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Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel das Residências em Saúde na qualificação e expansão da Atenção Primária: saberes e impressões na perspectiva do usuário.
Título(s) alternativo(s): The role of Health Residency in primary attention qualification and expansion: knowledges and impressions on the user perspective.
Autor: Mueller, Vanessa 
Primeiro orientador: Rabello, Elaine Teixeira
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Roseni
Segundo membro da banca: Oliveira Neto, Alfredo de
Terceiro membro da banca: Koifman, Lilian
Resumo: O objetivo do estudo foi discutir o papel da formação profissional em saúde durante o processo de expansão da Estratégia de Saúde da Família no município do Rio de Janeiro, refletindo especificamente sobre o papel das Residências em Saúde neste processo de ensino em serviço sob a ótica do usuário do SUS. Especificamente, buscou-se analisar a contribuição dos modelos de Residência em Saúde para a qualificação dos profissionais inseridos na rede de Atenção Primária em Saúde, considerando a recente expansão da Estratégia de Saúde da Família no município, assim como discutir a formação em saúde, no modelo de Residência em Saúde, a partir das perspectivas de usuários atendidos por equipes com e sem profissionais residentes em um serviço de saúde da cidade. O estudo foi realizado em uma Unidade de Saúde da zona norte do município, a qual possui o modelo de Residência em saúde com a presença dos núcleos de enfermagem e medicina no serviço. Foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas com pacientes acompanhados por equipes com e sem o processo de Residência instituído, sendo realizada posteriormente a análise de conteúdo temática das falas registradas. Diante das entrevistas, foram verificadas nas falas dos usuários a falta de clareza e compreensão acerca do trabalho desempenhado pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família e dos diferentes núcleos profissionais inseridos nestas, podendo ser ainda constatada a presença da lógica hegemônica e fragmentada, biologicista, relacionando a qualidade do cuidado à presença de tecnologias ou prescrições, ou à necessidade de acompanhamento por meio dos diferentes especialistas. Os usuários acompanhados por equipes com residentes relatam melhor escuta, acolhimento e coordenação do cuidado integral, em comparação à equipe sem profissionais em processo de formação. Nesse sentido, acredita-se que o modelo de ensino em serviço proposto pelas Residências em Saúde seja uma importante estratégia na qualificação de profissionais para conquista do perfil adequado para atuação no SUS, porém ainda apresenta muitas limitações, em especial no que tange à atuação multiprofissional, interdisciplinar e conectada ao controle social. Por isso, é importante a implementação de práticas dialógicas e usuário-centradas, a fim de reverberar em práticas de cuidado eficazes e humanizadas, valorizando a percepção dos usuários acerca dos serviços na legitimação de seus direitos.
Abstract: The objective of the study was to discuss the role of professional health training during the expansion process of the Family Health Strategy in the city of Rio de Janeiro, reflecting specifically on the role of Health Residencies in this teaching process in service, from the SUS user's point of view. Specifically, the study sought to analyze the contribution of the Health Residency models to the qualification of the professionals inserted in the Primary Health Care network, considering the recent expansion of the Family Health Strategy in the municipality, as well as discussing the education in health, in the Residency in Health model, from the perspectives of the users taken care by teams with and without reeident professionals in a health service of the city. Thus, the study was carried out in a Health Unit of the northern zone of the municipality, which has the Residency model in health with the presence of nursing and medical centers in the service. In this study, 12 semi-structured interviews were carried out with the patients followed by teams with and without the established Residency process, followed by a thematic content analysis. In front of the interviews, the lack of clarity and understanding about the work performed by the Family Health Strategy teams and the different occupational groups included in the interviews were verified in the users' speeches, as well as the presence of the hegemonic and fragmented biological logic, relating the quality of care to the presence of technologies or prescriptions, or to the need of follow-up through different specialists. The users attended by teams with residents mentioned better listening, reception and integral healthcare coordination, in comparsion to the team without professionals in education proccess. In this sense, it is believed that the in-service teaching model proposed by the Residencies in Health is an important strategy of the qualification of professionals to achieve the adequate profile for action in SUS, but still presents many limitations, especially in relation to the multiprofissional performance, interdisciplinary and connected to social control. Therefore, it is important to implement dialogic and user-centered practices in order to reverberate in effective and humanized care practices, valuing users perceptions of the services in the legitimation of their rights.
Palavras-chave: Residence in health
In-service teaching
Service assessment
Family Health
Residência em Saúde
Ensino em serviço
Avaliação dos serviços
Saúde da Família
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: MUELLER, Vanessa. O papel das Residências em Saúde na qualificação e expansão da Atenção Primária: saberes e impressões na perspectiva do usuário.. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4454
Data de defesa: 26-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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