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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação em saúde coletiva e integralidade: saberes e práticas de ensino em cenários diversificados de aprendizagem.
Título(s) alternativo(s): How integrality in health is approached in undergraduate public health education: a study of the acquired knowledge and practices in several learning scenarios.
Autor: Paro, César Augusto 
Primeiro orientador: Pinheiro, Roseni
Primeiro membro da banca: Rabello, Elaine Teixeira
Segundo membro da banca: Oliveira, Gustavo Nunes de
Terceiro membro da banca: Silva, Neide Emy Kurokawa e
Resumo: A graduação em saúde coletiva trata-se de uma novidade no cenário nacional, trazendo consigo uma diversidade de apostas, expectativas e possibilidades com vistas ao fortalecimento da concretização do ideário do movimento da reforma sanitária brasileira. Dada a importância que a integralidade em saúde possui no cenário da saúde coletiva brasileira, este princípio constitucional deve estar refletido nas práticas profissionais destes futuros sanitaristas, o que aponta também para a necessidade de uma prática formativa norteada pela integralidade. Esta dissertação teve como objetivo compreender valores, sentidos e significados que emergem das práticas de ensino na graduação em saúde coletiva sob a perspectiva da integralidade. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa do tipo exploratória com uma proposição observacional a partir das experiências formativas dos estudantes em cenários diversificados de aprendizagem. O campo e a unidade de análise desta pesquisa foram as disciplinas teórico-práticas Atividades Integradas em Saúde Coletiva (AISC) do curso de graduação em saúde coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, incluindo todas as oito AISC ofertadas ao longo do curso. As técnicas de coleta de dados foram: análise documental do projeto político-pedagógico do curso e programas das disciplinas, observação participante das práticas de ensino nos cenários diversificados de aprendizagem e entrevistas com estudantes que vivenciaram estas práticas de ensino. Os depoimentos dos entrevistados e registros do diário de campo foram categorizados segundo os campos de atuação propostos no EnsinaSUS, sendo discutidos e interpretados a partir de referenciais teóricos da saúde coletiva, das ciências sociais e humanas e da pedagogia. Foram realizadas observações de quatro campos de práticas e entrevistados 15 graduandos de distintos períodos do curso. A propositura das AISC nos documentos institucionais afirma a integralidade como um eixo de formação no curso. No entanto, nem sempre estas orientações ético-políticas se efetivaram nas práticas concretas destes estudantes, como foi possível observar em diversos relatos e depoimentos analisados. Nos dados analisados, foram identificados os diversos atores envolvidos e as interações que estes produzem nas instituições, evidenciando consonâncias e dissonâncias desta formação com a perspectiva da integralidade. Algumas experiências representaram relações singulares entre processos de trabalho e de ensino e mostraram-se positivas não só para a formação dos estudantes, mas também para a qualidade do cuidado prestado. Nestes casos, os cenários de aprendizagem descritos e discutidos foram verdadeiros espaços para a incorporação/produção do cuidado em saúde, permitindo que os estudantes apreendessem a realidade e exercitassem o seu potencial criativo de articulação entre saberes e fazeres para dar respostas concretas às situações encontradas por meio de práticas cuidadoras. No entanto, também foram identificadas experiências pouco amistosas à integralidade, o que sinaliza a necessidade de maior preparo do corpo docente para uma formação para a integralidade e também de educação permanente em saúde para os preceptores do serviço.
Abstract: The undergraduate public health is an innovation in Brazil. It brings a diversity of bets, expectations and possibilities to the goals of the movement for Brazilian health reform. The integrality in health has a lot of importance in the Brazilian public health and this constitutional principle must be reflected in the professional practices of those futures sanitarians. Therefore, it is necessary a public health education approached by the integrality in health. This dissertation aimed to comprehend values and meanings that appear in undergraduate public health education by the integrality in health perspective. It was an exploratory qualitative research with an observational method that investigated the education of the students in several learning scenarios. The units of analysis were the entire eight practice-theoretical discipline Integrated Activities in Public Health (AISC - Portuguese acronym) of the undergraduate course on public health at the Institute of Public Health Studies of the Federal University of Rio de Janeiro. The data collection techniques were the document analysis of the course s political pedagogical project and the disciplines programs, the participant observation of the education practices in several learning scenarios, and the interviews with students that took AISC. The data were categorized according the EnsinaSUS fields of activities and analyzed and interpreted with the theoretical approaches of the public health, the human and social sciences, and the pedagogy. There were observed four learning scenarios and interviewed 15 students of different years. The document analyses reveals that integrality in health is a pivot in the course. However, it was observed in the data that the ethical-political orientations did not materialize all the time in the education practice. The research revealed the many actors involved in the education practices and their interactions at the institutions, as well as the consonances and dissonances of the education by the integrality in health approach. Some experiences presented singular relations between work and education processes. Those relations were positives to the students education and the health care s improvement. The learning scenarios described and analyzes in those cases were really places to the incorporation and production of the health care. They allowed the students to apprehend the reality and to exercise their creative potential of articulation between knowledges and practices to give careness responses to the concrete situations. Nevertheless, there were also observed experiences without integrality in health. Those situations implies the necessity of teacher s qualification to an education for integrality in health and permanent education in health to the preceptors.
Palavras-chave: Education public health professional
Public health practice
Undergraduate on public health
Internships
Integrality in health
Educação profissional em saúde pública
Prática de saúde pública
Graduação em Saúde Coletiva
Estágios
Integralidade em saúde
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: PARO, César Augusto. Formação em saúde coletiva e integralidade: saberes e práticas de ensino em cenários diversificados de aprendizagem.. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4386
Data de defesa: 16-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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