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Tipo do documento: Dissertação
Título: Integralidade na prática assistencial da equipe de enfermagem: a relação da escuta na interação usuário e profissional no município de Paranavaí-PR
Título(s) alternativo(s): Comprehensiveness in nursing practice nursing team: a relationship of listening in professional and user interaction in the municipality from Paranávaí-PR
Autor: Urbano, Giseli Botini 
Primeiro orientador: Mattos, Ruben Araújo de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Sonia Acioli de
Segundo membro da banca: Camargo Junior, Kenneth Rochel de
Terceiro membro da banca: Lima, Rita de Cássia Duarte
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo observar a atuação da equipe de enfermagem na atenção básica, buscando caracterizar como se dão as interações com o usuário, e priorizando a escuta como requisito da integralidade. Para que os profissionais de saúde percebam, identifiquem o sofrimento do usuário, torna-se necessário uma interação maior entre eles, ou seja, um diálogo. Para o exercício de um bom diálogo, faz-se necessário uma escuta atenta, buscando-se detalhes que podem estar ocultos nas falas, além do acolhimento e o vínculo, que são atributos responsáveis pela prática da assistência integral. A redução do sujeito a objeto tem sido a realidade das unidades básicas de saúde, lembrando que os usuários que procuram os serviços de saúde possuem uma vida fora dali, com estilos variados. O modo de falar, os cuidados prestados variam conforme a rotina de cada um. A pesquisa teve como suporte teórico a integralidade como exercício de boas práticas e produção de cuidado, enfatizando-se a escuta. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo com abordagem etnográfica, que permite ao pesquisador fazer uma leitura detalhada da realidade. Os dados foram coletados através da observação participante e acompanhamento das atividades realizadas pela equipe de enfermagem de duas unidades básicas do município de Paranavaí-PR, e os achados foram devidamente registrados em diário de campo. Após as observações, os profissionais foram entrevistados. Participaram como sujeitos da pesquisa sete técnicos de enfermagem e um profissional administrativo. O material foi submetido à técnica de análise de conteúdo. A análise compreendeu as seguintes etapas: pré-análise, que se refere à leitura inicial de todo o conteúdo e organização dos dados, e análise, que compreende categorização e tratamento do material. Foram identificados pontos críticos na assistência durante a observação, como a falta do acolhimento, desorganização do serviço, a falta do exercício da escuta e o trabalho mecanizado. Nas entrevistas, foi possível desenvolver categorias com os relatos coletados, destacando-se a sensibilidade ao paciente , procura do melhor , falta de tempo e sentido da escuta . Conclui-se que a integralidade ainda é uma utopia na realidade dos serviços de saúde, e que a escuta é raramente utilizada e seu sentido tão pouco conhecido. A desorganização do serviço de saúde nas unidades básicas e o aparente conformismo dos profissionais frente a suas atividades são fatores predisponentes ao não-exercício da escuta, dificultando ainda mais a prática da integralidade. Considera-se fundamental a reflexão, por parte dos profissionais, e solução dos problemas encontrados, através de conscientização e sensibilização, modificando a assistência através de reorganizações do trabalho.
Abstract: This study aims to analyze the performance of the nursing staff in primary care, aiming to characterize the interactions with the user, and prioritizing listening as a condition of integral care. For health professionals understand, identify the suffering of the user, there must be greater interaction between them, that is, dialogue. For the exercise of a good dialogue, there must be an attentive listening, seeking details that can be hidden in the speeches, in addition to receptiveness and link, attributes responsible for the health care practice. The reduction of the subject to object has been the reality of basic health units, noting that users who seek health services have a life outside, with varied styles. The manner of speaking, the care, vary according to the routine of each. The research was theoretically supported by integral care as exercise of good practice and production of care, emphasizing listening. This is a qualitative study with an ethnographic approach, which allows the researcher to do a detailed reading of reality. Data were collected from January to May 2009, through participant observation and monitoring of the activities performed by the nursing staff of two basic units of Paranavaí city, state of Paraná, and the findings were duly recorded in the field diary. After observations, the professionals were interviewed. Seven practical nurses and an administrative professional participated in this research. The materials were subjected to content analysis, which comprised the following stages: pre-analysis, which refers to the initial reading of all the content and organization of data, and analysis, that includes categorization and treatment of the material. We identified critical issues during the observation, the lack of receptiveness, disorganization, lack of exercise of listening and mechanized work. In the interviews, it was possible to develop categories with the reports collected, highlighting the "sensitivity to the patient," "seeking the best", "lack of time" and "sense of listening". It follows that integral care is still a utopia in the reality of health services, listening is rarely used and its meaning so little known. The disruption of services in local health units and self-indulgence of professionals in their activities are predisposing factors for the non-exercise of listening, hindering even more integral care. It is essential that professionals reflect on and solve the problems that arise, through awareness and sensitization, modifying assistance through the reorganization of work.
Palavras-chave: Integral care
Listening
Receptiveness
Nursing staff
Health care services
Integralidade
Escuta
Acolhimento
Equipe de Enfermagem
Serviços de Saúde
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: URBANO, Giseli Botini. Integralidade na prática assistencial da equipe de enfermagem: a relação da escuta na interação usuário e profissional no município de Paranavaí-PR. 2009. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4236
Data de defesa: 24-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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