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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4380
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino da intervenção em crise suicida: uma proposta de currículo para ensino à distância. |
Título(s) alternativo(s): | Teaching crisis intervention: a distance learning curriculum proposition. |
Autor: | Costa, Fernanda Benquerer ![]() |
Primeiro orientador: | Rabello, Elaine Teixeira |
Primeiro coorientador: | Araújo, Marcelo de |
Primeiro membro da banca: | Aguiar, Adriana Cavalcanti |
Resumo: | O suicídio é um importante problema de saúde pública, e sua prevenção depende de medidas articuladas que incluem os campos da educação e saúde. A capacitação de profissionais de saúde para cuidar adequadamente das pessoas em risco é uma das possíveis ações. A educação em saúde é cada vez mais baseada nos princípios da aprendizagem do adulto, para que ocorra aprendizagem significativa. As tecnologias disponíveis atualmente propiciam o ensino à distância, o que permite inúmeras novas possibilidades, por exemplo, com horários flexíveis de estudo, e até atingir públicos que não poderiam participar de cursos presenciais. Este trabalho propõe um currículo de um curso de capacitação em intervenção em crise suicida, orientado por competências, para profissionais de saúde, no modelo de ensino à distância, para que o atendimento às pessoas em risco seja melhorado. O currículo foi construído por meio dos "10 Passos" de Ten Cate e teve a matriz de competências desenvolvida a partir de pesquisa na literatura e consultas a experts na área. Dois eixos orientaram o delineamento do curso: um voltado ao paciente em risco de suicídio e o outro direcionado ao profissional que o atende. Há cinco unidades distribuídas ao longo de 12 semanas. A primeira é presencial, e as demais em formato à distância. A carga horária total é de sessenta horas. Algumas dificuldades vislumbradas incluem a heterogeneidade de conhecimentos e experiências prévios e a necessidade de atendimento clínico em caso de crise suicida entre os alunos. Apesar disso, esta pode ser mais uma ferramenta disponível para capacitação profissional e ampliação das possibilidades de prevenção do suicídio. |
Abstract: | Suicide is an important public health problem, and its prevention depends on articulated measures including the fields of education and health. Training health professionals to properly take care of people at suicide risk is one possible action. Health education has been increasingly based on adult learning principles and the perspective of meaningful learning. Current available technologies for distance education allows a wide range of new possibilities, for example, flexible study schedules or reaching audiences who would not be able to be on face-to-face classes otherwise. This study proposes a competency oriented training curriculum for suicide crisis intervention, aimed at healthcare professionals, in a distance-learning mode, so that the care practices for people at risk are improved. The curriculum was built on Ten Cate's "Ten Steps" method and had the competency matrix developed based on the literature research and the consulted experts opinion. Two axes guided the course design: one aimed at the patient at risk of suicide and another aimed at the professional who takes care of him. There are five units, distributed along 12 weeks. The first one is a face-to-face moment, and the following have a distance-learning format. The total course load is 60 hours. Foreseen difficulties include the heterogeneity of previous knowledge and experience among students, and the need for clinical assistance in case of a suicidal crisis. Nevertheless, this can be another available tool for professional training and increased possibilities for suicide prevention. |
Palavras-chave: | Crisis intervention Suicide prevention Distance education Professional competences Intervenção em crise Prevenção do suicídio Ensino à distância Competências profissionais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | COSTA, Fernanda Benquerer. O ensino da intervenção em crise suicida: uma proposta de currículo para ensino à distância.. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4380 |
Data de defesa: | 4-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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