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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professores na encruzilhada entre o público e o privado: o curso gênero e diversidade na escola
Título(s) alternativo(s): Teachers at the crossroads between public and private: the course gender and diversity in school
Autor: Mostafa, Maria 
Primeiro orientador: Rohden, Fabiola
Primeiro membro da banca: Russo, Jane Araujo
Segundo membro da banca: Mattos, Ruben Araújo de
Terceiro membro da banca: Arruti, José Maurício Paiva Andion
Resumo: A presente pesquisa busca analisar os conflitos de valores em uma política pública para a diversidade na escola. Para tanto, inicialmente é feita uma discussão teórica que problematiza a questão dos valores nas políticas públicas. A partir dessa discussão e também da reflexão sobre as questões de gênero e sexualidade nas sociedades modernas, o curso piloto Gênero e Diversidade na Escola, realizado em 2006, é analisado. O curso se destinou à atualização de 1.200 professores do 3º e do 4º ciclo (antigas 5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública do país nas temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual e relações étnico-raciais, tendo sido elaborado numa parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Conselho Britânico e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos. O curso, por ter sido oferecido a distância e ambientado em uma plataforma virtual de aprendizagem, gerou diversos materiais. Para essa pesquisa foram utilizados principalmente os relatos dos cursistas e dos professores on-line nos fóruns de discussão de caso. A partir desses relatos observou-se que a discussão do assunto sexualidade apresentou alguns conflitos entre os valores promovidos pelo curso e os valores apresentados pelos cursistas. Essa conflito se tornou ainda mais evidente ao se comparar as discussões sobre sexualidade com as discussões dos temas ligados ao gênero e à questão racial, que fluíram com uma menor número de entraves. A concepção de sexualidade que o curso promoveu se pautou nas ciências sociais, enquanto a concepção dos cursistas esteve mais de acordo com uma concepção de moral e ciência mais tradicional e fechada.
Abstract: This research seeks to analyze the conflict of values in public policy for diversity in school. Thus, initially there is a theoretical discussion that problematizes the issue of values in public policy. From that discussion and reflection on issues of gender and sexuality in modern societies, the ongoing pilot Gender and Diversity in Schools, held in 2006, is analyzed. The course is intended to update 1200 teachers of the 3rd and the 4th cycle (former 5th through 8th grades) in the public elementary school in the country on issues of gender, sexuality and sexual orientation and ethnic-racial relations, and was developed in partnership between the Special Secretariat for Policies for Women, the Ministry of Education, the Special Secretariat for Policies to Promote Racial Equality, the British Council and the Latin American Center on Sexuality and Human Rights. The course, being offered by distance in a virtual learning platform, has created various materials. For this research were mainly used the online teachers forums for discussion of case. From these reports it was noted that discussion of sexuality issue presented some conflict between the values promoted by the course and the values of the students. This conflict became even more evident when comparing the discussions about sexuality with the discussions of the issues related to gender and race, which flowed with a smaller number of barriers. The conception of sexuality that the course promoted is guided by the social sciences, while the conception of sexuality os the students was more in line with morality and science with a more traditional and closed point of view.
Palavras-chave: Public policy
Sexuality
Gender issues
Teacher training
Diversity.
Políticas públicas
Sexualidade
Relações de gênero
Formação de professores
Diversidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: MOSTAFA, Maria. Professores na encruzilhada entre o público e o privado: o curso gênero e diversidade na escola. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4175
Data de defesa: 5-Ago-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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