Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4152
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção das famílias de crianças com Paralisia Cerebral: a fisioterapia e o processo de reabilitação contínua
Título(s) alternativo(s): Perception of the families of children with diagnosis of Cerebral Palsy: the physical therapy and continued rehabilitation process
Autor: Kempinski, Emilia Maria Barbosa Carvalho 
Primeiro orientador: Santos, Luiz Antonio de Castro
Primeiro coorientador: Faria, Lina Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Mattos, Ruben Araújo de
Segundo membro da banca: Pierantoni, Célia Regina
Terceiro membro da banca: Freitas, Marcos Souza
Resumo: Os serviços de saúde desenvolvidos dentro de uma escola especial são de fundamental importância para o suporte e desenrolar das atividades focadas à criança com distúrbio motor. A ação ao intervir se dá sob peculiares e diversificados aspectos, proporcionando o suporte necessário para o desenvolvimento neuropsicomotor e pedagógico da criança com deficiência motora e/ou associadas. Este estudo discute a percepção das famílias de crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral frente ao processo de reabilitação contínua, pelo qual uma criança especial perpassa durante toda sua vida. A partir de uma articulação entre diferentes abordagens teóricas, dados obtidos com a análise de prontuários da entidade e em um estudo de campo com familiares ou responsáveis pela criança. O estudo de campo foi realizado em uma escola de educação especial também conhecida por ANPR Associação Norte Paranaense de Reabilitação, que presta atendimento a crianças com distúrbios motores, utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativo-quantitativa. No curso da pesquisa, foram realizadas 25 entrevistas semi-estruturadas com os familiares de crianças cujo diagnóstico era Paralisia Cerebral. Todas as famílias a serem contatadas foram resselecionadas a partir de uma triagem pelo setor de psicologia, para garantia de que a mesma não estivesse vivenciando nenhum momento de abalo ou instabilidade emocional. Os resultados apontam para uma evidente segurança das famílias quanto à equipe Multidisciplinar, com ênfase à fisioterapia, e ao processo de reabilitação proposto dentro da ANPR e vinculados ao SUS, em detrimento aos atendimentos e serviços públicos das Unidades de Saúde externas à escola.
Abstract: The health services developed within a school for children with special needs are extremely important to the support and development of activities with focus on the child with motor disabilities. The intervene action happens under peculiarities and different aspects, supplying the needs to the neuropsychomotor and pedagogical development of the child with motor disability and/or any other associated to it. This study debates the perception of the family of children with diagnosis of cerebral palsy facing the continued rehabilitation process, in which a child with special needs passes by for a his/her life. From an articulation between different theoretical approaches, obtained data with the analysis of the entity's promptuary and in a field research with the child's family or with the one who is responsible for the children. The field research took place in a school of special education for children with specific needs also known as ANPR - Rehabilitation Association from the Paranaense North, which deals with children with motor disabilities, making use of an a qualitative-quantitative methodological approach . During the reseach, 25 semi-structured interviews have been made with the families of children whose diagnosis was cerebral palsy. All contacted families were previously selected by the department of psychology, in order to guarantee that the selected family wasn't going through any sort of emotional breakdowns. The results points an evident trust from the families to the multidisciplinar group, emphasizing the physiotherapy, and the rehabilitation process proposed whithin ANPR and linked to the SUS, in detriment to the service and and public service from the external Health Units to school.
Palavras-chave: Family
Cerebral palsy
Satisfaction
Multidisciplinar group
Família
Paralisia cerebral
Satisfação
Equipe multidisciplinar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: KEMPINSKI, Emilia Maria Barbosa Carvalho. Percepção das famílias de crianças com Paralisia Cerebral: a fisioterapia e o processo de reabilitação contínua. 2009. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4152
Data de defesa: 27-Jul-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Emilia Kempinski-Dissertacao.pdf2,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.