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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Integralidade como dispositivo ético-político-pedagógico da educação permanente na formação gerencial do SUS em município do estado do Rio de Janeiro.
Título(s) alternativo(s): Integrality as an ethico-political-pedagogical device of the permanent education in the managerial formation of sus in municipality of the state of Rio de Janeiro.
Autor: Cruz, Giselle Vital Gobbi da Gama 
Primeiro orientador: Pinheiro, Roseni
Primeiro membro da banca: Silva Junior, Aluísio Gomes da
Segundo membro da banca: Muller Neto, Júlio Strubing
Resumo: É consenso entre os gestores que a formação da força de trabalho para atuar no sistema é um grande desafio. A partir dessa premissa surge este trabalho que tem como foco o Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde (CDG-SUS RJ), que tem a integralidade como eixo e cujas primeiras iniciativas ocorreram em Mato Grosso. Objetivamos avaliar se o ensino através da integralidade confere os atributos de um dispositivo ético-político-pedagógico da educação permanente em saúde na formação gerencial do SUS, através do acompanhamento do curso no município de Teresópolis/RJ.
Abstract: It is consensus between the managers that forming the work power to act within the system is a major challenge. This paper starts from this premise and it is focused at the Management Development Course of the SUS (CDG-SUS RJ), which has integrality as axis and first occurred in Mato Grosso. Our goal is to assess whether the education through the integrality creates the attributes of a ethical, political and pedagogic device of permanent education in health at the SUS management training by monitoring the course at city of Teresópolis/RJ.
Palavras-chave: Management
Permanent education
Integrality in health
Gerência
Educação permanente
Integralidade em saúde
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: CRUZ, Giselle Vital Gobbi da Gama. A Integralidade como dispositivo ético-político-pedagógico da educação permanente na formação gerencial do SUS em município do estado do Rio de Janeiro.. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/3924
Data de defesa: 20-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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