PPG EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) : [134] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O Ensino de Educação Financeira utilizando a metodologia de resolução de problemas
Nesta dissertação, a Metodologia de Resolução de Problemas é utilizada como ferramenta para introduzir os alunos do Ensino Médio aos conceitos e práticas da Matemática Financeira, assim como da Educação Financeira. A escolha desta estratégia se deu por compreendermos que ela pode contribuir de forma mais orgânica aos processos que poderão levar à compreensão, ao planejamento, à execução do plano de abordagem, à possível solução de um problema, assim como à interpretação a posteriori da soluçã...
O livro-jogo como ferramenta lúdica, matemática e tecnológica no desenvolvimento de habilidades
O presente projeto tem por objetivo apresentar uma dinâmica denominada livro-jogo, mostrando as possibilidades de utilizá-la como um material pedagógico. O trabalho teve seu fundamento no estudo de documentos e diretrizes, tais como a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Alfabetização Midiática Informacional, assim como no uso da literatura científica como referência. Desta maneira, selecionamos quatro grandes pilares como norte: a Matemática lúdica, a apre...
Considerações sobre o ensino de funções no ensino fundamental e a linguagem matemática
O estudo de Funções é um dos principais conteúdos do 1º ano do Ensino Médio, porém a base das informações para um bom entendimento do assunto se inicia nas séries finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, o aluno precisa se familiarizar com as diferentes formas de escrever em linguagem matemática e fundamentar conceitos algébricos iniciais, correlacionando-os com o cotidiano. Contudo, sem um bom entendimento das regras dessa linguagem (que são diferentes da linguagem natural), o alu...
A monitoria como trabalho colaborativo: uma experiência no contexto de uma escola pública no pós-pandemia
Desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020, as escolas têm enfrentado uma série de desafios decorrentes das consequências do momento pandêmico. O fechamento temporário ou parcial das instituições de ensino como medida de contenção do vírus resultou em interrupções significativas na educação presencial, afetando o aprendizado, o desenvolvimento social e emocional dos alunos. A transição para o ensino remoto trouxe desigualdades no acesso à tecnologia e à internet, ampliando as disparidade...
Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele
Este trabalho relata uma experiência realizada em uma escola pública do Município do Rio de Janeiro em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental em 2019. Em ambas, foram trabalhados triângulos e quadriláteros, sua classificação, características principais e soma dos ângulos internos. Em uma delas usando o estudo tradicional com conceitos, figuras e definições, fazendo uso da apostila, livro e caderno. Na outra, utilizou-se a manipulação das figuras e construção de mosaicos geométricos. ...
O PROFMAT na Faculdade de Formação de Professores da UERJ: a visibilização como instrumento de fortalecimento de política de formação continuada
Estruturar a formação continuada de professores como política de enfrentamento das dificuldades n o e nsino e a prendizagem n ão é u m d esafio si mples. Na Fa culdade de Formação de Professores da UERJ, esse foi um dos principais fatores que levaram à in-serção do Mestrado Profissional e m M atemática e m R ede N acional (PROFMAT) pelo Departamento de Matemática. Neste trabalho, contextualizamos historicamente o pro-cesso de implementação do programa, descrevendo e entendendo o papel e exten...
O jogo de xadrez como ferramenta de ensino e aprendizagem: desenvolvendo estratégias com oficinas e cartões autoinstrutivos
Este trabalho é fruto da inquietação docente diante do cenário pós-pandemia de COVID-19 no que diz respeito ao espaço/saber escolar, que expôs as lacunas no processo de aprendizagem da Matemática, além de muitas outras dificuldades. A proposta apresentada tem como objetivo criar ambientes propícios para o desenvolvimento da concentração, paciência e perseverança. O jogo de xadrez é usado como ferramenta para oferecer aos estudantes a oportunidade de aprimorar o pensamento crítico, a tomada de...
Histórias para contar: uma maneira lúdica de trabalhar as complexidades de conjuntos finitos e infinitos no ensino básico
Um dos assuntos mais instigantes é o finito. Ele aparece em poesias, é o assunto na astronomia, na astrofísica e, claro, é assunto na matemática. Visando fascinar os alunos do ensino básico com os resultados que podem ser obtidos quando tratamos do finito e do infinito, o presente trabalho tem como objetivo principal a contação de histórias, umas já conhecidas por matemáticos, como o "Hotel de Hilbert", e outras de criação própria, inspiradas naquelas. Para alcançar esse objetivo principal, t...
Números Primos e a Hipótese de Riemann
O objetivo desse trabalho é mostrar a conexão entre os números primos e a hipótese de Riemann. Inicialmente abordando resultados importantes sobre números primos e sua distribuição. Depois introduzimos conceitos relacionados a função Zeta de Riemann, suas extensões no plano complexo, equações funcionais e suas raízes. Finalmente mostramos a conexão entre a função Zeta de Riemann e a distribuição dos números primos.
Campo Conceitual Multiplicativo: Aprendendo com os argumentos dos alunos
A presente pesquisa teve por objetivo principal analisar os conhecimentos pertencentes ao eixo de produto de medidas, do campo conceitual multiplicativo, apresentados por alunos do oitavo ano do ensino fundamental na resolução de situações problemas que envolvem a estrutura multiplicativa. Na pesquisa, nos propomos a responder a seguinte questão: “Quais conceitos relativos ao eixo de produtos de medidas foram adquiridos por determinado grupo de alunos do oitavo ano após o momento de isolament...
