicativo, apresentados por alunos do oitavo ano do ensino fundamental na resolução de situações problemas que envolvem a estrutura multiplicativa. Na pesquisa, nos propomos a responder a seguinte questão: “Quais conceitos relativos ao eixo de produtos de medidas foram adquiridos por determinado grupo de alunos do oitavo ano após o momento de isolament...
Xadrez e o aprendizado da matemática
O xadrez é visto como um esporte da mente, um jogo que utiliza muito do raciocínio. Sob esse olhar, vamos investigar em que se relaciona com a matemática e ao processo ensino-aprendizagem de maneira geral, e vislumbrar se o xadrez pode ser utilizado para ajudar no aprendizado da matemática de alguma maneira, procurando verificar se a criatividade e lógica trabalhada no xadrez é aplicada nos exercícios de matemática, através do uso de uma pesquisa qualificativa com jogadores da área, tanto mat...
Torre de Hanói no estudo de recorrência e indução finita para o Ensino Médio
Este trabalho tem por finalidade apresentar aos docentes do nível médio da educação básica uma perspectiva moderna sobre jogos, com o objetivo de abordar alguns conceitos trabalhados no nível superior que poderiam ser aplicados no ensino básico. Tópicos como Princípio da indução finita e recorrências lineares podem ser tratadas no Ensino Médio pelo auxílio de jogos, com o propósito de diminuir o abismo das abordagens conceituais existentes entre o ensino médio e o ensino superior. Para isso, ...
- 142 UERJ
- 142 Dissertação
- 142 application/pdf
- 142 Acesso Aberto