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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4424
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Psicologia como tecnologia de governo da subjetividade contemporânea |
Título(s) alternativo(s): | Psychology as a technology of government of contemporary subjectivity |
Autor: | Veiga, Danielle Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Ferreira, Claudia Maria Passos |
Primeiro membro da banca: | Russo, Jane Araujo |
Segundo membro da banca: | Caliman, Luciana Vieira |
Terceiro membro da banca: | Ortega, Francisco Javier Guerrero |
Resumo: | O objetivo da dissertação é explorar o uso da Psicologia como tecnologia de poder no governo das sociedades contemporâneas a partir das análises sobre o governo da Escola Inglesa de Governamentalidade. Primeiro, investigamos o conceito de governo em Foucault e sua importância na compreensão das formas contemporâneas de governo. Partindo da noção de governo como a conduta da conduta ou uma ação sobre ações , Foucault propõe uma genealogia das formas de governar os homens nas sociedades ocidentais, que se desenvolveram, com tecnologias que tornaram as práticas de poder cada vez mais indiretas, sutis e refinadas. A partir das formulações foucaultianas, buscamos entender como a forma de governo contemporânea está imbricada a outros campos da atividade humana, em particular as tecnologias psicológicas. Os estudos sobre a governamentalidade da Escola Inglesa propõem que o governo nas sociedades contemporâneas está baseado na relação entre as racionalidades políticas, os programas e as tecnologias de governo. Em nossa análise, apresentamos o papel da psicologia como tecnologia de governo e a função da expertise nas ações governamentais. Os experts são aqueles que promovem a mediação entre as metas das racionalidades políticas e os valores que estas desejam infundir e os desejos e aspirações pessoais dos indivíduos. Dentro do grupo de experts, destacamos os psicólogos, cujo saber específico alterou o modo como os indivíduos se auto-representam e representam o mundo. Por fim, apresentamos os aspectos centrais do saber e das práticas da Psicologia que contribuíram para que a Psicologia se tornasse um instrumento das formas de governo contemporâneas, na perspectiva da Escola Inglesa de Governamentalidade |
Abstract: | The objective of the dissertation is to explore the use of Psychology as a technology of power in the government of contemporary societies. At first, we investigate the concept of government in Foucault and its importance in the understanding of contemporary forms of government. Starting from the notion of government as the conduct of conduct or an action over other actions , Foucault proposes a genealogy of forms of government in western societies, that are developed as technologies that turn the pratices of power each time more indirect, subtle and refined. Based on foucaltian formulations, we have searched to understand how the contemporary form of government is linked a other fields of human activity, in particular, psychological technologies. This question is approached according to the analyses of the English School of Governmentality. English School studies in Governmentalit y propose that governing in contemporary societies is based on the relation among political rationalities, programmes and technologies of government. In our analysis, we present the role of Psychology as a technology of government and the function of expertise in governmental actions. Experts are those who promote a mediation role between the targets of political rationalities and values they wish to infuse and the desires and aspirations of individuals. Among the group of experts we underline psychologists, whose specific knowledge has altered the way in which individuals represent themselves and the world. At last, we analyze the main features of knowledge and practices of psychology that have contributed for Psychology to become a tool of contemporary forms of government, in the perspective of the English School of Governmentality |
Palavras-chave: | Psychology Government Foucault Psicologia Governo Foucault Subjetividade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | VEIGA, Danielle Silva. A Psicologia como tecnologia de governo da subjetividade contemporânea. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4424 |
Data de defesa: | 29-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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