Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4403
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nada sobre nós, sem nós : empoderamento e recovery em um estudo de um grupo de ajuda e suporte mútuos em saúde mental no município do Rio de Janeiro-RJ.
Título(s) alternativo(s): Nada sobre nós, sem nós : Empoderamento e recovery em um estudo de um grupo de ajuda e suporte mútuos em saúde mental no município do Rio de Janeiro-RJ.
Autor: Figueiredo, Angela Pereira 
Primeiro orientador: Bezerra Júnior, Benilton Carlos
Primeiro coorientador: Vasconcelos, Eduardo Mourão
Primeiro membro da banca: Silva, Martinho Braga Batista e
Segundo membro da banca: Onocko-campos, Rosana Teresa
Terceiro membro da banca: Delgado, Pedro Gabriel Godinho
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal descrever e analisar as experiências dos usuários e das usuárias participantes de um grupo de ajuda e suporte mútuos do Projeto Transversões da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, associadas aos processos de recovery e de empoderamento. Os conceitos são mais frequentes na bibliografia anglo-saxônica e são sistematizados neste trabalho. Considerando a realidade das nossas práticas de saúde mental e de reforma psiquiátrica, seus limites e desafios atuais, a pesquisa visa contribuir para os avanços no campo, na realização de um estudo que priorize e estimule as experiências brasileiras de protagonismo de usuários e usuárias dos serviços de saúde mental, tal como os grupos de ajuda e suporte mútuos, dispositivos relativamente autônomos de cuidado e de suporte que consistem em importantes estratégias de recovery e de empoderamento dos usuários, usuárias e familiares da rede de saúde mental. Foi escolhido como método a pesquisa participante com os sete usuários e as cinco usuárias do grupo básico de facilitadores do projeto. Para analisar os processos de recovery e de empoderamento no dispositivo grupal em foco, foi necessária a contextualização da nossa realidade de reforma psiquiátrica e de como se deu o engajamento de usuárias e usuários, a fim de situar os processos na nossa realidade. Para a análise do material empírico produzido a partir do diário de campo, a prática dos grupos de ajuda e suporte mútuos foi relacionada aos processos de recovery e de empoderamento de seus participantes. A partir do desenvolvimento das categorias analíticas, foram discutidos os desafios e efeitos do trabalho com o grupo para seus processos de protagonismo, de um modo geral, como contribui para a lida com as suas questões de vida cotidiana e como dialoga com a nossa rede de atenção psicossocial e com seus atores. Foram abordadas as questões mais gerais sobre o funcionamento do grupo, os temas e as questões da vida cotidiana levadas ao grupo, as questões relacionadas ao trabalho, as iniciativas de suporte mútuo, a relação com os serviços de saúde mental e o SUS, bem como a relação com evidências e indicadores de efetividade dos grupos. Como considerações finais, a partir dos principais resultados sobre a experiência dos grupos de ajuda e suporte mútuos e com o trabalho, tendo como pano de fundo os conceitos de recovery e de empoderamento, foram feitas algumas recomendações e sugestões para a política de saúde mental e para o SUS.
Abstract: The objective of this research concerns the description and the analysis of the experiences of users of a mutual help and support group, from the Transversões Project of the School of Social Work, at the Federal University of Rio de Janeiro-UFRJ. The experiences are associated to the recovery and empowerment process. The concepts are strongly diffused in Anglo-Saxon countries, their mental health policies, bibliography and are systematized in this work. Considering the reality of our practices on mental health and psychiatric reform, their limits and actual challenges, this research contributes to their advancement, prioritizing a study that stimulates the Brasilian mental health services users protagonism and experiences, such as the mutual help and support groups, relative autonomous devices and important strategies of recovery and empowerment of the mental health services users and their family members. As a method, it was chosen the participant research with the group users and meetings. To analyse the recovery and empowerment process within the devices in focus, our reality of psychiatric reform and the engagement of the users were contextualized to situate these process within the country reality. To analyse the empirical data, the practice of the mutual help and support groups was correlated to the recovery and empowerment participants process. Within the development of the analytical categories, the challenges and effects of the group s protagonism process were discussed, concerning the contributions to their coping strategies and the relationship with psychossocial services and their actors. The internal dynamics of the group, the themes and issues of daily life treated in the group, labour challenges, the mutual support iniciatives, the relationship with the mental health services and with the National Health System (SUS) and the possible evidences and indicators of effectiveness of the group practices were also addressed. As final considerations, the experience within the mutual help and support groups and the work with the concepts of recovery and empowerment were taken into account to point out some recommendations and suggestions to the mental health policies and to the SUS. Keywords
Palavras-chave: Mutual help and support groups
Empowerment
Recovery
Protagonism
Psychiatric Reform
Mental Health
Grupo de ajuda e suporte mútuos
Empoderamento
Recovery
Protagonismo
Reforma Psiquiátrica
Saúde Mental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: FIGUEIREDO, Angela Pereira. Nada sobre nós, sem nós : empoderamento e recovery em um estudo de um grupo de ajuda e suporte mútuos em saúde mental no município do Rio de Janeiro-RJ.. 2017. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4403
Data de defesa: 10-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Angela Figueiredo.pdf1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.