
PPG EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) : [95] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Probabilidades do Jogo War II
É notável a importância das diversas técnicas de contagem e da análise de dados no mundo atual e, por esse motivo, os estudantes são cada vez mais cobrados a estudar e compreender os assuntos de Análise Combinatória e Teoria das Probabilidades. Não há nenhum concurso de nível médio, o próprio ENEM, que não apresente pelo menos uma questão de cada um desses tópicos. Os jogos lúdicos envolvendo a Educação Matemática, de certa forma, vêm estimulando os alunos a se inteirarem de vários conh...
Jogos para o ensino de álgebra
O objetivo deste trabalho é difundir o uso de alguns jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esses jogos já foram previamente usados de forma experimental, sempre obtendo sucesso em aumentar o interesse e a participação dos alunos nas aulas, isso me motivou a aprofundar mais e analisar mais detalhadamente o assunto. Este trabalho apresenta um breve histórico sobre jogos didáticos para o ensino da Matemática e também apresenta alguns jogos voltados para o ensi...
Dirichlet e Ramsey: uma bela combinação
O presente trabalho tem por objetivo utilizar o conhecido “Princípio da Casa dos Pombos” como ponto inicial e espinha dorsal para ilustrar algumas das várias vias de aplicações de conceitos de Matemática e, em particular da Combinatória, tais como aspectos históricos, possibilidades de atividades no âmbito do ensino, generalizações a conceitos mais amplos e abstratos e uso de técnicas oriundas de outras áreas da Matemática em conjunto, resultando em demonstrações mais coerentes e elegantes.
Modelos matemáticos e educação ambiental: um olhar sobre a Lagoa de Maricá
O crescimento populacional acelerado da cidade de Maricá nas últimas décadas, resultou na poluição da Lagoa de Maricá. Esta lagoa, que concentra em seu entorno o centro urbano da cidade, vem sofrendo com aterros clandestinos em sua orla e com lançamento de esgotos em suas águas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar dois modelos matemáticos relacionados à representação da despoluição de lagoas a fim de aplicá-los na Lagoa de Maricá; e, também, colaborar com o processo de refle...
Ajustes de Curvas pelo Método dos Mínimos Quadrados: algumas aplicações de interesse prático na Biologia
A presente dissertação mostra algumas aplicações de importância prática em Biologia, usando o Método dos Mínimos Quadrados, que consiste em obter uma "curva" que mais se aproxime de um conjunto de dados de natureza teórica ou prática. O Método dos Mínimos Quadrados Lineares e não Lineares é tratado sob o ponto de vista dos casos contínuo e discreto. No caso particular da regressão linear são apresentadas três metodologias distintas, sendo uma delas, denominada como projeção ortogonal, a ...
Erros comuns dos estudantes em álgebra
A álgebra é vista por muitos alunos como impossível de ser compreendida, uma vez que boa parte dos estudantes levam dificuldades em aritmética para séries posteriores. A educação tradicional de sala de aula se limita a exposição de conteúdos sem participação direta dos estudantes, em que na maioria das avaliações são apontados apenas os acertos e os erros dos estudantes, sem resolver o problema dos que cometeram os equívocos, fazendo com que estes se sintam excluídos do processo de aprendizag...
Modelos e simulações voltados para a relação entre o Cálculo Diferencial e Integral e a Dinâmica em cursos superiores
A necessidade de evolução das estratégias de ensino em todos os níveis de educação é flagrante. Este trabalho se propõe a investigar a modelagem matemática e a modelagem computacional, como ferramentas de ensino relevantes. Através de um apanhado, verificou-se que embora o processo de modelagem já exista há séculos, sua aplicação em ambientes educacionais ainda é bastante incipiente. Ao longo do trabalho defende-se a tese de que atividades de modelagem e simulação permite estabelecer conexõe...
Criptografia no Ensino Médio: uma proposta para o ensino de Matrizes
Esta dissertação apresenta uma proposta para trabalhar Matrizes no Ensino Médio, a partir do exemplo de sua aplicação em Criptografia. A Cifra de Hill é o método criptográfico descrito e sugerido para realizar a construção dos conceitos de Matrizes. O objetivo é oferecer aos professores e aos licenciandos de Matemática um material que os ajude a realizar experiências semelhantes em suas salas de aula, na busca da superação do constante desafio que é promover o ensino e a aprendizagem de Mate...
Novas perspectivas para o uso da História da Matemática
O presente estudo tem como objetivo principal propor atividades que envolvam a história da matemática como elemento instigador do conhecimento. Observa-se a grande dificuldade que muitos alunos possuem com a disciplina da matemática, principalmente no mundo contemporâneo onde os estímulos são constantes e a atenção em sala encontra-se em segundo plano. Desta forma, buscou-se fundamentar a história da matemática na antiguidade, privilegiando Mesopotâmia, Egito e Grécia como civilizações que pr...
Pontuação em Linguagem Matemática
A pontuação, independentemente da linguagem que estivermos considerando, é uma das mais importantes áreas de sua gramática, pois é essencial para o entendimento de um texto. Em linguagem matemática, evidentemente, o uso da pontuação também é importante. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes situações em que uma expressão matemática deve ser pontuada, e os motivos pelos quais essas pontuações são utilizadas. Para fundamentar este estudo, inicialmente são apresenta...
