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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise dos currículos de Graduação em Enfermagem com relação ao ensino na Saúde Indígena em Roraima.
Título(s) alternativo(s): Analysis of undergraduate curriculum in Nursing in relation to education in Indigenous Health in Roraima.
Autor: Vieira, Evaldo Hilário 
Primeiro orientador: Rodrigues, Paulo Henrique de Almeida
Primeiro membro da banca: Peres, Ana Maria Auler Matheus
Segundo membro da banca: Silva, Martinho Braga Batista e
Resumo: Roraima é um dos estados brasileiros pertencente à região amazônica a qual concentra a grande maioria da população indígena do país. Atualmente vivem no estado roraimense cerca de sessenta mil indígenas distribuídos em dois distritos sanitários os quais representam 12% da população total do estado. Baseado em documentos jurídicos da legislação indigenista, a legislação indígena esteve pautada em três paradigmas: o do extermínio, o da integração ou assimilação e por ultimo, o paradigma da interação com o reconhecimento de direitos originários e ampliação de garantias o qual só foi possível após o advento da Constituição Federal de 1988 e a criação do Subsistema de Atenção à Saúde através da Lei nº 9.836/99 conhecida como Lei Arouca. A concepção de saúde e doença para os povos indígenas envolve padrões culturais diferentes, possuem características místicas e simbólicas e para tanto se faz necessária uma assistência particularizada. Este trabalho buscou conhecer como os enfermeiros são preparados no curso de graduação em enfermagem para atuarem em área indígena e pretende contribuir na reflexão sobre o grau de qualificação do enfermeiro para uma assistência diferenciada, considerando a relevância das especificidades da população indígena. A principal questão investigada no presente estudo foi como estão estruturados os currículos de enfermagem nas instituições de ensino no que se refere à saúde indígena. Seu principal objetivo foi analisar os currículos de graduação de enfermagem em relação ao ensino na Saúde Indígena em Roraima, identificando a inserção do tema de saúde indígena nos currículos e identificando estratégias educacionais relacionadas ao ensino em Saúde Indígena. Trata-se de uma análise documental que buscou tomar como base os conceitos e pressupostos de vários autores expressos na Política Nacional de Atenção Básica, na Política Nacional de Educação em Saúde adotada pelo Ministério da Saúde e diretrizes do Ministério da Educação nos aspectos especificamente voltados para a população indígena e de uma observação assistemática com importantes personagens do cenário indígena da região em estudo. Concluiu-se que é necessário sensibilizar os atores sociais que atuam no ensino na saúde, implementando medidas de promoção da saúde e de prevenção de doenças e agravos, com um maior envolvimento das instituições nas questões indígenas, necessitando para tanto, rever a formação dos futuros profissionais de enfermagem, qualificando-os para atuarem junto a essas populações e aprofundar na discussão sobre as políticas voltadas para as questões indígenas junto aos formuladores de políticas para esta área.
Abstract: Roraima is one of the Brazilian states belonging to the Amazon region which concentrates the majority of the indigenous population of the country. Currently living in Roraima state about sixty thousand Indians distributed in two health districts which represent 12% of the total state population. Based on legal documents of indigenous legislation, indigenous legislation was based on three paradigms: the extermination, integration or assimilation and finally, the paradigm of interaction with the recognition of native rights and expansion of collateral which was only possible after the advent of the Federal Constitution of 1988 and the creation of the Subsystem Health Care through the Arouca Law. The concept of health and disease for the indigenous peoples involves different cultural patterns, have mystical and symbolic characteristics and so if a particularized assistance is needed. This study aimed to understand how nurses are prepared in undergraduate degree in nursing to work in the indigenous area and intends to contribute to the reflection on the degree of qualification of nurses for a differentiated assistance, considering the relevance of the specificities of the indigenous population. The main question investigated in this study as they are structured nursing curriculum in educational institutions in relation to indigenous health. Its main objective was to analyze the nursing undergraduate curricula in relation to education in Indigenous Health in Roraima, identifying the inclusion of indigenous health issue in the curricula and identifying educational strategies related to education in Indigenous Health. This is a documental analysis that sought to build on the concepts and assumptions of several authors expressed in Primary Care National Policy and the National Policy of Permanent Education in Health adopted by the Ministry of Health, the aspects specifically aimed at the indigenous population. It was concluded that it is necessary to raise awareness among social actors working in education in health, implementing measures to promote health and prevent disease and injury, with greater involvement of institutions in indigenous issues, needing to do so, review the training of future nursing professionals, qualifying them to work together with these people and deepen the discussion on policies for indigenous issues with policy makers in this area.
Palavras-chave: Curriculum
Nursing
Indigenous Population
Currículo
Enfermagem
População Indígena
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: VIEIRA, Evaldo Hilário. Análise dos currículos de Graduação em Enfermagem com relação ao ensino na Saúde Indígena em Roraima.. 2017. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4464
Data de defesa: 7-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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