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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4246
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Processo de trabalho em saúde bucal e necessidades de educação permanente: a experiência no PSF do Município de Petrópolis |
Título(s) alternativo(s): | Process of work in oral health needs of continuous education: the |
Autor: | Pontes, Norma de S. Thiago ![]() |
Primeiro orientador: | Aguiar, Adriana Cavalcanti |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Ruben Araújo de |
Segundo membro da banca: | Feuerwerker, Laura Camargo Macruz |
Terceiro membro da banca: | Bastos, Luciana Freitas |
Resumo: | A inserção das Equipes de Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família (PSF) representa um desafio na mudança do modelo de atenção, tradicionalmente centrado no indivíduo e na doença para uma abordagem integral do indivíduo inserido em seu contexto familiar, comunitário e social. A formação do cirurgião-dentista, eminentemente técnica e voltada para o mercado privado, não contribui para subsidiar o serviço público com profissionais preparados, com conhecimento da realidade social e necessidades de saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde. A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer o processo de trabalho das Equipes de Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família do Município de Petrópolis, a partir das perspectivas dos profissionais cirurgiões-dentistas e identificar as tendências no manejo de situações-problema emergentes, no intuito de contribuir para o processo de Educação Permanente em Saúde. Com caráter exploratório e qualitativo, os métodos empregados foram a entrevista em grupo no formato de Grupo Focal, e inquérito realizado com o universo dos profissionais para caracterizar as atividades realizadas pelos cirurgiões-dentistas no PSF. Subsidiariamente foram incluídas informações provenientes de participação observante da autora. A análise do inquérito permite caracterização das atividades dos cirurgiões-dentistas no PSF, cuja visibilidade é ainda restrita, apontando condições de trabalho que permitem a realização da maioria das ações preconizadas nos documentos oficiais. A análise dos Grupos Focais pode subsidiar iniciativas de Educação Continuada e Permanente, destacando-se as seguintes temáticas: trabalho em equipe, organização e planejamento da assistência clínica e das ações coletivas, fortalecimento da supervisão, ferramentas para realização de diagnóstico coletivo e apoio à integração da saúde bucal ao processo de trabalho no Programa de Saúde da Família. |
Abstract: | The insert of the Teams of Buccal Health in the Health of the Family Program (PSF) represents a challenge in the change of the model of attention, traditionally centered in the individual and in the disease for an integral approach of the individual inserted in his familiar, community and social context. The surgeon-dentist's formation eminently technical and directed to the private market doesn't contribute to subsidize the public service with prepared professionals, with knowledge of the social reality and needs of the population that uses the Unique System of Health (SUS).The present research had as main objective to know the process of work of the Teams of Buccal Health in the Health of the Family Program in the borough of Petrópolis starting from the perspectives of the surgeon-dentists professionals and to identify the tendencies in the emergent situation-problem handling, in the intention of contributing for the process of Continuous Education in Health. With exploratory and qualitative character, the used methods were the interview in group in the format of Focal Group, and inquiry accomplished with the professionals universe to characterize the activities accomplished by the surgeon-dentists in PSF. Subsidiarily informations from the author's observant participation were included. The analysis of the inquiry allows characterization of the activities of the surgeon-dentists in PSF, whose visibility is still restricted, showing work conditions that allow the accomplishment of most of the actions appearing extolled in the official documents. The analysis of the Focal Groups can subsidize initiatives of Continuous and Incessant Education, emphasizing the following topics: team work, organization and planning of the clinical attendance and of the collective actions, invigoration of the supervision, tools for accomplishment of collective diagnosis and support to the integration of the buccal health on the work process in the Health of the Family Program. |
Palavras-chave: | Buccal health Health of the Family Process of work in health Continuous Education Saúde bucal Saúde da família Processo de trabalho em saúde Educação permanente |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | PONTES, Norma de S. Thiago. Processo de trabalho em saúde bucal e necessidades de educação permanente: a experiência no PSF do Município de Petrópolis. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4246 |
Data de defesa: | 2-Abr-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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