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Tipo do documento: Dissertação
Título: O impacto da educação na ocorrência da multimorbidade.
Título(s) alternativo(s): The impact of education on the occurrence of multimorbidity.
Autor: Jantsch, Adelson Guaraci 
Primeiro orientador: Faerstein, Eduardo
Primeiro membro da banca: Lopes, Claudia de Souza
Segundo membro da banca: Alexandre, Gisele Caldas
Terceiro membro da banca: Pinto, Luiz Felipe da Silva
Resumo: Esta dissertação buscou estimar o efeito da desigualdade educacional na ocorrência de multimorbidade numa população adulta na cidade do Rio de Janeiro. Realizou-se uma análise seccional dos dados referentes à linha de base do estudo Pró-Saúde, contando com 3.092 participantes. Foi mensurada a prevalência de multimorbidade na população geral de acordo com sexo, idade, exposição ao tabaco ao longo da vida, presença de obesidade e nível de educação. A exposição de interesse foi a desigualdade educacional entre os participantes e o desfecho foi a presença de multimorbidade, definida como presença de duas ou mais condições crônicas. A relação entre escolaridade e ocorrência da multimorbidade foi estimada, primeiramente, através de razões de chance e posteriormente através dos índices angular e relativo de desigualdade, com o intuito de quantificar o grau de desigualdade em saúde nessa população na ocorrência do desfecho. As variáveis idade, sexo feminino, exposição ao tabaco e obesidade apresentaram uma relação direta e positiva com o desfecho, sendo que exposição ao tabaco e obesidade apresentaram também uma relação direta com pior nível educacional. Houve uma tendência linear monotônica e inversa entre escolaridade e a presença de multimorbidade na população geral, sendo a razão de chance para a ocorrência de multimorbidade duas vezes maior entre os extremos de escolaridade na população geral. Nas análises estratificadas por sexo, essa tendência se repetiu apenas entre as mulheres, nas quais a multimorbidade foi mais prevalente. O excesso de prevalência entre os extremos de escolaridade aferida na população geral pelo índice absoluto de desigualdade foi de 15% entre aqueles com pior escolaridade, sendo as mulheres as principais vítimas desse excesso. As evidências aqui levantadas subsidiam discussões importantes no campo da multimorbidade, das desigualdades em saúde e do papel que esta exerce sobre o desenvolvimento de múltiplas morbidades ao longo da vida.
Abstract: This study aimed to estimate the effect of educational attainment on the occurrence of multimorbidity in an adult population in the city Rio de Janeiro. A cross-sectional analysis of the Pró-Saúde Study baseline with 3092 participants was done and the prevalence of multimorbidity was estimated according to sex, age, tobacco exposure, obesity and educational level. The exposure was educational inequality between the participants and the outcome was the presence of multimorbididity, defined as the presence of two or more chronic conditions. The relationship between education and occurrence of multimorbidity was estimated by odds ratio and by relative and slope index of inequality, in order to quantify the degree of health inequality of multimorbidity in this population. Age, gender, tobacco use and obesity had a direct and positive relationship with the outcome, and tobacco use and obesity also showed a direct relationship with poorer educational level. There was a monotonic and inverse linear trend between educational level and the presence of multimorbididity in the general population, with a two fold chance for the occurrence of multimorbididity between the extremes of schooling in the general population. Posterior analyzes stratified by sex, this trend was seen only among women, in which multimorbididity was more prevalent. Excess of prevalence between the extremes of schooling measured in the general population by the slope index of inequality was 15% among those at the lowest level, with women being the main victims of this excess. These results provide important evidences in the field of multimorbididity, inequalities in health and the role it has on the development of multiple morbidities lifelong.
Palavras-chave: Multimorbidity
Comorbidity
Inequalities in health
Social determinants of health
Socioeconomic status
Education
Slope index of inequality
Relative index of inequality
Multimorbidade
Comorbidades
Desigualdades em saúde
Determinantes sociais da saúde
Posição socioeconômica
Escolaridade
Índice angular de desigualdade
Índice relativo de desigualdade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: JANTSCH, Adelson Guaraci. O impacto da educação na ocorrência da multimorbidade.. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4355
Data de defesa: 2-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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