Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4002
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diferenciais dos riscos de morte infantil segundo aspectos sociais das mães no Brasil
Autor: Vieira Júnior, Luiz 
Primeiro orientador: Monteiro, Mário Francisco Giani
Primeiro membro da banca: Carvalho, Diana Maul de
Segundo membro da banca: Sayd, Jane Dutra
Terceiro membro da banca: Camargo Junior, Kenneth Rochel de
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de três indicadores socials educação, renda e cor e seus efeitos sobre os riscos de mortalidade infantil no Brasil, através de métodos de estimativa indireta de mortalidade, o método Brass. Primeiramente o texto se encarrega de apontar as limitações do sistema de informação brasileiro de dados vitais que levam muitos pesquisadores a utilizar estimativas indiretas de mortalidade (no caso deste trabalho, dados censitários de fecundidade). Em seguida apresenta aspectos básicos do método Brass, sua aplicabilidade, suas Iimitações e as condições necessárias para a execução do trabalho. No desenvolvimento são revelados os objetivos a serem alcançados, as justificativas e fundamentos, e o processo metodológico do exercício. Os resultados apontam para consideráveis diferenças de riscos de mortalidade, tanto entre as classes de renda, instrução e cor (nesta ordem de intensidade), mas principalmente entre as regiões Sudeste e Nordeste, sendo esta última a que apresentou os maiores riscos e os maiores sinais de desigualdade. Conclui-se que a questão da educação, nas duas regiões, mas especialmente no Nordeste, atua como o fator mais relevante a se priorizar na promoção das melhorias na condição de vida e bem estar da infância brasileira. Apesar da renda baixa se apresentar como indicador de maior desequilíbrio dentro de um mesmo quesito (maior diferença de risco entre a renda mais elevada e a mais baixa), os coeficientes de mortalidade mais elevados foram alcançados dentro do quesito grau de instrução da mãe.
Palavras-chave: Mortalidade infantil - Aspectos econômicos - Brasil
Mortalidade infantil - Aspectos sociais - Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: VIEIRA JÚNIOR, Luiz. Diferenciais dos riscos de morte infantil segundo aspectos sociais das mães no Brasil. 2000. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4002
Data de defesa: 28-Mar-2000
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vieira Junior, Luiz.pdf826,54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.