
PPG EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) : [119] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Pontuação em Linguagem Matemática
A pontuação, independentemente da linguagem que estivermos considerando, é uma das mais importantes áreas de sua gramática, pois é essencial para o entendimento de um texto. Em linguagem matemática, evidentemente, o uso da pontuação também é importante. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes situações em que uma expressão matemática deve ser pontuada, e os motivos pelos quais essas pontuações são utilizadas. Para fundamentar este estudo, inicialmente são apresenta...
Modelagem Matemática na Escola básica como uma metodologia facilitadora e incentivadora na aprendizagem: Função Afim, um caso de estudo
Durante anos de docência no Ensino Médio, tenho compartilhado das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema função. Essas dificuldades influenciam, inevitavelmente, na depreensão de outros tópicos dentro da Matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Neste sentido, a presente dissertação, propõe o emprego da Modelagem Matemática como Metodologia de trabalho e como um agente facilitador e incentivador no estudo ...
Expansão das Frações Contínuas dos Números de Ouro e Euler
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre frações contínuas para conseguir representar o número de Ouro e o número de Euler de forma bem didática, para poder ser lido por qualquer estudante que gostar de matemática, com vários exemplos, além das demonstrações necessárias. As partes que vão requerer maior conhecimento matemático do leitor são as demonstrações. Tivemos como material base os três primeiros capítulos de (DíAZ; JORGE, 2007). Construímos a representação em fraçõ...
Funções trigonométricas no ENEM com o auxílio do Geogebra
O uso da tecnologia digital, há anos, faz cada vez mais parte do cotidiano dos estudantes e, por isso, a função do professor é cada vez mais desafiadora. A fim de promover aulas mais atrativas, o professor necessita assumir um novo papel. Nos tempos de hoje, o educador precisa proporcionar para seus alunos aulas diversificadas, que façam uso da tecnologia digital de forma eficaz, e apresentem o conteúdo de forma interdisciplinar e/ou contextualizada, de forma a colocar o aluno no centro do pr...
Logaritmos: história, teoria e ensino-aprendizagem
O presente trabalho desenvolve uma pesquisa descritiva e bibliográfica, onde foram analisados livros, artigos, dissertações e documentos, a fim de descrever a história dos logaritmos, contextualizando sua descoberta e mostrando os logaritmos da atualidade. Bem como, entender como os logaritmos estiveram presentes na cultura escolar brasileira, constatar a importância da interdisciplinaridade, da contextualização, das novas tecnologias e da história no processo de ensino e aprendizagem da mat...
O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
Ser professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Méd...
Modelagem Matemática de Crescimento e Epidemiologia: Aspectos Educacionais
Neste trabalho buscamos trazer ideias a partir do tema de modelagem para fazer uma ligação entre a teoria aprendida em sala de aula com o mundo real. Houve uma preocupação em explicar todos os passos de maneira cautelosa, mostrando que o conteúdo e os conceitos abordados na modelagem podem ser passados de maneira simples e assim apontar um caminho aos professores para aplicação em salas de aula do Ensino Médio ou superior. Deixamos também sugestões sobre como fazer uma aplicação em sala de au...
Um retrato histórico da adoção do sistema numérico indo-arábico pela Europa Ocidental e o papel do Liber abaci
Este é um trabalho de pesquisa que consiste na elaboração de um material que possa fornecer suporte teórico ao professor de matemática no que se refere ao processo histórico da adoção do sistema numérico indo-arábico na Europa Ocidental. Para isso, a parte inicial desta pesquisa aborda a história da evolução dos números desde a talha até a construção do sistema indo-arábico. Além disso, apresenta a concepção numérica de povos indígenas do Brasil com o intuito de mostrar como o número é conceb...
Método Alternativo para o desenvolvimento do Binômio de Newton
A disciplina Matemática no contexto escolar desperta grande aversão em muitos alunos e, por outro lado, os indicadores são consideravelmente negativos quando são avaliados os desempenhos dos alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio. Como consequência, observamos dificuldades no desenvolvimento do raciocínio lógico e na competência matemática, necessários a inúmeras profissões. Nesta dissertação, será apresentado o Método Alternativo para o desenvolvimento do Binômio de Newton uti...
Aspectos geométricos de alguns símbolos místicos
Civilizações antigas como os gregos e os egípcios observaram padrões que se repetiam na natureza, essas observações ajudaram a moldar suas crenças influenciando sua arquitetura, estética e arte. No presente trabalho vamos apresentar um pouco da História da Matemática de uma maneira diferente do ensino tradicional, analisando alguns aspectos geométricos de elementos da antiguidade que são cercados de certo misticismo oferecendo um instrumento de pesquisa e estimulando profissionais da educação...
O que os indicadores dizem sobre a evolução do cenário educacional no Brasil: perspectivas a partir da avaliação PISA na área de Matemática
Este trabalho discute a evolução da educação no Brasil sob a perspectiva da avalia- ção PISA. Para o desenvolimento desta discussão, foi realizado um estudo do histórico brasileiro na área de Matemática nesta avaliação, procurando examinar aspectos que permeiam esses resultados. Por ser frequentemente adotada como principal comparativo internacional e ter seus resultados adotados como referência para indicar a qualidade da educação do país, é de fundamental importância para o debate educacion...
