Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4409
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação formativa: implementação de melhorias dos processos educacionais por meio da aplicação de um instrumento de feedback efetivo.
Título(s) alternativo(s): Formative evaluation: implementation of improvements of educational processes through the application of an effective feedback instrument.
Autor: Rodrigues, Suzana Gonçalves 
Primeiro orientador: 
Primeiro membro da banca: Caldas, Célia Pereira
Segundo membro da banca: Souza, Luciana Maria Borges da Matta
Resumo: A avaliação formativa está no âmago das tentativas de pedagogia diferenciada e de individualização dos percursos de formação. Esta avaliação está a serviço das aprendizagens e exerce papel preponderante ao fomentar a interação entre estudantes e professores, em um diálogo crítico e construtivo em que permite a identificação dos recursos de aprendizagem disponíveis e a definição de estratégias que poderão ser utilizadas na monitorização e na regulação do aprendizado pelos próprios estudantes. Utilizada enquanto diretriz curricular avaliativa de um currículo do curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), a avaliação formativa compõe um dos princípios fundamentais do seu sistema de avaliação, destacando seu papel na monitorização, regulação e motivação do estudante. OBJETIVO: Identificar as percepções dos docentes e discentes a respeito das práticas de avaliação formativa e feedback realizados no curso de Enfermagem da ESCS a partir da utilização do Roteiro de Estruturação do Feedback no desempenho de um feedback efetivo. MÉTODO: Trata-se de um estudo exploratório, de caráter descritivo e com adoção da metodologia quanti-qualitativa. O campo selecionado para a pesquisa foi o curso de Enfermagem da ESCS. RESULTADOS: Eles revelaram que, embora o curso de Enfermagem da ESCS realize a avaliação formativa de forma sistemática em suas atividades curriculares, há divergências em relação à utilização de um instrumento avaliativo proposto pela Instituição e a sua eficácia. Os docentes entrevistados discordam que a avaliação formativa é planejada conjuntamente entre docente e discente e que seus resultados subsidiem as ações de aprendizagem futuras. A proposição do Roteiro de Estruturação do Feedback encontrou eco nas necessidades observadas pelos docentes em relação à avaliação formativa, mostrando-se como instrumento de reflexão, sistematização e efetivação do feedback, impactando positivamente na aprendizagem dos estudantes. Na visão discente, o Roteiro dialoga mais com as necessidades de avaliações e de aprendizagem do que o instrumento utilizado na ESCS. Alguns desafios emergiram da aplicação do Roteiro como: ausência de tempo para aplicação, infraestrutura precária para a prática do feedback, elevado número de estudantes por grupo e o papel de coadjuvante do preceptor. CONCLUSÃO: Tal experiência demonstrou carência em relação à discussão da avaliação formativa e a necessidade em se repensar a prática da avaliação formativa exercida naquela Instituição. A incorporação do Roteiro de Estruturação do Feedback nas práticas avaliativas do curso de Enfermagem da ESCS surge como uma possibilidade, visto que repercutiu positivamente na reflexão, na estruturação, no planejamento conjunto e na aprendizagem dos estudantes. Há, contudo, a necessidade de se debater amplamente esta ferramenta pedagógica, ampliando sua aplicação em outras séries e eixos curriculares, a fim de se avaliar suas implicações e contribuições para o processo avaliativo formativo da ESCS.
Abstract: Formative evaluation is at the core of the efforts to implement a differential pedagogy and individualize education paths. This type of evaluation is centered on learning and it plays a prominent role by fostering the interaction between students and educators, through a critical and constructive dialogue that enables the identification of available learning resources and the definition of strategies that can be used by students when regulating and monitoring their own learning. Used as an evaluative curricular guideline for a curriculum of the Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) Nursing course, formative evaluation is part of one of the key principles of its evaluation system, highlighting its role in monitoring, regulating and motivating students. OBJECTIVE: To identify the perceptions of professors and students regarding the practices of formative evaluation and feedback realized in the Nursing course of the ESCS from the use of the Feedback Structuring Guide in the performance of effective feedback. METHOD: This is an exploratory, descriptive study that employs quanti-qualitative methodology. The field selected for the research was the Nursing course at ESCS. RESULTS: The results revealed that, although ESCS Nursing course performs formative evaluation on a systematic basis within its curricular activities, there are discrepancies in the use of an evaluative instrument proposed by the Institution and its effectiveness. The interviewed professors do not agree that formative evaluation is planned by students and professors together or that its results help future learning activities. The proposition of the Feedback Structuring Guide was found to be aligned with the needs observed by professors concerning formative evaluation, revealing itself as an instrument of reflection, systematization and feedback implementation that has a positive impact on student learning. From the students point of view, the Guide approaches evaluation and learning needs more than the instrument used at ESCS does. Some challenges emerged from the Guide application, such as the lack of time to apply it, poor infrastructure to put feedback into practice, high number of students by class and the supporting role of preceptors. CONCLUSIONS: This experience has shown the lack of discussions about formative evaluation and the need to rethink the practice of the formative evaluation performed in the Institution in question. The incorporation of the Feedback Structuring Guide into the evaluative practices of ESCS Nursing course emerges as a possibility, since it had a positive impact on reflection, structuring, joint planning and student learning. There is, however, the need for a comprehensive discussion on this pedagogical tool, expanding its application into other curriculum strands and groups, in order to evaluate its implications and contributions to ESCS formative evaluation process.
Palavras-chave: Educational evaluation
Formative evaluation
Feedback
Self-regulation
Active Teaching-learning methodologies
Nursing education
Avaliação educacional
Avaliação formativa
Feedback
Autorregulação
Metodologias ativas de ensino
Aprendizagem
Educação em enfermagem.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: RODRIGUES, Suzana Gonçalves. Avaliação formativa: implementação de melhorias dos processos educacionais por meio da aplicação de um instrumento de feedback efetivo.. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4409
Data de defesa: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Suzana Goncalves Rodrigues.pdf970,03 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.