Uma reflexão sobre background e foreground de alunos do terceiro ano do ensino médio de escola estadual de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, para a produção de duas aulas
Esta dissertação tem como objetivo analisar possibilidades de questionamentos sobre as circunstâncias sociais, econômicas, políticas e tecnológicas nas quais estão inseridos alunos e professores de matemática. E, para isso, abordaremos o conceito de duas vertentes relevantes da Educação Matemática. A primeira se trata da Etnomatemática, que aborda a influência da cultura sobre o processo de ensino-aprendizagem de matemática. Já a segunda está relacionada aos conceitos da Educação Matemática C...
Modelos e simulações voltados para a relação entre o cálculo diferencial e integral e a dinâmica em cursos superiores
A necessidade de evolução das estratégias de ensino em todos os níveis de educação é flagrante. Este trabalho se propõe a investigar a modelagem matemática e a modelagem computacional, como ferramentas de ensino relevantes. Através de um apanhado, verificou-se que embora o processo de modelagem já exista há séculos, sua aplicação em ambientes educacionais ainda é bastante incipiente. Ao longo do trabalho defende-se a tese de que atividades de modelagem e simulação permite estabelecer conexões...
Técnicas de contagem: do Princípio Fundamental da Contagem às Funções Geradoras
No primeiro capítulo é feito um relato histórico do assunto estudado, para que seja possível localizar-se no tempo e ter conhecimento dos principais personagens envolvidos, para então, ao final, as técnicas de contagem mais básicas comecem a ser trabalhadas, dando os fundamentos para todo o restante do texto. Já no segundo capítulo, técnicas de contagem decorrentes das iniciais começam a ser demonstradas e desenvolvidas, de forma gradual, como numa sequ...
Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele
Este trabalho relata uma experiência realizada em uma escola pública do Município do Rio de Janeiro em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental em 2019. Em ambas, foram trabalhados triângulos e quadriláteros, sua classificação, características principais e soma dos ângulos internos. Em uma delas usando o estudo tradicional com conceitos, figuras e definições, fazendo uso da apostila, livro e caderno. Na outra, utilizou-se a manipulação das figuras e construção de mosaicos geométri...
Uma experiência da Robótica Educacional: a solução do desafio Rescue Line para os alunos do Ensino Fundamental
Em um ambiente hostil, onde a presença do ser humano não é aconselhável nem recomendável, um robô deve ser projetado, construído, testado e analisado por estudantes para realizar a tarefa de resgatar vítimas ou bombas sem qualquer auxílio humano. A busca da solução desse desafio elaborado pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e pelo Torneio Juvenil de Robótica (TJR) possibilita aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências em Matemática através da descrição, execução, refle...
Resolução de Problemas de Análise Combinatória e aplicação na Lousa Digital
Ensinar Análise Combinatória não é uma tarefa fácil! Apesar da disciplina trabalhar com muitas situações do cotidiano do aluno, nem sempre as situações são interpretadas da maneira como deveriam para chegar à solução correta. Pensando nessas dificuldades apresentamos um trabalho sobre Resolução de Problemas de Análise Combinatória e a Lousa Digital como facilitadora do aprendizado. O Ensino da Matemática Através da Resolução de Problemas revela um processo de ensino- aprendizagem que permite ...
O processo de ensino-aprendizagem dos poliedros
Nos dias de hoje é possível perceber que a maioria dos alunos chega no 6º ano com dificuldades em visualizar os elementos de um poliedro em virtude da forma ensinada desde as séries iniciais inadequadamente. Neste trabalho será realizada uma abordagem de diversas construções de poliedros de forma lúdica que podem ser utilizadas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, visando a melhor compreensão não só dos elementos, mas também dos conceitos relacionados a esses só...
Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
Esta dissertação traz uma discussão teórica sobre mapas conceituais, caracterizando-os como ferramentas que auxiliam na organização mental de conceitos e permite, em termos educacionais, tanto serem utilizados como instrumentos de avaliação, pelo professor, como de autoavaliação, pelo aluno. É feita uma revisão de literatura que articula teóricos que discutem as possibilidades educacionais dos mapas conceituais com a teoria da aprendizagem significativa. Mapas conceituais são caracterizados, ...
Concepções de professores de Matemática sobre números reais e seu ensino
Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória sobre concepções de professores de Matemática sobre números reais e o seu ensino. Na revisão de literatura é discutido, à luz de diferentes autores, o conceito de concepção de professor de professor de Matemática, seguida de uma apresentação histórica sobre a construção dos números reais, com destaque para os irracionais e a questão da incomensurabilidade. Em seguida, são discutidos um conjunto de textos sobre o ensino de números reais sob ...
A metodologia de resolução de problemas no ensino de matrizes no ensino médio
Neste trabalho a metodologia de resolução de problemas é utilizada como ferramenta para a introdução do conceito de matrizes no ensino médio.Uma experiência foi realizada em cinco turmas do 3º ano do ensino médio de escola tradicional do Rio de Janeiro. O conteúdo foi apresentado de forma contextualizada envolvendo temas do cotidiano dos alunos. Em três turmas os problemas foram lançados primeiramente antes da apresentação ao formal dos conteúdos, enquanto que nas outras duas turmas os proble...
- 95 UERJ
- 95 Dissertação