Xadrez e o aprendizado da matemática
O xadrez é visto como um esporte da mente, um jogo que utiliza muito do raciocínio. Sob esse olhar, vamos investigar em que se relaciona com a matemática e ao processo ensino-aprendizagem de maneira geral, e vislumbrar se o xadrez pode ser utilizado para ajudar no aprendizado da matemática de alguma maneira, procurando verificar se a criatividade e lógica trabalhada no xadrez é aplicada nos exercícios de matemática, através do uso de uma pesquisa qualificativa com jogadores da área, tanto mat...
Torre de Hanói no estudo de recorrência e indução finita para o Ensino Médio
Este trabalho tem por finalidade apresentar aos docentes do nível médio da educação básica uma perspectiva moderna sobre jogos, com o objetivo de abordar alguns conceitos trabalhados no nível superior que poderiam ser aplicados no ensino básico. Tópicos como Princípio da indução finita e recorrências lineares podem ser tratadas no Ensino Médio pelo auxílio de jogos, com o propósito de diminuir o abismo das abordagens conceituais existentes entre o ensino médio e o ensino superior. Para isso, ...
Desafios do dia a dia escolar do professor de matemática com alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e uma breve passagem pela pandemia de Covid-19
Esta pesquisa objetiva mostrar a dificuldade do professor de matemática no estado do Rio de Janeiro em relação à educação inclusiva durante seu dia a dia em sala de aula e sua formação acadêmica. Como fontes para produção de dados, foi analisada uma pesquisa bibliográfica e esclarecimento de leis sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de duas entrevistas realizadas em dois momentos distintos. Essas entrevistas têm um total de 18 perguntas para analisar o cotidi...
Otimização como recurso de aprendizagem aplicado ao Ensino Médio e Superior
Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de apresentar e discutir problemas de otimização, aplicáveis tanto no Ensino Médio, quanto no ensino superior, para serem utilizados em sala de aula de forma motivacional, a fim de introduzir as ideias do cálculo nos últimos anos do Ensino Médio, ou mesmo aplicar os conhecimentos já adquiridos, dentro dos cursos de nível superior. Resolver problemas de otimização pode despertar a curiosidade, pois a busca pela solução ótima é algo presente em nos...
Modelos e simulações voltados para a relação entre o Cálculo Diferencial e Integral e a Dinâmica em cursos superiores
A necessidade de evolução das estratégias de ensino em todos os níveis de educação é flagrante. Este trabalho se propõe a investigar a modelagem matemática e a modelagem computacional, como ferramentas de ensino relevantes. Através de um apanhado, veri cou-se que embora o processo de modelagem já exista há séculos, sua aplicação em ambientes educacionais ainda é bastante incipiente. Ao longo do trabalho defende-se a tese de que atividades de modelagem e simulação permite estabelecer conexões ...
Pontuação em Linguagem Matemática
A pontuação, independentemente da linguagem que estivermos considerando, é uma das mais importantes áreas de sua gramática, pois é essencial para o entendimento de um texto. Em linguagem matemática, evidentemente, o uso da pontuação também é importante. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes situações em que uma expressão matemática deve ser pontuada, e os motivos pelos quais essas pontuações são utilizadas. Para fundamentar este estudo, inicialmente são apresenta...
Modelagem Matemática na Escola básica como uma metodologia facilitadora e incentivadora na aprendizagem: Função Afim, um caso de estudo
Durante anos de docência no Ensino Médio, tenho compartilhado das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema função. Essas dificuldades influenciam, inevitavelmente, na depreensão de outros tópicos dentro da Matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Neste sentido, a presente dissertação, propõe o emprego da Modelagem Matemática como Metodologia de trabalho e como um agente facilitador e incentivador no estudo ...
Expansão das Frações Contínuas dos Números de Ouro e Euler
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre frações contínuas para conseguir representar o número de Ouro e o número de Euler de forma bem didática, para poder ser lido por qualquer estudante que gostar de matemática, com vários exemplos, além das demonstrações necessárias. As partes que vão requerer maior conhecimento matemático do leitor são as demonstrações. Tivemos como material base os três primeiros capítulos de (DíAZ; JORGE, 2007). Construímos a representação em frações co...
Funções trigonométricas no ENEM com o auxílio do Geogebra
O uso da tecnologia digital, há anos, faz cada vez mais parte do cotidiano dos estudantes e, por isso, a função do professor é cada vez mais desafiadora. A fim de promover aulas mais atrativas, o professor necessita assumir um novo papel. Nos tempos de hoje, o educador precisa proporcionar para seus alunos aulas diversificadas, que façam uso da tecnologia digital de forma eficaz, e apresentem o conteúdo de forma interdisciplinar e/ou contextualizada, de forma a colocar o aluno no centro do pr...
Logaritmos: história, teoria e ensino-aprendizagem
O presente trabalho desenvolve uma pesquisa descritiva e bibliográfica, onde foram analisados livros, artigos, dissertações e documentos, a fim de descrever a história dos logaritmos, contextualizando sua descoberta e mostrando os logaritmos da atualidade. Bem como, entender como os logaritmos estiveram presentes na cultura escolar brasileira, constatar a importância da interdisciplinaridade, da contextualização, das novas tecnologias e da história no processo de ensino e aprendizagem da mate...
- 134 UERJ
- 134 Dissertação
- 134 application/pdf
- 134 Acesso Aberto