Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4012
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os anos 70 : aspectos do movimento dos trabalhadores de saúde mental
Autor: Machado, Simone Maria Nascimento
Primeiro orientador: Sayd, Jane Dutra
Primeiro membro da banca: Szapiro, Ana Maria
Segundo membro da banca: Camargo Junior, Kenneth Rochel de
Terceiro membro da banca: Amarante, Paulo Duarte de Carvalho
Resumo: Este trabalho apresenta uma breve descrição de aspectos relativos a formação dos movimentos de profissionais de saúde mental, em torno da estrutura assistencial psiquiátrica em vigor no Brasil no final dos anos 70. A estratégia de pesquisa manteve-se voltada para tratar os dados obtidos sob um ponto de vista histórico, buscando-se perceber as fontes de influência para a reflexão dos atores sociais brasileiros sobre as formas instituídas no campo teórico-assistencial da Psiquiatria. Justificou-se realizar assim um resgate histórico do movimento da antipsiquiatria dos anos 60/70, acompanhando a elucidação do sentido de determinadas categorias relevantes, tais como: doença mental, saúde mental, poder psiquiátrico, cura e violência psiquiátrica. Foi possível compreender as idéias da antipsiquiatria de expressiva influência no contexto internacional, assim como um polêmico debate sobre a existência da concepção de doença mental. Paralelamente, vários outros aspectos foram investigados, característicos do quadro da estrutura assistencial psiquiátrica de nosso cenário nacional, marcando de forma muito particular o discurso dos profissionais num movimento de ofensiva as condições instituídas para a assistência. A partir da organização dos movimentos em 1978, foram focalizados canais de manifestação das idéias para atualizações no campo da assistência, como os profissionais dos hospitais da DINSAM, CEBES e do Núcleo de Psiquiatria Alternativa. Tentou-se perceber, pelo menos no período de 1978 a 1980, alguns dos eixos fundamentais de discussão para os atores sociais, não excludentes entre si, mas bastante definidos para cada um dos canais, a saber: as reivindicações trabalhistas; as modificações na organização dos serviços assistenciais e a defesa do setor público.
Palavras-chave: Antipsiquiatria
Psiquiatria
Hospitais psiquiátricos
Doenças mentais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: MACHADO, Simone Maria Nascimento. Os anos 70 : aspectos do movimento dos trabalhadores de saúde mental. 2000. 82 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4012
Data de defesa: 21-Ago-2000
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Machado, Simone.pdf1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.