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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção da intersubjetividade no desenvolvimento da criança cega congênita: possibilidades, impasses e alternativas ao primado da visão.
Título(s) alternativo(s): A construção da intersubjetividade no desenvolvimento da criança cega congênita: possibilidades, impasses e alternativas ao primado da visão.
Autor: Santos, Andréa Mazzaro Almeida da Silva 
Primeiro orientador: Lima, Rossano Cabral
Primeiro membro da banca: Bezerra Júnior, Benilton Carlos
Segundo membro da banca: Costa, Jurandir Sebastião Freire
Terceiro membro da banca: Figueiredo, João Ricardo Melo
Resumo: O objetivo da dissertação é estudar como acontecem os processos intersubjetivos entre as crianças cegas e seus parceiros de cuidados, utilizando, como marco teórico, os conceitos de intersubjetividade de Rochat, Trevarthen e Winnicott, sendo que este último não utiliza o termo explicitamente. A teoria supracitada faz referência ao olhar como um sentido importante para o desenvolvimento do bebê, nas trocas que acontecem nessas relações de parceiros. Inicialmente, fazem-se alguns questionamentos de como seria esse vínculo sem o olhar como o mediador nas relações diádicas. Em um segundo momento, aborda-se o sofrimento dos pais quando nasce um filho cego em uma sociedade que se apresenta majoritariamente pelo sentido visual. Nesse aspecto, especula-se se a visão é um sentido hegemônico. Dessa forma, pesquisa-se sobre o desenvolvimento do bebê cego congênito, seus impasses, possibilidades e alternativas. Por fim, investigam-se algumas atipias encontradas no desenvolvimento da criança cega congênita que são comparadas com o autismo. As idiossincrasias não observadas nos processos intersubjetivos das crianças cegas e seus parceiros de cuidados conduzem a algumas condutas peculiares que podem ser confundidas com o autismo. São realizadas pesquisas bibliográficas em fontes primárias e secundárias em língua portuguesa, inglesa e espanhola.
Abstract: The objective of the dissertation is to study how intersubjective processes occur between blind children and their caregivers, using, as theoretical framework, the concepts of intersubjectivity of Rochat, Trevarthen and Winnicott, although the latter does not use the term explicitly. The aforementioned theory refers the sight as an important sense for the development of the infant in the exchanges that take place in these partner relationships. Initially, some questionings are made about how this attachment will occur without the sight mediating the dyadic relationship. In a second part, it addresses the suffering of parents when a blind child is born in a society that presents itself mainly by the visual sense. In this direction, it is speculated whether the vision is a hegemonic sense. In this way, it is investigated on the development of the congenital blind infant, its impasses, possibilities and alternatives. Finally, we investigate some atypias found in the development of congenital blind children that are compared with autism. The unobserved idiosyncrasies in the intersubjective processes of blind children and their caregivers lead to some peculiar behaviors that may be confused with autism. Bibliographical researches are carried out in primary and secondary sources in Portuguese, English and Spanish.
Palavras-chave: Intersubjectivity
Congenital blindness
Dyadic relationships
Corporeity
Autistic conducts
Autism
Intersubjetividade
Cegueira congênita
Relações diádicas
Corporeidade
Condutas autistas
Autismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: SANTOS, Andréa Mazzaro Almeida da Silva. A construção da intersubjetividade no desenvolvimento da criança cega congênita: possibilidades, impasses e alternativas ao primado da visão.. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4446
Data de defesa: 14-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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