Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/3959
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mortalidade por câncer no Estado do Rio de Janeiro 1979/1981 : um estado da distribuição geográfica
Autor: Teixeira, Maria Teresa Bustamante 
Primeiro orientador: Souza, Jose Maria Pacheco de
Primeiro membro da banca: Santo, Augusto Hasiak
Segundo membro da banca: Gotlieb, Sabina Léa Davidson
Terceiro membro da banca: Reichenheim, Michael Eduardo
Resumo: No período de 1979 a 1981, os óbitos por câncer representaram 10,84% do total de óbitos do Estado Rio de Janeiro. Isto evidencia a importância desta patologia no Estado e o coloca num estágio intermediário entre o apresentado por países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Este estudo analisa a distribuição geográfica da mortalidade por câncer no Estado do Rio de Janeiro utilizando as informações sobre os óbitos do Subsistema de Informações de Mortalidade relativos aos anos de 1979 a 1981 e os dados populacionais do Censo Demográfico de 1980. As taxas de mortalidade por sexo e idade para o câncer em geral e para suas diferentes localizações foram obtidas para o Estado, suas Regiões e seus 64 Municípios. A distribuição dos tumores malignos no Estado do Rio de Janeiro, tendo em conta suas principais localizações primárias, reforça a hipótese do fenômeno da adição nosológica. Observou-se que as localizações bem mais frequentes foram pulmão nos homens e mama nas mulheres, cânceres típicos de sociedades desenvolvidas. Num segundo posto, para os dois sexos, esteve estômago, um câncer que mostra associações com regiões menos desenvolvidas. O Município do Rio de Janeiro e a Região Metropolitana foram os que apresentaram as taxas de mortalidade mais altas para os cânceres em geral enquanto a Região das Baixadas Litorâneas e a da Baia da Ilha Grande mostraram as taxas mais baixas. 0 mapeamento da mortalidade por câncer no Estado não apresentou um comportamento homogêneo mas mostrou-se, em geral, consistente com a distribuição tanto geográfica como sócio-econômicas observados, reforçando a importância dos fatores ambientais na etiologia do câncer. Os resultados encontrados revelam situações que apontam para a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que analisem os diferentes padrões de risco aos quais a população deste Estado esta submetida. A informação gerada par este trabalho tem seu papel no diagnóstico de saúde do Estado fornecendo indicadores que podem contribuir para aperfeiçoamento das políticas de prevenção e controle do câncer.
Palavras-chave: Câncer - Mortalidade - Rio de Janeiro (Estado) - 1979-1981
Epidemiologia descritiva
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante. Mortalidade por câncer no Estado do Rio de Janeiro 1979/1981 : um estado da distribuição geográfica. 1992. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/3959
Data de defesa: 14-Abr-1992
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Teixeira, Maria Teresa.pdf9,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.