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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4087
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprimoramento cognitivo farmacológico: grupos focais com universitários |
Título(s) alternativo(s): | Pharmacological Cognitive Enhancement: focus groups with academics |
Autor: | Barros, Denise Borges ![]() |
Primeiro orientador: | Ortega, Francisco Javier Guerrero |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Claudia Maria Passos |
Segundo membro da banca: | Camargo Junior, Kenneth Rochel de |
Terceiro membro da banca: | Caliman, Luciana |
Resumo: | O presente trabalho analisou como os estudantes universitários avaliam o uso de psicofármacos por pessoas que pretendem melhorar o rendimento cognitivo sem apresentar prejuízo nessa habilidade mental. Esse tipo de remédio só pode ser comercializado através de receita médica especial. Dessa forma, o uso não-médico desse tipo de droga, chamado também de aprimoramento neurocognitivo farmacológico, é ilegal. Com o crescimento no número de estudantes universitários americanos e canadenses que utilizam estimulantes para melhorar a performance acadêmica, o tema tornou-se uma preocupação para a Saúde Pública nos respectivos países. O aprimoramento neurocognitivo farmacológico vem sendo muito discutido no campo da Neuroética. Nos debates dessa a prática são avaliados os riscos e benefícios que essa prática pode trazer para o indivíduo e à sociedade. No Brasil, esse assunto é pouco discutido. Assim, a investigação sobre a compreensão e avaliação que estudantes universitários fazem sobre esse tema trouxe informações que podem ampliar o conhecimento sobre tema no Brasil. A investigação foi realizada através de três grupos focais com estudantes universitários. Os resultados indicaram que questões como pressão social (exigência de bons resultados), segurança do medicamento, risco de coerção social, possibilidade de essa prática aumentar a injustiça social foram as principais preocupações da população entrevistada. Alguns aspectos foram compreendidos de maneira bastantes polarizada. Não está claro para os participantes dos grupos focais, por exemplo, se esta é ou não uma prática desonesta e se a melhora no rendimento cognitivo pode ser entendida como sendo legítima da pessoa. Esses e outros dados mostram que a compreensão do tema aprimoramento neurocognitivo farmacológico é muito influenciada por dois aspectos. O primeiro aspecto se refere ao entendimento prévio que a pessoa tem sobre a relação entre cérebro e comportamento e sobre a relação entre indivíduo e grupo social. O segundo aspecto é a influência que os textos que informam sobre ciência exercem sobre os leitores. Nesse sentido, a aplicação dos grupos focais mostrou-se um importante meio para conhecer o entendimento dos estudantes universitários sobre o aprimoramento neurocognitivo farmacológico e, dessa forma, contribuir para a discussão desse tema no Brasil. |
Abstract: | The present work analyzed how university students evaluate the use of psychotropics for people that intend to improve cognition without presenting damage in this mental ability. This kind of medicine can only be marketed through special prescription. In this way, the nonmedical use of this type of drug, also called pharmacological neurocognitive enhancement, is illegal. With the growth in the number of American and Canadian academicals students that use stimulants to improve the academic performance, the theme became a concern for the Public Health at the respective countries. The pharmacological neurocognitive enhancement is being very discussed in the field of Neuroethics. In the debates of that the practice is appraised the risks and benefits that this practice can bring to the individual and to the society. In Brazil, this subject is little discussed. Like this, the investigation about academicals students understanding and evaluation about this theme brought information that can enlarge the knowledge about this theme in Brazil. The investigation was accomplished through three focal groups with academicals students. The results indicated that subjects as social pressure (demand of good results), safety of the medicine, risk of social coercion, possibility of that practice increase the social injustice were the main concerns of the interviewed population. Some aspects were understood in a plenty polarized way. It is not clear for the participants of the focal groups, for instance, if this is or not an unchaste practice and if the improvement in the cognitive income can be understood as being legitimate of the person. These and other data show that the understanding of the theme pharmacological neurocognitive enhancement is very influenced by two aspects. The first aspect refers to the previous understanding that the person has about the relationship between brain and behavior and about the relationship between individual and social group. The second aspect refers to the influence that the texts that inform about science exercise on the readers. So, the application of the focal groups was shown an important middle to know the academicals students' understanding on the pharmacological neurocognitive enhancement and, in this way, to contribute for the discussion of that theme in Brazil. |
Palavras-chave: | Cognitive enhancement Focal group Neuroethics Psicotropics University students Aprimoramento cognitivo Grupo focal Neuroética Psicotrópicos Estudantes universitários |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | BARROS, Denise Borges. Aprimoramento cognitivo farmacológico: grupos focais com universitários. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4087 |
Data de defesa: | 31-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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