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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4393
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise da implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio de Janeiro entre os anos 2011 e 2015. |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the Implementation of the Policy of Permanent Education in Health in the State of Rio de Janeiro between 2011 and 2015. |
Autor: | Ciancio, Raquel Martinho ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Tania Cristina França da |
Primeiro membro da banca: | Ney, Márcia Silveira |
Segundo membro da banca: | Santos, Maria Ruth dos |
Terceiro membro da banca: | Faria, Magda Guimarães de Araujo |
Resumo: | Este trabalho consiste na análise da implementação da Educação Permanente no Estado do Rio de Janeiro. Foram analisados os resultados da Análise das Políticas de Educação Permanente do SUS (PEPS) implementadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES), pesquisa nacional, coordenada pela Estação de Trabalho IMS-UERJ da Rede ObservaRH. Os Planos Estaduais de Saúde e os Relatórios Anuais de Gestão de dois períodos (2008-2011 e 2012-2015) foram os instrumentos de base para a análise. Somou-se a eles a análise da entrevista com a Superintendente de Educação em Saúde no cargo no ano de 2015. Foi possível observar que a ênfase das estratégias de educação em saúde ainda recai sobre as capacitações sendo que no primeiro período analisado (2008-2011) prevalecem as de combate à Dengue. O segundo período (2012-2015) já abrange outras temáticas, mas mantem o foco nesta endemia. Foram constatados investimentos na Escola Técnica Izabel dos Santos, no Telessaúde e na Biblioteca Virtual de Saúde, porém não foi possível inferir sobre a articulação destes investimentos com a realização das capacitações mencionadas. O segundo período analisado compreendeu intensos investimentos na gestão do trabalho e no apoio às CIES, que já estavam sendo implantadas desde o período anterior. Estes achados tornaram-se subsídio para a discussão sobre a viabilidade de se realizar processos coletivos e participativos na formação em saúde dos trabalhadores do SUS na atualidade. |
Abstract: | This work consists in the analysis of the development of Permanent Education in Health Care in the State of Rio de Janeiro. We analyzed the findings of the Analysis of the Policies of Permanent Education of the Brazilian Public Health System implemented by the State Health Secretaries, a national survey coordinated by the IMS-UERJ Workstation of Rede ObservaRH. The State Health Plans and Management Annual Reports from two distinctive periods of time, namely, from 2008 to 2011 and from 2012 to 2015, have been the guiding instruments for the analysis. The interview with the the authority responsible for the State Education in Health Direction in 2015 has also been analyzed. It was possible to observe that the emphasis of the health education strategies still rests on the capacity building courses, especially the ones to fight Dengue, which received intensive investments in the first analyzed period (2008-2011). It was also noticed that, while the second period of time (2012-2015) covers other themes, the focus is kept on this endemic disease as well. Investments were made in the Technical School Izabel dos Santos, in the Telessaúde Program and in the Health Virtual Library, however, it was not possible to infer on the articulation of these investments with the accomplishment of the mentioned capacity building courses. The second period analyzed included intensive investments in labor management and support to the Health and Education Integrated Commissions, which had already been implemented since the previous period. These findings became a subsidy for the discussion over the feasibility of conducting collective and participative processes in the education of health workers of the brazilian public health system in the contemporary political and economic scenario. |
Palavras-chave: | Permanent education in health Care Education in health Participative processes Educação permanente em saúde Formação em saúde Processos participativos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | CIANCIO, Raquel Martinho. Análise da implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio de Janeiro entre os anos 2011 e 2015.. 2016. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4393 |
Data de defesa: | 14-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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Dissertacao Raquel Ciancio 18 08 2017.pdf | 663,92 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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