Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4470
Tipo do documento: Tese
Título: Sobre a história viva do Instituto de Medicina Social.
Título(s) alternativo(s): On the living history of the Institute of Social Medicine.
Autor: Gonçalves, Leandro Augusto Pires 
Primeiro orientador: Mendonça, André Luís de Oliveira
Primeiro membro da banca: Amaral, Adriana Facina Gurgel do
Segundo membro da banca: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Terceiro membro da banca: Mattos, Ruben Araújo de
Quarto membro da banca: Baptista, Tatiana Wargas de Faria
Resumo: Fruto de uma pesquisa de corpo no Instituto de Medicina Social, esta tese trata de uma performance analítica sobre a trajetória daquela instituição. Está expressada nela o cotidiano institucional, o passado e o futuro que o atravessam e que pude colecionar. Tem como base empírica a experiência de um corpo em contato com memórias e imagens performadas. Um corpo que teve acesso à história viva de uma comunidade afetiva. Sendo uma performance composta por diferentes performances, aposta na fusão de formas literárias como possibilidade de permitir o acesso a quem a lê àquele cotidiano institucional. Ao longo dela, estão registros produzidos por um corpo que é produto daquele espaço e tempo, daquele coletivo, e o produz. A tese tem duas aberturas e pode ter os capítulos lidos na ordem corrente das folhas ou no inverso. Para quem parte da abertura, que é a introdução, será apresentado ao Instituto através de uma visitante misteriosa, a mulher. Após a ambientação física e cotidiana, há um capítulo que é de ambientação à tese e às perspectivas ético-política-epistemológica-estéticas do corpo que a produz. A seguir, um capítulo sobre as imagens perseguidas nas cinco décadas de instituição, os sonhos diurnos que a construíram. A esse, segue o capítulo de integração desta performance analítica, que tem a ambivalência como elemento estruturante. Silvia Cusicanqui, nele, nos oferece categorias para ler o mundo de outra maneira. Sobre o mote da ambivalência, o capítulo seguinte trata do elemento pertencido que decide confrontar o elemento estranho ao Instituto; o corpo no qual se produz o confronto, tenta traduzi-lo na forma de uma auto entrevista. O último capítulo é de encerramento que pode ser abertura, para quem vier na ordem inversa dos capítulos. Aqueles que a lerem, encontrarão afetos, ambivalência, desejo, imagens, performances, espaço e tempo produzidos e produtores, corpos e coletivos em movimento. Encontrarão algo sobre a história viva do Instituto de Medicina Social.
Abstract: As a result of a body research conducted at the Institute of Social Medicine, this thesis delves into the analytical performance of the Institute s own trajectory. It encompasses the daily life of the Institute, its past and future, and whatever else that I was able to assemble. Its empirical base is the experience of a body in touch with memories and performed images. A body that had access to the living history of an affective community. Being the performance an ensemble of different performances, it gambles on the fusion of literary forms as a mean to enable the access to those who reads the Institution s daily life. Throughout this performance, there are records by a body that is the very product and also the producer of that space and time and the collectiveness as well. This thesis has two starting points: it can either be read following the natural flow of its chapters or in reverse. For those who wish to start from the opening, which is the introduction, will be presented to the Institute by a mysterious visitor, the woman. Following the backdrop of the physical and daily settings, there is a chapter that corresponds to the general ambiance of the thesis, contextualising the ethical-political-epistemological-aesthetic perspectives of the body that produces it. The following chapter is around the images that were persecuted during the five decades of the Institution and the daydream that constructed and keep on constructing it. This is followed by the subsequent chapter concerning the integration of this analytic performance, which has ambivalence as its core structural element. In this section, Silvia Cusicanqui presents categories to support reading the world in another way. Under the same ambivalent premise, the succeeding chapter deals with the very element that confronts the alien one to the Institute; the body in which the confrontation takes place tries to translate it into the form of a self-interview. The last chapter is of closure, but also of opening for those who began reading backwards from the last chapter. Those who read this research will find affections, ambivalence, desire, images, performances, space and time produced and producers, bodies and the collectiveness in motion. One will find something about the very living history of the Institute of Social Medicine.
Palavras-chave: Institute of Social Medicine
Living history
Silvia Cusicanqui
Ernst Bloch
Coloniality
Utopia
Instituto de Medicina Social
História viva
Silvia Cusicanqui
Ernst Bloch
Colonialidade
Utopia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: GONÇALVES, Leandro Augusto Pires. Sobre a história viva do Instituto de Medicina Social.. 2018. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4470
Data de defesa: 29-Jun-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese Leandro Augusto Goncalves.pdf1,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.