Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4001
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Profissão e formação médicas : sobre professores e seus valores |
Autor: | Bulcão, Lúcia Grando ![]() |
Primeiro orientador: | Sayd, Jane Dutra |
Primeiro membro da banca: | Pereira Neto, André de Faria |
Segundo membro da banca: | Camargo Junior, Kenneth Rochel de |
Terceiro membro da banca: | Mattos, Ruben Araújo de |
Resumo: | Neste trabalho, resolvemos conhecer o professor médico no que diz respeito aos seus valores e comportamentos, visando a um melhor entendimento dos processos de mudanças no âmbito do ensino. Pressupõe-se, sobretudo, que tais elementos apresentem estreita relação com a formação médica, compondo, ao final, uma cultura médica, já adquirida, inclusive, na escola. Objetivou-se analisar: as condições de exercício profissional, pautas de valores e auto-imagem do professor médico; os problemas manifestos pelos docentes relacionando-os ao sistema de valores profissionais. Optou-se pela história oral obtida de entrevistas com docentes de diferentes especialidades, na FCM, UERJ. As análises foram realizadas através de categorias clássicas da Sociologia das Profissões. A autonomia constitui-se valor fundamental, associada a condições de exercício profissional adequadas. Fator importante de desgaste profissional, os problemas identificados referiram-se geralmente à perda de autonomia técnica e pedagógica nas decisões do ensino. A resistência a reformas no ensino médico relaciona-se ao sistema de valores profissionais, visto que as modificações avaliadas como indesejáveis confrontam diretamente tal sistema. O professor traz para dentro da FCM / H.U. o mesmo padrão de pensamento e comportamento característicos da profissão. |
Palavras-chave: | Educação médica Medicina - Formação de professores Valores de referência (Medicina) Professores de medicina |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | BULCÃO, Lúcia Grando. Profissão e formação médicas : sobre professores e seus valores. 2000. 165 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4001 |
Data de defesa: | 16-Mar-2000 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Bulcao, Lucia.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.