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Tipo do documento: Dissertação
Título: Coocorrência de experiências adversas na infância: um inquérito de base escolar no município do Rio de Janeiro.
Título(s) alternativo(s): Co-occurrence of adverse childhood experiences: a school based survey in the municipality of Rio de Janeiro.
Autor: Stochero, Luciane 
Primeiro orientador: Moraes, Claudia Leite
Primeiro coorientador: Marques, Emanuele Souza
Primeiro membro da banca: Reichenheim, Michael Eduardo
Segundo membro da banca: Hasselmann, Maria Helena
Terceiro membro da banca: Assis, Simone Gonçalves de
Resumo: Introdução: As Experiências Adversas na Infância (EAIs) vêm sendo cada vez mais estudadas conjuntamente em função de suas sérias e duradouras repercussões cumulativas na qualidade de vida dos indivíduos. Apesar da literatura internacional ser crescente, no Brasil, a abordagem conjunta destas experiências ainda é incipiente. Visando contribuir para um maior aprofundamento da discussão sobre o tema em nosso meio, esta Dissertação tem como objetivos: Estimar a prevalência de abuso emocional, físico e sexual, negligência emocional e física, morte ou perda de contato com os genitores e dissolução da família biparental na infância; investigar o perfil de coocorrência destas EAIs; e investigar a distribuição dos eventos de acordo com características individuais, da estrutura familiar, do contexto socioeconômico e relativos a escola dos adolescentes escolares da IX Região Administrativa (RA) do Município do Rio de Janeiro. Métodos: Estudo seccional de base escolar com 681 adolescentes, matriculados no segundo ano do ensino médio de doze escolas da IX RA no ano de 2017. A seleção dos participantes foi realizada através de amostragem aleatória complexa. Para identificação das violências e negligências, utilizou-se a versão nacional do questionário Childhood Trauma Questionnaire (CTQ). As demais EAIs foram abordadas através de perguntas diretas. A análise de dados contemplou as prevalências dos eventos isolados e o perfil de coocorrências das EAIs. As análises foram realizadas no software Stata 13. Resultados: As EAIs mais observadas foram o abuso emocional, negligência emocional e dissolução da família biparental. Setenta por cento referiu ter sofrido pelo menos uma EAI e 9,0% quatro ou mais. Cerca de 20,0% dos participantes vivenciou situações de abuso e negligência e 9,0% vivenciaram as experiências adversas de abuso, negligência e ausência de pelo menos um genitor durante a infância. Discussão: Este estudo evidencia a alta prevalência e um perfil de coocorrência das EAIs entre escolares, o que contribui para uma maior vulnerabilidade às consequências negativas à saúde. Tais achados enfatizam a necessidade de fortalecer as políticas de prevenção das violências, bem como estratégias, especialmente, no âmbito familiar e escolar que reduzam os efeitos das EAIs sobre o bem-estar de crianças e adolescentes, garantindo o seu pleno crescimento e desenvolvimento.
Abstract: Introduction: Adverse Childhood Experiences (ACEs) have been increasingly studied together due to their serious and long-lasting cumulative repercussions on the quality of life of individuals. Although the international literature is growing in Brazil, the joint approach of these experiences is still incipient. The purpose of this Dissertation is to estimate the prevalence of emotional, physical and sexual abuse, emotional and physical neglect, death or loss of contact with the parents and dissolution of the biparental family in the childhood; to investigate the co-occurrence profile of these EAIs; and to investigate the distribution of events according to individual characteristics, family structure, socioeconomic context and related to the school of the adolescent school of the IX Administrative Region (AR) of the Municipality of Rio de Janeiro. Methods: A cross-sectional study with 681 adolescents enrolled in the second year of high school in twelve schools of the IX AR in the year 2017. Participants were selected through complex random sampling. For the identification of violence and negligence, the national version of the Childhood Trauma Questionnaire (CTQ) was used. The other ACEs were addressed through direct questions. The data analysis included the prevalence of the isolated events, the number and co-occurrence profile of the ACEs. The analyzes were performed in software Stata 13. Results: The most observed ACEs were emotional abuse, emotional neglect and dissolution of the biparental family. Seventy percent reported having suffered at least one ACE and 9,0% four or more. About 20,0% of the participants experienced situations of abuse and neglect and 9,0% experienced adverse experiences of abuse, neglect and absence of at least one parent during childhood. Discussion: This study evidences the high prevalence and a co-occurrence profile of ACEs among schoolchildren, which contributes to greater vulnerability to negative health consequences. These findings emphasize the need to strengthen violence prevention policies as well as strategies, especially within the family and school environment, that reduce the effects of ACEs on the well-being of children and adolescents, ensuring their full growth and development.
Palavras-chave: Child abuse
Adverse childhood experiences
Violence
Adolescent
Health surveys
Maus-tratos infantis
Experiências adversas na infância
Violência
Adolescência
Inquéritos epidemiológicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: STOCHERO, Luciane. Coocorrência de experiências adversas na infância: um inquérito de base escolar no município do Rio de Janeiro.. 2019. 218 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/3955
Data de defesa: 20-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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