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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4437
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Emprego de estratégias nudge em ensaio comunitário randomizado de base escolar para estimular o consumo de alimentação escolar, água e atividade física. |
Título(s) alternativo(s): | Employment of nudge strategies school-based randomized community trial to stimulate school feeding, water and physical activity. |
Autor: | Morais, Lidiane da Cruz ![]() |
Primeiro orientador: | Cunha, Diana Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Marques, Emanuele Souza |
Segundo membro da banca: | Canella, Daniela Silva |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Rosângela Alves |
Resumo: | Nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha empregado com o objetivo de alterar o comportamento das pessoas de forma previsível, sem proibir qualquer opção de escolha. São modificações sutis no ambiente, de baixo custo, fácil implementação e difícil percepção. Tornar opções saudáveis mais convenientes pode levar os indivíduos a selecioná-las, gerando impacto positivo na saúde. Portanto, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de propostas de nudge para estimular o consumo de alimentação escolar, água e prática de atividade física a partir de mudanças feitas no ambiente escolar em escolas públicas de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Trata-se de um ensaio comunitário randomizado realizado em 18 escolas públicas, com três grupos de comparação: grupo 1 (controle: 9 escolas), grupo 2 (intervenção: 4 escolas) e grupo 3 (intervenção + nudge: 5 escolas). O grupo 2 participou de atividades educativas e no grupo 3, adicionalmente, foram realizadas no ultimo mês de intervenção modificações no ambiente escolar (frutas em destaque, mascote Super Água , marcações no chão no caminho da água e disponibilização de materiais esportivos). A análise dos dados para medidas repetidas avaliou a taxa de variação ao longo do tempo do consumo de alimentação escolar, água e atividade física entre os grupos de comparação. Participaram do estudo 2.600 alunos, sendo 52% do sexo masculino, com idade média de 11,5 anos. Na linha de base, 34% dos participantes relataram consumir a alimentação escolar todos os dias e a frequência de inatividade física entre os adolescentes foi de 21%. Após a intervenção, os participantes dos grupos 2 (p= 0,011) e 3 (p= 0,011) aumentaram o consumo de água, quando comparado ao grupo 1. O nível de atividade física aumentou entre os participantes do grupo 3 quando comparados ao grupo 1 (p= 0,015). Desse modo, pode-se concluir que a intervenção se mostrou efetiva para o aumento do consumo de água, sem efeito adicional da estratégia de nudge. A estratégia de nudge mostrou-se efetiva para o aumento no nível de atividade física. Estratégias de baixo custo e fácil implementação podem ser potencializadoras do papel da escola como promotora de saúde. |
Abstract: | Nudge is any aspect of the choice architecture employed with the aim of changing people behavior in a predictable way without any forbiddance. These are subtle modifications in the environment, low cost, easy to implement and difficult to perceive. Making healthy options more convenient can lead individuals to select them, generating positive health impact. Therefore, the objective of this work is to estimate the impact of nudge proposals to stimulate the consumption of school feeding, water and physical activity practice due to changes made in the school environment in public schools in Duque de Caxias, Rio de Janeiro. This is a randomized community trial conducted in 18 public schools with three comparison groups: group 1 (control: 9 schools), group 2 (intervention: 4 schools) and group 3 (intervention + nudge: 5 schools). Group 2 participated in educational activities and in group 3, in addition, modifications were made in the last school environment (fruits in the spotlight, mascot "Super Water", markings on the ground in the path of water and availability of sports materials) during one month. Data analysis for repeated measures evaluated the rate of change over time of school feeding, water consumption and physical activity among the comparison groups. The study involved 2,600 students, 52% male, with a mean age of 11.5 years. At baseline, 34% of the participants reported consuming school meals every day and the frequency of physical inactivity among adolescents was 21%. After the intervention, participants in groups 2 (p = 0.011) and 3 (p = 0.011) increased water consumption when compared to group 1. The level of physical activity increased among participants in group 3 when compared to group 1 (p = 0.015). Thus, it can be concluded that the intervention was effective for the increase of water consumption, with no additional effect of the nudge strategy. The nudge strategy proved to be effective for the increase in the level of physical activity. Low-cost and easy-to-implement strategies can be potentiating the role of the school as a health promoter. |
Palavras-chave: | Choice behavior School feeding Exercise Adolescent Clinical trial Comportamento de escolha Alimentação escolar Atividade física Adolescente Estudo de intervenção |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | MORAIS, Lidiane da Cruz. Emprego de estratégias nudge em ensaio comunitário randomizado de base escolar para estimular o consumo de alimentação escolar, água e atividade física. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social,Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4437 |
Data de defesa: | 25-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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