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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto da campanha de vacinação para influenza em uma empresa
Título(s) alternativo(s): Impact of influenza vaccination campaignin a company
Autor: Braga, Marcelo Augusto 
Primeiro orientador: Lourenço, Paulo Mauricio Campanha
Primeiro membro da banca: Braga, Jose Ueleres
Segundo membro da banca: Valente, Joaquim Gonçalves
Terceiro membro da banca: Moura, Marisa
Resumo: A influenza é uma das doenças respiratórias agudas mais prevalentes e importante causa de absenteísmo e presenteísmo. Entretanto, a eficácia vacinal para influenza pode alcançar 80% quando há elevada correspondência entre cepas vacinais e circulantes. Por este motivo, a empresa há anos promove campanha de vacinação, contudo, sem estimar sua efetividade (eficácia na redução da carga da doença) e o impacto econômico (produtividade) para o aprimoramento de sua política de saúde ocupacional. Considerou-se que a efetividade da campanha seria determinada pela eficácia vacinal previamente demonstrada em estudos randomizados, pelo grau de acurácia diagnóstica ou de triagem dos casos, pelo nível de adesão do profissional de saúde ao registro no prontuário e do paciente ao informar a ocorrência dos sintomas e pela cobertura vacinal alcançada. Com os objetivos de avaliar a efetividade e impacto econômico da campanha de vacinação para influenza, optou-se por um desenho estudo observacional de coorte histórico com características de estudo de intervenção baseado em dados históricos da campanha de 2008 e informações individuais sobre a frequência de sintomas respiratórios e absenteísmo, idade, gênero, função (administrativa e operacional) e renda, comorbidades relevantes e tabagismo, obtidas mediante revisão de prontuário dos 12 meses subsequentes, comparadas entre os grupos de vacinados e não-vacinados (qui-quadrado e test t) e analisadas por regressão logística, e estimada a fração prevenível (proporção de episódios potenciais de influenza evitados pela vacinação). Foram analisados os prontuários de 2.425 trabalhadores (1.651 não-vacinados e 754 vacinados) correspondendo à cobertura de 31,1%. A prevalência de influenza observada foi de 10,4% e a vacinação foi efetiva entre os trabalhadores (RR=0,51; IC95% 39-67), quando considerados os sintomas de alta probabilidade de influenza. A fração prevenível foi 0,09 (9 casos evitados a cada 100 trabalhadores vacinados). A campanha de vacinação foi mais efetiva e provocou maior impacto econômico entre os trabalhadores em regime operacional.
Abstract: Influenza is one of the most prevalent acute respiratory diseases and it is an important cause of absenteeism and presenteeism. However, the influenza vaccine efficacy can reach 80% when there is a high correspondence between vaccinal and circulating strains. For that reason, the company has promoved vaccination campaigns for several years, although without measuring its effectiveness (efficacy on reducing the disease´s load) and the economic impact (productivity) to improve occupational health policy. The campaign effectiveness would be determined by the the vaccinal efficacy that had been shown previously in randomized studies, by the degree of diagnostic accuracy or screening of cases, by the levels on health records and by the patient´s information and vaccination coverage achieved. Aiming at assessing the effectiveness and the economic impact of the vaccination campaign, we opted for an observational historic cohort study design with features of study design based in historical data from the 2008 campaign and individual information on the frequency of respiratory symptoms and absenteeism, age, gender, function (administrative and operational) and income, relevant co morbidities and smoking, obtained through a revision of medical records of the following twelve months, compared to vaccinated and non-vaccinated group (Chi square and t-test) and analyzed by logistic regression, and estimated the preventable fraction (proportion of potential influenza episodes avoided by vaccination). Medical records of 2.425 workers were analyzed (1.651 non-vaccinated and 754 vaccinated) corresponding to 31,1% coverage. The prevalence of influenza observed was 10,4% and vaccination has been effective between workers (RR = 0,51; IC95% 39-67), when considering symptoms of high probability of influenza. The preventable fraction was 0,09 (9 avoided cases for every 100 workers vaccinated). The vaccination campaign was more effective and sparked greater economic impact among workers in the operating system.
Palavras-chave: Influenza
Vaccination
Impact
Employee
Effectiveness
Influenza
Vacinação
Impacto
Trabalhador
Efetividade
Saúde do trabalhador
Serviços de saúde do trabalhador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: BRAGA, Marcelo Augusto. Impacto da campanha de vacinação para influenza em uma empresa. 2011. 19 f. Dissertação (Mestrado em em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4049
Data de defesa: 15-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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