Códigos Corretores de Erros BCH: uma aplicação de polinômios em Corpos Finitos
Códigos corretores de erros são usados para recuperar informações que, no processo de armazenamento ou trnasmissão, sofreram algum tipo de alteração. Pretendemos mostrar neste trabalho a relevância dos polinômios, conteúdo matemático abordado desde o Ensino Fundamental. E para isso, apresentaremos sua aplicação nos códigos corretores de erros BCH (Bose-Chaudhuri-Hocquenghem), que trabalham sobre Corpos Finitos. Introduziremos alguns conceitos e resultados de Álgebra e exploraremos exempl...
Por que o seno de 30° é ½? : uma proposta de investigação para uso em sala de aula
Esta dissertação apresenta uma possibilidade pedagógica, investigativa e multissemiótica, criada com o objetivo de contribuir para o ensino aprendizagem de razões trigonométricas, no ensino fundamental anos finais e no ensino médio (na etapa em que for abordado esse conteúdo). O ponto de partida é o entendimento de que seno de 30º é sempre ½, independente das medidas dos lados de um triângulo retângulo. Isto ocorre devido à proporcionalidade existente entre os lados homólogos dos infinitos tr...
Assimilando as quatro operações com os números inteiros através de jogos em Rotação por Estações
Este trabalho destina-se ao aprimoramento do ensino das quatro operações dos números inteiros através de uma proposta didática em que são exploradas as diversas formas de se aprender um objeto matemático através da combinação do uso de jogos tradicionais e tecnológicos, listas de exercícios e leituras adaptadas à dinâmica de Rotação por Estações onde a mudança de atividades se realiza de maneira dinâmica e interessante. Além disso, a proposta apresenta as habilidades e competências da BN...
A inserção da ideia intuitiva de infinitesimal no ensino médio a partir de sua construção histórica
O cenário educacional brasileiro tem sido desafiante para o ensino da matemática. As avaliações mostram uma defasagem entre os conteúdos prescritos e aprendizagem dos alunos em matemática, o que traz consequências para aqueles que ingressam na universidade. Considerando essa realidade desafiante, a presente pesquisa apresenta uma alternativa a introdução da ideia de infinitesimal no ensino da matemática da educação básica e aponta caminhos que possam alicerçar e ampliar os conhecimentos ...
Ressaltando o aspecto interdisciplinar da Matemática para o Ensino Médio: uma abordagem algébrica na solução de problemas sobre grafos
No presente trabalho, motivados por ressaltar o caráter interdisciplinar da Matemática para o aluno do ensino médio, são exploradas relações entre grafos, importante tópico de combinatória, e grupos, estrutura essencial no estudo da álgebra, aplicadas à resolução de certos problemas de contagem. Os conceitos e propriedades são estabelecidos a partir da formulação de problemas palpáveis e de linguagem acessíveis ao público-alvo. As importâncias dos conceitos de grafos e grupos, aqui conectad...
Uma experiência de resolução de problemas com a utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo
Foi realizado um estudo investigativo sobre a inserção do aplicativo Photomath, com o uso da metodologia de resolução de problemas, em um esquema colaborativo, para o ensino de funções polinomiais do segundo grau. Com esta proposta metodológica procurou-se viabilizar uma aprendizagem mais efetiva, gerando uma melhor apropriação dos conteúdos por parte dos alunos. Os problemas abordados são apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar, de maneira a motivar os alunos. A abordag...
Técnicas de Contagem: do Princípio Fundamental da Contagem às Funções Geradoras
No primeiro capítulo é feito um relato histórico do assunto estudado, para que seja possível localizar-se no tempo e ter conhecimento dos principais personagens envolvidos, para então, ao final, as técnicas de contagem mais básicas comecem a ser trabalhadas, dando os fundamentos para todo o restante do texto. Já no segundo capítulo, técnicas de contagem decorrentes das iniciais começam a ser demonstradas e desenvolvidas, de forma gradual, como numa sequência de raciocínios dedutivos, sendo to...
Desenhando gráficos de funções reais
O presente trabalho tem como objetivo “desenhar as funções”, ou seja, compreender o aspecto geométrico de alguns tipos de funções, observando o processo de construção gráfica e suas particularidades e complexidades. Direcionamos o conteúdo da presente dissertação aos alunos de Ensino Médio, com o objetivo de melhorar a análise do comportamento de um objeto algébrico, dado por uma expressão, sob o ponto de vista da Geometria. Embora a Álgebra nos facilite o cálculo, a Geometria nos ajuda ...
Vale para 1, vale para 2, ..., Vale para todos? O Princípio da Indução Finita como instrumento da Matemática na Educação Básica e além.
Este trabalho visa tratar sobre uma ferramenta elementar para um bom entendimento da Matemática, que é o Princípio da Indução Finita, infelizmente pouco utilizado no ensino da Matemática em demonstrações na Educação Básica. Esse princípio está na fundamentação dos números naturais e com ele certificaremos algumas propriedades que envolvem esse conjunto numérico. A quase omissão completa dessa ferramenta na educação básica é a motivação deste estudo, que tem como objetivo servir como font...
- 119 UERJ
- 119 Dissertação
- 119 application/pdf
- 119 Acesso Aberto